segunda-feira, 31 de julho de 2017

PT e seus parlamentares estão entre mais influentes nas redes. Estudo do Instituto FSB Pesquisa mostra que o Partido dos Trabalhadores e seus deputados e senadores têm forte atuação política nas redes sociais

Ex-Governador Tarso Genro com os Deputados Federais
petistas Marco Maia e Paulo Pimenta

Deputados Federais gaúchos Paulo Pimenta e Marco Maia, ambos do PT, estão entre os 10 mais influentes 

Cinco parlamentares do Partido dos Trabalhadores estão entre os dez mais atuantes nas redes sociais em termos de alcance, presença e influência.

É o que aponta levantamento foi feito pelo Instituto FSB Pesquisa, que será divulgado na próxima semana, segundo noticiou o jornal Folha de S Paulo neste sábado (29).

Em primeiro lugar no ranking ficou o senador e líder do PT no SenadoLindbergh Farias (PT-RJ).

Outros três petistas aparecem como terceiro, quarto e quinto colocados: a senadora e presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann (PR), o deputado Paulo Pimenta (RS) e o senador Humberto Costa (PE). O deputado Marco Maia (PT-RS) ainda aparece em 9º lugar.

A pesquisa também fez um ranking por partidos, onde o PT aparece em primeiro, com índice de influência de 80, seguido por PSC com índice de 36,7, depois Podemos, PSol e PCdoB. O PMDB, do presidente usurpador Michel Temer, aparece em 10º, e o PSDB na 15ª posição.

Ranking de atuação política nas redes sociais

O estudo mediu informações de 85.203 publicações em contas oficiais de 559 parlamentares no Facebook e no Twitter entre 2 de fevereiro e 17 de julho deste ano.

Com base nesses dados, foi criado um índice de influência dos políticos nessas redes –com mais peso para o Facebook, por ter maior número de usuários no País.

Os critérios levados em conta foram postagens, número de seguidores, alcance das publicações, curtidas, comentários e compartilhamentos.

*Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações da Folha de S. Paulo - http://www.pt.org.br

domingo, 30 de julho de 2017

Villas Bôas dá aula a Temer, Jungmann e Pezão: "Soldado na rua é desgastante, perigoso e inócuo"


A lição do general

Por Maurício Dias, na Carta Capital*

As Forças Armadas, o Exército particularmente, parecem reativas ao uso dos quartéis para o costumeiro objetivo de botar a tropa nas ruas. Ao longo dos últimos 30 anos, essa saída, perigosa obediência militar à mentira política, tem conduzido os presidentes da República e os governadores, todos eles, para o caminho do fracasso. Botar as tropas na rua é uma expressão que, em passado não muito distante, amedrontava os civis. Mas a história agora é outra.

Apoiado na falência econômica do estado e no aumento da criminalidade, o governador Luiz Fernando Pezão seguiu a rotina. Buscou a ajuda do governo federal, que, mais uma vez, ofereceu o uso das tropas. Na sexta-feira 28, militares passaram a atuar no estado. Um contingente de 10 mil homens, sendo 8,5 mil das Forças Armadas, iniciou a patrulha na região metropolitana da cidade.

Em um primeiro momento, no entanto, não se falou do contingente a ser mobilizado nem quando o seria. Algo aconteceu. Para tapar o sol com a peneira foi preciso, então, usar a balela.

Os militares encarregaram como porta-voz o civil bom de papo Raul Jungmann, ministro da Defesa. 

Ele inventou uma historinha. Tirou da manga a explicação de que as Forças Armadas agiriam a qualquer momento “de surpresa”.

Para sustentar a afirmação, Jungmann olhou pelo retrovisor. Segundo disse, as ações realizadas anteriormente “só baixavam a febre e não resolviam o problema”.

Os militares têm sido usados, ilegalmente, pelo princípio constitucional de que são responsáveis pela garantia da lei e da ordem. Não cabe, entretanto, às Forças Armadas enfrentar problemas policiais. Quando isso ocorre, tornam-se força auxiliar das polícias militares. Uma inversão grotesca do preceito constitucional previsto no artigo 144.

Jungmann, espetado, tentou construir saída para um problema extremamente complicado. Disse ele: “Estamos mudando a cultura. As operações serão feitas sobre três pilares: inteligência, integração e surpresa. Surpresa, surpresa”.Diante dessa surpresa, é possível contrapor a mentira.

Pouco se vaza do que ocorre nos quartéis. Juntando, porém, uma coisa à outra é possível construir um vazamento. Durante audiência pública no Senado, o comandante do Exército, general Eduardo Villas Bôas, afirmou que o uso de militares em atividades de segurança pública é “desgastante, perigoso, inócuo”.

A sagácia do general, cantada no Senado, favorece um episódio narrado por ele durante a ocupação da Favela da Maré, no Rio de Janeiro, em 2016: “Estamos aqui apontando arma para a população brasileira. Nós estamos numa sociedade doente”.

O general Villas Bôas travou a mentira, imaginada por Jungmann, ao se contrapor quanto ao uso das Forças Armadas como capitães-do-mato: “Nós não gostamos desse tipo de emprego. Não gostamos”.

Em sendo assim, viva o general!

sexta-feira, 28 de julho de 2017

Estado de Exceção, Resistência ... y Otras Cositas Más... (Coluna C & A nº 117)



Crítica & Autocrítica nº 117

*Estado de Exceção continua correndo solto em nosso maltratado país. Com o golpe parlamentar/jurídico/midiático/empresarial que derrubou uma Presidenta legítima e honesta, a Constituição foi rasgada, o Estado Democrático de Direito substituído pelo Estado de Exceção; traíra golpista na presidência montou um governo de ladrões; juízes e procuradores parciais, autoritários, muitos fundamentalistas; prisões e condenações sem provas; presunção de inocência ignorada;  perseguições seletivas direcionadas aos petistas, tucanos e afins esquecidos ou mesmo 'protegidos' pelo MP e Judiciário... caça implacável ao Lula etc... Essa, infelizmente, é a realidade hoje do país. Ainda bem que os olhos do mundo estão voltados para cá e não se pautam pela Rede Globo e suas versões tendenciosas e, não raro, criminosas.

*Governicho golpista liderado por Michel Temer (o mais desaprovado da história brasileira) agora foi denunciado na ONU por deixar de investir no combate à fome. Além das maldades que está fazendo contra os trabalhadores (as ditas 'reformas' – anti-reformas, na verdade, que retiram direitos conquistados à duras lutas nos últimos 70 anos), o traíra e sua turma fazem retornar a fome que tinha praticamente sido extinta no país nos treze anos de governos liderados pelo PT, sob a presidência de Lula e Dilma. 

*Ainda: recessão, desemprego em massa, o patrimônio público sendo dilapidado pelos entreguistas lesa pátria... Sem falar na extinção  de Programas importantíssimos como o Ciência Sem Fronteira, Minha Casa Minha Vida, o sucateamento dos IFFs... (aqui no RS, guardadas as proporções o desgoverno Sartori vai na mesma linha).

*O Toma Lá, Dá Cá" do golpista Temer (comprando votos do PP, PSDB, PMDB, DEM, PSB, PTB, PPR, PR, PSD e cia em Brasília para tentar não ser destituído) já está virando filme de "sexo explícito", como bem colocou o Chanceler Celso Amorim. A que ponto chegaram...

*Único antídoto para esse descalabro: fortalecer a resistência organizada dos trabalhadores e do povo nas ruas, no parlamento e nas redes, fazendo o devido contraponto ao PiG (Partido da Imprensa Golpista). A Frente Brasil Popular e a Povo Sem Medo (com suas organizações, partidos e movimentos) são insubstituíveis nesse processo de resistência ao golpe, pelo Fora Temer e por Diretas Já! 

Presidente da AL/RS, deputado Edegar Preto com membros 
da direção do PT de Santiago/RS

*Santiago tem sido prestigiada no último período através das visitas realizadas por uma série de parlamentares ilustres do Partido dos Trabalhadores. Nos últimos dois meses aqui estiveram os Deputados Federais Henrique Fontana. Elvino Bohn Gaas e Paulo Pimenta, e os estaduais Valdeci Oliveira, Nelsinho Metalúrgico e Edegar Pretto (foto), Presidente da Assembleia Legislativa do RS.  Em agosto quem visitará o município e região é o Deputado Federal Marco Maia, ex-Presidente da Câmara dos Deputados (cujo Mandato represento em Santiago e Região, com muita honra!). A agenda será divulgada em breve.

*Erraram - feio - os organizadores do seminário “Voz do Campo”, que será realizado em Gramado no início do próximo mês.  Um ‘seminário’ que tem como painelistas um procurador aecista/tucano da República de Curitiba (Carlos Fernando Lima, da turma do procurador do power point, o fundamentalista Dalagnol) e um fascista saudoso da ditadura, misógino e preconceituoso (Jair Bolsonaro) - e que não se preocuparam em trazer palestrantes do quilate de um Bandeira de Melo, Dalmo Dallari,  Eugênio Aragão ou Tarso Genro, para fazer o devido contraponto - não pode oferecer nada de proveitoso para quem realmente está preocupado com a produção rural (a não ser, é claro, para os latifundiários vinculados à chamada 'bancada da bala'). 

*Uma legítima ‘Voz do Campo’ clamaria na verdade por justiça social, pelo direito dos pequenos agricultores, pelo fim do trabalho escravo, pelo respeito aos indígenas e suas terras, pelo apoio à agricultura familiar, pela alimentação saudável livre de agrotóxicos. Também clamaria pelos direitos dos trabalhadores do campo  (e da cidade, homens e mulheres), especialmente contra a famigerada Reforma da Previdência e, claro,  pela Reforma Agrária. Essa a 'Voz do Campo' que temos que incentivar - e aplaudir.

(Por Júlio Garcia, especial para o Blog ’O Boqueirão Online’)
...
**Na foto: Júlio Garcia, Deputado Edegar Pretto, Rômulo Vargas e Iara Castiel. Créditos: Leandro Molina

quinta-feira, 27 de julho de 2017

Olha só onde foi gasto o dinheiro da tal 'conta do Lula' de que falou dono da JBS/Friboi



A imagem é um print da Folha.

O Joesley, em sua delação, disse que criou uma "conta Lula" no exterior para abastecer o ex-presidente em suas necessidades. Foi a pedido do Lula? Não. Ele comunicou a Lula a existência da conta? Não. Quem usou a conta?

A resposta está aí. O próprio Joesley, que botou na "conta do Lula" a compra de seu luxuoso apartamento em Nova Iorque, barcos e até a festança milionária de seu casamento, para o qual Lula nem foi convidado, ingrato.

Se tivesse sido convidado, bem que Lula podia chegar na Ferrari de ouro de seu filho. Ia ostentar.

Dr. JÚLIO GARCIA & ADVOGADOS ASSOCIADOS


*Escritórios em Santiago, Canoas e Porto Alegre/RS. 

Temos parceria com renomadas bancas de Advocacia do RS e Brasília.

-Consultas somente com hora marcada. 


*Para agendar:  fones 55 - 984595009 e 99178355
e/ou e-mail juliogarcia.adv@outlook.com

Deputado Edegar Pretto cumpre agendas em Santiago e Região


Da Redação*

O Deputado Estadual Edegar Preto (PT/RS), Presidente da Assembleia Legislativa do RS, está realizando uma série de visitas aos municípios da Região, reunindo com lideranças sindicais, movimentos sociais e com as direções e correligionários do Partido dos Trabalhadores.

Em Santiago, na tarde de hoje, às 14,30h, o deputado petista participará de reunião na sede do CEPERS/Sindicato (Rua Mal. Deodoro, 1243), deslocando-se após para os municípios de Itacurubi e São Borja.

quarta-feira, 26 de julho de 2017

Café com Marx & Engels*


Por Marcelo Pires Mendonça*

“Não nos vamos, naturalmente, dar ao trabalho de esclarecer os nossos sábios filósofos sobre o fato de que a "libertação" do "Homem" não avançou um único passo por terem resolvido a filosofia, a teologia, a substância e todo o lixo na "Consciência de Si", por terem libertado o "Homem" do domínio destas frases sob as quais ele nunca foi escravo; de que não é possível conseguir uma libertação real a não ser no mundo real e com meios reais, de que não se pode abolir a escravatura sem a máquina a vapor, nem a servidão sem uma agricultura aperfeiçoada, de que de modo nenhum se pode libertar os homens enquanto estes não estiverem em condições de adquirir comida e bebida, habitação e vestuário na qualidade e na quantidade perfeitas. 

A "libertação" é um ato histórico, não um ato de pensamento, e é efetuada por relações históricas, pelo nível da indústria, do comércio, da agricultura, do intercâmbio...” (Karl Marx e Friedrich Engels, A Ideologia Alemã)
...
*Marcelo Pires Mendonça  é professor. Trabalha na Secretaria de Educação do Distrito Federal. Foi Coordenador-Geral de Instâncias e Mecanismos de Participação Social da Presidência da República. É filiado ao Partido dos Trabalhadores.

terça-feira, 25 de julho de 2017

'O BOQUEIRÃO ONLINE' (Blog de notícias, política, artigos, cultura, entrevistas, variedades, opiniões... y otras cositas más!) evoluirá para Portal. Em Breve!!!




Razões do Boca Braba

Me chamam de boca braba
Não sabem me analisar
De gênio eu sou uma cachaça
Mas de alma, um guaraná
Só não me péla com a unha
Quem pretende me pelar
E depois que eu fico brabo
Não adianta me adular

Eu sei que é em mim que deságua
Quase que cento por cento
De todo o ressentimento
Desta gente que tem mágoa
É porque não bebo água
Nas orelhas dessa gente
Que adora mostrar os dentes
Por não terem fé no taco
Ficam grudado no saco
Dos políticos influentes

Me chamam de boca braba
Mas eu nem brabo fico
Não desfaço quem é pobre
Nem adulo quem é rico
Quando eu gosto, elogio
Quando não gosto, critico
E onde tem galo cantando
Eu vou lá e quebro-lhe o bico

O meu jeito há! há!
O meu jeito conforme já tenho dito
Pra uns é muito bonito
Pra outros, o meu defeito
Mas talvez seja o meu jeito
Que me troque de invernada
Cada um tem sua estrada
Seu lugar, seu parador
A abelha gosta da flor
A sarna, da cachorrada

Me chamam de boca braba
Esta gente tá enganada
Eu tenho é boca de homem
E tenho opinião formada
Sei qual é a boca que explora
Sei qual é a boca explorada
E é melhor ser boca braba
Que não ter boca pra nada.

       João de Almeida Neto




*Poema postado originalmente no endereço antigo do Blog 'O Boqueirão' http://oboqueirao.zip.net/ - em 01/07/2007. (O Blog este mês  está completando 10 anos de - bom - combate na blogosfera). 

Veja abaixo o Editorial de lançamento de 'O Boqueirão'.

Brevíssimo Editorial: 

Para iniciar com LETRAS MAIÚSCULAS este espaço, que se pretende libertário, crítico, provocativo, democrático, informativo e cultural, integrado por vários 'editores' independentes, mas que possuem ideais e objetivos semelhantes, dispostos sempre a enfrentarem a 'boa luta' em defesa das 'boas causas', nada melhor do que postar estas 'Razões do Boca Braba',  que o  cantor João de Almeida Neto tão bem  interpreta.

O 'Boqueirão' faz destes versos suas palavras: 'Eu tenho é boca de homem/E tenho opinião formada/Sei qual é a boca que explora/Sei qual é a boca explorada/E é melhor ser boca braba/Que não ter boca pra nada'.

Patrícios e Patrícias de todas as plagas: deliciem-se!

Os Editores de 'O Boqueirão'

MST ocupa terras de Temer, Ricardo Teixeira e Maggi - "Corruptos, devolvam nossas terras!"


*Do MST:

Ocupando as terras de Temer, Blairo Maggi e Ricardo Teixeira, Jornada de lutas exige Reforma Agrária e denuncia os corruptos ruralistas que sustentam o governo


Milhares de trabalhadores rurais ocupam, em todo país, fazendas ligadas a processos de corrupção ou a corruptos, onde exigem a destinação das terras para assentamento de famílias Sem Terra. O MST também coloca a saída dos golpistas instalados no Planalto e a convocação de eleições diretas como condição para a retomada da Reforma Agrária.

Desde a manhã desta terça-feira (25), Dia do Trabalhador Rural, estão ocupadas as fazendas do ministro Blairo Maggi, no Mato Grosso, do presidente golpista Michel Temer (em nome de seu laranja Coronel Lima), em Duartina-SP, e do ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, em Barra Mansa, Sul Fluminense. Outras ocupações ocorrem no Sul e no Nordeste.

Os latifundiários que possuem estas áreas são acusados, no cumprimento de função pública, de atos de corrupção, como lavagem de dinheiro, favorecimento ilícito, estelionato e outros. O MST também se posiciona pelo afastamento imediato de Michel Temer da Presidência, primeiro presidente na História acusado formalmente de corrupção pela Procuradoria Geral da República (PGR), bem como a convocação de eleições diretas para a escolha do próximo a ocupar a cadeira tirada de Dilma.

É nítida a relação das grandes empresas do agronegócio com os esquemas de propinas, compra de parlamentares, lavagens de dinheiro e até envolvimento com o tráfico de drogas. O último caso, em que um avião cheio de cocaína foi identificado decolando da propriedade do próprio ministro da agricultura, o Rei da Soja Blairo Maggi, escancara as relações promíscuas empreendidas pelo agronegócio.

Para reposicionar a pauta da luta pela terra e pela Reforma Agrária na agenda nacional e para influenciar na conjuntura geral pelo “Fora Temer”, o MST realiza a partir do dia 25 a Jornada Nacional de Lutas pela Reforma Agrária. Manifestações acontecem no Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Sergipe, Rio Grande do Norte, Piauí e Maranhão.

Em tempo: sobre a roubalheira no Porto de Santos, quando tentaram engabelar uma incauta jovem, vale a pena ler o Marcelo Auler - PHA​

Em Santiago: Psicopedagogia, Neuropsipcopedagogia, Educação Especial, Reforço Escolar, Aulas Particulares, Alfabetização ... CLÍNICA SEI


*Sob a direção da Psicopedagoga, Neuropsicopedagoga e Educadora Especial ROSANI M. TUSI DE MATTOS GARCIA, a CLÍNICA SEI (Serviço Educacional Integrado) está localizada na Sala 45 do Shopping Ilha Bella,  centro de Santiago/RS.

*Atendimento exclusivamente com hora marcada. As consultas devem ser agendadas previamente através dos telefones e/ou  e-mail constantes no banner.


**Clique no Banner p/ampliar

segunda-feira, 24 de julho de 2017

Por que a direita não quer que filhos de pobre estudem



(Se depender da direita, jamais)

Por Pedro Breier*

O prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior, do PSDB, vem tomando medidas que têm o claro intuito de destruir a educação pública da capital gaúcha.

Sua última violência foi a suspensão das matrículas do EJA (Educação de Jovens e Adultos) em nada menos do que 33 escolas que oferecem a modalidade. Somente uma escola vai receber matrículas, ou seja, muita gente vai deixar de estudar. Alex Fraga, professor da rede pública e vereador pelo PSOL em Porto Alegre, explica com mais detalhes as monstruosidades de Marchezan no Sul 21.

A tentativa de desmonte da educação pública é um padrão em governos de direita.

O sociólogo Jessé de Souza deixou evidente, em um bate-papo com jornalistas na semana passada, que a importância do conhecimento ou capital cultural no capitalismo é tão grande quanto a do dinheiro.

“Sem pensamento propositivo não há visão racional da vida”, afirmou. Jessé explicou que o pai de classe média lê, a mãe conta histórias, instigando a imaginação dos filhos. Os filhos dos pobres brincam com o carrinho de mão do pai. É assim que se constrói uma classe. Quando chegam na fase escolar, as crianças já estão em plena competição.

Mais algumas frases preciosas de Jessé: “Capacidade de concentração não existe para quem não foi estimulado a isso”. “Uma classe rouba o tempo da outra a preço vil: a empregada doméstica limpa, alguém traz a pizza, a babá cuida dos bebês, o que faz com que sobre mais tempo ainda para a preparação da classe média/alta”.

Falar em meritocracia quando a competição é tão profundamente desigual – desde o nascimento! – é nojento. O PSDB, representante orgânico da direita brasileira, sabe muito bem disso tudo.

Seu projeto é manter quem pena para sobrevier – a maioria dos brasileiros – sem estudar mesmo, no máximo completando um ensino médio de péssima qualidade e olhe lá. Dessa forma o capital cultural/conhecimento permanecem restritos às classes média e alta e o Brasil continua sendo um paraíso de mão de obra barata, para alegria do grande empresariado.

O fato de que parte da população pobre que não estuda acaba indo para a marginalidade e para o crime é mais um bônus para a direita. Sem um contingente enorme de miseráveis que viram criminosos, quem seriam os inimigos da sociedade, expostos ao ódio geral por Datenas e quejandos?

Os que destroem a possibilidade de um futuro digno da ralé, como Jessé de Souza se refere, provocativamente, à classe baixa, têm é medo de serem descobertos. Precisam criar um inimigo para que as pessoas se distraiam e não incomodem os verdadeiros bandidos.

A frase clássica de Darcy Ribeiro é certeira: “a crise da educação no Brasil não é uma crise, é um projeto”.

*Pedro Breier, colunista d'O Cafezinho, é formado em direito mas gosta mesmo é de jornalismo (e de AC/DC). Nasceu no Rio Grande do Sul e hoje vive em São Paulo.

http://www.ocafezinho.com

domingo, 23 de julho de 2017

Delator confirma o que a blogosfera dizia: jatinho era de Campos



A Veja desta semana chega perto, mas não revela inteira, a verdade que todos já sabem, menos os inquéritos policiais: o jato que matou Eduardo Campos e abriu as portas para a segunda candidatura de Marina Silva foi comprado pelo próprio, através de seu testa-de-ferro Aldo Guedes Álvaro.

Toda a imprensa sabe, aliás desde que ficou claro que Eduardo Campos aprovou pessoalmente  a comprado avião, ainda em 2014, logo após o acidente.

O processo se arrasta no Supremo, desde 2015.

O “aluguel” do jatinho não só era uma fachada como, saindo das contas oficiais de campanha, representava uma lavagem de dinheiro inquestionável.

Estranha a situação de Marina Silva, desde o resultado das eleições gritando histericamente pela anulação da eleição com base nas fraudes que diz-se ter ocorrido na chapa Dilma-Temer.

Se as contas do candidato a presidente e as do vice são inseparáveis, como decidiu o TSE e defendeu sempre a Rede, as contas da chapa Eduardo campos-Marina Silva, parte integrante de sua campanha, também as devem condenar, porque ela usou o bem fraudado em seus deslocamentos eleitorais.

A “nova política”, os moralistas que apontam o dedo para as mazelas de um sistema político-eleitoral desde sempre sustentado pelo dinheiro das empresas são isso que agora fica claro: cínicos e hipócritas.

*Por Fernando Brito, jornalista. No Tijolaço

sábado, 22 de julho de 2017

Deputado Estadual Nelsinho Metalúrgico esteve visitando Santiago e Região

Reunião com o Prefeito Tiago, em Santiago
Da Redação*

O Deputado Estadual Nelsinho Metalúrgico (PT/RS) esteve visitando Santiago e Região na última quarta-feira, 19/07, realizando uma série de atividades, dentre as quais reuniões com autoridades, correligionários, lideranças comunitárias, sindicais e visitas à imprensa local. Antes da estada em Santiago, Nelsinho Metalúrgico cumpriu longa agenda na Região (Salto do Jacuí, Panambi, Santo Ângelo, São Borja e Itacurubi).

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sentadas e área interna
Com a Presidenta do PT de Santiago, Iara Castiel

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé
Com o ambulante senegalês Aliou Badara Gningue


A imagem pode conter: 8 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé, pessoas sentadas e área interna
Com lideranças dos Policiais Civis (Ugeirm)

Dentre outras atividades que teve em Santiago, destaques para  a reunião com a Executiva Municipal do PT (liderada pela presidenta Iara Castiel)  e, na sequência, a  reunião com o prefeito municipal Tiago Gorski e secretários, oportunidade em que Nelsinho Metalúrgico (que é também Presidente da Frente Parlamentar de Acompanhamento e Solidariedade a Imigrantes e Refugiados da Assembleia Legislativa) colocou sua  preocupação com a situação dos imigrantes e refugiados no RS, sobretudo os senegaleses e haitianos, que em alguns municípios são vítimas de intolerância e preconceito.  

Estiveram também participando da reunião com o Prefeito o ex-vereador petista Sérgio Marion (que articulou a agenda) e o Advogado e Assessor Parlamentar Júlio Garcia, também integrante da Executiva Municipal do PT. O deputado Nelsinho fez um apelo e colocou-se à disposição das autoridades locais para colaborar para que tais fatos não aconteçam em Santiago e região, tendo sido então relatada pelo prefeito as providências tomadas para garantir o direito ao trabalho, dignidade e segurança não só dos senegaleses, mas também dos demais trabalhadores ambulantes que na cidade buscaram abrigo para  trabalhar e viver com dignidade.

Itacurubi

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

No município de Itacurubi, onde esteve pela manhã, o Deputado Nelsinho Metalúrgico participou de reunião com o prefeito José Grosso (PT), vice prefeito Leandro Rocha e secretários. Também estiveram presentes na reunião o advogado Júlio Garcia, representante do mandato do Deputado Federal Marco Maia (PT) na Região e o ex-vereador Sérgio Marion, do PT santiaguense. Após a reunião foi realizada visita às obras do Centro Administrativo Municipal. (fotos)

São Vicente do Sul




Ainda na quarta-feira (19/07), o deputado Nelsinho Metalúrgico, que também preside a Frente Parlamentar em Defesa dos Institutos Federais de Educação do RS, esteve em São Vicente do Sul, acompanhado do vereador Joel Marques (do PT, que articulou a agenda) visitando o campus do Instituto Federal Farroupilha (fotos), quando foi recebido pelo vice diretor João Flavio Carvalho, que junto com alunos de outros 11 campus e estudantes de Portugal, apresentou ao deputado toda a infraestrutura do IFF.

O campus de São Vicente do Sul possui mais de 1800 alunos, 70% deles tem uma renda familiar de até 1,5 salário mínimo, 15% são beneficiados por programas sociais do governo federal. “Infelizmente, estes jovens estão tendo seu futuro roubado pelo governo Temer, que está cortando recursos da educação, o que pode levar até ao fechamento dos institutos federais e isto não podemos permitir”, frisou o deputado.

Através da chamada ´PEC dos Gastos´, o governo federal congelou pro 20 anos investimentos nas áreas sociais, incluindo a educação. “Fruto desta política de desmonte da educação pública, no orçamento previsto em lei para este ano, já foi feita a redução de 10% na verba de custeio e de 30% do total na verba de investimentos nos Institutos Federais de Educação”, afirma o presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Institutos Federais do RS.

Reunião com os Municipários



O deputado Nelsinho Metalúrgico, na sequência,  reuniu-se na casa do vereador Joel Marques com representantes do Sindicato dos Municipários de São Vicente do Sul (foto acima). Entre as presenças, estavam o presidente do sindicato Odilon Flores e a vice Francine Alves Lutz Werner. Na conversa, abordaram sobre as reformas trabalhista e previdenciária, assim como conjuntura nacional e estadual.

*Da Redação do Blog 'O Boqueirão Online', com a Assessoria de Imprensa do Deputado Nelsinho Metalúrgico. Crédito das fotos: Du Dorneles

"Se o Temer tivesse um mínimo de compromisso com o povo, ele renunciaria", diz Lula


Ex-presidente discursou em manifestação convocada pela Frente Brasil Popular e Povo Sem Medo - Créditos: Mídia Ninja

Em ato realizado em São Paulo (SP), ex-presidente voltou a defender eleições diretas e criticou a reforma trabalhista

CLIQUE AQUI para ler a postagem (via Brasil de Fato)

Deputado Paulo Pimenta visitou Santiago e Região




Santiago/RS - Nesta última quarta-feira, 19, o Deputado Federal Paulo Pimenta (PT/RS)  esteve presente na cidade de Santiago. O deputado visitou a sede do jornal A Folha e a quadra de esportes do bairro da Vila Rica, a qual destinou verbas para sua construção. Também participou de uma plenária na Câmara de Vereadores de Santiago sobre a conjuntura política atual do país, juntamente com o Deputado Estadual Valdeci Oliveira (PT), a presidenta do PT de Santiago, Iara Castiel, lideranças petistas da região e a comunidade santiaguense. A agenda do deputado se encerrou na cidade com uma confraternização juntamente com a Associação de Piscicultores local, que receberam verbas para a construção do pavilhão da piscicultura.

Paulo Pimenta esteve visitando toda a região central, passando por São Vicente do Sul, Itacurubi, Santiago e se estendendo até São Borja, levando a discussão e mobilização dos militantes partidários.

*Por Thaisy Guarda Finamor, Acadêmica de Jornalismo da UNIPAMPA/São Borja/RS
...
Leia mais: 

quinta-feira, 20 de julho de 2017

ANO DE PERDAS - Marco Aurélio Garcia, articulador da política externa 'ativa e altiva', morre de infarto Ex-assessor especial da Presidência foi um dos principais responsáveis pela política externa dos governos Lula e Dilma, um dos idealizadores do Brics e militante da integração latino-americana



São Paulo – RBA - O ex-assessor especial da Presidência da República Marco Aurélio Garcia, 76, morreu hoje (20), vítima de infarto. Garcia foi um dos principais articuladores da política externa do país durante os governos de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, que deu mais protagonismo ao Brasil perante o comércio e a política internacional.

Garcia foi também um dos articuladores dos Brics, grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, que fortaleceu a atuação desses países perante o bloco dos países do hemisfério norte. Atuando em parceria com Celso Amorim, foi um dos responsáveis pela política externa que ficou conhecida "como altiva e ativa".

Professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e militante socialista, Garcia ajudou a formar gerações de ativistas, estudantes e gestores públicos. Foi secretário de Cultura nas prefeituras de Campinas e de São Paulo.

Em sua última entrevista à RBA, em 20 de maio, Garcia afirmou que o golpe parlamentar que derrubou Dilma Rosseff em 2016 chegava a uma situação de vulnerabilidade em função das denúncias de Joesley Batista, do grupo JBS, contra o presidente Michel Temer.

“Eles estão hoje confrontados com a necessidade de fazer uma mudança – e essa mudança se torna mais dramática no momento em que a cabeça do governo, o comandante, ainda que seja um comandante medíocre, é atingida por esse episódio (das denúncias contra Temer)”, afirmou na época.

"Hoje é um dia de dor para todos nós, que compartilhamos com ele seus muitos sonhos, histórias e lutas. Era um amigo querido, de humor fino e contagiante, sempre generoso e cheio de ideias, dono de uma mente arguta e brilhante", postou Dilma em sua rede social.

A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) afirmou que MAG, como era chamado, era uma "pessoa legal, divertida que vai fazer muita falta no PT". "É muito triste iniciar nossa conversa com essa notícia", disse, durante conferência transmitida ao vivo.

"É uma tristeza. Dificilmente alguém pode escrever a história da América Latina sem falar dele. Foi um dos arquitetos da integração latino-americana e da relação política sul-sul. Muitos países que eu visitei, não conheciam nosso chanceler mas conheciam ele", afirmou o deputado Paulo Teixeira (PT-SP), ao lado do senador Lindbergh Farias (PT-RJ), que completou: "Não teríamos política externa ativa e altiva sem ele. As elites sempre foram subordinadas e colonizadas".

O também senador Jorge Viana (PT-AC) destaca o Garcia como "intelectual e militante apaixonado pela política, perseverante sonhador desde a juventude". "Sempre foi uma referência dentro do PT e um gigante no campo das ideias. Um democrata respeitado em todo o mundo."

Segundo informações do coletivo Jornalistas Livres, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva reagiu à notícia da morte de um de seus mais importantes conselheiros "com cinco longos minutos de silêncio". Lula almoçava na casa do jornalista José Trajano depois de ter participado da entrevista em seu canal no YouTube

Ainda ontem, Lula esteve no velório do ex-líder sindical bancário Augusto Campos. Recentemente, o ex-presidente perdeu a mulher Marisa Letícia Lula da Silva, morta em 3 de fevereiro. No último dia 12 de maio, lamentou ainda a morte do professor e escritor Antonio Candido, um dos importantes auxiliares de Lula ao longo da formação do PT.

*Via RBA

quarta-feira, 19 de julho de 2017

Bloqueio de bens de Lula prova….que ele não enriqueceu. Veja os valores.



 bloqueio dos bens do ex-presidente Lula, explorado com tanto estardalhaço pela imprensa de direita, com orgasmos de prazer cínico (duvido que qualquer de seus editores tenha menos do que Lula, que aos 71 anos de idade tem mesmo é de conservar um guardado) deveria servir para fazer jornalismo, mesmo.

Por exemplo, comparar o que foi localizado em propriedades e depósitos de Lula com o que ele tinha, ao candidatar-se a Presidente 15 anos atrás.

Os quatro imóveis que tem são os mesmos que tinha com Marisa (aquele em que mora e dois outros, de 72 metros quadrados, no Edifício Kentucky, na Avenida Getúlio Vargas, São Bernardo. Olhei na internet e vi um igual, no mesmo prédio, para vender: R$ 370 mil. Além do terreno em Riacho Grande, onde fica o sítio Los Fubangos, ao qual passou a ir menos há alguns anos, segundo a Folha porque a segurança presidencial assim recomendou, depois que dois de seus cães foram mortos a facadas.

Você olha a casa desta turma, os ladrões públicos ou estas celebridades da TV que querem ser presidente  e sente que Lula, ainda que o triplex fosse dele, nem aos pés chegava….

E o dinheiro, os R$ 606 mil?

Bem, Lula tinha aplicações em poupança que somavam R$ 118 mil, aproximadamente, discriminadas na declaração de bens que apresentou em julho de 2002, 15 anos atrás.

Na aplicação mais mixuruca, a Caderneta de Poupança, isso daria hoje cerca de 400 mil. Num fundo qualquer, perto de R$ 650 ou r$700 mil. Pela taxa Selic, que é a que os bancos ganham do Governo, daria cerca de R$ 800 mil.

Portanto, R$ 606 mil para quem partiu, 15 anos atrás, de valores que pela poupança, equivalem a R$ 370 mil significa, nestes 180 meses, depositar R$ 600 ou 700 por mês na caderneta.

Vá enriquecer mal lá em Maricá, Lula!

PS. Aí abaixo vão as declarações de bens de Lula em 2002 e 2006. Quanto ao “sedã de luxo” ANO 2010, só dando risada. Tem um Mercedes Classe C para vender no mercado livre, lindão, 30 mil km, por R$ 52 mil. Com 45 mil, sem trocadilho, leva na hora. Ou junta um pouco mais e compra um Fiesta 1.6, zero. (...)

*Por Fernando Brito in Tijolaço

terça-feira, 18 de julho de 2017

Advogado do Ex-Presidente Lula, Cristiano Zanin Martins, critica fortemente a reportagem do Fantástico da Rede Globo




*Os golpistas do governo estão sendo desmascarados no mundo inteiro. Já sabem de toda as falcatruas de Temer e seus aliados. (Via YouTube)

segunda-feira, 17 de julho de 2017

DEPUTADO ESTADUAL NELSINHO METALÚRGICO ESTARÁ EM SANTIAGO NESTA QUARTA


*Da Redação

O Deputado Estadual Nelsinho Metalúrgico (PT/RS) estará em Santiago na próxima quarta-feira, 19/07, realizando uma série de atividades, dentre as quais reuniões com autoridades, correligionários, lideranças comunitárias, sindicais, bem como fará visitas à imprensa local. 

História de Lutas
Nascido em Esteio, cedo iniciou a trabalhar para ajudar sua família. Assim, aos 15 anos tornou-se metalúrgico e seguiu estudando, mesmo com sacrifícios. Formou-se em Economia pela Unisinos.

A militância política iniciou-se em Esteio, quando ajudou a fundar o Partido dos Trabalhadores na cidade. Em 1982, candidatou-se, pela primeira vez, a vereador por Esteio. Mudou-se para Canoas por questões profissionais e, após dez anos de lutas – muitas delas travadas no Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas e Nova Santa Rita, entidade que presidiu de 1999 a 2010 – foi eleito vereador na cidade.

Na Câmara de Vereadores, destacou-se como o presidente que devolveu recursos ao Executivo economizados no legislativo municipal, através de medidas de controle dos gastos. Com muito empenho e trabalho junto aos movimentos sociais e lideranças de todo o estado, Nelsinho foi escolhido, em 2010, para representar a classe trabalhadora na Assembleia Legislativa, tendo sido reeleito deputado estadual nas eleições de 2014.

O deputado Nelsinho Metalúrgico atua como a "voz do trabalhador" no parlamento gaúcho. Entre as atividades que participa na Assembleia Legislativa estão as comissões parlamentares. Nelsinho foi presidente da comissão de Segurança e Serviços Públicos, no biênio 2013-2014. Também participa das comissões de Assuntos Municipais, de Ética Parlamentar, Participação Legislativa e Popular, Cidadania e Direitos Humanos, Constituição e Justiça. Ainda fez parte das comissões: Externa sobre a Extração de Areia do Rio Jacuí e da Especial de Revisão e Atualização da Legislação de Segurança, Prevenção e Proteção Contra Incêndio.

Compromisso
Segundo informa o site do Deputado, "o mandato do deputado Nelsinho Metalúrgico está a serviço das pessoas, dos trabalhadores e trabalhadoras do Rio Grande do Sul, tanto na área urbana quanto rural. Na Assembleia Legislativa, o parlamentar tem proposto projetos de lei que garantam e ampliem os direitos trabalhistas, bem como ações preventivas à saúde do trabalhador. Apoia políticas que beneficiem a agricultura familiar e camponesa. Nelsinho atua com a perspectiva de transformar a vida das pessoas, oferecendo mais dignidade, respeito e valorização aos cidadãos."

O Deputado Nelsinho está cumprindo longo roteiro em nossa região (nesta terça estará Salto do Jacuí, Panambi, Santo Ângelo e São Borja, deslocando-s após para o Itacurubi e, na sequência, para Santiago); viajará em seguida para São Vicente do Sul, onde  participará, no início da noite, de reunião com apoiadores e lideranças do PT, seguindo após para Canoas.