sexta-feira, 31 de maio de 2013

JB: Enfim, um Editorial correto, oportuno ... e corajoso!


CONSPIRAÇÃO CONTRA A PÁTRIA

O Jornal do Brasil mantém a confiança na  chefia do estado Democrático

O mundo inteiro passa por uma crise econômica e social, decorrente da ganância dos banqueiros, que controlam o valor das moedas, o fluxo de crédito, o preço internacional das commodities. Diante deles, os governos se sentem amedrontados, ou cúmplices, conforme o caso e poucos resistem.

A União Europeia desmantela-se: o fim do estado de bem-estar, o corte nos orçamentos sociais, a desconfiança entre os países associados, a indignação dos cidadãos e a incapacidade dos governantes em controlar politicamente a crise, que tem a sua expressão maior no desemprego e na pauperização de povos. Se não forem adotadas medidas corajosas contra os grandes bancos, podemos esperar o caos planetário, que a irresponsabilidade arquiteta.

A China, exposta como modelo de crescimento, é o caso mais desolador de crescente desigualdade social no mundo, com a ostentação de seus bilionários em uma região industrializada e centenas de milhões de pessoas na miséria no resto do país. Isso sem falar nas condições semiescravas de seus trabalhadores – já denunciadas como sendo inerentes ao “Sistema Asiático de Produção”. Os Estados Unidos, pátria do capitalismo liberal e neoliberal, foram obrigados a intervir pesadamente no mercado financeiro a fim de salvar e reestruturar bancos e agências de seguro, além de evitar a falência da General Motors.

Neste mundo sombrio, o Brasil se destaca com sua política social. Está eliminando, passo a passo, a pobreza absoluta, ampliando a formação universitária de jovens de origem modesta, abrindo novas fronteiras agrícolas e obtendo os menores níveis de desemprego de sua história.

Não obstante esses êxitos nacionais, o governo está sob ataque histérico dos grandes meios político-financeiros. Na falta de motivo, o pretexto agora é a inflação. Ora, todas as fontes demonstram que a inflação do governo anterior a Lula foi muito maior que nos últimos 10 anos. 

O Jornal do Brasil, fiel a sua tradição secular, mantém a confiança na chefia do Estado Democrático e denuncia, como de lesa-pátria, porque sabota a economia, a campanha orquestrada contra o Governo – que lembra outros momentos de nossa história, alguns deles com desfecho trágico e o sofrimento de toda a nação.

NOVAS ATIVIDADES ... NOVOS DESAFIOS!



*Por Júlio Garcia

Desde o início do ano (após minha extemporânea saída da Casa Civil do Governo do Estado do RS, fato ocorrido em novembro de 2012) tenho me dedicado ao trabalho na área jurídica e, também, a  prestação de Consultoria, sobretudo nas áreas de Educação (com a QI - Escolas e Faculdades) e de Recursos Humanos (com a Elo's - Consultoria em RH), atividades essas que tem se revelado extremamente desafiadoras - e gratificantes!  

Em virtude dessas atividades, tenho estado ultimamente - e literalmente - com o 'pé na estrada', percorrendo (juntamente com o diretor de Educação da QI, professor Henrique Gerstner, que também coordena o já exitoso Projeto de Expansão da instituição para os principais municípios gaúchos) quase que semanalmente o interior do Rio Grande.

Então, pela QI - Qualidade e Inovação, estive na última segunda-feira no simpático e hospitaleiro município de Dom Pedrito (localizado na fronteira com o Uruguai, onde foi assinada a 'Paz de Ponche Verde', findando assim a Revolução Farroupilha - o decênio heroico:1835/1845 - e onde também atuou como promotor e, após, com forte liderança política, o saudoso ex-deputado federal petebista, trabalhista da velha guarda e de muito boa cepa, cassado na 'primeira leva' pela ditadura militar - o Dr. Milton Garcia Dutra, meu conterrâneo e de quem, além de parente, fui admirador, companheiro e amigo).

Na oportunidade, tive a honra de, juntamente com o prefeito Lidio Bastos (PMDB), em seu gabinete na Prefeitura Municipal, formalizar a 'parceria' (foto acima) entre a QI e o município de Dom Pedrito, possibilitando que, já no próximo semestre, o município e Região possam contar com mais seis Cursos Técnicos que ajudarão na capacitação e consequente profissionalização da juventude  (principalmente)  e que,  a médio prazo, trarão grandes dividendos para o município e Região.  *via 
http://jcsgarcia.blogspot.com.br/

-Leia  mais clicando Aqui, Aqui , Aqui e Aqui
...
NOTA: Em Santiago, iniciei no final do mês passado (na qualidade de Consultor) as tratativas com o Educar Cursos, liderado pela professora Cleunice Azevedo, para levar os cursos técnicos da QI para o município (já que o Executivo Municipal e sua Secretaria de Educação não mostraram interesse em formatar parceria com nossa instituição -  o que lamentamos mas, é claro, respeitamos). Após essas conversações iniciais, o Diretor de Educação e fundador da QI, professor Henrique Gerstner, esteve em Santiago, reunindo-se com a direção do EDUCAR para ultimar detalhes do contrato entre as duas instituições, tratativas essas  que restaram exitosas. 

Nossa expectativa agora é de que, já em agosto, possamos iniciar os Cursos Técnicos e Profissionalizantes  da QI  também em Santiago, tendo por endereço as ótimas instalações  da Educar (onde também funciona o Polo Regional da Ulbra), situada na Rua Coronel Tuca,  369. (Júlio Garcia)

Proletários & Cia


*Dia 01 de junho em Santiago/RS

quinta-feira, 30 de maio de 2013

O INCRÍVEL CASO DO MAIOR LENHADOR DO MUNDO

Na foto, porto-alegrense aguarda o pôr-do-sol na nova orla do Guaíba

Na seção de classificados do tabloide, o anúncio pedia um lenhador. "Favor não se apresentar sem experiência", advertia o texto. Animado, Fortunati achou que a vaga estava no papo. Botou suas motosserras na caçamba e foi ao endereço indicado.

- Eu vim por causa do anúncio.

- Mas eu preciso de um lenhador, não de um poste - respondeu o anunciante.

- Mas, eu sou lenhador, senhor.

- Sei, sei...E tem experiência na função?

- Tenho, sim, senhor.

- Então, diga: já trabalhou onde?

- Na Floresta do Saara, senhor.

- Desculpe, não seria Deserto do Saara?

- Bem...isso é agora, né?
...

O Caso Ford: um desagravo a Olívio Dutra


Ainda cabe recurso, é certo, mas a decisão da juíza Lilian Cristiane Siman, da 5ª Vara da Fazenda Pública do Foro Central de Porto Alegre, condenando a Ford a ressarcir o Rio Grande do Sul em mais de R$ 160 milhões por ter recebido recursos públicos e desistido de instalar uma filial em Guaíba, repercute intensamente desde terça-feira à noite nas redes sociais, tomando a forma, entre outras coisas, de um desagravo ao ex-governador Olívio Dutra (PT). Como se sabe, o governo Olívio Dutra comeu o pão que o diabo amassou por ter ousado questionar os termos do contrato firmado pelo governo Antônio Britto (PMDB) com a montadora. - O artigo,  retirado do sítio Sul21,  é do jornalista  Marco Weissheimer. Continue lendo Clicando Aqui

terça-feira, 28 de maio de 2013

QI CHEGA A DOM PEDRITO


Prefeito Lídio Bastos assinando o Termo de parceria, observado pelo Dr.  Júlio Garcia e pela  Secretária  Mônica   Menegás

Dom Pedrito/RS - Nesta-segunda-feira, 27 de maio,  foi assinado pelo prefeito do município de  Dom Pedrito/RSLídio Bastos (PMDB)  e, pelas Escolas e Faculdades  QI - Qualidade e Inovação, pelo  Dr. Júlio Garcia - Consultor da instituição, na oportunidade representando o Diretor de Educação da QI, professor Henrique Gerstner - o  convênio (parceria) objetivando trazer cursos técnicos para o município. Participaram da solenidade também a Secretária  de Educação, professora Mônica Menegás,  o Chefe de Gabinete, Ildo Antunes, o Assessor de Imprensa e Comunicação, Junior Rodrigues Martins e a Procuradora Jurídica de Dom Pedrito, Dra. Micheli Capuano Irigaray.

Com a efetivação da parceria , a Escola Municipal de Ensino Fundamental Alda Seabra  terá uma unidade das Escolas  e Faculdades QI (que tem sua sede em Porto Alegre e 19 Escolas no RS) onde  serão ofertados inicialmente seis cursos técnicos: Administração, Contabilidade, Logística, Marketing, Informática  e Recursos Humanos. Todos os cursos tem duração de 3 semestres e podem ser realizados a distância. Os cursos são autorizados pelo Conselho Estadual de Educação (CEEd) e reconhecidos pelo MEC, uma oportunidade para pessoas que procuram estudar e cursar uma profissão sem se deslocar para outro município.

 Dr. Júlio Garcia, Consultor da QI, assinando o Termo, observado pelo prefeito Lídio Bastos e pela Secretária Mônica Menegás  

 QI é uma  instituição que conta com 23 anos de existência, tendo  já formado mais de 100 mil alunos no RS. Segundo foi explanado pelo Consultor da QI  'o foco  da nossa Instituição é oferecer ao aluno uma educação profissional eficiente e eficaz para prepará-lo para conquistar posições de destaque no mercado de trabalho’. Disse ele ainda que  ‘conforme sempre salienta o nosso Diretor de Educação, professor Henrique Gerstner, aplicamos os quatro pilares da educação: aprender a fazer, aprender a aprender, aprender a ser e aprender a conviver. Com certeza, com esta parceria que ora firmamos ganha o Município, ganha a QI mas ganha, sobretudo, a Comunidade'  concluiu Júlio Garcia.

*Com a Assessoria de Imprensa e Comunicação da prefeitura de Dom Pedrito, que também detém os créditos das fotos.

domingo, 26 de maio de 2013

A comissão de frente da mentira: quem teme a verdade sobre a ditadura?


Por Luiz Cláudio Cunha* 

O Brasil descobriu nos últimos dias que a tropa de elite dos altos escalões da República que combate a verdade é mais forte e abusada do que se imaginava. Cerram fileiras ali, entre outros, o Ministro da Defesa, comandantes do Exército e da Marinha e até mesmo um dos sete ilustres membros da Comissão Nacional da Verdade (CNV), que deve ser a primeira trincheira de seu resgate perante o país.

As fantasias foram rasgadas, de vez, com a apresentação em Brasília, na terça-feira (21), do balanço do primeiro ano de atividades da CNV. Ali, com gráficos e documentos inquestionáveis, a historiadora Heloísa Starling, da Universidade Federal de Minas Gerais e coordenadora da pesquisa da CNV, apresentou dados perturbadores sobre a repressão que marcou a ditadura de 1964-85. Entre eles, a grave acusação de que, em plena democracia, a Marinha mentiu para o Palácio do Planalto. Em 1993, o presidente Itamar Franco pediu dados sobre desaparecidos. A Marinha informou que os presos citados tinham fugido ou estavam sumidos. Baseada no cruzamento de 12.072 páginas do CENIMAR, o serviço secreto da Marinha, a equipe de pesquisa da CNV apurou que 11 pessoas daquela lista estavam mortas até dezembro de 1972 — e a Marinha sabia disso. Um dos mortos, cujo nome a Marinha sonegou a Itamar Franco, era o ex-deputado Rubens Paiva, preso e desaparecido em janeiro de 1971.

“É o primeiro documento oficial que diz que Rubens Paiva está morto. A Marinha brasileira ocultou deliberadamente documentos já no período democrático”, declarou Starling. A Marinha reagiu no mesmo dia, burocraticamente, sem desmentir a acusação e sem rebater o que revelam seus arquivos secretos: “Não há qualquer outro registro nos arquivos desta Força, diferente daqueles encaminhamos ao Ministério da Justiça em 1993”, gaguejou a Marinha, em sua inconvincente nota oficial.

Dias antes, quem tropeçou foi o Exército. No sábado, 11 de maio, o tenente-coronel André Alves, comandante do 2º Regimento de Cavalaria Mecanizada de São Borja (600 km a oeste de Porto Alegre) informou ao prefeito Farelo Almeida que o Exército não atenderia seu pedido para fazer a segurança do túmulo do ex-presidente João Goulart (1919-1976), filho ilustre da cidade e enterrado há 36 anos no cemitério local, o Jardim da Paz. A pedido da família Goulart, a CNV aprovou a exumação dos restos de Jango para esclarecer, com a ajuda de peritos internacionais, a suspeita de que o ex-presidente foi envenenado, no exílio, no marco da Operação Condor, a conexão repressiva que unia as ditaduras do Cone Sul na década de 1970.

O oficial de São Borja disse ao prefeito que o pedido fora avaliado e negado por seu chefe imediato, o general Geraldo Antônio Miotto, comandante da 3ºª Divisão de Exército, baseada em Santa Maria.

A alegação do general para a recusa soou sobrenatural: “A área não é jurisdição das Forças Armadas”. Estranho seria se fosse. Exércitos não existem para patrulhar cemitérios, embora a História mostre que eles costumem povoá-los com os mortos de guerras ou de golpes de Estado que eles patrocinam. O general definiu que a missão de vigilância cabia à Brigada Militar (a força pública estadual) ou à Guarda Municipal, esquecido que a questão central aqui não é a ‘área’, mas a missão que lhe incumbe neste caso dos restos mortais de Jango.

Não compete a qualquer general definir que a guarda do cemitério, neste tema específico, seja encargo do Estado ou do Município. A decisão de exumar o ex-presidente derrubado em 1964 pelo Exército a que o general Miotto hoje serve não é preciosismo de lideranças municipais ou de comandantes estaduais. É uma decisão política do mais alto nível, adotada pela CNV em Brasília, articulada com a família Goulart e especialistas forenses de outros países, e que a ninguém mais cabe discutir. Ao Exército, como sempre, resta cumprir ordens.

Ninguém é ingênuo para imaginar que a recusa institucional do Exército de dar segurança a esta missão federal seja mero rompante de um tenente-coronel de São Borja ou de um general de Santa Maria. Pelas implicações políticas envolvidas, parece óbvio que a recusa tenha sido acertada dentro da escala de comando. Pela cadeia hierárquica, progressivamente, o general Carlos Bolívar Goellner (comandante Militar do Sul), o general Enzo Martins Peri (comandante do Exército em Brasília) e o chefe de ambos, o embaixador Celso Amorim (ministro da Defesa).

Todas estas estrelas fulgurantes não perceberam o dano político provocado pelo ‘não’ burocrático da guarnição militar do sul. Seria tão mais simples atender ao pedido elementar do prefeito, sem apelar para as tecnicalidades e pretextos jurídicos que só escancaram uma situação melancolicamente clara: o Exército não é parceiro da CNV e da sociedade brasileira na luta para descobrir a verdade. (...)

-Continue lendo clicando Aqui  (via Sul21*)

sábado, 25 de maio de 2013

A “importação” de médicos cubanos



*Por Adeli Sell

Faço questão do título, pois é o que a mídia plantou, o conservadorismo alardeou e o senso comum comprou. Em recente debate na TV local, contestei o uso desta linguagem rebaixada. Importamos mercadorias! Convidamos pessoas a trabalhar em nosso país.

O triste é ouvir que temos médicos demais quando, na média, estamos abaixo dos índices de Argentina e México, para citar dois exemplos. Temos 1,8 médicos para cada 1.000 brasileiros, índice abaixo de países desenvolvidos como Reino Unido (2,7), Portugal (4) e Espanha (4) e de outros latino-americanos como Argentina (3,2) e México (2).

Como disse o ministro da saúde Alexandre Padilha, atrair médicos estrangeiros para o Brasil não pode ser um tabu. Abordagens desse tema, por vezes preconceituosas, não podem mascarar estas constatações: o Brasil precisa de mais médicos com qualidade mais próximos da população e não se faz saúde sem médicos.

Se do ponto de vista das capitais, a escassez desses profissionais já é latente, os desníveis intermunicipais tornam o quadro ainda mais dramático. Vi, vivi, testemunhei. Quem mora na Restinga ou no Rubem Berta, sofre bocados com a ausência deles. Seja porque o médico não veio ou porque a doutora chegou atrasada e não pode atender a todos.

Há um enorme déficit de médicos, o que leva a um desinteresse dos profissionais em trabalhar nos postos e cidades menos “atrativas”. Em um município a 80 km de Porto Alegre, o prefeito ofertou um contrato de 12 mil, e espera por um médico. Noutra, a 60 km, a Prefeitura paga 10.500 líquidos. Conseguiu quatro deles.

Esse imbróglio ocorrido aqui no Estado e refletido Brasil a fora levou prefeitos de todo o país a pressionarem o governo federal por medidas. Para enfrentar essa realidade, nosso governo tem analisado modelos exitosos adotados em outros países com dificuldades semelhantes. Estamos com a expectativa de contratar seis mil médicos que preencham vagas no Programa Saúde da Família.  Estes profissionais, oriundos de países ibero-americanos com proporção de médicos superior à brasileira, como Argentina, Uruguai, Cuba, Espanha e Portugal, atuariam na atenção básica, voltada à prevenção e à baixa complexidade.

Ouso dizer que se o Ministro tivesse dito que convidara médicos finlandeses ou suecos não haveria esta gritaria. Virou guerra fria. Precisamos nos desarmar e pensar naqueles que precisam de médicos e não tem. Que venham todos(as), sejam cubanos, espanhóis ou suecos. Abaixo o preconceito. Abaixo o corporativismo que faz mal à saúde.

*Adeli Sell é servidor público estadual,  escritor e consultor. É 1º suplente de vereador do PT/Poa e Presidente do PT da capital dos gaúchos. (via Sul21)

MAIS & MAIS MALDADES...




Do blog do advogado e blogueiro Júlio Prates, sobre o descaso das autoridades municipais de Santiago (área da Saúde, especialmente), que resultou na morte de um servidor público que necessitava de transferência hospitalar  com urgência - e que não obteve, mesmo com ordem judicial para tal: 

"Os valores em Santiago estão invertidos; morre um rico, decreta-se 3 dias de luto, embora nada contra e reconheça-se o mérito e o conforto aos familiares. Um pobre, morre por descumprimento de ordem judicial e a secretaria de saúde ainda tenta justificar-se por ter sido omissa e desobediente. (...) Descanse em paz Abrilino. Meu blog é sua voz e seu espírito está em minhas linhas. Conheci-o em circunstâncias dramáticas, com lágrimas nos olhos, contando-me que trabalhava no Projeto Criança Feliz e que ficou novembro e dezembro sem receber e passou um péssimo natal. Sensibilizado, aceitei levar seu caso ao poder judiciário e - a partir daí - ficamos grandes amigos. Aliás, mal entendo como uma cidade educadora deixa ocorrer isso em suas entranhas, pois os servidores mais humildes, que fazem a limpeza e a faxina das escolas, precisam ser respeitados, tratados com dignidade e não pegarem-se no frio texto de um contrato administrativo para eximirem-se de responsabilidades com essas pessoas pobres, que também integram a engrenagem da cidade educadora." (...)

-Continue  lendo Clicando Aqui

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Bolsa Família: PF começa a identificar criminosos que semearam boataria


Polícia Federal identifica pessoas que receberam telefonemas sobre fim do Bolsa Família

Luciano Nascimento
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A Polícia Federal (PF) já tem informações sobre pessoas que receberam telefonemas no último final de semana com mensagens sobre o fim do Bolsa Família. A PF não confirma o número de pessoas identificadas, mas diz que dispõe de informações sobre a possibilidade do boato ter surgido a partir de ligações originadas por telemarketingAs investigações começaram na segunda-feira (20), por determinação do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.
Na terça-feira (21), Cardozo levantou a suspeita de que a ação possa ter sido “orquestrada” devido à velocidade com que os boatos sobre o fim do Bolsa Família se espalharam.
A Caixa Econômica Federal ficou de repassar hoje (24) à Divisão de Crimes Cibernéticos da PF, responsável pelas investigações, as informações relativas aos dois primeiros saques feitos após a disseminação do boato. Os dados podem ajudar a localizar a origem dos rumores.
Somente no último final de semana, a Caixa Econômica Federal registrou 920 mil saques de beneficiários do programa. As informações desencontradas sobre o pagamento do Programa Bolsa Família provocaram uma corrida às agências que levou os beneficiários a sacarem R$ 152 milhões.
Após o ocorrido, o governo federal disse que vai passar a fazer um monitoramento "mais fino"  dos saques feitos por beneficiários do Programa Bolsa Família durante os finais de semana. Segundo a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, a medida vai se somar a outros mecanismos de controle do pagamento dos benefícios. A finalidade é permitir uma resposta mais rápida a problemas como os tumultos do último fim de semana em agências bancárias da Caixa Econômica Federal e lotéricas de 12 estados. (Agência Brasil)
Edição: Fábio Massalli
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil

MAIS MALDADES: GRAVE DENÚNCIA!



Pautados e mentirosos

Do blog do advogado e blogueiro Júlio Prates vem esta grave denúncia contra as autoridades municipais de Santiago, sobretudo da área da Saúde:  "Na ânsia de justificar o descaso e o descumprimento de decisão judicial, o blog Nova Pauta, mais uma vez pautado por terceiros, afirma para seus leitores, num solene desprezo para com a Verdade dos fatos, que não havia leito para Abrilino, nem na rede privada. Isso é uma falta absurda de compromisso com a Verdade.

A decisão não foi cumprida porque Abrilino era uma pessoa pobre, gente humilde, de vila, um simples auxiliar de limpeza que trabalhava no Projeto Criança Feliz.

Desde o momento em que expirou o prazo dado pelo Poder Judicário para o cumprimento da decisão judicial, por volta das 21 horas, formamos uma rede em busca de tal vaga. Todos meus amigos mais próximos sabem que eu fui obrigado a esperar pelas doze horas dadas pela juíza para que se procedesse a transferência. E como o prazo judicial extinguia-se perto das 21 horas, ficamos todos de mãos amarradas, esperando pela tal vaga." (...)

CLIQUE AQUI  para continuar lendo.

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Drogas: maior rigor e atraso



O estúpido projeto do deputado Osmar Terra, o qual vai na contramão da tendência mundial, aumentando as penas e prevendo a possibilidade de internações involuntárias, foi em parte aprovado ontem pela Câmara dos deputados e agora vai para o Senado. Enquanto a maioria dos países ocidentais começam a pensar em regularizar as drogas, admitindo que a guerra travada por anos foi perdida, nosso país — dominado por uma classe média religiosa e ignorante — dá um passo atrás. A nova lei é puramente punitiva, não ataca o funcionamento do sistema das drogas, nem evita a entrada de ninguém na criminalidade. Apenas aumenta penas e prevê a internação compulsória para os casos mais graves.

O significado disso é claro: o tráfico permanecerá como está, nada mudará nos guetos das drogas, os assassinatos continuarão acontecendo — talvez aumentem — , haverá mais pessoas presas e veremos a proliferação de clínicas terapêuticas para internações involuntárias, que são, na verdade, a vingança da classe média a uma situação que a incomoda. Ou seja, a guerra recrudescerá e fará florescer duas indústrias que estão só esperando a adubação: a das clínicas terapêuticas e a dos presídios privados.

Uma legislação que iguala as penas do estuprador e do avião dá o que pensar. Um país que não pensa em educação também. Enquanto nossos vizinhos uruguaios avançam, raciocinando, por exemplo, que o álcool e o cigarro são drogas tradicionalmente aceitas e não são muito melhores que a maconha, nós vamos na direção do vigiar e punir. Sugiro que o deputado Osmar Terra considere a possibilidade de aplicar a lobotomia nos internos compulsórios. Seria rápido e eficaz. Vão ficar meio apáticos, coitados, mas a sociedade ficará satisfeita e é garantido que não voltarão ao crime. No projeto atual que você deseja, deputado, nada vai mudar. Penas maiores nunca impediram a continuidade dos crimes tão sistematizados. Lobotomia, deputado, lobotomia! (por Milton Ribeiro)

*Via http://miltonribeiro.sul21.com.br     -   Edição final e grifos deste blog

quarta-feira, 22 de maio de 2013

MAIS MALDADES DO GOVERNO DO PP CONTRA OS SERVIDORES PÚBLICOS DE SANTIAGO/RS




* No vídeo acima, veja algumas das injustiças que o governo Ruivo, do PP santiaguense, tem praticado contra o funcionalismo público municipal, agora através do corte da insalubridade de quem já ganha pouco... (Ligue o som)!

terça-feira, 21 de maio de 2013

Santiago/RS: para quem eles governam, mesmo?



Perguntas relacionadas a utilização da 'máquina pública municipal' (comandada pelo PP), proferidas pela vereadora Iara Castiel, do PT de Santiago, durante a reunião ontem realizada na Câmara de Vereadores: 

"Quero, hoje, novamente, Senhores ouvintes, mostrar à sociedade santiaguense que a máquina pública do município, desde muito tempo,  só tem funcionado muito bem para uma minoria. Faço novamente a pergunta: Para quem governam estes administradores?

Estive neste final de semana no Lava Pés. Para quem não conhece, trata-se de uma pequena comunidade de trabalhadores e trabalhadoras que se dedicam ao plantio de produtos de subsistência, soja e também de fumo. Na localidade, circulam muitos veículos automotores. Segundo levantamento feito pelo SICREDI, das pequenas propriedades do interior, Lava Pés é uma das que tem maior potencial de produção e comercialização, gerando alta arrecadação de tributos para os cofres públicos. Pois bem, conforme relato dos moradores, lá as estradas estão  sucateadas.  Tem locais que não se enxerga aonde passar pelo mato e tem um bueiro danificado já há muito tempo.

O que espanta, é que existem outras localidades, no interior, com menos circulação de carros, mas que as estradas estão em constante manutenção. Afinal, qual é o critério utilizado pelo poder público para o reparo das estradas? E desde já peço informações nesse sentido. Que interesses escusos existe de um local em detrimento de outro? Seriam tráficos influências? Por que os moradores do Lava Pés tem que fazer inúmeros pedidos, porque não são contemplados com reparos e manutenção nas estradas que dão acesso às pequenas propriedades?

Os santiaguenses precisam aprender que o poder público, (prefeito, secretários, vereadores) não faz favor, cumpre a obrigação de administrar para o bem de todos.

Estive no Distrito Industrial.  Lá também está configurada a má administração e o descaso com o patrimônio público. Não apenas pelo negócio pouco claro da Prefeitura com a firma Karbaim. Há no local espaços abandonados, inclusive um transformador industrial de alta potência totalmente danificado. A verdade é que não há projeto administrativo para o local. Ele sempre serviu para tirar proveito eleitoreiro e o que é pior para encobrir negócios muito duvidosos que devem ser investigados."  (...)

-Via Blog da vereadora Iara Castiel  http://vereadoraiaracastiel.blogspot.com.br/

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Boato sobre fim do Bolsa Família é desumano e criminoso, afirma Dilma



A presidenta Dilma Rousseff disse nesta segunda-feira (20) que o boato a respeito da interrupção do Programa Bolsa Família é “desumano e criminoso”. Em discurso durante cerimônia de entrega do navio petroleiro Zumbi dos Palmares, em Ipojuca (PE), Dilma pediu que os brasileiros não acreditem nos boatos.
“Eu queria deixar claro o compromisso do meu governo com o Bolsa Família: é um compromisso forte, profundo e definitivo. Não abriremos mão do Bolsa Família (…) Não acreditem nos boatos, porque os boatos desse país às vezes ocorrem de forma surpreendente. O que aconteceu no Brasil sábado foi falso, negativo e levou intranquilidade às famílias que recebem o Bolsa Família (…) É algo absurdamente desumano o autor desse boato. Por isso, além de ser desumano, ele é criminoso, por isso nós colocamos a Polícia Federal para descobrir a origem do boato”, afirmou.
No domingo (19), o ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome divulgou nota de esclarecimento sobre boatos a respeito da suspensão do Bolsa Família e encaminhou pedido de providências ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que já determinou a abertura de inquérito policial para apurar os fatos com o máximo rigor.
“Hoje existe no Brasil um cadastro com 36 milhões de pessoas que precisam do Bolsa Família para poder ter o mínimo de dignidade na vida. Nós temos muito orgulho de ter conseguido que todos esses 36 milhões de brasileiros e brasileiras recebam o mínimo de renda, de R$ 70 por pessoa. E quero dizer para vocês que esse dinheiro do governo é sagrado, ou seja, nós iremos garantir sempre esse recurso, sempre, enquanto for necessário e tiver algum brasileiro vivendo abaixo da linha da pobreza, nós iremos buscar esse brasileiro, essa família, essa mãe, iremos garantir a ele esse direito”, afirmou. (via Blog do Planalto)

PROLETÁRIOS & CIA



I MATINÊ ROCK FEST - O mês de junho promete e iniciará em grande estilo...

Logo de saída, já no dia 1º, vai rolar uma baita duma festa para quem curte o melhor do rock n' roll.

- Route String, Black Rivers, Bidu Silas (Santa Maria), Proletários e Aerogramas serão as atrações do I MATINÊ ROCK FEST, que vai ocorrer a partir das 18hs no Sindicato dos Servidores Municipais de Santiago.

*Ingressos à venda: R$ 10,00.

*Com informações do blog http://tidelimajr.blogspot.com.br/ 

Viúvas do mentirão




Viúvas do mensalão

Por Leandro Fortes*, no Facebook

A revista Veja perdeu as pautas de Carlinhos Cachoeira, não pode perder o mensalão.

Por isso, está em pânico com a possibilidade de que o voto do ministro Teori Zavascki possa desmoronar as fundações de areia sobre as quais a semanal da Abril montou sua última cartada editorial.

Sem o mensalão, Veja, como boa parte da mídia e da oposição, perderá a prerrogativa de possuir um discurso permanente, este bumbo moralista com o qual ela mantém despertos os setores mais conservadores e tristonhos da sociedade.

Sem o mensalão, o neoudenismo moderninho perderá seu derradeiro hit anticorrupção, sua listinha atualizada de vilões "mensaleiros", a marca histórica que poderia se sobrepor aos sucessos petistas que tanto têm lhe incomodado.

Sem o mensalão e, para piorar, sem as pautas do bicheiro, Veja terá que se debruçar sobre a possibilidade de, enfim, fazer jornalismo.

Mas será tarde demais.
...

*Leandro Fortes é jornalista da Revista Carta Capital 

**Via http://esquerdopata.blogspot.com.br/   - Charge: Bessinha

domingo, 19 de maio de 2013

VIDRO DOS OLHOS



*Vidro dos Olhos - Camerata Jovem  de Porto Alegre e Luis Carlos Borges

(Me quebrou o vidro dos olhos me fez chorar me fez chorar
Quem o vidro dos meus olhos vai agora remendar)

Meu pranto ao sol veraneiro se fez chuva e retornou
Para molhar-te os cabelos cabresto que me dobrou
Bem querido bem perdido no meu destino de macho
Campeio o bem que me veio já nem o rastro lhe acho

Quem disse que homem não chora a si próprio não entende
Quem teve os olhos quebrados não acha quem os remende

Tive tudo e  tenho nada do teu amor que perdi
Quem quebra o vidro dos olhos abre cacimbas em si

sábado, 18 de maio de 2013

QI chega a Tupanciretã


No dia 14 de maio, o prefeito do município de  Tupanciretã (RS)Carlos Augusto Brum de Souza (PP), e o vice-prefeito Gustavo Simões Lírio (PPL), assinaram um convênio (parceria) com a Escolas e Faculdades QI - Qualidade e Inovação. Esteve presente na solenidade o Diretor de Educação da QI, professor Henrique Gerstner (foto).

Com esse convênio, a Escola Municipal Flory Druck Kruel terá uma unidade da QI onde  serão ofertados seis cursos técnicos: Administração, Contabilidade, Logística, Marketing, Informática  e Recursos Humanos. Todos os cursos tem duração de 3 semestres e podem ser realizados a distância. Os cursos são autorizados pelo Conselho Estadual de Educação (CEEd) e reconhecidos pelo MEC, uma oportunidade para pessoas que procuram estudar e cursar uma profissão sem se deslocar para outro município. 

Segundo o diretor Henrique Gerstner "o foco  da QI é oferecer ao aluno uma educação profissional eficiente e eficaz para prepará-los para conquistar posições de destaque no mercado de trabalho. Aplicamos os quatro pilares da educação: aprender a fazer, aprender a aprender, aprender a ser e aprender a conviver."


*Com o site da Prefeitura Municipal de Tupanciretã - http://www.tupancireta.rs.gov.br

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Crescimento da internet na baixa renda é fruto da revolução social




O expressivo crescimento do acesso à internet no Brasil é mais um dado concreto da revolução social que o país vive, com o aumento da renda e do emprego, além da educação.

De acordo com estudo divulgado pelo IBGE, quase metade (46,5%) dos brasileiros com dez anos ou mais acessava a web em 2011. O índice é mais que o dobro do verificado em 2005, quando era de 21%.

Em seis anos, o Brasil ganhou 21 mil novos usuários por dia. São 45,8 milhões de novos usuários, chegando ao total de 77,7 milhões. O Acesso à Internet e Posse de Telefone Móvel Celular para Uso Pessoal leva em conta quem acessou a internet nos últimos três meses por computador ou notebook.

A redução da desigualdade está diretamente ligada a esse cenário. É importante ressaltar que, enquanto na população com mais de 10 anos, o aumento foi de 143,8%, entre os mais pobres foi de 188%.

“Todo esse processo que o país tem vivido nos últimos anos de redução da pobreza e de aumento da qualidade do emprego, do poder de compra, esse conjunto de fatores socioeconômicos tem propiciado a essa população maior acesso à internet”, diz o coordenador da pesquisa, Cimar Azeredo.

Dentro desse contexto, é necessário destacar que os maiores aumentos foram no Norte e no Nordeste, embora ainda sejam as regiões com menores índices de acesso. Mas houve um avanço significativo.  

Em 2011, pouco mais de um terço da população dessas duas regiões acessavam a internet. Em 2005, eram 12%. Alagoas, por exemplo, passou de 7% para 34,3%.

É um dado fantástico, que revela a diminuição da desigualdade regional ao lado da social e cultural.

É claro que ainda é preciso muito esforço para fazer os índices dessas regiões se aproximarem dos do Sudeste (54,2%), do Centro-Oeste (53,1%) e do Sul (50,1%). Mas não há como negar o expressivo avanço. (por José Dirceu)

quinta-feira, 16 de maio de 2013

'Não podemo se entregá pros home - mas de jeito nenhum! -, amigo e companheiro!'




*Não Podemo Se Entregá Pros Home - letra  de Humberto Gabi Zanatta, Francisco Alves e Francisco Scherer  - canta Leopoldo Rassier  (Vídeo raro, original da 12ª Califórnia da Canção Nativa do RS - 1982)


O gaúcho desde piá vai aprendendo
A ser valente não ter medo ter coragem
Em manotaços dos tempos e em bochinchos
Retempera e moldura a sua imagem

(Não podemos se entregar pros home
Mas de jeito nenhum amigo e companheiro
Não tá morto quem luta e quem peleia
Pois lutar é a marca do campeiro)

Com lança cavalo e no peitaço
Foi implantada a fronteira deste chão
Toscas cruzes solitárias nas coxilhas
A relembrar a valentia de tanto irmão

E apesar dos bons cavalos e dos arreios
De façanhas garruchas carreiradas
E a lo largo o tempo foi passando
Plantando novo rumo em suas pousadas

E eram cercas porteiras aramados
Veio o trator com seu ronco matraqueiro
E no tranco sem fim da evolução
Transformou a paisagem dos potreiros

E ao contemplar o agora dos seus campos
O lugar onde seu porte ainda fulgura
O velho taura da de rédeas no seu eu
E esporeia o futuro com bravura