quinta-feira, 30 de março de 2023

quarta-feira, 29 de março de 2023

OFÍCIO COM EMENDA DA DEPUTADA MARIA DO ROSÁRIO (PT/RS) FOI ENTREGUE À APAE/SANTIAGO-RS

A Deputada Federal Maria do Rosário (PT/RS) anunciou, durante concorrido Ato realizado no último dia 20/03 em Porto Alegre (fotos), dentre outras, uma importante Emenda Parlamentar no valor de R$ 100.000,00 (cem mil reais) destinada para a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Santiago/RS, no qual esteve presente o advogado Júlio César Schmitt Garcia (atendendo convite da Deputada, na condição de apoiador do mandato e de Presidente do PT de Santiago), o qual recebeu em mãos o ofício.


Nesta terça-feira, 28/03, na Sede da entidade, durante reunião com a Diretoria da APAE/Santiago-RS (foto abaixo), Júlio Garcia, acompanhado da professora Rosani Tusi de Mattos Garcia (Educadora Especial e Psicopedagoga, ex-professora da APAE e também apoiadora do Mandato da Deputada) o Ofício comunicando a Emenda da Deputada Federal Maria do Rosário foi entregue à Direção da APAE/Santiago, representada na oportunidade por seu Presidente, Sr. Antônio Valtoni Severo Schmitz, pelo Vice-Presidente, Sr. José Valcir Guerra Brum e pelo Tesoureiro, Sr. Joceli Luiz Dalenogare.


A APAE/Santiago-RS conta com mais de  40 funcionários e atende aproximadamente 150 alunos, a maioria carentes. 

(Pela Assessoria de Imprensa)

Beneficiários do Bolsa Família precisam se recadastrar a partir de março; veja como fazer

A ideia é incluir cerca de 690 mil famílias de baixa renda que ainda não recebem o benefício


Usuários do Bolsa Família vão ser chamados para atualizar seus dados no Cadastro Único das famílias beneficiárias, a partir de março em um processo que vai até dezembro. O anúncio foi feito pelo Ministério do Desenvolvimento Social. 

Com isso, todas as famílias que recebem o benefício deverão estar atentas à convocatória, que será realizada pelos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), por ligação ou carta. Todos seguem recebendo o benefício normalmente até serem atendidos pelo CRAS. (...)

CLIQUE AQUI para ler, na íntegra (via Brasil de Fato)

domingo, 26 de março de 2023

CABEÇA - Walter Franco - VII Festival Internacional da Canção 1972


*CABEÇA foi finalista do VII FIC e seria a provável vencedora se (pasmem!) o júri não tivesse sido destituído [pela ditadura civil/militar]. Mas CABEÇA hoje é tida como um clássico e Walter Franco, um Gênio! (via YouTube)


sexta-feira, 24 de março de 2023

Direito à vingança

 



Por Leandro Fortes* 

A mídia exumou o cadáver político de Ciro Gomes para impor à personalidade de Lula uma natureza vingativa que ele não possui e que, sempre que pôde, fez questão de neutralizar na militância petista, nos aliados e nos eleitores. 

Infelizmente. 

“Tomado de ódio, tudo o que o domina hoje é a vontade de se vingar”, escreveu Ciro, ferido, ressentido e humilhado, ao se negar a apoiar Lula, no segundo turno da campanha presidencial de 2022. Ninguém deu bola. Ciro era só um desesperado. De repente, voltou a ser útil, quem diria. 

Trata-se de fake news, repito, infelizmente, porque defendo em todas as minhas tribunas, desde sempre, que deve todo povo oprimido, principalmente o do Brasil, ter direito à vingança. 

E para isso é preciso ter coragem e disposição política de ocupar os aparelhos ideológicos do Estado, de modo a fazer as instituições funcionarem a favor dos trabalhadores. As polícias, o Judiciário, o Ministério Público, a comunicação pública, o Banco Central, as Forças Armadas. 

Essa fé inabalável na Justiça e nos moinhos de triturar vidas do Estado burguês tem conduzido o País ao abismo, sob condução de moros e dallagnois, ancorados na hipocrisia amplamente compartilhada de que a lei é para todos. 

A mim, está claro que Lula sempre quis vingança. Deixou isso escapar na entrevista ao Brasil 247, quando, preso injustamente por um juiz parcial, confessou o desejo de foder Sergio Moro. Ele e torcida do Bahia. Toda pessoa decente, neste País, já pensou em foder Sergio Moro. Indecentes, também. Bolsonaro, inclusive. 

Trata-se de uma figura repulsiva, física e moralmente, que só se mantém em evidência porque, também infelizmente, esse é um país de canalhas. 

Tivesse escolhido ser Fidel, e não Mandela, Lula não teria que, em plena reconstrução de uma terra arrasada, bater boca com esses ratos da extrema-direita. 

*Jornalista. Via DCM

terça-feira, 21 de março de 2023

sexta-feira, 17 de março de 2023

DIREÇÃO EXECUTIVA MUNICIPAL DO PT DE SANTIAGO/RS REALIZOU IMPORTANTE REUNIÃO

 


A Comissão Executiva do Partido dos Trabalhadores – PT de Santiago/RS, presidida pelo Advogado Júlio C. S. Garcia,  esteve reunida na tarde da última quarta-feira, 15/03, em sua Sede municipal, localizada na Avenida Getúlio Vargas, 2286. Na pauta dos trabalhos constou a avaliação da Conjuntura a nível federal, estadual e municipal, campanha de finanças, eleições municipais do ano vindouro e assuntos gerais. 

Em relação à Conjuntura, que exigiu uma discussão maior, os dirigentes petistas reafirmaram que a prioridade da atual direção partidária em Santiago e Região é a defesa e divulgação das ações do Governo Democrático e Popular presidido pelo Presidente Lula, especialmente combatendo e denunciando o extremismo da ultradireita fascista e seu “discurso de ódio”, assim como articular de forma eficaz a oposição aos governos estadual (governador Eduardo Leite e aliados) e municipal (PP), bem como  a reorganização e fortalecimento do partido,  que se dará concomitantemente com a retomada da intervenção ‘na base’ (nos movimentos sociais, estudantis, sindicais etc.). Também discutiram e decidiram priorizar a realização de uma Campanha Extraordinária de Finanças, a realização de Conferências de Formação Política e novas filiações ao partido. 

Sobre o enfrentamento ao governo municipal conservador hegemonizado pelo PP, Júlio Garcia destacou que não procedem algumas  informações veiculadas por setores da mídia local de que o partido estaria participando da articulação de um “frentão” contra os pepistas e seus aliados.  “A verdadeira oposição (política e ideológica) ao governo do PP e seus aliados em Santiago deve ser  antifascista e antibolsonarista, como é o caso do PT, PDT e outros setores que devem articular, no momento oportuno, uma chapa que  tenha como base o respeito à Democracia e ao Estado Democrático de Direito e, em particular, articular um programa mínimo [de governo] que priorize os setores mais excluídos da sociedade local, em particular os trabalhadores e a juventude. Por isso que não lançamos nomes ainda como pré-candidatos ao Executivo e ao Legislativo de Santiago, pois antes disso temos que priorizar o debate democrático e participativo com todos esses setores.” 

A próxima Reunião Ampliada do PT Santiaguense deverá ocorrer no início do próximo mês em sua sede partidária e será em breve divulgada.

quinta-feira, 16 de março de 2023

segunda-feira, 13 de março de 2023

SOBRE O ENFRENTAMENTO AO 'DISCURSO DO ÓDIO' (via Coluna Crítica & Autocrítica, nº 214)



Por Júlio Garcia**

*“Combate ao discurso de ódio deve ser política de Estado” – A manifestação foi feita pelo ministro Silvio Almeida durante a primeira reunião de Grupo de Trabalho criado para combater o extremismo. Pela relevância, este Colunista traz, na íntegra, para conhecimento dxs prezadxs leitores, a matéria abaixo, originalmente publicada pela Agência Brasil e repostada pelo site gaúcho Sul21. Leia a seguir:

“O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, defendeu que o combate ao extremismo e ao discurso de ódio deve se tornar política de Estado. A manifestação foi feita nessa segunda-feira (6), durante a primeira reunião do Grupo de Trabalho (GT) para apresentação de estratégias de combate ao discurso de ódio e ao extremismo.

Criado no último dia 22, o GT reúne representantes do governo federal, pesquisadores, especialistas de várias áreas, comunicadores e influenciadores digitais, dentre outros, e tem como competência a proposição de políticas públicas em direitos humanos sobre o tema.

“Nós precisamos fazer com que o combate ao discurso de ódio e ao extremismo se torne uma política de Estado, esse é um ponto muito importante. Que esse seja o início de uma construção política das mais relevantes, que seja o início de uma prática política calcada na teoria e que não se distancie da prática. Que esse seja o início de um trabalho que traga políticas públicas efetivas para toda a população do nosso país”, disse o ministro.

O grupo deverá concluir os seus trabalhos ao fim de 180 dias. Pelo cronograma, previsto para ocorrer em três etapas, haverá primeiro um diagnóstico sobre a temática, depois proposição de medidas e, por último, elaboração de um relatório final, a ser encaminhado ao ministro para avaliação.

*Eixo temático - Entre os eixos temáticos a serem abordados pelo GT, estão temas como intolerância religiosa, discurso de ódio na internet, racismo e xenofobia, violência contra mulheres e misoginia, LGBTfobia [Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgênero] e violência política.

No encontro, Silvio Almeida também afirmou que os trabalhos do GT não deverão assumir conduta punitiva ou de regulação da mídia ao longo da atuação. Para o gestor, o grupo deverá primar por uma atuação educativa e propositiva. Para a presidenta do GT, Manuela d’Ávila, o grupo promoverá esforços para a reflexão sobre o discurso de ódio no Brasil.

“Esse GT, vinculado ao ministério, expressa muito do propósito e desse caminho a ser trilhado por todos e todas nós coletivamente. Juntos e juntas representamos, talvez, um esforço do Brasil para refletir sobre esse processo de crescimento do ódio e, também, para buscarmos um caminho para enfrentá-lo. É preciso resultar em um padrão de sociedade em que ela mesma refute o discurso de ódio”, afirmou.

A participação no GT é considerada prestação de serviço público relevante, não remunerada.”

...

**Júlio César Schmitt Garcia é Advogado, Pós-Graduado em Direito do Estado, Consultor, dirigente político (um dos fundadores do PT e da CUT, atualmente  Presidente do PT de Santiago/RS), 'poeta bissexto' e midioativista. - Coluna publicada no Jornal A Folha (do qual é Colunista), nº 878, em 10/03/2023.

***Charge do Kayser

sexta-feira, 10 de março de 2023

Trabalho escravo: Vinícolas Salton, Aurora e Garibaldi pagarão indenização de R$ 7 milhões

 


CLIQUE AQUI para ler a postagem, na íntegra (de responsabilidade  do jornalista Yurick Luz, do DCM, repostado pelo Blog do Júlio Garcia)

quarta-feira, 8 de março de 2023

Lula: “O Brasil voltou para combater o assédio e a violência contra a mulher”

 


CLIQUE AQUI para ler (e ver) o pronunciamento do Presidente Lula realizado hoje,  Dia Internacional das Mulheres. - Via Brasil Popular

segunda-feira, 6 de março de 2023

'Maninha', Chico Buarque e Mônica Salmaso ao vivo em Porto Alegre-RS.




"Momento mais intenso foi quando Chico e Mônica interpretaram “Maninha”, a música que melhor antecipou o Brasil de Bolsonaro" (...)

Clique Aqui para ler na íntegra (via Blog do Nassif)

sexta-feira, 3 de março de 2023

RACISTAS NÃO PASSARÃO - VÍDEOS: Tambores, berimbaus e protesto na Câmara de Caxias do Sul contra vereador que atacou baianos

Manifestação aconteceu pouco antes da sessão que aprovou os pedidos de cassação do bolsonarista Sandro Fantinel por discurso xenófobo


Câmara de Caixas do Sul (RS) contou, na manhã desta quinta-feira (2), com uma manifestação histórica liderada pelo movimento negro em solidariedade ao povo baiano e em protesto contra o vereador Sandro Fantinel (sem partido).

A casa legislativa foi tomada por manifestantes pouco antes da sessão que aprovou, por unanimidade, pedidos de cassação do bolsonarista por conta da fala xenófoba que fez na última terça-feira (28) contra trabalhadores vítimas do trabalho análogo à escravidão

-Por Ivan Longo, na Revista Fórum

(Com o Blog do Júlio Garcia)