sexta-feira, 31 de maio de 2024

Poema do Mais Triste Maio

 


Meus amigos, meus inimigos, 

Saibam todos que o velho bardo 

Está agora, entre mil perigos, 

Comendo, em vez de rosas, cardo.

 

Acabou-se a idade das rosas! 

Das rosas, dos lírios, dos nardos 

E outras espécies olorosas: 

É chegado o tempo dos cardos.

 

E passada a sazão das rosas, 

Tudo é vil, tudo é sáfio, árduo. 

Nas longas horas dolorosas 

Pungem fundo as puas do cardo.

 

As saudades não me consolam. 

Antes ferem-me como dardos. 

As companhias me desolam, 

E os versos que me vêm, vêm tardos.

 

Meus amigos, meus inimigos, 

Saibam todos que o velho bardo 

Está agora, entre mil perigos, 

Comendo, em vez de rosas, cardo.

 

                         Manuel Bandeira

Para não esquecer (1866-2024 – 24 de maio)

 

Ontem (sexta-feira), 24 de maio, envolvido com os nossos infortúnios locais, não consegui escrever sobre a Batalha do Tuiuty, no Paraguai. 

4 mil aliados mortos. 13 mil paraguaios mortos. 

Quem passa pela Rua Marquês do Herval não deve saber de seu papel neste episódio, quando 32 mil aliados foram atacados de surpresa pelas forças de Solano Lopez. 

A Guerra do Paraguai e seus fatídicos acontecimentos geraram dezenas de “páginas de nossa História”, mas pouco se fala das razões dela. 

Mortes em Guerras são sempre estúpidas, porque são puxadas pela ganância de seres humanos e por suas Maldades. 

Eis o caso de Gaza. 

Aqui, diante dos infortúnios de maio, também foram os homens que erraram. 

Não foram ao front de batalha, mas estavam nas trincheiras do Capitalismo predador, pensando em lucros, fazendo o jogo dos podres poderes, mudando leis, predando a Natureza, forçando cursos de água, invadindo lagos etc. 

A colheita é morte e destruição. Mais dores, gritos de pavor, perdas e luto. 

Por isso, nunca pergunte por quem os sinos dobram, eles dobram por ti (que se foi). 

(*) Por Adeli Sell, professor, escritor, bacharel em Direito, vereador do PT de Porto Alegre/RS.

...

-Via Brasil Popular

segunda-feira, 27 de maio de 2024

Força RS! - Governo Lula - ANUNCIAR, COMPARTILHAR, DIALOGAR

 


Um símbolo importante para demonstrar a sensibilidade do Governo Lula com o sofrimento de nosso povo foi a instituição da Secretaria Especial de Apoio à Reconstrução do RS que articula as demandas dos municípios e do estado com os ministérios. Entretanto, isso não pode ser confundido com transferência de responsabilidades. Ao governo federal cabe, fundamentalmente, assegurar o financiamento de ações extraordinárias exigidas pela tragédia. Todas as outras representam iniciativa política e compromisso social com a população.

Nosso papel, neste contexto, consiste em informar e divulgar essas ações, no seu conjunto ou focadas em nossa área de atuação e grupos de relação pessoal e política. Temos subsídios importantes, como os boletins diários do governo federal e da bancada do PT na Assembleia Legislativa, por exemplo. Destacamos a oportuna e qualificada iniciativa da bancada de propor o Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs) que precisamos divulgar, amplamente.

É importante, também, termos em conta setores políticos e midiáticos determinados a “cobrar todos os dias do governo federal”, mantendo a população informada de que há trâmites para repasse de recursos que dependem de informações de gestores locais. Nossa tarefa de período consiste nisso: disputar nossa versão com dados objetivos e inquestionáveis.

Juçara Dutra Vieira

Presidenta do PT/RS

*Fonte: https://ptrs.org.br/

Coluna Crítica & Autocrítica - nº 230

Por Júlio Garcia*

*A TRAGÉDIA NO RS E O ALERTA DO SENADOR PAULO PAIM - Durante entrevista concedida ao jornalista Juca Kfouri, da TVT, dia 16/05 (disponível no site da RBA e no Blog do Júlio Garcia), “o senador Paulo Paim (PT-RS) diz acreditar que haverá mudanças no Congresso contra projetos de afrouxamento das leis de proteção ambiental diante da tragédia no Rio Grande do Sul. Apesar de concordar que esta não é a hora de procurar culpados pela destruição no estado, o parlamentar ressaltou que também não é o momento de esconder responsabilidades e deixar de rebater o negacionismo, enquanto desastres como os que já ocorreram na região serrana do Rio de Janeiro e no litoral de São Paulo continuam se repetindo e fazendo milhares de vítimas.

Entre as mudanças, Paim cobrou responsabilidade da bancada ruralista no Congresso. “Eu não quero fazer aqui uma acusação, mas o agronegócio mais do que nunca terá que olhar isso porque eles também serão muito prejudicados se continuarem com essa linha de que não importa as consequências dos agrotóxicos e de tudo aquilo que eles forem depredando”, afirmou. Nesta semana, a bancada do PT no Senado se reuniu com um grupo de cerca de 30 ambientalistas, que fizeram diversos alertas sobre a tramitação de propostas de desmonte ambiental.  (...)

Mesmo assim, Paim avalia que haverá mudanças. “A pergunta que nos fizeram foi essa: ‘esse movimento, infelizmente, de reação da natureza pela agressão do homem ajudará um pouco no Congresso?'”, recordou. “E eu acredito que sim”, acrescentou. Há um apelo na Casa para que se evite qualquer projeto contrário à preservação ambiental. O senador também é autor de um pedido de sessão no Plenário para debater a questão do clima e do meio ambiente com foco no que acontecerá com seu estado.” (...)

...

*AS ENCHENTES NO RS, o papel das autoridades – e da mídia (II) – Parte final da Coluna anterior, publicado originalmente no site Brasil247 e repostado no Blog do Júlio Garcia por este Colunista: “(...) O contraste exposto neste momento, pela ação deste governo é evidente a todos os observadores. Não é à toa que diante disso, os adversários agrupados no gabinete do ódio bolsonarista e das editorias da mídia lavajatista ativam sua produção tóxica destinada a impedir que a sociedade tome conhecimento dos esforços do governo.

O país vê-se então diante de outra inundação. Uma frenética enchente de notícias falsas tenta defraudar a atuação do governo federal.  Ela é criminosa e requer ação repressiva imediata. Ocorre que as notícias falsas não surgem exclusivamente de bolsonaristas franco-atiradores ou robôs aninhados no esgoto sem leis da internet. Nem foram inventadas por eles. Elas vêm também da chamada mídia tradicional. (...)

Se algo a inundação de mentiras tem de positivo é o sinal de que, em razão de trabalhar para atender os gaúchos em necessidade, Lula e o governo federal podem vir a ser reconhecidos e aprovados pela população. É isso que as falsidades buscam impedir. (...) Nesta hora fica difícil distinguir o fluxo mistificador das redações dos jornalões e os porões onde se produz o veneno fascista.”

...

**Júlio César Schmitt Garcia é Advogado, Pós-Graduado em Direito do Estado, Consultor, ecologista, dirigente político (um dos fundadores do PT e da CUT), 'poeta bissexto', articulista e midioativista. - Coluna originalmente publicada no Jornal A Folha (do qual é Colunista, que circula em Santiago/RS e Região) em 24/05/2024.

quarta-feira, 22 de maio de 2024

Milhares de pessoas se manifestam em prol da pauta da classe trabalhadora no DF

Presidente da CUT, Sérgio Nobre destacou que a unidade dos trabalhadores é fundamental para que a pauta de reivindicações seja atendida, diante de um Congresso Nacional conservador e patronal


Milhares de trabalhadores e trabalhadoras, oriundos de todos os cantos do país, se reuniram nesta quarta-feira (22), em Brasília, para uma marcha e plenária, em defesa da pauta da classe trabalhadora, que tem entre suas reivindicações a reconstrução do estado do Rio Grande do Sul, a revogação do Ensino Médio, o trabalho decente, menos juros e a correção da tabela do imposto de renda, entre outras. Veja abaixo quais são. 

A concentração pela manhã foi no estacionamento da Torre da TV e a antiga Funarte. Depois de uma plenária e de discursos de representantes do governo federal e entidades sindicais para o público presente, os trabalhadores saíram em marcha e se manifestarem em frente ao Congresso Nacional.

A CUT foi uma das entidades sindicais responsáveis pelo evento e seu presidente Sérgio Nobre, destacou que a marcha foi definida no último Congresso da entidade, em outubro do ano passado. Nobre elogiou a unidade da classe trabalhadora, a qual considera fundamental para que a pautas e reivindicações sejam atendidas, diante de um Congresso Nacional formado em sua maioria por conservadores e empresários. (...)

*CLIQUE AQUI para continuar lendo (na íntegra) a postagem da CUT em seu site.

Completa 92 anos hoje [21/05] o Advogado José Nunes Garcia (Por Júlio César de Lima Prates)

 

Completa 92 anos, hoje [21/05], o Advogado José Nunes Garcia, grande companheiro e homem reto de caráter e de conduta altamente ilibada. 

Defensor Público aposentado, advogado militante até os dias atuais, José Nunes Garcia é uma das pessoas de caráter mais honrado que eu conheço. Amigo dos amigos, firme em seus propósitos e incansável defensor dos fracos e oprimidos. 

Na foto, com seu filho advogado Júlio César Schmitt Garcia, também santiaguense e meu amigo desde o ano de 1978. 

Ambos, pessoas muito retas e honestas, gente que orgulha nosso Estado e município.

Júlio Garcia atuou na Casa Civil do governo Olívio Dutra [foto acima com o Dr. José Nunes Garcia] e foi fundador do PT e da CUT.  É pai da Psicóloga Laís Garcia, uma jovem muito talentosa e com quem faço psicoterapia. Detalhe: a Dra. Laís só não é do PT, é do PSOL. 

O incrível no Dr. José Nunes Garcia é sua saúde avantajada, dirige seu próprio carro, passa grudado nos livros, nas notícias e ainda advoga, apesar de seus 92 anos.  Meu pedido na comissão de anistia do governo federal é assinado por ambos, pai e filho. 

Desejo muitas felicidades ao amigo e muito sucesso em sua vida. Gosto de conversar com ele as histórias mais escabrosas de Santiago e ele tem uma memória privilegiada. 

Santiago tem dois advogados nonagenários, o Dr. Garcia e o Dr. Aléssio Viero, 94 anos, mas que faz 95 daqui uns dias. 

FELICIDADES AO AMIGO E COMPANHEIRO JOSÉ NUNES GARCIA.

*Fonte: Blog do Júlio Prates

terça-feira, 21 de maio de 2024

Reincidente, Alexandre Garcia espalha fake news a rodo sobre o RS em jornais e rádios do Sul

 


Há 50 anos nas redações, o ex-global e ex-porta-voz do ditador Figueiredo Alexandre Garcia tornou-se atualmente um grande propagador de fake news contra o governo do presidente Lula, nos veículos que ainda o empregam e em “comentários políticos” em sites e rádios de direita, que reproduzem suas falas e vídeos. 

Garcia, com o aval da família Bolsonaro, montou uma rede de contatos, especialmente em rádios que vão de São Paulo e Santa Catarina ao Rio Grande do Sul, aproveitando a tragédia climática. Os comentários, ato contínuo, são reproduzidos em massa nas redes sociais bolsonaristas. Além de grupos de WhatsApp e Telegram. E viram “verdades”. 

Garcia espalha, sem citar fontes, as mais recorrentes fake news, uma forma, já percebida pelo governo, de desacreditar o trabalho de Lula, falando em sumiço de mercadorias doadas de armazéns, falta de socorro às vítimas e impedimento da distribuição de produtos por falta de nota fiscal. 

Uma rede de rádios distribui seus comentários, que podem ser ouvidos, quase diariamente, em veículos os mais diversos – fora do radar da grande mídia – como as rádios Auriverde Bauru (SP), Mirador 98,5 FM, de Rio do Sul (SC), Cruzeiro FM 92,3 FM , de Sorocaba (SP), Jaraguá 101,3 FM, de Jaraguá o Sul (SC), Sintonia 94,7, de Ituporanga (SC), [Verdes Pampas FM, de Santiago (RS)] entre outras. (...)

*Para continuar lendo a postagem de Ricardo Miranda no site DCM, CLIQUE AQUI

segunda-feira, 20 de maio de 2024

Depois do dilúvio: um cavaleiro apocalíptico, três negacionismos e muitos funerais

Porto Alegre vai voltar, mas, se quiser sobreviver, precisa varrer nas eleições deste ano o Cavaleiro Único do apocalipse no seu perfil populista

 "After the Deluge" (Depois do Dilúvio), de George Frederic Watts (Domínio Público)

Por Tarso Genro (*) 

Ao contrário do que os formadores ideológicos da grande imprensa rapidamente propagaram, defendendo que a situação de tragédia não é propícia para o debate político sobre o futuro, defendo que é exatamente nos momentos de crise que as pessoas, as classes, as instituições, mostram a sua grandeza e a sua miséria. Sonegar as causas políticas da tragédia gaúcha é sonegar o essencial e ajudar a esconder os crimes e as omissões deliberadas que nos levaram até aqui. 

Do ponto de vista do interesse público não cabe indicar quem são os criminosos, o que é uma tarefa da Justiça Penal, mas sim apontar as políticas públicas que permitiram que aqueles que cometeram crimes contra a democracia e a cidade fiquem escondidos nos esgotos das Fake News e nas manipulações cotidianas da desinformação deliberada. A devastação é grandiosa e Celi Pinto tem razão quando diz que o Dilúvio tem razões políticas. 

Rezam a lenda e a Bíblia Sagrada que “as águas do Dilúvio destruíram os iníquos e todas as criatura que viviam na terra, exceto os que estavam na arca. Quando as águas do Dilúvio baixaram, Noé e a sua família saíram da Arca.” Os que saem da Arca, depois do Dilúvio – aqui e hoje – estão vivos para cumprirem os desígnios de Deus, da História ou dos Profetas, mas eles – os que estão vivos – amam, sofrem, lutam e um dia morrerão. Nós morreremos, mas enquanto vivos, temos que falar. 

Depois do Dilúvio também é uma pintura a óleo do inglês George Watts, que “apresenta o sol de forma incompleta em 1886 e completa, em 1891”. A História se move em sequências incompletas, como no quadro do inglês – marcado pela meticulosidade britânica: Noé abre a janela da arca e vê que a chuva cessou. O que pensam, os gaúchos de hoje quando as chuvas cessam, sobre as Profecias dos negacionistas que conduziram o pensamento de milhões, na modernidade dissolvida pelas águas? 

Tomada como símbolo, História ou Mito, a situação de Noé (falecido com 950 anos e vivendo por mais 350 anos depois do Dilúvio no mundo de um Deus improvável) não enfrentou as três negações que os humanos atuais enfrentam. Depois do nosso Dilúvio, que causou danos e impressões muito mais fortes do que a leitura das versões míticas da Bíblia, acho que devemos repensar a Vida e a Política. 

Na versão bíblica, um Deus vingativo teria dito “multipliquem-se, povoem novamente a terra e exerçam domínio sobre ela”. E depois: “quem derramar o sangue de um ser humano, pelo ser humano seu sangue será derramado, pois ele foi criado à imagem de Deus.” O Deus da Gênesis 9, manda derramar sangue e nega, portanto, o direito de perdoar a quem derrama o sangue dos seus irmãos. Tendo o “verbo” como força letal, o Deus da Gênesis não precisou encarar as Três Negações que enfrentamos nos dias de hoje. 

A visão da Gênesis está largamente superada pelo direito moderno, que é mais eficiente e mais “humano” que a “Lei do Talião”, que o Deus vingativo recomendou a Noé e aos seus sucessores, pois a Lei dos Homens julga os conflitos para retomar a coesão social, tanto pela aplicação da Lei Penal como pela possibilidade do perdão. O Deus mítico, ideal, criado pelos homens ou pela espontaneidade da energia do Universo é sempre maior do que a vida imediata. 

Mas Ele não se defrontou com as três negações que nos desafiam: a negação da política, propagada pela mídia dominante, que gerou a deposição inconstitucional da Presidenta Dilma e abriu as comportas ao fascismo e aos novos políticos da extrema direita, negação principal e decisiva que ao eliminar a política tradicional como um cancro e colocar, em seu lugar, o fascismo e o negacionismo, mutilou o que tem de bom e humano na democracia liberal. 

A segunda negação é a Pandemia que – com a política assassina da Cloroquina contra a vacina e da respiração ofegante como deboche – ajudou a matar 8oo mil pessoas, cujos titulares ainda permanecem soltos e impunes. O negacionismo climático é a terceira negação, que guindou ao topo do imaginário do progresso a destruição ambiental e a criação de novas normas de proteção, não dos humanos, mas dos desastres que aí estão. 

Quero dizer, com a menção das Três Negações, que a dimensão da barbárie universal se derramou sobre o Rio Grande, não como uma maldição divina, que não só classifica crimes e estabelece as punições, mas que também se estabeleceu de forma consciente – pelo dolo evidente de determinados dirigentes políticos – pela extinção das políticas de manutenção das prevenções e das defesas da cidade contra as cheias. 

Porto Alegre, assim, passou a ser uma cidade-teste da gentrificação perversa, da especulação imobiliária, palco dos “síndicos” populistas neoliberais – sem propósito público – incensados pela mídia dominante. Porto Alegre de modelo do Sistema Único de Saúde passou a ser o símbolo da irresponsabilidade na Saúde Pública, pela ausência de uma estratégia sanitária séria na época da Pandemia. 

Porto Alegre de cidade que recebeu prêmios internacionais de gestão decente, tornou-se um criadouro de meritocráticos de opereta – educada pela extrema direita empresarial e pela sua mídia servil – que continuam buscando a proliferação dos seus negócios e (como bons neoliberais oportunistas) buscando as proteções do Estado. Porto Alegre vai voltar, mas – se quiser sobreviver – vai varrer nas eleições deste ano o Cavaleiro Único do apocalipse que nos afoga e concentra – no seu perfil populista – as Três negações que Noé não precisou enfrentar, abrigado que esteve nas palavras do Senhor. 

(*) Tarso Genro foi governador do Estado do Rio Grande do Sul, prefeito de Porto Alegre, ministro da Justiça, ministro da Educação e ministro das Relações Institucionais do Brasil.

**Via Sul21

sexta-feira, 17 de maio de 2024

Tragédia histórica expõe o quanto governo Leite ignora alertas e atropela política ambiental

 


Governo desfigurou Código Estadual do Meio Ambiente e sancionou construção de barragens em áreas de preservação, entre outras medidas.

*CLIQUE AQUI para ler na íntegra (via Sul21)


quinta-feira, 16 de maio de 2024

Pimenta ignora críticas e promete atuação isenta no RS: "vou responder com trabalho, espírito público e compromisso"

Escolhido pelo Presidente Lula para liderar os esforços federais no estado, ministro Paulo Pimenta enfrenta questionamentos sobre possível politização da crise

Paulo Pimenta (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

247* - O ministro Paulo Pimenta (PT), designado pelo presidente Lula (PT) para liderar a Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, reagiu aos ataques da oposição diante das críticas relacionadas a uma suposta politização, por sua parte, das enchentes que assolam o estado. Em entrevista à CNN, Pimenta afirmou que está determinado a responder aos questionamentos com trabalho. “[Vou responder as críticas] com trabalho, espírito público e compromisso com o Rio Grande do Sul. Não me preocupo com as críticas, são compreensíveis. Cada uma mede a conduta dos outros pela sua régua”, disse. 

Críticos de Pimenta levantam preocupações sobre a possibilidade de sua nomeação servir como plataforma política para futuras eleições, já que ele estaria almejando uma candidatura ao governo estadual ou ao Senado em 2026. 

Apesar das críticas, Pimenta assumiu o cargo em cerimônia ao lado do presidente Lula, onde reiterou seu compromisso em trabalhar em colaboração com o governo estadual e as prefeituras.

*Fonte: Brasil247

segunda-feira, 13 de maio de 2024

CUT-RS atua na linha de frente para ajudar população afetada pelas enchentes no RS

A campanha de solidariedade criada está arrecadando doações via PIX, que estão sendo destinados às principais demandas urgentes do momento

 

Há mais de uma semana o Rio Grande do Sul vem sendo afetado pela maior crise ambiental da história. Já chega a 113 o número de mortos, 146 pessoas estão desaparecidas e há 756 feridos. Ao todo, mais de 1,916 milhões de pessoas foram afetadas pelas consequências do temporal e enchentes no estado, segundo o boletim da Defesa Civil divulgado na manhã desta sexta-feira (10).  

Em meio a situação de calamidade pública no estado, a CUT-RS assumiu o compromisso com os trabalhadores e trabalhadoras afetados pela enchente e está atuando na linha de frente para ajudar a população. A campanha de solidariedade criada está arrecadando doações via PIX, que estão sendo destinados às principais demandas urgentes do momento. 

Para onde vai o dinheiro arrecadado pela CUT-RS? 

Na manhã desta quarta-feira (8), a sede da CUT em Porto Alegre recebeu um caminhão carregado de água, comprado com o dinheiro arrecadado. Os fardos de água serão destinados para as cozinhas comunitárias e para a população nos abrigos. Desde domingo, a capital gaúcha vem enfrentando um grave problema no abastecimento de água na cidade fazendo com que muitos locais estejam sem acesso à água. 


Além da compra de água, a CUT também fez a compra de dezenas de cestas básicas e insumos, colchões para serem repassados às cozinhas comunitárias e abrigos. (...)

*CLIQUE AQUI para ler na íntegra.

PIX CUT-RS : 51996410961

ELEIÇÕES MUNICIPAIS: PT SANTIAGUENSE DEVERÁ CONCORRER LIDERANDO UMA FRENTE DE CENTRO-ESQUERDA (OU EM CHAPA PRÓPRIA) AO EXECUTIVO MUNICIPAL

 


Segundo informações divulgadas hoje pela Direção Municipal do PT de Santiago/RS "O Partido dos Trabalhadores de Santiago realizou, na noite de ontem, reunião ampliada [de seu Diretório Municipal] para dar seguimento às tratativas referentes às eleições de 2024. Inicialmente o Presidente da Executiva,  Luiz Rodrigues,  salientou as catástrofes que acontecem no estado e ressaltou que o partido está inserido nas campanhas de ajuda solidária e  via Pix para  a CUT/RS." Na oportunidade, foi debatido ainda a atual conjuntura política nacional/estadual/municipal, as eleições deste ano  e tirados vários encaminhamentos. 

Sobre as pré-candidaturas do PT local às eleições municipais [o PT deverá lançar 14 candidatos/as à vereança, sendo 7 homens e 7 mulheres], a Nota (assinada pelo seu Secretário de Comunicação, o sindicalista Leandro Wesz Parise, também Presidente do 29º Núcleo do Cpers/Sindicato) informa: "Dentro dos nomes postos ao cargo de pré-candidatos à majoritária,  foi informada que houve  desistência do companheiro Chico Matos [pequeno produtor rural e liderança do Movimento dos Pequenos Agricultores, que alegou questões pessoais e familiares para retirar seu nome]. 


Coloca por fim a Nota que "após amplo debate, o Diretório decidiu, por unanimidade, que a companheira Josieli Lamana Miorim [foto acima, advogada, atual Secretária Geral do PT de Santiago e militante feminista] é o nome do Partido [como pré-candidata ao Executivo Municipal] para compor com demais partidos de Santiago [uma Frente de Centro Esquerda] ou para representar o PT nas eleições municipais".

A Direção Municipal do PT deverá agora intensificar os contatos (e reuniões) com as lideranças dos partidos de centro-esquerda e democráticos (e/ou setores desses), assim como com lideranças sindicais e populares/democráticas de Santiago  para viabilizar a eleição de uma forte bancada de vereadores/as e uma alternativa política com condições de disputar (com força, com os setores conservadores e direitistas locais) o comando do Executivo Municipal de Santiago nas eleições deste ano.

*Via Blog do Júlio Garcia

quarta-feira, 8 de maio de 2024

RASTRO DE DESTRUIÇÃO - Ao perder casas e plantações, agricultores vivem uma tragédia sem precedentes no RS

Os temporais que atingem o Rio Grande do Sul começaram em 27 de abril e ganharam força no dia 29. Sobe para 90 [mais de 100, atualizando] o número de mortos após enchentes. Estado investiga outros quatro óbitos. São 132 desaparecidos e 361 feridos. Mais de 1,3 milhão de pessoas foram afetadas pelas chuvas

Realidade é “triste e desoladora”, de acordo com pequenos agricultores, assentados, quilombolas e indígenas que lidam com as diferentes perdas provocadas pela chuva no RS

Casas, galpões e currais destruídos. Plantações inundadas e colheitas perdidas. Galinhas, porcos e vacas levados pela força das águas. Uma realidade “triste e desoladora”, afirmam pequenos agricultores, assentados, quilombolas e indígenas que lidam com as diferentes perdas provocadas pela chuva no Rio Grande do Sul. O estado vem sofrendo com enchentes e inundações após um temporal que começou em 27 de abril e ganhou força no dia 29. (...)

*CLIQUE AQUI para continuar lendo (via RBA).

terça-feira, 7 de maio de 2024

Tragédia gaúcha: CUT e sindicatos se mobilizam em solidariedade à população do Rio Grande do Sul

 

'Nível do Guaíba já atinge [mais de] cinco metros acima do nível normal, ultrapassando marca histórica da enchente de 1941'.

*CLIQUE AQUI para ler ... e saber como contribuir para ajudar a minimizar o sofrimento das famílias atingidas.

quinta-feira, 2 de maio de 2024

Presidente LULA: "O governo federal estará 100% à disposição do povo do Rio Grande do Sul"

 


O presidente Lula (PT), que visitou Santa Maria (RS) nesta quinta-feira (2), garantiu que o governo federal prestará todo o apoio necessário ao governo do Rio Grande do Sul para, neste momento, auxiliar no resgate às vítimas das enchentes e, depois, na reconstrução das cidades e na mitigação dos danos causados pelas cheias. "Queria prestar minha solidariedade ao povo do estado do Rio Grande do Sul, que é um povo conhecido nacionalmente como um povo trabalhador e que possivelmente não precisava sofrer tanto em tão pouco tempo. Solidariedade aos familiares das pessoas que foram vítimas e que morreram por conta desse desastre extremo e aos familiares dos que estão desaparecidos, na esperança de que eles possam aparecer e de que todos estejam ainda com vida", iniciou o presidente, lembrando que o estado sofreu também com chuvas e secas em 2023. Ele fez um alerta: "é preciso que a gente comece a ficar preocupado em cuidar do planeta Terra com muito mais carinho e amor".

Na sequência, Lula fez garantias sobre o papel do governo federal na superação da crise. "A gente não vai permitir, como não permitimos no Vale do Taquari, como não permitimos quando houve a seca aqui no Rio Grande do Sul, que faltem recursos para que a gente possa reparar os danos causados, na época pela seca, depois pela chuva e agora pela chuva. O governo federal estará 100% à disposição do Rio Grande do Sul, do povo do Rio Grande do Sul, para atender com material humano, com trabalho, com eficiência e com recurso, que sei que vai ser necessário, para que a gente possa reparar os prejuízos". (...)

*CLIQUE AQUI para continuar lendo (via Blog do Júlio Garcia)

ComunicaBR - Vejam os dados atualizados dos repasses do Governo Federal para Santiago-RS nos primeiros 3 meses de 2024

 


  • DADOS GERAIS
  • População – IBGE 2022: 48.938
  • 51,95% Mulheres e 48,05% Homens
  • Crescimento desde o Censo 2010: -0,27%
  • Quantidade de Domicílios: 22.808
  • Quantidade de Distritos: 4
  • Área Territorial – km²: 2.414
  • Eleitorado: 40.824
  • Prefeito(a): Tiago Görski Lacerda
  • Gentílico: santiaguense
  • Aniversário: 04/01
  • TRANSFERÊNCIAS PARA O MUNICÍPIO
  • Transferências para o município (acumulado de 01/2024 a 02/2024)
    • R$ 12,68 milhões transferido para o município no ano.
  • TRANSFERÊNCIAS AOS CIDADÃOS
  • Transferências aos cidadãos
    • R$ 4,06 milhões em Bolsa Família (acumulado de 01/2024 a 03/2024)
    • R$ 21,92 milhões em Benefício de Prestação Continuada (acumulado de 01/2023 a 12/2023)
    • R$ 28,76 mil em Auxílio Gás (acumulado de 01/2024 a 02/2024)
    • R$ 1,52 milhão em Seguro-Desemprego (acumulado de 01/2024 a 02/2024)
    • R$ 226,87 milhões em Benefícios Previdenciários (acumulado de 01/2023 a 12/2023)
    PROTEÇÃO SOCIAL
  • Bolsa Família (posicionado em 03/2024)
    • 2,07 mil famílias beneficiadas no mês, com recebimento, em média, de R$ 649,73 por família.
    • 1 mil crianças de 0 a 6 anos beneficiadas com R$ 150,00.
    • 1,53 mil crianças e adolescentes de 7 a 18 anos incompletos e 40 gestantes beneficiados com R$ 50,00.
    • 88,09% das famílias são chefiadas por mulheres.
  • Auxílio Gás (posicionado em 02/2024)
    • 282 famílias beneficiadas no mês.
    • 84,75% das famílias são chefiadas por mulheres.
  • Benefício de Prestação Continuada – BPC (posicionado em 12/2023)
    • 1,41 mil pessoas beneficiadas no mês.
      • 680 pessoas com deficiência - PcD.
      • 726 pessoas idosas.
  • Cadastro Único (posicionado em 02/2024)
    • 14,46 mil pessoas de baixa renda, distribuídas em 6,33 mil famílias, estão identificadas no Cadastro Único do Governo Federal.
  • Fundo Nacional de Assistência Social (acumulado de 01/2023 a 12/2023)
    • R$ 655,99 mil repassados ao município no ano.
    SAÚDE
  • Mais Médicos (posicionado em 02/2024)
    • 3 médicos(as) em atuação no município.
    • 2 novos profissionais a partir de 2023.
  • Unidades Básicas de Saúde – UBS (posicionado em 01/2024)
    • 11 unidades em funcionamento no município com custeio federal.
  • Atenção Primária à Saúde (posicionado em 02/2024)
    • 11 equipes de saúde da família e 0 de atenção básica com custeio federal.
  • Brasil Sorridente (posicionado em 02/2024)
    • 7 equipes de saúde bucal em atuação no município
  • Saúde Mental (posicionado em 02/2024)
    • 2 CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) em funcionamento no município com custeio federal.
  • Repasses a Hospitais Filantrópicos (acumulado de 01/2023 a 04/2023)
    • R$ 1,21 milhão liberados, em apoio a 1 entidade filantrópica da saúde, inclusive Santa Casa.
  • Saúde da Mulher Pré-natal (acumulado de 01/2023 a 12/2023)
    • No ano, 472 gestantes realizaram consulta de pré-natal em unidades do SUS do município.
    • 20,34% realizaram pelo menos 6 consultas.
  • Saúde da Mulher Prevenção e Combate ao Câncer (acumulado de 01/2023 a 11/2023)
    • 827 exames de colo de útero realizados em unidades do SUS no ano, em mulheres na faixa de 25 a 64 anos.
    • 1,96 mil exames de mamografia realizados em unidades do SUS no ano, em mulheres na faixa de 50 a 69 anos.
  • Piso Nacional da Enfermagem (acumulado de 01/2024 a 02/2024)
    • R$ 39,6 mil transferidos no ano para complementação do piso salarial dos profissionais de enfermagem informados pelo município.
  • Farmácia Popular (posicionado em 02/2024)
    • 5,61 mil pessoas beneficiadas pelo programa neste mês.
    • 5,15 mil retiraram medicamentos gratuitos para diabetes, hipertensão, asma, osteoporose e contraceptivos.
    • 338 beneficiários do Bolsa Família retiraram todos os medicamentos de forma gratuita.
    • 1,61 mil adquiriram medicamentos com desconto.
    • 25 farmácia(s) conveniada(s) no município.
  • EDUCAÇÃO
  • Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE (posicionado em 12/2023)
    • 4,52 mil estudantes em 22 escolas, com repasse de R$ 728,24 mil.
  • Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (posicionado em 01/2024)
    • O município aderiu ao Compromisso.
  • Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE (posicionado em 11/2023)
    • 35 escolas beneficiadas, com o total de 8,09 mil estudantes matriculados e repasse de R$ 239,52 mil.
  • Escola em Tempo Integral (posicionado em 09/2023)
    • O município aderiu ao Programa.
  • Prouni (posicionado em 12/2023)
    • 67 bolsistas a partir de 2023 sendo:
      • 14 pessoas negras (20,90%) e 45 mulheres (67,16%).
      • 89,55% com bolsas integrais.
  • Ensino Técnico (posicionado em 12/2022)
    • Não há registro de campus de ensino técnico de instituição de federal no município.
  • Ensino Superior (Censo da Educação Superior 2022)
    • O município não possui instituição federal com oferta de ensino superior.
  • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
  • Bolsas de Pesquisa e Formação – CNPq (posicionado em 12/2023)
    • Não há registro de bolsa CNPq no município.
  • Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FNDCT (posicionado em 02/2024)
    • Não há registros de projetos de inovação e desenvolvimento científico e tecnológico beneficiados com recursos reembolsáveis no município.
  • Apoio à Inovação Empresarial – Embrapii (posicionado em 12/2023)
    • Não há registro de projeto em unidades Embrapii no município.
  • MEIO AMBIENTE
  • Bolsa Verde (posicionado em 03/2024)
    • Não há registro de família assistida pelo programa no município.
  • Fiscalização Ambiental (posicionado em 12/2023)
    • No ano, o IBAMA realizou 15 ações fiscalizatórias no município - aumento de 150,00% em relação ao mesmo período de 2022.
      • 7 infração(ões) ambientais (R$ 699,5 mil em multas) - aumento de 16,67% em relação ao mesmo período de 2022.
  • EMPREGO E RENDA
  • Emprego Formal (posicionado em 02/2024)
    • 7,7 mil postos de emprego formal no município.
    • 81 novos empregos gerados no mês.
  • Desenrola Brasil (posicionado em 02/2024)
    • 233 pessoas beneficiadas pelo programa no município na Faixa 1 (pessoas com renda bruta mensal de até dois salários mínimos ou inscritas no CadÚnico).
      • 51,93% são mulheres.
    • 434 contratos negociados.
    • O valor total das dívidas era de R$ 1,06 milhão, sendo o valor final negociado no total de R$ 178,55 mil.
    • Desconto médio de 83,12%.
  • CULTURA
  • Lei Paulo Gustavo (acumulado de 01/2023 a 10/2023)
    • R$ 437,97 mil liberados para a Cultura no município.
  • ESPORTE
  • Bolsa Atleta (posicionado em 02/2024)
    • Não há registro de bolsista nascido no município.
  • AGRICULTURA
  • Plano Safra (acumulado de 01/2024 a 03/2024)
    • 275 contrato(s) com R$ 64,53 milhões concedidos no ano.
      • Agronegócio
        • 166 contrato(s).
        • R$ 57,58 milhões em crédito concedido.
      • Agricultura Familiar – PRONAF
        • 109 contrato(s).
        • R$ 6,95 milhões em crédito concedido.
  • DESENVOLVIMENTO PRODUTIVO
  • Microempreendedor individual (posicionado em 12/2023)
    • 4,36 mil cadastros no MEI no município, com 301 novos cadastros a partir de 2023.
  • Simples Nacional (posicionado em 12/2023)
    • 1,71 mil empresas optantes do Simples no mês, com 77 novas optantes a partir de 2023.
  • Mapa do Turismo (posicionado em 02/2024)
    • O município pertence à região turística Vale do Jaguarí e está cadastrado no Mapa do Turismo com a categoria D.
  • Fundo Geral do Turismo – FUNGETUR (acumulado de 01/2023 a 11/2023)
    • Desde 2023, foram firmadas 1 operações do FUNGETUR, com crédito no valor total de R$ 500 mil para estabelecimentos de turismo.
  • Apoio à Infraestrutura Turística (posicionado em 03/2024)
    • Não há registros de obras para infraestrutura turística no município.
  • Cadastro dos Prestadores de Serviço Turístico – CADASTUR (posicionado em 02/2024)
    • 7 empreendimento(s) com cadastro regular.
    • 5 guia(s) de turismo, sendo 4 mulheres.
    • Acessibilidade: o município conta com 2 quartos acessíveis em meios de hospedagem.
  • INFRAESTRUTURA
  • Minha Casa, Minha Vida (posicionado em 01/2024)
    • 36 moradia(s) financiada(s) por meio do FGTS, com valor total de R$ 5,28 milhões, a partir de 2023.
  • PAC Seleções (posicionado em 04/2024)