quinta-feira, 31 de agosto de 2023

quarta-feira, 30 de agosto de 2023

EVENTO REALIZADO PELO PT DE SANTIAGO FOI UM SUCESSO

 


 

Santiago/RS - Conforme havia sido anunciado, na última sexta-feira, 25/08, o Partido dos Trabalhadores de Santiago - PT realizou, juntamente com o Comitê Popular de Lutas local uma importante atividade chamada “PT Santiago/RS: Comemorar, Confraternizar e Mobilizar para 2024” (fotos). A mesma, realizada no salão de festas do “Greminho”, contou com a presença de aproximadamente 200 pessoas, dentre as quais filiados, militantes, simpatizantes, lideranças, dirigentes municipais e regionais do partido, sindicatos  e  movimentos sociais.

Além do Jantar e dos pronunciamentos dos dirigentes e convidados  - se fizeram presentes também os Deputados Adão Pretto Filho e Jeferson Fernandes (estaduais), Alexandre Lindenmayer e Elvino Bohn Gass (federais) do PT -, teve  também um “momento artístico” com várias apresentações musicais realizadas por apoiadores. 


Segundo o Presidente do PT santiaguense, Advogado Júlio Garcia (na foto acima, durante sua intervenção), “foi, sem dúvida, um dos maiores eventos do PT local no último período; conforme colocamos na oportunidade, o partido tem muito a comemorar, principalmente pela resistência que fez ao arbítrio e o fascismo, especialmente nos últimos anos, assim como pela grande  vitória do companheiro  Lula e da Democracia no ano passado, a derrota dos golpistas/terroristas em 8 de janeiro, bem como agora pela absolvição realizada pelo TRF-1 da ex-Presidenta Dilma no caso das famigeradas “pedaladas fiscais” (na verdade, artifício mentiroso da oposição em 2016 pra golpeá-la da Presidência da República).   

Enfatizou ainda o Presidente do PT Santiaguense que os presentes também comemoraram “as conquistas já obtidas pelo povo brasileiro nestes primeiros sete meses do terceiro mandato do Presidente Lula,  além servir também para ajudar a coesionar  e preparar o Partido para os atuais (e futuros) embates,  começando a mobilização visando a participação da legenda nas Eleições Municipais de 2024.”

*Pela Secretaria de Comunicação do PT de Santiago/RS

segunda-feira, 28 de agosto de 2023

A CUT - CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES - COMEMORA HOJE 40 ANOS DE LUTAS!

 

Em comemoração aos 40 anos da CUT, no último sábado (26), a Praia Grande foi palco de atrações culturais e shows que incluíram a apresentação da banda Ira!, um dos ícones do rock brasileiro desde os anos 1980. A celebração do aniversário da Central, em 2023, acontece em um momento de reorganização e definição das lutas para os próximos anos, processo que vem sendo realizado por meio dos congressos estaduais da CUT (Cecut´s). 

Fundada em 28 de agosto de 1983, no 1° Congresso Nacional da Classe Trabalhadora (Conclat), a CUT teve sua história de lutas exaltada tanto pela direção da entidade como pelos próprios artistas que se apresentaram em um palco montado na Avenida dos Sindicatos, em frente à sede da colônia de férias do Sinergia-SP. (...)

CLIQUE AQUI para continuar lendo (via Blog do Júlio Garcia).

domingo, 27 de agosto de 2023

“PT Santiago/RS: Comemorar, Confraternizar e Mobilizar para 2024” - Registros


Conforme estava programado, na última sexta-feira, 25/08, o Partido dos Trabalhadores de Santiago - PT realizou, juntamente com o Comitê Popular de Lutas "A Verdade Vencerá", uma importante atividade chamada “PTSantiago/RS: Comemorar, Confraternizar e Mobilizar para 2024”. A mesma contou com a presença de aproximadamente 200 pessoas, dentre as quais filiados, militantes, simpatizantes, lideranças e dirigentes municipais e regionais do partido e de movimentos sociais. 

Se fizeram presentes também os Deputados Adão Pretto Filho e Jeferson Fernandes (estaduais), Alexandre Lindenmayer e Elvino Bohn Gass (federais) do PT.

Abaixo, mais alguns registros fotográficos (via WhatsApp) desse importante evento do PT de Santiago:











quarta-feira, 23 de agosto de 2023

terça-feira, 22 de agosto de 2023

“PT Santiago/RS: Comemorar, Confraternizar e Mobilizar para 2024”

 


Nesta sexta-feira, 25/08, organizada pela Comissão Executiva Municipal do Partido dos Trabalhadores de Santiago e pelo Comitê Popular de Lutas ‘A Verdade Vencerá’, será realizada uma importante atividade que tem como chamada “PT Santiago/RS: Comemorar, Confraternizar e Mobilizar para 2024”. Consta da programação um Jantar festivo, pronunciamento de dirigentes e convidados(as), apresentação de novos(as)  filiados(as) e um ‘momento artístico”.

Segundo o Presidente do PT santiaguense, Advogado Júlio Garcia, “o PT tem muito a comemorar, principalmente pela resistência que fez ao arbítrio e ao fascismo (especialmente nos últimos anos, junto com os demais setores democráticos da sociedade), nas lutas populares, sociais, sindicais, assim como nas eleições passadas com a grande  vitória de Lula e da Democracia e pelas conquistas já obtidas pelo povo brasileiro nestes primeiros sete meses do terceiro mandato do Presidente Lula”.

Agora, em Santiago, além de reforçar, renovar, coesionar  e preparar o Partido para os atuais (e futuros) embates, a prioridade de sua Direção é também começar a mobilização visando a participação da legenda nas Eleições Municipais de 2024, preparando uma forte nominata de pré-candidatos(as) à vereança e, possivelmente, ter o partido liderando uma Frente Popular para o Executivo Municipal (a propósito, o nome do sindicalista, ex-presidente do PT local  e líder dos Pequenos Agricultores de Santiago, Francisco de Assis de Matos, o Chico Matos, já foi lançado por apoiadores como pré-candidato à Prefeito pelo PT nas próximas eleições).

O evento (cujos convites para o Jantar, ao custo de R$ 30,00 p/pessoa, devem ser adquiridos antecipadamente com os/as organizadores/as), ocorrerá na Associação dos Inativos da BM (Greminho), no Bairro Maria Alice Gomes e iniciará às 19,30h desta sexta-feira, 25/08.

*Pela Secretaria de Comunicação do PT de Santiago/RS

"Foi Golpe!" - TRF1 mantém arquivamento de ação contra Dilma Rousseff

As acusações envolvendo a prática de "pedaladas fiscais" basearam o processo de impeachment de Dilma Rousseff, em 2016

   Dilma Rousseff, presidenta (Foto: Guilherme Santos/Sul21)


Da Agência Brasil* 

Por unanimidade, o Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região, sediado em Brasília, manteve nesta segunda-feira (21) a decisão que arquivou uma ação de improbidade contra a ex-presidente Dilma Rousseff sobre o caso das “pedaladas fiscais”. As acusações basearam o processo de impeachment de Dilma Rousseff, em 2016. 

A decisão também beneficia o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega, o ex-presidente do Banco do Brasil Aldemir Bendine, o ex-secretário do Tesouro Arno Augustin e o ex-presidente do BNDES Luciano Coutinho. 

A 10ª Turma do TRF julgou uma apelação do Ministério Público Federal (MPF) contra decisão de primeira instância que, no ano passado, arquivou a ação contra os acusados. 

Dilma e os demais integrantes de seu governo foram acusados pelo MPF de improbidade pelo suposto uso de bancos públicos para “maquiar o resultado fiscal”, atrasando por parte da União repasse de valores às instituições, que ficou conhecido como “pedaladas fiscais”. 

No processo que tramitou na 4ª Vara Federal em Brasília, Dilma e Mantega foi excluídos do processo. Em seguida, o processo contra os demais acusados também foi arquivado sem resolução de mérito, ou seja, não foi analisado por falta de fundamentação das acusações. 

Na sessão desta tarde, o colegiado do TRF julgou a apelação do MPF contra o arquivamento em primeira instância. Por 3 votos a 0, a turma manteve o arquivamento. Votaram o relator, juiz Saulo Casali Bahia, o juiz Marllon Souza e o desembargador Marcos Vinícius Reis Bastos. 

Durante a sessão, o advogado Eduardo Lasmar, representante de Dilma, reiterou que a ex-presidente não participou das operações dos bancos. 

“O Ministério Público não conseguiu imputar uma conduta à [então] presidente da República. Muito pelo contrário. Ora, diz que não sabia, diz que sabia, diz que ela deveria saber, que deveria ter confrontado seus ministros. Não fez nenhuma descrição de dolo”, concluiu.

*Fonte Sul21

domingo, 20 de agosto de 2023

Coluna Crítica & Autocrítica - nº 221



Por Júlio Garcia**

*PRESIDENTE LULA é aprovado por seis a cada dez brasileiros – Segundo recente pesquisa da Genial/Quaest, a aprovação do Presidente é a maior desde o início do mandato, sendo que o  crescimento se deu inclusive entre evangélicos. Leia a seguir a postagem do jornalista Julinho Bittencourt, no site da Revista Fórum, que – pela relevância! - socializei também no Blog do Júlio Garcia, do qual sou Editor:

“O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é aprovado por seis em cada dez brasileiros, de acordo com nova pesquisa da série Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (16/08). O levantamento aponta que Lula é aprovado por 60% do eleitorado, um crescimento de quatro pontos percentuais. A desaprovação, por outro lado, recuou de 40% para 35% no mesmo período.

Este é o melhor momento de Lula desde o início do seu governo. A distância entre os que aprovam e desaprovam aumentou significativamente, passando de 16 pontos em junho para 25 este mês. Além disso, a avaliação positiva do governo também cresceu, saltando de 37% no último levantamento para 42% neste. Já a avaliação negativa caiu de 27% há dois meses para 24%.

*Crescimento no Sul – O Presidente Lula cresceu na região Sul do país, local onde perdeu para Jair Bolsonaro no segundo turno das eleições por 58,9% a 41,1% dos votos válidos. A aprovação ao presidente na região deu um salto de 11 pontos em apenas dois meses e agora está em 59%.

A região Nordeste continua dando a melhor aprovação para Lula, com 72%, de acordo com a Quaest. A menor aprovação (52%) é no Norte e Centro-Oeste. Lula cresceu também no eleitorado evangélico, que também votou em sua maioria com Bolsonaro nas últimas eleições. Pela primeira vez desde o início da série histórica da Quaest, a aprovação a Lula nesse segmento religioso superou numericamente a desaprovação, e agora está em 50% a 46%, respectivamente.

Entre o eleitorado mais escolarizado, a aprovação do Presidente Lula cresceu de 45% para 53%. A pesquisa Genial/Quaest foi realizada entre os dias 10 e 14 de agosto com 2.029 entrevistas presenciais com brasileiros com 16 anos ou mais. A margem de erro é estimada em 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.”

...

*A IMPORTÂNCIA estratégica do resultado da Quaest – Segundo o jornalista Bepe Damasco, no site Brasil247:  “Como a elite do país e seus representantes no mundo da política têm ralas convicções democráticas e estão sempre à espreita, prontos para promover rupturas institucionais, um nível alto de popularidade dos governos de esquerda é essencial para mantê-los a salvo de tramas golpistas. A pesquisa da Quaest, realizada no formato presencial e divulgada nesta quarta-feira (16), traz boas notícias para o governo Lula. Além do crescimento considerável dos índices de aprovação pessoal de Lula e de seu governo, o levantamento mostra que o governo, depois de um período de estabilidade, apontou sua curva para cima e está em ascensão na avaliação da população. (...)”

...

**Júlio César Schmitt Garcia é Advogado, Pós-Graduado em Direito do Estado, Consultor, dirigente político (um dos fundadores do PT e da CUT, atualmente  Presidente do PT de Santiago/RS), 'poeta bissexto' e midioativista. - Coluna originalmente publicada no Jornal A Folha (do qual é Colunista), que circula em Santiago/RS e Região, em 18/08/2023.

quinta-feira, 17 de agosto de 2023

Programa de Reforma Agrária será retomado com foco nas mulheres

Presidente Lula anunciou a retomada do Programa Nacional de Reforma Agrária com prioridade para as mulheres rurais


Sul21* - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, no encerramento da 7ª Marcha das Margaridas, nesta quarta-feira (16) em Brasília, a retomada do Programa Nacional de Reforma Agrária com prioridade para as mulheres rurais, no processo de seleção das famílias beneficiadas pela política pública. 

Essa demanda das margaridas por democratização do acesso à terra e garantia dos direitos territoriais está na pauta de reinvindicações apresentadas ao governo federal, em junho deste ano. As reivindicações do movimento foram cobradas por cerca de 100 mil mulheres que compareceram aos dois dias da marcha, na capital federal. 

Como ressaltou a coordenadora da 7ª Marcha das Margaridas, e secretária de Mulheres da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag), Mazé Morais: “Isso aqui coroa todo o processo de formação de mobilização que nós fizemos na base. Foram muitos momentos. A nossa pauta foi construída coletivamente, com a comissão [da marcha] e com várias organizações parceiras.” 

O novo decreto presidencial sobre a seleção de famílias que serão beneficiárias da reforma agrária altera a legislação anterior (Decreto nº 9.311/2018). Pela nova regra, a pontuação para as mulheres chefes de família passa de cinco para dez pontos. 

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, comentou os anúncios. “Nunca antes na história deste Brasil, se deu uma resposta com tanta intensidade à Marcha das Margaridas e às demandas das mulheres do nosso país.” 

Programa Emergencial de Reforma Agrária

O Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar estima que, ao todo, mais de 45,7 mil famílias serão beneficiadas pelo Programa Emergencial de Reforma Agrária. Serão 5.711 novas famílias assentadas e criados oito novos assentamentos. Além disso, 40 mil famílias terão a situação regularizada em assentamentos de todo o país. 

Em seu discurso, o ministro Paulo Teixeira destacou a retomada da política pública interrompida nos últimos anos. “Fazia oito anos que nenhuma família era assentada no Brasil, porque um acordo do Tribunal de Contas trancava o programa de reforma agrária. E hoje, o presidente Lula retoma o programa de reforma agrária.” 

Crédito e assistência técnica

O governo federal anunciou que o Programa Nacional de Crédito Fundiário vai beneficiar mais de 1,5 mil famílias ainda sem acesso à terra. O programa oferece condições facilitadas de financiamento a agricultores sem ou com pouca terra para que possam comprar imóvel rural. 

O ministro destacou também o incremento de R$ 13,5 milhões para assistência técnica e extensão rural para atender às mulheres rurais e à agroecologia, que é a agricultura focada em preservar os recursos naturais, ser socialmente justa e economicamente viável. 

Quintais Produtivos

No pacote de medidas anunciadas no fim da Marcha das Margaridas, está previsto que o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar criará 10 mil quintais produtivos, com o objetivo de, primeiramente, garantir a segurança alimentar com fortalecimento da produção familiar e, ainda, beneficiar mulheres proporcionando-lhes autonomia econômica. 

Por meio do Programa Quintais Produtivos, as agricultoras familiares terão acesso a insumos para o plantio, equipamentos e utensílios necessários para estruturação e manejo de quintais, além de assistência técnica, cisternas e comercialização. Até 2026, o governo planeja 90 mil quintais produtivos, em todo o Brasil. 

Documentação

Já o Programa Nacional de Cidadania e Bem Viver para Mulheres Rurais realizará mutirões de documentação da trabalhadora rural.  A emissão de documentação é a primeira ação para que, posteriormente, ocorra a titulação da terra, o acesso a crédito e viabilização da comercialização. 

O ministro Paulo Teixeira ressaltou a promoção de dignidade e direitos civis, políticos e sociais assegurados a esse público. “Retomaremos com o programa nacional de documentação da trabalhadora rural para que essa mulher tenha os documentos e, igualmente, tenha os benefícios previdenciários e trabalhistas.” 

Bolsa Verde

Outro decreto retoma o Programa de Apoio à Conservação Ambiental, que prevê um pagamento a famílias de baixa renda, moradoras de áreas a serem protegidas ambientalmente. O pagamento por família, que era de R$ 300, passa a ser de R$ 600. 

O objetivo é incentivar a conservação do meio ambiente em, paralelamente, promover a cidadania, a melhoria das condições de vida e a elevação da renda.

*Fonte: https://sul21.com.br/

quarta-feira, 16 de agosto de 2023

Júlio Garcia, um nome pela consolidação da esquerda em Santiago e Região (Júlio Prates)

 


Por Júlio Prates, em seu Blog* - (...) "Creio que uma conjunção de esforços e conjunção de  forças, devem reconduzir Júlio Garcia por mais dois anos na presidência do PT. Júlio faz um grande trabalho, unificou o PT como nunca esteve, é um grande diplomata e representa muito bem o Partido. Dias atrás, em nossa última conversa, Júlio Garcia disse-me que não pretendia seguir a frente do PT. Contudo, hoje fez-me uma revelação, no sentido de que pode – sim – admitir ficar por mais dois anos.

Eu imagino que sua recondução seria muito produtiva para toda a esquerda da região, pois afora ser um presidente muito bem formado, Júlio Garcia é um diplomata, transita bem com amplos setores da sociedade regional, sem, contudo, perder sua qualificação ideológica.

Torço para que o PT o reconduza por mais dois anos. Honesto intelectualmente e um grande respeitador de todas as tendências, Júlio é afirmação do Partido e dono de um excelente relacionamento com o PDT." (...)

CLIQUE AQUI para ler na íntegra.

-*Via http://www.julioprates.com/

(Nota deste Editor: surpreso e honrado fiquei com essa postagem do colega, amigo e companheiro Júlio Prates. #Alutasegue!)

Marcha das Margaridas: Mulheres marcham por acesso à terra e direitos sociais

 


A 7ª Marcha das Margaridas. evento que reúne mais de 100 mil mulheres, foi aberta oficialmente na noite desta terça-feira (15), em Brasília. A abertura teve a presença de representantes dos movimentos sindicais e de ministros do governo federal. (...)

CLIQUE AQUI para ler a postagem, na íntegra (via Sul21)


quarta-feira, 9 de agosto de 2023

JJ GARCIA - ADVOGADOS ASSOCIADOS

 


*Consultas mediante agendamento via telefone/whatts.
...
**Atenção para o novo endereço do nosso Escritório: Rua Marçal Rodrigues Fortes, 651 - B. Alto da Boa Vista. Santiago/RS

segunda-feira, 7 de agosto de 2023

Presidente Lula quer encontro "cara a cara" com PP e Republicanos antes de anunciar reforma ministerial*

 


Em meio a especulações sobre as mudanças na Esplanada dos Ministérios, o presidente Lula demonstra cautela e anuncia que só divulgará os novos nomes após um encontro direto com as lideranças nacionais dos partidos Republicanos e PP. Segundo informações recebidas pela CNN Brasil, o petista tem a intenção de se reunir com os representantes das legendas na segunda quinzena deste mês. 

A definição dos cargos que serão concedidos aos dois partidos ainda está em aberto, e Lula tem reiterado, ainda de acordo com a reportagem, que a tomada de decisão acontecerá somente após a conversa presencial. Além disso, o presidente reconhece que o Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Socialista Brasileiro (PSB) provavelmente cederão em suas posições. 

Buscando acalmar os ânimos no cenário político, na última sexta-feira (4), Lula autorizou o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, a anunciar que os deputados federais Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) e André Fufuca (PP-MA) serão indicados como ministros. Essa decisão foi uma tentativa de garantir a votação do novo marco fiscal, que precisa ser aprovada em segunda votação na Câmara dos Deputados ainda nesta semana. 

Nesta terça-feira (8), o relator da proposta, Cláudio Cajado (PP-BA), tem um encontro marcado com o colégio de líderes da Câmara dos Deputados em busca de um consenso. Atualmente, o cenário mais provável para a reforma ministerial é que os Republicanos fiquem com o Ministério do Esporte e o PP assumam as pastas de Portos e Aeroportos. 

Contudo, Lula planejou acomodar o ministro Márcio França, do PSB, em uma das pastas atualmente comandadas por membros do PT. Com a pressão aumentando para que as nomeações sejam concluídas, todos os olhos estão voltados para o esperado encontro "cara a cara" que pode definir os rumores do cenário político e das alianças partidárias no governo.

*Fonte https://www.brasil247.com/

sexta-feira, 4 de agosto de 2023

A morte lenta da arborização de Porto Alegre

Os interesses da especulação imobiliária parecem ter seu senso estético cultivado nos prédios da Flórida e não na nossa incrível flora nativa.


      Foto: Luiza Castro/Sul21

Por Arno Kayser (*) 

Quem conhece um pouco de ecologia sabe que o ambiente urbano tem características bem diferentes de uma floresta. O micro clima em geral é mais seco por ter mais vento e menos evapotranspiração. O solo não tem reposição de nutrientes pela queda de material orgânico e é mais seco por ser menos permeável. 

Por isso é meio óbvio que as árvores vivem menos em ambiente urbano que nas matas naturais. A gente não costuma perceber isso porque, mesmo sofrendo num ambiente hostil, elas costumam viver mais que a maioria das pessoas. Mas isso não significa que sejam eternas. 

Porto Alegre, graças ao trabalho dos ecologistas, é uma cidade com uma bela arborização. Mas infelizmente essa arborização está passando por um processo de morte lenta. 

Tudo começa nas absurdas devastações dos parques públicos entregues à iniciativa privada pautada pelo desejo de lucro que surgiram como resposta aos anos de desintegração dos ótimos serviços públicos do setor do verde da Secretaria de Meio Ambiente que geriam muito bem esse setor. Também passa pela liberação de cortes de vegetação de espaços privados para atender aos interesses da especulação imobiliária que parece ter seu senso estético cultivado nos prédios da Flórida e não na nossa incrível flora nativa. 

Mas essa é a face mais evidente que muita gente percebe. Há um processo mais sutil. Há muitos anos não há uma política planejada de plantio de árvores novas. Os projetos de compensação por corte não são implantados e fiscalizados de modo transparente e não se revelam eficientes em repor os danos à vegetação adulta. 

O resultado é que as grandes árvores vão ficando velhas e fracas e a cada temporal algumas dezenas caem e não são substituídas por árvores jovens. 

Em paralelo a isso há uma explosão de reprodução de erva de passarinho atacando as árvores desvitalizadas pelo estressante ambiente urbano. O fenômeno é uma combinação dessa falta de cuidado com o manejo da vegetação e o aumento da avifauna frugívora nos espaços urbanos. Por conta do uso de agrotóxicos no campo e da abundância de verde elas têm vindo para as cidades. O que é positivo em si. 

Mas em seus corpos elas, muitas vezes, carregam as sementes da erva de passarinho que são espalhadas pelas suas fezes nas árvores em que pousam. Isso não seria um grande problema se houvesse um manejo destes parasitas pelo serviço público de arborização. 

Mas como esse está cada vez pior, o resultado é que ela está se espalhando sem controle. Nos ambientes naturais equilibrados a erva de passarinho também ocorre. Mas elas não afetam significativamente as árvores saudáveis e ao atacar as árvores doentes ajudam a abrir caminho para a renovação natural da floresta. Já nos ambientes urbanos sem manejo da vegetação pode virar um grande problema. 

Esses fatos estão levando a uma morte lenta da arborização de Porto Alegre e de outras cidades onde a mesma omissão do setor público está ocorrendo. Se nada for feito essas cidades ficarão cada vez mais degradadas e com menos condições de equilíbrio para trazer conforto e beleza para seus moradores. 

O setor público de arborização tem que ser requalificado com meios adequados e com profissionais competentes com visão pública voltada para o bem da população para que se possa ser revertido este quadro de morte lenta e seja garantida a perenidade de uma arborização saudável a exemplo do que ocorre nas florestas nativas. 

(*) Agrônomo, ecologista e escritor

-Via Sul21

quarta-feira, 2 de agosto de 2023

Coluna Crítica & Autocrítica - nº 220

 


Por Júlio Garcia**

*PT SANTIAGO/RS - Recentemente esteve reunida a Comissão Executiva Municipal Provisória do Partido dos Trabalhadores – PT de Santiago/RS, do qual sou um dos fundadores (e seu atual Presidente).  Na oportunidade foram abordadas questões conjunturais, a reorganização do PT via realização do PEDEX (Processo de Eleições Diretas Extraordinárias), além de outros temas constantes na pauta. Por entender que esse é um assunto político relevante - que não se restringe somente ao interesse dos(as) filiados(as) ao partido, mas também dos(as) trabalhadores(as) e dos setores democráticos e progressistas de nossa sociedade -, a seguir, socializo aqui síntese da Nota que assinei (e que foi divulgada por nossas redes, blogues  e setores da mídia local):

“(...) A propósito da necessidade da realização do PEDEX,  cabe esclarecer que o PT de Santiago (um dos mais antigos do RS, fundado em junho de1981), devido a divergências internas que ocorreram principalmente ao final das eleições municipais de 2020 (que resultou na renúncia da maioria dos membros do seu DM e da então Executiva) sofreu posteriormente intervenção da Direção Estadual sendo que, na sequência, foi constituída consensualmente uma Direção Executiva Municipal Provisória que está - desde janeiro de 2022 -  no comando do Partido no município.

Seguindo determinação da Direção Nacional do PT, a Executiva Municipal Provisória do PT realizará uma Reunião Ampliada no próximo dia 02 de Agosto, no sentido de buscar viabilizar uma chapa de consenso para a eleição (via PEDEX) do próximo Diretório e Executiva Municipal. Se for viabilizada uma chapa consensual para a próxima direção do PT santiaguense (o que está sendo tentado pela atual Executiva), o PEDEX será realizado dia 12 de Agosto; caso não haja acordo interno que viabilize uma chapa unitária e consensual [o que espero que não ocorra!], o Encontro Extraordinário do PT de Santiago/RS será realizado dia 8 de Outubro, em local ainda a ser definido.”

...

*QUEM MANDOU MATAR MARIELLE? – Segundo informa postagem do site Brasil247 (repostado também por um dos blogues que edito), o Procurador-geral do RJ aposta na delação de Ronnie Lessa para desvendar, afinal,  quem mandou matar Marielle Franco – “O procurador-geral de Justiça do Rio de Janeiro, Luciano Mattos, expressou sua convicção de que novas delações poderão surgir no caso do assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. Seguindo o recente acordo de colaboração firmado com Élcio de Queiroz, os investigadores vislumbram a possibilidade de que Ronnie Lessa, apontado como o autor dos disparos, e outros envolvidos no crime, também optem por fornecer informações valiosas. (...) O procurador ressaltou que, além de Ronnie Lessa, espera-se que outros indivíduos, incluindo o ex-bombeiro Maxwell Simões Correa, envolvido no caso, também possam colaborar com a justiça.

O acordo com Élcio de Queiroz, que aconteceu após mais de cinco anos do crime, trouxe à tona novos detalhes sobre a noite do assassinato e revelou que a arma utilizada no crime tinha origem no batalhão especial da PM do Rio. No entanto, autoridades que acompanham o caso alertam que a delação ainda não esclarece todas as dúvidas, e suspeitas sobre a existência de um mandante persistem. A sociedade espera que as delações futuras possam lançar luz sobre esse crime que comoveu o país e que, finalmente, a justiça seja feita para Marielle e Anderson.”

...

**Júlio César Schmitt Garcia é Advogado, Pós-Graduado em Direito do Estado, Consultor, dirigente político (um dos fundadores do PT e da CUT, atualmente  Presidente do PT de Santiago/RS), 'poeta bissexto' e midioativista. - Coluna originalmente publicada no Jornal A Folha, que circula em Santiago/RS e Região (do qual é Colunista), em 28/07/2023.