domingo, 30 de junho de 2013

COLUNA C&A (a Coluna Eletrônica do Júlio Garcia)



Crítica & Autocrítica – nº 94

* A Lei das conseqüências Inesperadas - Do blog Viomundo, editado pelo  jornalista Luis Carlos Azenha, retiro esta interessante e oportuna reflexão em relação aos 'movimentos' que têm sacudido o Brasil nestas últimas três semanas: "Muitos jovens que estão nas ruas não conheceram crise econômica e nem, obviamente, a ditadura militar. Isso dá a eles uma enorme liberdade para sonhar e levar adiante a utopia. Uma coisa já conseguiram: deixar Brasília esperta quanto aos eternos conchavos de bastidores que sempre nos governaram. Como escrevi anteriormente, é a queda do nosso muro de Berlim, da separação entre casa e rua de que nos falou o antropólogo. Façamos de casa a rua e vice-versa. 
Porém, é bom alertar sobre a lei das consequências inesperadas. Um turbilhão desorganizado e desinformado pode muito bem aprofundar a crise da qual se pretende sair: se a economia brasileira afundar, por exemplo, o Estado terá menos recursos para bancar os hospitais, as creches e as escolas padrão FIFA de que tantos falam. Destruir a política que temos, da noite para o dia, pode levar a soluções autoritárias que suprimam a conquista do espaço público. 
A questão essencial, indefinida, é quem vai pagar a conta: o setor público, com o desmantelamento do estado e dos programas sociais? ou o setor privado, com a taxação de fortunas e uma tabela de impostos que cobre mais de quem tem mais?"
...

* Cursos Técnicos da QI chegam a Santiago - Conforme já foi noticiado neste Blog,  após parceria realizada com as prefeituras dos vizinhos municípios de São Francisco de Assis, Rosário do Sul, Dom Pedrito e Tupanciretã, dentre outros, agora foi a vez da QI chegar a Santiago. Pois, objetivando levar Cursos Técnicos para Santiago e Região (e após a recusa do governo Ruivo (PP) em realizar parceria semelhante), semana passada foi sacramentada a 'parceria' entre as Escolas e Faculdades QI - Qualidade e Inovação (com sede em Porto Alegre e na oportunidade por mim representada)  com o Educar Cursos, de Santiago, representado por sua Diretora, a professora Cleunice Azevedo. Na sequência, buscando informar a população sobre esse importante convênio  que formalizamos, concedemos uma série de entrevistas às rádios Central FM,  Santiago AM e Nova 99 FM (foto). Palavras da diretora Cleunice Azevedo: "Com certeza, com esta parceria que ora firmamos ganha o Município de Santiago, ganha a Região, ganham a QI e o Educar, mas ganha, sobretudo, a nossa  Comunidade".
...

*Sessões da Câmara de Vereadores de Santiago - A propósito do debate sobre o horário (e dias) de funcionamento das sessões da Câmara Municipal de Vereadores de Santiago/RS, que nos últimos dias voltou à berlinda, eu, no intuito de contribuir com o debate,  já havia me pronunciado sobre esse tema no início deste ano - aqui neste mesmo blog -, sugerindo a adoção de duas (2) sessões semanais, como, aliás, ocorre na maioria dos municípios do porte de Santiago, pelo menos. Uma poderia continuar às segundas-feiras pela tarde, a outra às quintas (noite). Resolveria o 'problema', aumentaria a 'produtividade' da Câmara, possibilitaria o surgimento de um 'grande expediente' (hoje inexistente), oxigenaria e politizaria mais os debates  e agradaria 'gregos e troianos'. 
Entendo que esta é  uma boa  - e necessária - discussão.. Esperamos que nossos ilustres edis concedam à mesma a devida prioridade... e, ao fim e ao cabo (com a devida pressão popular, é claro!), tenham o bom senso de adotar esta modesta sugestão... A comunidade (que é quem mais lucrará com isso), com certeza, saberá reconhecer...
... 

* Independente no PT -  Como já é sabido por muit@s – especialmente pelos companheir@s do PT e, em particular, pel@s leitores desta coluna eletrônica - , desde meados de 2011 e início de 2012 (principalmente) tenho uma certa 'dessintonia'  com setores da direção da corrente ULD (Unidade e Luta Democrática), uma das tantas tendências internas  do PT, da qual, aliás,  fui um dos fundadores e, inclusive,  integrante de  sua direção estadual. Creio que o fato gerador inicialmente foi a (in)definição da candidatura petista à prefeitura da capital, também a divergência inicial sobre o nome/perfil do nosso futuro candidato (era  do conhecimento geral minha preferência então pelo nome do vereador Adeli Sell,  meu amigo de longa data, experiente, capacitadíssimo etc... etc...  Não tenho dúvida que foi aí que começou a ser 'puxado' o meu 'tapete')...
Credito à essas diferenças a evidente falta de apoio e empenho político da direção da ULD e de seus parlamentares para comigo, somado à exagerada volúpia da DS (Democracia Socialista, corrente interna hegemônica hoje no PT/RS e no governo Tarso) e aliados internos por espaços etc., fatos esses que acabaram influenciando decisivamente na minha saída do Governo do Estado no final do ano passado. 
Sem outra alternativa, em fevereiro deste ano me auto-excluí das direções municipal e estadual da tendência. Também pesou em minha decisão a forma nada democrática com que  a direção estadual da corrente se posicionou em relação à discussão, encaminhamentos  e formatação (de forma excessivamente autoritária e 'pragmática', no meu modesto entendimento) da participação da tendência no segundo  - e bastante 'heterodoxo' - governo hegemonizado pelo PT de Canoas. 
No último período, à  essas diferenças localizadas agregaram-se crescentes divergências de ordem política/conjuntural. Resultado disso é que, esgotados os canais de conversação e sem outra alternativa honrada e  séria, no dia 15 de junho deste ano formalizei minha saída definitiva da ULD, retornando  à condição de ‘independente’ no interior do Partido dos Trabalhadores.
...

* 'De volta às origens'? - Como à partir de agora,  na  função de Consultor  da QI, deverei estar mais presente no dia-a-dia da 'Terra dos Poetas' e também por estar com parcerias em fase adiantada de encaminhamentos na área do Direito (em breve divulgarei o endereço de nosso Escritório Advocatício) e em Consultoria em RH -, estou estudando com carinho os reiterados convites de amig@s e companheir@s para (re)transferir meu domicílio eleitoral para Santiago, de onde sou natural e onde comecei, ainda nos anos 70,  minha militância política. Mesmo 'fora da terra'  nos últimos anos, nunca perdi os vínculos, sobretudo políticos e de amizade. Além de Canoas, tenho, ainda, residência em Santiago (Bairro Alto da Boa Vista). A decisão  (que envolve aspectos pessoais, profissionais e políticos) está sendo devidamente amadurecida e será definida por mim nos próximos 60 dias, no máximo. 
...

 *O Papel de mídia hegemônica e conservadora (PiG) nas manifestações - Reproduzo aqui o comentário que fiz no blog do Júlio Prates, a propósito de postagem realizada por ele, cujo título é ‘Dos protestos e as crises de paradigmas’: (...) em tua análise - como sempre bem construída, aliás -, faltou anotares o papel oportunista da mídia conservadora hegemônica , ou seja, do PiG; por acaso não notastes  a enorme MUDANÇA (do dia para a noite!) da Globo em relação às primeiras manifestações, quando elas atingiam  até então principalmente o governo tucano (PSDB/DEM/PPS etc.) de São Paulo,  que essa emissora , assim como a FSP, Veja  etc. condenava em editoriais e pediam repressão aos mesmos -  e o governador Alckmin  (SP) não se fazia de rogado?  Como a 'oposição' conservadora  e de direita estava esquálida, o PiG entra em ação: Como num passe de mágica, quando eles 'perceberam' que os protestos poderiam ser canalizados contra o governo Dilma e o PT, a Globo,  que  NUNCA nos últimos anos tinha dado uma cobertura mais ampla e honesta de protestos durante seu principal noticiário, o JN, começa a transmitir AO VIVO, também durante o horário das novelas, outros canais ídem ídem ídem... 
Ou seja, a 'espontaneidade' dos protestos, a partir daí, ficou bastante prejudicada, não é mesmo? Claro, a contribuição dos equívocos iniciais do prefeito de São Paulo, Haddad,  ajudou eles um pouco...  O 'enredo' adotado pelo PIG, à partir de então,  é conhecido: dar destaque exagerado às manifestações 'pacíficas' no sentido de aumentar seu volume, desgastar primeiro a 'imagem' das instituições, do governo  Dilma e do PT, principalmente... dar um tempinho para a coisa engrenar mais ...  depois fazer pesquisas pesquisas... e divulgá-las com estardalhaço... apostando num segundo turno nas eleições no ano vindouro. Sem questionar a justeza e correção de muitas bandeiras levadas na manifestações, que apoiamos, não poderia ser diferente,  algumas das quais já parcialmente conquistadas, creio que o movimento, em sua maioria, foi e está sendo sim instrumentalizado para outros interesses espúrios que não os que a cidadania sinceramente quer - e precisa. Por isso advogo, como sabes,  a necessidade do PT e do conjunto da esquerda estar presente nos mesmos, disputando seus rumos e, muito importante,  suas versões. 
...

*Tarefas que se impõem ao PT e ao conjunto das forças de esquerda no país, segundo o sociólogo Emir Sader: 

"Primeiro, ir para as ruas com suas próprias manifestações para disputar o espaço político. Segundo, disputar a interpretação, a narração do que está acontecendo hoje no Brasil. Nós sabemos que, quando há um avanço histórico da esquerda, há uma  contra-revolução ou uma reação correspondente da direita. 
É o que está acontecendo hoje. Mídia e oposição manipulam, usam os jovens como massa de manobra, disseminando a ideia de que  o Brasil é uma merda, de que tudo o que é feito aqui é uma merda. 
Nós  temos que tentar impedir que se consolide essa visão muito retrógrada do País. Nós temos que favorecer a nossa interpretação do que está acontecendo e mostrar o que, de fato, já foi feito. 
Terceiro, disputar nacionalmente com oposição a nossa agenda. Isso significa batalhar pela democratização dos meios de comunicação e  financiamento público das campanhas eleitorais, entre outras coisas. 
Esses são os três desafios que a esquerda tem de enfrentar." 
...

*A propósito do valor das tarifas da passagem de ônibus em Santiago: A 'redução' dos atuais R$ 2,30 para R$ 2,20, portanto, uma redução de apenas R$ 0,10 (dez centavos) na tarifa das passagens dos ônibus urbanos locais, convenhamos, não é uma coisa séria... A não ser que seja apenas o começo de uma redução bem mais substantiva - é o que a comunidade espera!  (Por Júlio Garcia, especial para o Blog 'O Boqueirão Online').

(Atualizada em 01/07/2013, 20,45 h)

'El Pueblo no es bobo: Abajo Red Globo...'


*Argentinos debocham da hipocrisia do PiG** brasileiro (e ajudam a desnudá-lo!): La hipocresía de los medios: O Globo contra la juventud que protesta. Tres días después, O Globo se retracta y defiende a los jóvenes. Esta semana: escrache a Globo News (via Blog do Júlio Garcia). - Clique no vídeo para conferir! 

** PiG - Partido da Imprensa Golpista

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Em PORTO ALEGRE, ontem...

Mesmo com formato distinto, ato na Praça da Matriz não evita violência em Porto Alegre

-CLIQUE AQUI  para ler mais (via Sul21)

E porque não duas sessões semanais, alternando os turnos, no parlamento santiaguense?


A propósito do debate sobre o horário (e dias) de funcionamento das sessões da Câmara Municipal de Vereadores de Santiago/RS, que nos últimos dias voltou à berlinda, eu, no intuito de contribuir com o debate,  já havia me pronunciado sobre esse tema no início deste ano - aqui neste mesmo blog -, sugerindo a adoção de duas (2) sessões semanais, como, aliás, ocorre na maioria dos municípios do porte de Santiago, pelo menos. Uma poderia continuar às segunda-feiras pela tarde, a outra às quintas (noite). Resolveria o 'problema', aumentaria a 'produtividade' da Câmara, possibilitaria o surgimento de um 'grande expediente (hoje inexistente), oxigenaria e politizaria mais os debates  e agradaria 'gregos e troianos'.

Entendo que esta é  uma boa  - e necessária - discussão.. Esperamos que nossos ilustres edis concedam à mesma a devida prioridade... e, ao fim e ao cabo (com a devida pressão popular, é claro!), tenham o bom senso de adotar esta modesta sugestão... A comunidade (que é quem mais lucrará com isso), com certeza, saberá reconhecer...

-CLIQUE AQUI  para  (re)ler a postagem que fiz em 18/02/2013 sobre esse tema. (Júlio Garcia)

TRANSPORTE PÚBLICO


Charge do Lattuf


-A PROPÓSITO DA CHARGE ACIMA, VEJA ESTA GRANDE INICIATIVA (PUBLICIZADA ONTEM) DO GOVERNO DO ESTADO DO RS: 

Governador Tarso Genro anuncia passe livre estudantil no transporte metropolitano


-QUEM SABE O EXECUTIVO SANTIAGUENSE  (SOB PRESSÃO, É CLARO!)  TAMBÉM NÃO SEGUE ESSE BELO EXEMPLO PROPORCIONADO PELO NOSSO GOVERNADOR?
...
ET: 'Redução' de R$ 0,10 na tarifa das passagens dos ônibus urbanos locais, convenhamos, não é uma coisa séria... A não ser que seja apenas o começo de uma redução bem mais substantiva - é o que a comunidade espera! (JG)

(Atualizada às 14,03 de 28/06)

quinta-feira, 27 de junho de 2013

ENTREVISTA COM O SOCIÓLOGO EMIR SADER

   

 MANIFESTAÇÕES, CONJUNTURA etc...


          (...)  Viomundo – Nessa situação, o que a esquerda deve fazer?


Emir Sader – Primeiro, ir para as ruas com suas próprias manifestações para disputar o espaço político.

Segundo, disputar a interpretação, a narração do que está acontecendo hoje no Brasil. Nós sabemos que, quando há um avanço histórico da esquerda, há uma  contra-revolução ou uma reação correspondente da direita.

É o que está acontecendo hoje. Mídia e oposição manipulam, usam os jovens como massa de manobra, disseminando a ideia de que  o Brasil é uma merda, de que tudo o que é feito aqui é uma merda.

Nós  temos que tentar impedir que se consolide essa visão muito retrógrada do País. Nós temos que favorecer a nossa interpretação do que está acontecendo e mostrar o que, de fato, já foi feito.

Terceiro, disputar nacionalmente com oposição a nossa agenda. Isso significa batalhar pela democratização dos meios de comunicação e  financiamento público das campanhas eleitorais, entre outras coisas.

Esses são os três desafios que a esquerda tem de enfrentar. (...)

CLIQUE AQUI  para ler a entrevista, na íntegra.

A Lei das Consequências Inesperadas...


Sábias palavras do jornalista Luiz Carlos Azenha, hoje, em seu Face: 

"Muitos jovens que estão nas ruas não conheceram crise econômica e nem, obviamente, a ditadura militar. Isso dá a eles uma enorme liberdade para sonhar e levar adiante a utopia. Uma coisa já conseguiram: deixar Brasília esperta quanto aos eternos conchavos de bastidores que sempre nos governaram. Como escrevi anteriormente, é a queda do nosso muro de Berlim, da separação entre casa e rua de que nos falou o antropólogo. Façamos de casa a rua e vice-versa. 

Porém, é bom alertar sobre a lei das consequências inesperadas. Um turbilhão desorganizado e desinformado pode muito bem aprofundar a crise da qual se pretende sair: se a economia brasileira afundar, por exemplo, o Estado terá menos recursos para bancar os hospitais, as creches e as escolas padrão FIFA de que tantos falam. Destruir a política que temos, da noite para o dia, pode levar a soluções autoritárias que suprimam a conquista do espaço público. 

A questão essencial, indefinida, é quem vai pagar a conta: o setor público, com o desmantelamento do estado e dos programas sociais? ou o setor privado, com a taxação de fortunas e uma tabela de impostos que cobre mais de quem tem mais?"

*Azenha é jornalista da Record e Editor do Blog Viomundo

Edição e grifos deste blog

PELO BARATEAMENTO E TRANSPARÊNCIA DAS TARIFA$ DO TRANSPORTE PÚBLICO





*Convite: Participe da Audiência Pública pelo Barateamento e Transparência  das Tarifa$ do Transporte Público no RS: nesta sexta-feira, 28/06, às 9 h, na AL/RS.

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Sobre os Cursos Técnicos da QI em Santiago e Região - Repercutindo...


* Conforme já foi noticiado neste Blog,  objetivando levar Cursos Técnicos para Santiago e Região, semana passada foi sacramentada a 'parceria' entre as Escolas e Faculdades QI - Qualidade e Inovação (com sede em Porto Alegre e na oportunidade por mim representada)  com o Educar Cursos, de Santiago, representado por sua Diretora, a professora Cleunice Azevedo. Na sequência, buscando informar a população sobre esse importante convênio  que formalizamos, concedemos uma série de entrevistas às rádios Central FM,  Santiago AM e Nova 99 FM

Na foto acima, um flagrante da entrevista que este Consultor e blogueiro, juntamente com a Diretora Cleunice,  concedeu aos radialistas Gelson e Sérgio Limana, da Nova 99 FM, sábado último.  (por Júlio Garcia)

-A foto tem os créditos dos nossos jovens  parceiros do Blog  'Desblogado' .
Para ler  - e ver - mais, clique AQUI  ,   AQUI  AQUI  e  AQUI

RS: Cai liminar e mais duas praças de pedágios vão para EGR


Dentro de alguns dias, as praças de pedágios existentes na RST-287, em Candelária e em Venâncio Aires, passarão para o controle do governo do Estado, através da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR). Já a praça de Rio Pardo, na BR-471, será repassada à União. Nesta terça (25), o Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região negou o recurso da concessionária Santa Cruz Rodovias e manteve o dia 29 de maio deste ano como a data de término do contrato de concessão das praças. No início de maio, a Santa Cruz Rodovias obteve uma liminar que mantinha a concessão até o julgamento do mérito da questão. Com a decisão desta tarde, o contrato está encerrado. 
Ao tomar conhecimento do resultado do julgamento, o líder do governo na Assembleia, deputado Valdeci Oliveira (PT), entrou em contato com o presidente da EGR, o engenheiro Luiz Carlos Bertotto. A previsão dele é que a empresa estatal assuma as praças de Candelária e de Venâncio e transfira a de Rio Pardo para o governo federal na semana que vem. “Agora, o Daer vai notificar a empresa do fim do contrato. Depois, o Daer vai transferir a posse dessas praças para a EGR e para o Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (Dnit), o que deve ocorrer em aproximadamente uma semana, segundo as informações que recebemos”, afirmou Valdeci.
A passagem das praças para o Estado significará imediatamente a redução, entre 25% e 30%, do valor das tarifas nas duas praças. A tarifa para carros passa de R$ 7 para R$ 5,20 e a tarifa mais alta – cobrada de veículos com seis eixos – cai de R$ 26,40 para R$ 18,50. “A EGR chega para oferecer preço justo nos pedágios e também para ampliar os serviços e a seguranças das rodovias”, afirmou Valdeci.  

*Via blog do dep. estadual Valdeci Oliveira (PT/RS) - Edição e grifos deste blog

terça-feira, 25 de junho de 2013

segunda-feira, 24 de junho de 2013

'Por que você é contra a PEC 37, meu jovem?'



CLIQUE AQUI  para ler o parecer do renomado jurista José Afonso da Silva, do IBCCrin, sobre o que é a PEC 37.

*Pescado dos blogs  Maria Frô http://mariafro.com/  e Blog do Nassif

CUT condena ataques a partidos e afirma que política 'organiza a sociedade'


Central Única dos Trabalhadores diz que há grupos interessados em se apropriar de mobilização para desestabilizar país em momento de desenvolvimento. Entidades sindicais se reúnem na terça

São Paulo – A CUT emitiu nota na noite de ontem cobrando respeito à democracia, aos partidos políticos e aos movimentos sociais que ajudaram a conquistar direitos ao longo de décadas no Brasil, e lamentou o oportunismo de setores conservadores que tentam se apropriar da mobilização surgida nas duas últimas semanas no Brasil.

“A derrota da ditadura e a democracia que conquistamos indo para as ruas se devem à organização e à responsabilidade que os movimentos social e sindical sempre tiveram. É incontestável que não há democracia sem partidos, sindicatos e instituições livres. É a política que organiza a sociedade”, diz o comunicado, assinado pelo presidente da central, Vagner Freitas, e pelo secretário-geral da entidade, Sérgio Nobre. “A CUT continua nas ruas em defesa da pauta da classe trabalhadora e da democracia, contra o conservadorismo. Repudiamos todo e qualquer retrocesso!”

Os presidentes das centrais sindicais se reúnem na terça-feira (25) para debater a unificação de uma agenda de mobilizações em defesa da democracia, que consideram atingida por grupos de manifestantes que na última quinta-feira, especialmente durante protestos em São Paulo, queimaram bandeiras de partidos e de movimentos. Neste sentido, a CUT saudou a decisão do Movimento Passe Livre de não convocar mais atos para evitar a apropriação das mobilizações por pessoas contrárias à existência de um sistema partidário e das instituições políticas.

“A CUT repudia as ações violentas de grupos contrários à democracia que, de forma oportunista, levaram às ruas pautas conservadoras que apontam para o retrocesso, o preconceito, a intolerância e estimulam o ódio de classe”, continua a nota, que orienta sindicatos, federações e confederações a defender, “de forma pacífica e organizada”, as bandeiras fundamentais para o sistema democrático, o que inclui uma reforma política que fortaleça os partidos e a participação popular. “Esses grupos demonstram a clara intenção de desestabilizar o projeto de desenvolvimento que defendemos e que ajudamos a construir, tentam impor o retrocesso às conquistas e aos avanços sociais.”


**Edição e grifos deste blog

domingo, 23 de junho de 2013

Preço da tarifa dos ônibus em Santiago/RS: resultado da Enquete



Está encerrada a Enquete realizada pelo Blog 'O Boqueirão Online', que perguntou sobre a opinião dos internautas em relação ao valor das tarifas das passagens de ônibus de Santiago/RS.  Venceu a pergunta nº 2 da Enquete (que aponta o desejo dos internautas por uma redução do valor das passagens de ônibus dos atuais R$ 2,30 para R$ 1,50). Abaixo, os resultados percentuais auferidos na Enquete:

Sobre o valor da tarifa da passagem dos ônibus locais, você acha que:

1-  Está muito alto e deve baixar para R$ 1,75 -  recebeu 40% dos votos 

2   Está muito alto e deveria baixar para R$ 1,50, que seria o preço mais justo - recebeu 53% dos votos

3-  Acho que pode continuar em R$ 2,30;  afinal, não uso mesmo esse tipo de transporte - recebeu 7% dos votos.
...
*Charge do Lattuf

O LUGAR DA PRESIDENTA



'Observadores variados descobriram uma melodia única para

avaliar o pronunciamento de Dilma Rousseff, ontem, quando 

a presidente falou sobre os protestos e a baderna.'

*Por Paulo Moreira Leite
Eles cobram novidades – sem dizer quais – e reclamam medidas espetaculares – sem dizer o que teriam em mente.
Esse pessoal não entendeu nada. O pronunciamento de Dilma, um pouco demorado demais, talvez,  esteve a altura do momento em que o país se encontra depois que milhões de pessoas foram às ruas. Sua virtude é não trazer novidades nem anunciar medidas espetaculares. O país, em 2013, não precisa disso, vamos combinar.  O  grande espetáculo se encontra nas ruas.
Num ambiente de semi-insurreição, onde reivindicações justas e urgentes se misturam a proclamações autoritárias e atos contínuos de violência arruaceira, cabe a presidente da República mostrar que assume suas responsabilidades,  lembrando que o país possui uma Constituição, que ela tem a obrigação de defender pelos meios de que dispõe.
São valores teoricamente velhos, tão antigos como o regime republicano, de 1889.
Na conjuntura atual, são afirmações atuais e indispensáveis. Não precisamos de lances marketing. Precisamos afirmar valores consistentes e fundamentais, como democracia, progresso social, Constituição.
A atitude de Dilma ajuda a recordar que os brasileiros usufruem do mais amplo regime de liberdades publicas de sua história e que essa conquista deve ser preservada. Lembra que seus poderes presidenciais emanam do povo. Foi um pronunciamento presidencial, de quem fala para o país inteiro – e não para os aliados do governo nem, exclusivamente, para os brasileiros que foram às ruas.
São referências importantes após quinze dias de baderna urbana – carros incendiados, vidros quadros, roubos, ataques a edifícios públicos – e baderna ideológica, com perseguição e porrada em militantes de partidos políticos, faixas que pediam  golpe militar e atitudes fascistas.
A presidenta não fez ameaças diretas, mas ficou implícito  – felizmente – que se sente inteiramente a vontade para usar o monopólio da violência – que é um direito do Estado – quando for necessário. Num momento em que se multiplicam atos de puro banditismo, condenou a arruaça e  a irracionalidade. Mostrou disposição muito maior para ouvir e negociar.
Para quem passou os dois últimos anos criticando a falta de diálogo do governo com a sociedade, Dilma anunciou que irá abrir as portas para dialogar com manifestantes, com entidades e sindicatos. Vai ouvir, considerar e ponderar. Se cumprir o que disse, seu governo assumirá um novo perfil político a partir de então.
Para quem imaginava que os protestos iriam paralisar o governo e transformar a presidente numa órfã política, Dilma avisou que está ativa. Mostrou disposição para ouvir a voz das ruas como nenhum antecessor jamais o fez. Mas sabe seu lugar e sabe muito bem para que foi eleita.
Essa é a mensagem real do pronunciamento.
O resto é crítica de cinema.
*Jornalista - Revista IstoÉ http://www.istoe.com.br 

sábado, 22 de junho de 2013

Manifestação em Santiago/RS - II













*Acima, flagrantes da nova manifestação ocorrida hoje em Santiago, que teve a adesão de mais de mil pessoas, jovens a maioria. O final da passeata, seguido do  ato político,   ocorreu em frente a Prefeitura Municipal.

**Fotos: Blog do Julio Prates  http://julioprates.blogspot.com.br/

Temos que aproveitar o vigor das manifestações para produzir mais mudanças, afirma a presidenta Dilma


A presidenta Dilma Rousseff afirmou, nesta sexta-feira (21), que o vigor das manifestações deve ser aproveitado para que mais mudanças sejam feitas em benefício da população. Dilma anunciou, em pronunciamento em cadeia nacional de rádio e TV, que vai convidar os governadores e prefeitos das principais cidades do país para um grande pacto em torno da melhoria dos serviços públicos.

“O foco será: primeiro, a elaboração do Plano Nacional de Mobilidade Urbana, que privilegie o transporte coletivo. Segundo, a destinação de 100% do petróleo para a educação. Terceiro, trazer de imediato milhares de médicos do exterior para ampliar o atendimento do SUS, anunciou Dilma, que ainda afirmou que ainda vai receber os líderes das manifestações pacíficas, de entidades sindicais e dos movimentos de trabalhadores.

Para Dilma, é necessário oxigenar o “velho sistema político”, e encontrar mecanismos que tornem as instituições mais transparentes, resistentes aos malfeitos e permeáveis à influência da sociedade. Ela ainda reforçou que é um equívoco achar que qualquer país pode prescindir de partidos e do voto popular, que, segundo ela, é a base de qualquer processo democrático.

“Temos de fazer um esforço para que o cidadão tenha mecanismos de controle mais abrangentes sobre os seus representantes. Precisamos muito, mas muito mesmo, de formas mais eficazes de combate à corrupção. A Lei de Acesso à Informação, sancionada no meu governo, deve ser ampliada para todos poderes da república e instâncias federativas”, destacou.

Copa

Sobre a disputa da Copa do Mundo, a presidenta Dilma destacou que o dinheiro investido na construção das arenas são fruto de financiamento, que serão pagos pelos proprietários ou pelas empresas que vão operar os estádios. Ela ainda pediu que os atletas e turistas que estão no país para Copa das Confederações sejam bem recebidos, assim como os jogadores brasileiros foram quando disputaram competições em outros países.

“Jamais permitiria que esses recursos saíssem do orçamento público federal, prejudicando setores prioritários como a Saúde e a Educação. Na realidade, nós ampliamos bastante os gastos com Saúde e Educação. E vamos ampliar cada vez mais. Confio que o Congresso nacional aprovará o projeto que apresentei para que todos os royalties do petróleo sejam gastos exclusivamente com a Educação”, reforçou.

*Informações oriundas do Informativo do deputado federal Henrique Fontana (PT/RS). Grifos deste blog

sexta-feira, 21 de junho de 2013

A direita também disputa ruas e urnas



Quem militou ou estudou os acontecimentos anteriores ao golpe de 1964 sabe muito bem que a direita é capaz de combinar todas as formas de luta. Conhece, também, a diferença entre “organizações sociais” e “movimentos sociais”, sendo que os movimentos muitas vezes podem ser explosivos e espontâneos.

Já a geração que cresceu com o Partido dos Trabalhadores acostumou-se a outra situação. Nos anos 1980 e 1990, a esquerda ganhava nas ruas, enquanto a direita vencia nas urnas. E a partir de 2002, a esquerda passou a ganhar nas urnas, chegando muitas vezes a deixar as ruas para a oposição de esquerda.

A direita, no dizer de alguns, estaria “sem programa”, “sem rumo”, controlando “apenas” o PIG, que já não seria mais capaz de controlar a “opinião pública”, apenas a “opinião publicada”.

Era como se tivéssemos todo o tempo do mundo para resolver os problemas que vinham se acumulando: alterações geracionais e sociológicas, crescimento do conservadorismo ideológico, crescente perda de vínculos entre a esquerda e as massas, ampliação do descontentamento com ações (e com falta de ações) por parte dos nossos governos, decaimento do PT à vala comum dos partidos tradicionais etc.

Apesar destes problemas, o discurso dominante na esquerda brasileira era, até ontem, de dois tipos.

Por um lado, no petismo e aliados, o contentamento com nossas realizações passadas e presentes, acompanhada do reconhecimento mais ou menos ritual de que “precisamos mais” e de que “precisamos mudar práticas”.

Por outro lado, na esquerda oposicionista (PSOL, PSTU e outros), a crítica aos limites do petismo, acompanhada da crença de que através da luta política e social, seria possível derrotar o PT e, no lugar, colocar uma “esquerda mais de esquerda”.

As manifestações populares ocorridas nos últimos dias, especialmente as de ontem 20 de junho, atropelaram estas e outras interpretações. (...)

*Para continuar lendo este importante -  e oportuno -  artigo de Valter Pomar (foto), clique Aqui.

Manifestação de ontem em Santiago/RS


Do 'Desblogado' (texto e foto): "Mais de 300 pessoas estiveram presentes na manifestação. Abaixo de um frio rigoroso e chuva, os manifestantes percorreram ruas de Santiago protestando contra diversos assuntos e melhorias.  Uma manifestação totalmente pacífica, somente com o objetivo de melhores atitudes governamentais para a cidade e a população."



quarta-feira, 19 de junho de 2013

CURSOS TÉCNICOS DA QI - ESCOLAS E FACULDADES - CHEGAM A SANTIAGO







Na noite desta quarta-feira, 19/06, em Santiago/RS,  foi assinada a parceria entre o Educar Cursos (representado na oportunidade por sua Diretora, a  professora  Cleunice Azevedo) e a QI - Escolas e Faculdades (representada por seu Consultor, o Dr. Júlio Garcia). O convênio firmado trata das ofertas de Cursos Técnicos na modalidade de Educação à Distância e de cursos de Qualificação Profissional e terá validade por 05 anos, podendo ser prorrogado por igual período. Participaram também da solenidade a Coordenadora Pedagógica, Andrea Azevedo e a Diretora Administrativa,  Andressa Azevedo, ambas do Educar Cursos (fotos).

Segundo o Consultor Júlio Garcia (que esteve representando o Diretor de Educação da QI, professor Henrique Gerstner), inicialmente seis Cursos Técnicos serão oferecidos à comunidade local e regional. São eles: Curso Técnico em Logística, Curso Técnico em Contabilidade, Curso Técnico em  Informática, Curso Técnico em Marketing, Curso Técnico em Administração e Curso Técnico em Recursos Humanos. 

Os Cursos Técnicos EAD da QI   serão  realizados de forma presencial uma vez por semana, sempre  no período noturno  e aos sábados. Todos os cursos tem duração de 3 semestres e podem ser realizados à distância. Os cursos da QI são autorizados pelo Conselho Estadual de Educação (CEEd) e reconhecidos pelo MEC, uma oportunidade para pessoas que procuram estudar e buscar uma profissão sem necessariamente se deslocar para outro município. O local onde os mesmos serão ministrados em Santiago será na sede do EDUCAR CURSOS, onde também funciona o Polo da Ulbra/Santiago, na Rua Cel. Tuca, Bairro Itu.  As  matrículas deverão estar abertas aos interessados já na segunda semana do próximo mês de julho.

A QI -  Escolas e Faculdades - Qualidade e Inovação - é  uma  instituição que conta com 23 anos de existência, tendo  já formado mais de 100 mil alunos no RS. Segundo foi explanado pelo Consultor da QI  'o foco  da nossa Instituição é oferecer ao aluno uma educação profissional eficiente e eficaz para prepará-lo para conquistar posições de destaque no mercado de trabalho’. Disse ainda Júlio Garcia que  ‘conforme sempre salienta o  professor Henrique Gerstner, aplicamos os quatro pilares da educação: aprender a fazer, aprender a aprender, aprender a ser e aprender a conviver'. 

 A Diretora Cleunice Azevedo, por sua vez, colocou que "com certeza, com esta parceria que ora firmamos ganha o Município de Santiago, ganha a Região, ganham a QI e o Educar, mas ganha, sobretudo, a nossa  Comunidade".

Ministra de Direitos Humanos diz que vai trabalhar contra projeto da “cura gay”


Agência Brasil/Sul21 - A ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário, disse na terça-feira (18) que vai trabalhar para que o projeto que autoriza psicólogos a tratar homossexuais com o objetivo de curá-los, a chamada “cura gay”, não seja aprovado em outras comissões da Câmara dos Deputados. O projeto foi aprovado na terça-feira na Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara e será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania (inclusive quanto ao mérito).
“Quando o projeto fala em cura, ele considera os homossexuais como pessoas que estão doentes e não considera a diversidade sexual como um direito humano que deve ser respeitado. As pessoas têm a liberdade de serem como são, de acordo com a sua própria identidade. O básico é dizermos que o projeto é muito ruim e eu espero que ele não seja aprovado”, disse a ministra após encontro com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).
-Continue lendo clicando AQUI