domingo, 31 de agosto de 2014

Na 37ª Expointer ...




* Hoje pela manhã estive na 37ª Expointer, em Esteio, - movimentadíssima e organizadíssima, por sinal! - oportunidade em que aproveitei para visitar - além de inúmeros stands - o amigo Ruy Gessinger, visita essa que se deu nas impressionantes dependências da 'Casa Pampa', TV e Rádio, atendendo gentil convite feito por ele no decorrer da semana. 

*O Ruy, Desembargador aposentado, além de advogado, cabanheiro, músico e blogueiro 'de primeira', é um exímio debatedor do programa Pampa Debate, comandado pelo jornalista Paulo Sérgio Pinto, que me foi por ele apresentado na oportunidade. 

*Ainda na Casa Pampa, encontrei também com o Rudolf Gessinger (filho do Ruy e da Maristela Genro) e com o empresário conterrâneo Paulo Nicola, que estava lançando seu livro 'A Lógica da Economia Rural', cujo exemplar - devidamente autografado pelo Autor - já está na minha biblioteca! 

*Aproveitei também para passar na sede da Administração do Parque Assis Brasil para cumprimentar o companheiro e amigo Adeli Sell, subsecretário de Estado, responsável pela administração do parque e, por conseguinte,  um dos responsáveis pelo sucesso desta 37ª edição dessa impressionante Exposição Internacional. (por Júlio Garcia)

MARINA FATURA R$ 1,6 MI E OMITE NOMES DE CLIENTES



Ex-senadora Marina Silva tem uma empresa, a M. O. M. da S. V. de Lima, que foi registrada em 2011 e, desde então, realiza palestras; a receita acumulada é de R$ 1,6 milhão; Marina, no entanto, diz que não abre os nomes de seus clientes, porque seus contratos teriam cláusulas de confidencialidade; sabe-se apenas que empresa funciona ao lado do Instituto Marina Silva, que tem como uma de suas financiadoras Neca Setúbal, herdeira do Itaú e coordenadora do programa de governo da candidata socialista, que contempla, entre outras coisas, a independência do Banco Central; programa do Itaú prevê ainda a redução do espaço de bancos públicos, como Banco do Brasil, Caixa Econômica e BNDES, na economia.

CLIQUE AQUI para continuar lendo (via Brasil 247).

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

*Senador Paulo Paim (PT/RS) também apóia o Plebiscito Popular pela Constituinte da Reforma Política!




CLIQUE AQUI para ler na íntegra.
(Em Santiago haverão cinco urnas (uma itinerante), além de várias urnas nas Escolas Estaduais para os santiaguenses votarem no Plebiscito Popular Constituinte pela Reforma Política. Breve divulgaremos os locais de votação).

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Semana que vem tem o Plebiscito Popular Constituinte p/Reforma Política!



*Nossa candidatura está plenamente integrada na campanha do Plebiscito Popular Constituinte pela Reforma Política! Nossos Comitês de Campanha são também Comitês do Plebiscito Popular Constituinte. Participe!


quarta-feira, 27 de agosto de 2014

JN: Mais calmos, Bonner e Poeta fazem entrevista esclarecedora




  
Por Luiz Carlos Azenha*
William Bonner e Patrícia Poeta estavam mais calmos. Sem grosseria, conseguiram questionar Marina Silva em pontos fundamentais de seu discurso. Da parte deles, foi uma boa entrevista.
O ponto central, o confronto entre “nova” e “velha” política, ficou claramente explícito sem que ambos tivessem de recorrer à deselegância.
A candidata Marina Silva, do PSB, saiu-se bem. Parecia no controle da situação.
Admitiu que a Polícia Federal do governo Dilma é respeitável.
Pediu aos telespectadores o benefício da dúvida que muitos dos seus aliados não dão, nem nunca deram, quando acusações são feitas ao PT.
São dois pontos sobre os quais a presidente Dilma Rousseff pode questioná-la em futuros debates.
Ficou, no ar, um odor de velha política.
Ficou explícita uma contradição no discurso de Marina: ela justificou sua impopularidade eleitoral no Acre por ter confrontado interesses poderosos.
Se o Bonner ou a Poeta fossem loucos, fariam uma pergunta decorrente da declaração dela:
Como é que a senhora pretende enfrentar interesses poderosos como os que enfrentou no Acre, que lhe valeram tanta impopularidade, tendo como coordenadora do programa de governo uma acionista do poderosíssimo banco Itaú?
Mas esta pergunta, na Globo, já seria caso para umas férias forçadas.
...
Leia também: 

* via http://www.viomundo.com.br.org.br/

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Plebiscito da Reforma Política vai receber votos também pela internet



O Plebiscito Popular pela Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político – conhecido como Plebiscito da Reforma Política – vai receber votos também pela internet, entre os dias 1º e 7 de setembro, no endereço WWW.plebiscitoconstituinte.org.br.

Uma ferramenta autenticadora de coleta de votos, que já está pronta, estará disponível no site desde as primeiras horas do dia 1º. Essa urna virtual só aceita votos de pessoas devidamente identificadas e não permite participação em duplicidade.

Com a votação via internet e milhares de urnas físicas que estarão espalhadas pelo Brasil, a organização da campanha espera atingir a meta de 10 milhões de votos.

A votação do Plebiscito está marcada para a próxima semana. Nestes dias, as urnas vão coletar respostas para a seguinte pergunta: “Você é a favor da convocação de uma constituinte exclusiva e soberana sobre o sistema político? (   )SIM  (   )NÃO.”

CLIQUE AQUI  para continuar lendo (via sítio da CUT Nacional)

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Nossa campanha em Canoas reforçada por companheiros e amigos 'santiaguenses desgarrados'


*O dia de ontem - belo domingo ensolarado -  foi dedicado para campanha eleitoral em Canoas. Acompanhado pelo companheiro e amigo Ilo Moiano Dos Santos, estivemos visitando amigos e companheiros do Bairro Centro, do Bairro Fátima e do Guajuviras. Emocionante o reencontro com o Pingo Moiano, 42 anos depois da saída dele de Santiago.

*Agora, juntamente com o Ilo (gremista convicto, foto acima),o Pingo, o Pedro Moiano Dos Santos e o Vino, temos novamente nosso 'time completo'! (Para quem não sabe, o Ilo foi um grande ponta esquerda, tendo sido revelado no Ferroviário Elite Futebol Clube de Santiago e, depois, no Cruzeiro (também de Santiago), no início dos anos setenta. Antes disso, em Santiago, tivemos um time de adolescentes, integrado por ele (o craque!), seus irmãos e eu... que não jogava quase nada ... mas me esforçava hehehe!, e jogávamos num campinho improvisado em um terreno baldio ao lado da minha casa, na Rua Felipe Lopes... Bons tempos, aqueles!!).


*Para minha satisfação, todos estão integrados na nossa campanha (foto acima) a deputado estadual, inclusive a amiga e companheira Maria, irmã deles, líder comunitária no Bairro Rio Branco, que também se soma conosco. Vamos q vamos!!! (por Júlio Garcia, via face).
...


domingo, 24 de agosto de 2014

Cenas do Grande Comício da UP, com Dilma, Tarso e Olívio ... e nós!!!







*Cenas  do grande comício da UP, em Porto Alegre, onde  nossa candidatura a Deputado Estadual pelo PT foi protagonista. Vamos que vamos!!! (Júlio Garcia)
...


sábado, 23 de agosto de 2014

Unidade Popular pelo Rio Grande realizou ontem o maior comício da atual campanha!









*Milhares de militantes e apoiadores das candidaturas da Unidade Popular pelo Rio Grande estiveram presentes no maior comício já realizado nesta campanha eleitoral, que contou com a presença da Presidenta Dilma, do Governador Tarso e do futuro senador Olívio, além dos candidatos a Deputado Estadual e Federal dos partidos que integram a coligação. 

*O comício foi transmitido 'on line' para todo o mundo! Tive o privilégio - e a honra - de me fazer presente,  integrando também o 'palanque oficial' (espaço reservado aos candidatos e autoridades). 

*Registro também a importante participação d@s brav@s companheir@s militantes que estão tocando com garra, entusiasmo  e competência nossa campanha (vide fotos).   Vamos que vamos!!!  (Júlio Garcia)

CLIQUE AQUI  para ler mais.

(Fotos via face e Sul21)
...

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

'Do Baú'!



#Esta veio 'do BAÚ': minha primeira 'disputa eleitoral' (para o Grêmio Estudantil do Colégio Estadual Prof. Isaías, de Santiago/RS). Era da 'Chapa C' (oposição, claro!). O ano era 1974. Perdemos essa disputa ... mas começamos então a ganhar um pouco de 'experiência'! 

*Junto comigo na foto o - saudoso - comp. Plínio mostrando nossa 'plataforma eleitoral' (à esquerda) e o Pedrinho. (Para quem ainda não reconheceu, estou ao centro da foto). (por Júlio Garcia, via face)
....


terça-feira, 19 de agosto de 2014

Olha só a 'credibilidade' da 'pesquisa' que aponta Ana Amélia (PP) na frente do governador Tarso Genro (PT) ...


O jornalista Rogério Mendelski achou curiosos os números da pesquisa divulgada pela revista Voto, segunda-feira (18), que apontam a senadora Ana Amélia Lemos (PP), em primeiro lugar na disputa para o Palácio Piratini, com 42% das intenções de voto, contra 30% do atual governador Tarso Genro. Ao comentar a pesquisa com o jornalista Juremir Machado da Silva, no programa Bom Dia, da rádio Guaíba, Mendelski disse que esses números circulam pelo menos há dois meses e que ouviu esses mesmos números da boca de Celso Bernardi, presidente do PP, em um restaurante do Barra Shopping. (...)

“Essa pesquisa, esses números, circulou durante muito tempo pelos bastidores. Eu não sei se essa pesquisa é nova, se não é, mas esse número, exatamente esse número, quem me deu esse número, no mínimo há dois meses, foi o Celso Bernardi, numa quarta-feira, lá no restaurante Bah, no Barra Shopping. O Celso passou ali, estava junto com o Marco Peixoto, com o deputado Westphalen.

Clique AQUI  para ver (e ouvir - via Blog RS Urgente).

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Santiago/RS: Realizado o Lançamento da candidatura de Júlio Garcia p/Deputado Estadual pelo PT













Foi realizado, na noite do último sábado, 16/08, na cidade de Santiago, o Lançamento da candidatura do advogado Júlio Garcia a Deputado Estadual pelo PT/RS. O evento, que iniciou com um Ato Político e culminou com um jantar festivo,  reuniu dezenas de militantes, lideranças políticas, familiares, amigos e apoiadores do santiaguense no Salão de Festas do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Santiago.  

Além da conjuntura política e das eleições deste ano, a importância da mobilização em apoio ao plebiscito Popular Constituinte para fazer a Reforma Política (que será realizado na primeira semana de setembro deste ano) foi um dos temas principais abordados pelo candidato e demais lideranças que se pronunciaram na ocasião. 

Além do candidato, fizeram uso da palavra, saudando a candidatura de Júlio Garcia, destacando sua trajetória profissional e política e enfatizando a importância do PT Municipal e Regional ter uma representação capacitada na Assembléia Legislativa do RS, os dirigentes Ruben Finamor (Professor e Historiador, ex-Presidente do PT Municipal, Coordenador Regional da candidatura de Júlio Garcia); Luiz Genésio Prestes (o 'Mulita', líder sindical, Coordenador de Mobilização); Chico Matos (presidente do PT de Santiago); Sérgio Marion (vereador e líder da Bancada do PT na Câmara Municipal); Laércio Barbosa (Coordenador Geral Estadual da candidatura e membro do Diretório Estadual do PT) e o advogado e blogueiro Júlio Prates (candidato a prefeito pelo PT de Santiago em 2008).

*Em Santiago  e Região a  'dobrada' prioritária da candidatura de Júlio Garcia  é com o Deputado  Paulo Ferreira, também santiaguense e candidato a Deputado Federal pelo PT/RS sob o º 1351.

-Créditos das fotos (via face): Thaysi Finamor.

**Clique nas fotos para ampliar.



(Atualizada às 8,35 h de 19/08)

domingo, 17 de agosto de 2014

Manifesto da CUT em apoio ao Plebiscito Constituinte


SIM a uma Constituinte Exclusiva e Soberana sobre o Sistema Político!
1
plebiscito-p6-ed752

Manifesto adotado no Ato unitário realizado durante a Plenária da CUT
O Ato político realizado em 31 de julho por ocasião da 14ª Plenária Nacional da CUT contou com a presença de dirigentes do MST, da UNE, do PT, da Coordenação nacional de entidades negras (Conen), do Forum Nacional de Democratização da Comunicação (FNDC), Consulta Popular, Marcha Mundial de Mulheres, Juventude do PT, Levante Popular da Juventude e Juventude Revolução.
O manifesto lido e aclamado após as intervenções chama a “reforçar a reta final de preparação do Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana sobre o Sistema Político e garantir uma votação maciça na Semana da Pátria (1 a 7 de setembro)”. Abaixo trechos:
“Há muito, apontamos a necessidade de uma reforma política que aprofunde a democracia em nosso país. As mobilizações de junho e julho de 2013 escancararam o fosso que existe entre as atuais instituições políticas e a vontade do povo de ser o protagonista principal das transformações necessárias. As mudanças no sistema político se impõem para destravar um conjunto de reformas estruturais como as reformas agrária, tributária e urbana, que permitam avançar na construção de uma nação soberana.
(…) Queremos uma Constituinte Exclusiva e Soberana porque com o atual Congresso nacional “não dá!”, com ele não serão feitas mudanças positivas, pois é eleito com base no poder econômico, através do financiamento empresarial de campanhas, deformando a representação da sociedade brasileira com menos de 10% de mulheres, menos de 9% de negros/as e apenas 3% de jovens. Critérios herdados da ditadura militar, como a falta de proporcionalidade, aprofundam as distorções, além de um Senado oligárquico que revê todas as decisões da Câmara. Assim, o princípio elementar da democracia de “cada eleitor(a), um voto” não vigora plenamente em nosso país! (…)
Dirigimos-nos à presidente Dilma Roussef, candidata à reeleição bem como aos demais candidatos nas eleições de outubro em todos os níveis, para que apoie e se comprometa com os resultados do Plebiscito Popular Constituinte. Vamos levar os resultados do Plebiscito a todas as autoridades e poderes da República, pois queremos que os interesses da maioria explorada e oprimida da nação, dos negros, indígenas, jovens e mulheres, sejam respeitados e representados nas instituições políticas de nosso país.
É hora de mudar o sistema político! Vamos juntos garantir a votação de milhões de brasileiras e brasileiros pelo SIM à convocação de uma Constituinte exclusiva e soberana sobre o Sistema Político!”
A versão integral do manifesto pode ser encontrada em www.cut.org.br e também em: www.plebiscitoconstituinte.org.br
*Artigo originalmente publicado na edição nº 752 do jornal O Trabalho
http://otrabalho.org.br/

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

LANÇAMENTO DA CANDIDATURA DE JÚLIO GARCIA A DEPUTADO ESTADUAL PELO PT/RS SERÁ NESTE SÁBADO


Júlio Garcia 

Júlio Garcia (Dep. Estdual) e Paulo Ferreira (Dep. Federal) terão Comitê de Campanha conjunto em Santiago

Ocorrerá neste sábado, 16/08, a partir das 19 h, o lançamento oficial da candidatura do santiaguense Júlio Garcia a Deputado Estadual pelo PT/RS. O evento ocorrerá no Salão de Festas do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, na Rua Tito Beccon, nº 1925, centro. Os convites podem ser adquiridos com os membros do Comitê ou diretamente no local.

Santiaguenses Paulo Ferreira e Júlio Garcia
Júlio Garcia (que concorre sob o nº 13.323) é advogado e  Pós-graduado em Direito do Estado. Foi fundador do PT e da CUT,  integrou os governos Olívio, Lula e Tarso. É também ativista digital e blogueiro. Nestas eleições está fazendo ‘dobrada’ com o também santiaguense Paulo Ferreira (que concorre a Deputado Federal pelo PT sob o nº 1351), com quem dividirá o Comitê de Campanha que será também inaugurado neste sábado na cidade.

Dentre as prioridades elencadas na plataforma de Júlio Garcia para Deputado Estadual está a luta pelo transporte público e de qualidade, apoio a luta dos educadores, pela implantação da Lei do Piso, em defesa do Meio Ambiente, pela democratização da comunicação e regulação da mídia, assim como “por uma verdadeira democracia para se avançar nas Mudanças” - tanto no RS como no país -, “através da realização das Reformas Urbana, Agrária, Administrativa, do Judiciário e, sobretudo, pela Reforma Política, a ser realizada mediante convocação de  uma Constituinte Exclusiva.

*Com o jornal A Folha  - http://www.jornalafolha.net.br/

O retrato do momento: em 6 dias, duas pesquisas muito diferentes



Seis dias depois de publicar uma pesquisa Ibope apontando um empate técnico na disputa eleitoral no Rio Grande do Sul, o grupo RBS publicou uma nova pesquisa, do Datafolha, com um resultado bem diferente. A diferença entre Tarso Genro e Ana Amélia Lemos, que no Ibope era de apenas um ponto, pulou para nove pontos, seis dias depois, no levantamento da Datafolha.

Como o instituto do Grupo Folha não revelou os critérios da amostragem realizada no Estado, é impossível analisar o significado desta diferença tão grande em tão pouco tempo. Ainda mais quando o único fato político novo neste período foi favorável a Tarso, a saber, o anúncio feito pela presidente Dilma de que o projeto de renegociação da dívida do Estado será votado em novembro deste ano.

Erros grosseiros em pesquisas já obrigaram grupos de comunicação a vir a público dar explicações e pedir desculpas. Os precedentes históricos no Rio Grande do Sul são mais do que suficientes para recomendar cautela com pesquisas. Mais ainda quando dois dos principais institutos de pesquisa do país apontam números tão diferentes em tão pouco tempo.

Considerando os números de Ibope e Datafolha, e levando a sério o chavão “pesquisa é um retrato do momento”, fica difícil entender mudanças drásticas de retrato num curto espaço de tempo. Principalmente quando não se tem acesso à metodologia usada na pesquisa. Essa falta de transparência no momento da divulgação das pesquisas é o principal combustível que alimenta a desconfiança em relação às mesmas.

Seja como for, campanhas eleitorais não devem ser escravas de pesquisas, nem quando elas são boas nem quando são ruins. A campanha nas ruas e os debates estão no início e na próxima semana iniciam os programas de televisão e rádio. A população poderá, assim, conhecer, as ideias e propostas dos candidatos para o Estado. E terá também, finalmente, acesso a informações, sonegadas até aqui, sobre o que foi feito no RS nos últimos três anos e meio. Esse é o melhor caminho para ver o “retrato do momento” no Rio Grande do Sul. (Por Marco Aurélio Weissheimer, via RS Urgente)  http://rsurgente.wordpress.com/

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Nota de pesar pela morte de Eduardo Campos



A presidenta Dilma Rousseff lamentou nesta quarta-feira (13) o falecimento de Eduardo Henrique Accioly Campos em tragédia com queda de aeronave em Santos (SP). Confira na íntegra:

O Brasil inteiro está de luto. Perdemos hoje um grande brasileiro, Eduardo Campos. Perdemos um grande companheiro.

Neto de Miguel Arraes, exemplo de democrata para a minha geração, Eduardo foi uma grande liderança política. Desde jovem, lutou o bom combate da política, como deputado federal, ministro e governador de Pernambuco, por duas vezes.

Tivemos Eduardo e eu uma longa convivência no governo Lula, nas campanhas de 2006, 2010 e durante o meu governo.

Estivemos juntos, pela última vez, no enterro do nosso querido Ariano Suassuna. Conversamos como amigos. Sempre tivemos claro que nossas eventuais divergências políticas sempre seriam menores que o respeito mútuo característico de nossa convivência.

Foi um pai e marido exemplar. Nesse momento de dor profunda, meus sentimentos estão com Renata, companheira de toda uma vida, e com os seus amados filhos. Estou tristíssima.
Minhas condolências aos familiares de todas as vítimas desta tragédia.

Decretei luto oficial de 3 dias em homenagem à memória de Eduardo Campos. Determinei a suspensão da minha campanha por 3 dias.

*Via http://blog.planalto.gov.br/..

Santiago/RS - 'Em Campanha'








*Registros de nossa campanha no centro de Santiago, na manhã fria do último sábado. (Júlio Garcia)