quarta-feira, 30 de abril de 2025

'Cara & Coragem II – Um livro de combate!'*

 


Por Adeli Sell* 

Júlio Garcia nos dá (pela Casa do Poeta de Santiago/RS) seu Cara & Coragem II – Poemas Reunidos, de 2024.

Júlio César Schmitt Garcia, advogado, morou anos na capital, quando o conheci lá no final dos anos 70. Voltou, bem mais tarde, à sua terra natal, Santiago. Também conhecida como “Terra dos Poetas e das Tradições Gaúchas”. E tem a Casa do Poeta.

A primeira coisa que nos chama a atenção é a capa com uma decomposição do quadro “Guernica”, de Picasso. A ideia é impactante e casa com o título.

“Cara e coragem” é um livro de combate. Como o autor divide em cinco partes, o leitor também terá diferenciações entre os poemas, seja pelo conteúdo, seja pela forma, demonstrando um bom trato com o gênero e com as palavras. E isto é positivo.

Diria que a parte mais romântico-lírica tem um ponto que nos chama muito a atenção. O domínio dos termos, das construções frasais, a ligeireza é um ganho estético da leitura. Júlio deveria insistir mais e mais nesta linha.

Falei de combate, pois em cada poema seu sobre a vida, sobre os seres humanos, sobre o mundo é de uma defesa sem fim da dignidade das pessoas contra todas as formas de opressão. Às vezes chega a falar de sua terra e do clima opressor das ditas elites locais e regionais.

As citações que o autor faz de autores e de certa linha seguida são claras e tem um peso e uma intencionalidade: Che Guevara, Lauri Maciel, Maiakovski, Neruda, entre outros.

Algumas tiradas são precisas como a primeira estrofe de “Assentamento”:

'O trigal doira as coxilhas (vergadas pelo arado) do outrora antigo latifúndio' (…) Ou versos como estes ao adentrar o lírico:(…) 'e te levar a passear, de mãos dadas escutando os sons da natureza (….) deitado contigo na relva orvalhada (…) nos campos do sonho'. Júlio Garcia fez sua “Opção”: 'Não reconheço a poesia Que não seja engajada; Que não traga em seu bojo: – o grito da rebeldia – a chama da paixão.' 

Está escrito. E assim é o Júlio Garcia em suas mais de 200 páginas de Cara & Coragem II: um livro de combate, com um passeio pelo mundo opressivo de Sarajevo a Gaza.

Esperamos novos versos para breve.

...

*Adeli Sell é professor, escritor, ex-vereador (PT/Porto Alegre-RS)  e bacharel em Direito. 

**Fonte: Jornal  Brasil Popular e Blog do Júlio Garcia

sexta-feira, 25 de abril de 2025

FASCISMO BOLSONARISTA - Prisão de Collor por Moraes causa pânico entre aliados de Bolsonaro

 


Aliados de Bolsonaro avaliam que Moraes deve seguir o mesmo rito que colocou Collor atrás das grades e já estimam data para prisão.

*CLIQUE AQUI para ler na íntegra (via Revista Fórum).

terça-feira, 22 de abril de 2025

"ESTÁ TUDO PERFEITO. SERÁ?" (Sobre o FAPS: P.L. 024/2025, encaminhado à Câmara de Vereadores pelo Executivo Municipal de Santiago/RS)

 


Por Antônio Bueno*

O Conselho Gestor do FAPS em audiência, na Câmara de Vereadores de Santiago, afirmou que o Fundo de Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais de Santiago goza de saúde financeira capaz de cumprir todas suas responsabilidades legais de pagar, mensalmente e em dia, os benefícios de aposentados e pensionistas, além de sustentar todas as despesas administrativas advindas da manutenção do Plano.

Afirmou, também, que possuí, na composição do Conselho, pessoal com formação e conhecimento necessário para exercer suas funções de acompanhamento, fiscalização e orientações para preservar a saúde financeira e manter seus participantes muito bem informados.

Disseram que o Fundo possuí, atualmente um saldo credor de R$ 142.000.000,00 (cento e quarenta e dois milhões de reais), em torno de 522 aposentados e pensionistas gozando dos benefícios, que tanto os servidores e como a Prefeitura honram, rigorosamente em dia, suas contribuições financeiras legais para a sustentação de FAPS, sendo que a Prefeitura fez vários aportes além dos percentuais de sua responsabilidade, o que lhes dá a certeza de que não haverá, ao longo dos anos, nenhum problema de sustentabilidade do pagamento aos beneficiários.

Afirmou em vários momentos que o termo “DÉFICIT TÉCNICO ATUARIAL" mencionado na ementa do PL 024/2025 não significa DÍVIDA e sim projeções futuras e que JAMAIS será necessário retirar recursos de outras secretarias para cobrir dívidas do FAPS.

Porém a própria ementa do PL 024/2025 já desmonta as afirmações do Conselheiros, “DISPÕE SOBRE A FORMA DE AMORTIZAÇÃO DO DÉFICIT TÉCNICO ATUARIAL PARA A OBTENÇÃO DO EQUILÍBRIO FINANCEIRO E ATUARIAL QUE O MUNICÍPIO TEM EM FACE DO RPPS DO MUNICÍPIO DE SANTIAGO".

“AMORTIZAÇÃO DO DÉFICIT" - quem está em dia não faz amortizações, faz contribuições mensais dentro do previsto na lei.

“PARA A OBTENÇÃO DO EQUILÍBRIO FINANCEIRO E ATUARIAL" -  quando você busca obter, é por que você não o tem.

O artigo 1° do PL pede autorização para o Executivo realizar o reconhecimento do déficit atuarial apurado pelo cálculo e relatório realizado em 31.12.2023, necessitando de aportes e alíquotas suplementares “para cobertura do déficit atuarial do RPPS” (parágrafo único), quem está em dia não precisa APORTAR RECURSOS ou SUPLEMENTAR (elevar) ALÍQUOTAS.

O artigo 2° é muito claro ao informar o montante do déficit de R$ 478.709.011,22, posição de 31.12.2023, “gerados pela ausência ou insuficiência de alíquotas de contribuição, inadequação da metodologia ou hipóteses atuariais ou outras causas que ocasionaram a INSUFICIÊNCIA de ativos” , é auto explicativo.

O artigo 9° trata da elevação de alíquotas  “Adicionalmente à contribuição previdenciária patronal.... contribuirão com as alíquotas incidentes sobre a totalidade da remuneração de contribuição dos servidores ativos” durante os anos de 2025 a 2039 com o percentual de 15% conforme tabela anexa, QUEM ESTÁ EM DIA não aumenta alíquotas de contribuição dos servidores.

Nas justificativas do PL 024/2025 há uma contradição quando o Executivo menciona “Para que seja possível a correção do PASSIVO ATUARIAL E FINANCEIRO, através de aportes mensais e alíquotas suplementares, o RPPS optou” ... menciona uma tabela anexa ao PL,... logo após salienta “que o percentual das alíquotas alcançado pelos servidores públicos Municipais,... não sofrerão alterações", aí está a CONTRADIÇÃO.

A tabela anexada ao projeto alonga o tempo dos aportes e alíquotas para alcançado pelos servidores públicos Municipais,... não sofrerão alterações, aí está a CONTRADIÇÃO. A tabela anexada ao projeto alonga o tempo dos aportes e alíquotas para zerar o “saldo devedor” até dezembro de 2053, mantendo a alíquota de contribuição dos servidores ativos em 15%.

Ao movimentar sua tropa de sustentação o PP, através de seus representantes, explicita a gravidade do problema, baseado numa narrativa unificada mobiliza o aparato de guerra, foram os “DIRIGENTES SINDICAIS" que se apressaram em divulgar notas de apoio, mostrando suas agilidades na defesa dos interesses patronal, da mesma forma a mídia tradicional é chamada para defender a retórica do Executivo, a maioria do Legislativo mostra sua verdadeira face de puxadinho do Executivo, através da arrogância e autoritarismo do seu presidente utilizou o horário pago pelos Santiaguenses para atacar “adversários”, quando deveria ser o primeiro a exigir total transparência e comprovação dos dados informados.

O FAPS é um plano de previdência de longo prazo composto de uma pluralidade enorme de profissionais que atuam em diversos setores desde aqueles que atuam na rua submetidos a todo tipo de intempéries até os que atuam em gabinetes com temperatura estabilizada pelos ar condicionados; hoje há 522 beneficiários, a curto prazo teremos mais de 1000 exigindo cada vez mais uma reserva financeira mais significativa, como o Executivo opta e prioriza as terceirizações, contratos e estagiários, a arrecadação do fundo tende a reduzir paulatinamente, o que impõe um risco enorme a sustentabilidade do Plano.

Em momento algum houve qualquer tipo de acusação ou culpabilização a quem quer que seja, porém é necessário a total transparência que dê aval aos dados informados durante a audiência, o conselho do FAPS deve mostrar a contabilidade, juntamente com a movimentação bancária mostrando a regularidade das contribuições dos Servidores Municipais e do Executivo, a além das DESPESAS mensais.

A aprovação do PL 024/2025 sem o devido esclarecimento e comprovação de um conjunto enorme de dúvidas e contradições tanto no projeto de Lei, como na audiência Pública, significa jogar para baixo do tapete todas as causas e os causadores do déficit atuarial ao longo de ANOS, assumindo, cada vereador que votar favorável a aprovação, a responsabilidade pelo futuro do FAPS, o mesmo ocorrerá com o Prefeito ao sancionar o projeto. Sem esquecer que para aportar recursos suplementares o Executivo deve transferir recursos de outras secretárias para cobrir o “PASSIVO ATUARIAL".

*Antônio Bueno (foto) é funcionário aposentado do Banco do Brasil, sindicalista, ex-vereador do PT santiaguense e dirigente municipal do partido em  Santiago/RS.

Lula e Janja viajarão a Roma para funeral do Papa Francisco; cerimônia deve durar 9 dias

 

    Papa Francisco com o Presidente Lula - Foto: Ricardo Stuckert

BdF* - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, irão nos próximos dias a Roma, na Itália, para participar do velório e do enterro do papa Francisco, que morreu nesta segunda-feira (21), aos 88 anos. 

A Secretaria de Comunicação Social (Secom) confirmou ao Brasil de Fato que a viagem está definida e que a comitiva do presidente deve ser definida na próxima terça-feira (22). A data da ida, no entanto, dependerá do cerimonial do Vaticano.

Ainda não há definição oficial, por parte do Vaticano, sobre o dia e o local do funeral. A previsão é que a cerimônia ocorra entre sexta-feira (25) e domingo (27), com ritos que seguirão o Ordo Exsequiarum Romani Pontificis — manual litúrgico cujas diretrizes foram simplificadas pelo próprio Francisco em novembro de 2024. O protocolo prevê até nove dias de cerimônias.

Amizade 

Lula e Francisco mantinham uma relação de proximidade e afinidade política, marcada por encontros e gestos simbólicos desde que o petista deixou a prisão. O primeiro encontro ocorreu em fevereiro de 2020, três meses após a libertação do ex-presidente. 

Em junho de 2018, quando Lula ainda cumpria pena na sede da Polícia Federal em Curitiba, um enviado do papa tentou entregar ao petista um terço abençoado por Francisco. A entrada foi barrada pelos agentes federais, mas o presente foi entregue posteriormente, acompanhado de uma mensagem. A Santa Sé esclareceu que o gesto era de natureza pessoal e não institucional. 

Desde que voltou à Presidência, Lula voltou a se encontrar com o papa duas vezes. Em junho de 2023, esteve com Francisco no Vaticano ao lado da primeira-dama, Janja. No ano seguinte, os dois se reuniram durante a cúpula do G7, em Puglia, no sul da Itália. Os encontros foram marcados por alinhamento em temas como o combate à fome, justiça social e defesa da paz em conflitos como a guerra na Ucrânia e os bombardeios na Faixa de Gaza. 

O diálogo entre ambos sempre esteve atravessado por críticas à judicialização da política. Em entrevista ao jornal espanhol ABC, publicada em 2022, Francisco afirmou que a Operação Lava Jato foi impulsionada por “notícias falsas na mídia que criaram um clima favorável ao julgamento”. Segundo o pontífice, o caso de Lula foi marcado por irregularidades processuais e manipulação midiática. “Eles armam o cenário através da mídia de tal forma que têm um efeito sobre aqueles que devem julgar e decidir”, declarou.

*Editado por: Rodrigo Chagas - Via Brasil de Fato

**Com o Blog do Júlio Garcia

sexta-feira, 11 de abril de 2025

‘Vou correr atrás dos votos’, afirma Rui Falcão sobre disputa de presidência do PT

Deputado Federal de SP anunciou que será candidato ao seu terceiro mandato como presidente do partido

Deputado Federal e candidato à presidência do PT, Rui Falcão (PT-SP). - Bruno Spada/Câmara dos Deputados

O deputado federal Rui Falcão (PT-SP) anunciou nesta quarta-feira (9) que vai disputar a presidência do Partido dos Trabalhadores (PT), na eleição interna que está marcada para 6 de julho. O petista já foi presidente da legenda de 2011 a 2017, e antes disso, de 1993 a 1994, quando conseguiu derrotar a corrente majoritária do partido, a Construindo um novo Brasil (CNB), da qual o presidente Luiz Inácio Lula da Silva também faz parte.

Falcão pertence à corrente Novo Rumo, e terá como principal adversário na disputa interna o ex-ministro do governo Dilma Rousseff e ex-prefeito de Araraquara, Edinho Silva, favorito da CNB. Além deles, outras duas pessoas apresentaram candidatura: Valter Pomar e Romênio Pereira.

Em entrevista ao Brasil de Fato, Falcão afirmou que sua candidatura busca promover o debate interno. Um dos desafios da candidatura, segundo ele, é o processo eleitoral interno e a prioridade de reeleger Lula em 2026. Falcão sugere que um processo de eleição indireta, com delegados, seria mais politizador.

“Eu preferia que houvesse um outro processo de eleição que não fosse simplesmente todo mundo votar, que tivesse um processo de debate político prévio, elegendo delegados, como nós já fizemos em outras ocasiões. Seria mais politizador, envolveria mais gente, mas o voto direto sempre é positivo e eu vou correr atrás dos votos. Esse é o maior desafio lado a lado com a nossa principal estratégia que é reeleger o Lula em 2026. Uma coisa tem que tá combinada com outra”, defendeu.

O parlamentar paulista comentou sobre sua estratégia para promover o retorno às raízes do partido, defendido por ele, em contraponto à posição de outras correntes internas, que defendem a superação da polarização e um “giro ao centro” em busca de ampliar o arco de alianças da legenda. Falcão defende uma comunicação que combine o uso de redes sociais com o contato direto com a população.

“As redes sociais são elementos poderosos em comunicação, mas essas redes também devem servir para impulsionar a organização partidária, para multiplicar as redes, mas também permitir o corpo a corpo, que é insubstituível. As pessoas querem também olho no olho, querem que você vá ao bairro, querem que você ouça os problemas concretamente. Então, é uma conjugação de redes e ruas de comunicação ativa e de luta social”, disse Falcão.

Entre as principais propostas do agora candidato, está o apoio do PT ao projeto que altera a escala de trabalho 6×1, à isenção do imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil e a reeleição do presidente Lula em 2026.

O presidente Lula tem evitado comentar as eleições internas do partido. Cerca de 1,3 milhão de filiados deverão participar da eleição interna para a nova direção nacional do PT, em 6 de julho. 

*Editado por: Nathallia Fonseca - Fonte: BdF

quarta-feira, 9 de abril de 2025

Redução da jornada de trabalho: 65% dos brasileiros apoiam a mudança

Entrevistados citam melhoria na qualidade de vida e na produtividade

   Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

 

Da Agência Brasil*

Um levantamento feito pela Nexus Pesquisa e Inteligência de Dados mostra que 65% dos brasileiros são favoráveis à redução da jornada de trabalho atual de 44 horas semanais. Segundo a pesquisa, 27% são contrários à diminuição; 5%, não são nem a favor e nem contra; e 3% não souberam responder.

Foram ouvidas presencialmente 2 mil pessoas com mais de 16 anos de idade, nas 27 unidades da federação. As entrevistas foram realizadas de 10 a 15 de janeiro de 2025.

De acordo com a pesquisa, os principais benefícios criados pela redução da jornada apontados pelas pessoas ouvidas foram:

Melhoria na qualidade de vida dos trabalhadores (indicado por 65% dos entrevistados)

Aumento na produtividade (55%)

Desenvolvimento social do país (45%)

Desenvolvimento econômico (40%)

Aumento da lucratividade das empresas e indústrias (35%)

Em relação à jornada de seis dias de trabalho por um dia de folga, a opinião dos entrevistados foi: 

54% contra

39%, a favor

4% nem contra nem a favor

3% não souberam responder

Especificamente perguntados sobre a Proposta de Emenda à Constituição conhecida como a PEC da escala 6×1, em análise na Câmara dos Deputados, que prevê a redução da jornada máxima de trabalho semanal para 36 horas, sendo 4 dias de trabalho e 3 dias de folga, sem a diminuição do salário, a opinião dos entrevistados foi: 

63% a favor

31% contra

4% nem contra nem a favor

3% não souberam responder

A maioria (42%) disse ainda que a alteração seria positiva para o país; 30%, negativa; 22%, não faria diferença; e 6%, não soube responder.

Caso a redução da jornada de trabalho se tornasse uma realidade, 47% afirmaram que utilizariam o tempo livre do trabalho para se dedicar à família; dedicar atenção à saúde (25%); fazer renda extra (22%); e investir em cursos e capacitações profissionais (17%).

*Via Sul21

terça-feira, 8 de abril de 2025

SANTIAGO/RS: PT SE POSICIONA SOBRE O DÉFICIT MILIONÁRIO DO FAPS E ABERTURA DE CPI

DIREÇÃO DO PT SANTIAGUENSE LANÇA NOTA ORIENTANDO VEREADOR JOEL CRESTANI, O DÉIO, A VOTAR CONTRA A REPACTUAÇÃO DO DÉFICIT DO FAPS* (HOJE MAIS DE MEIO BILHÃO DE REAIS**) E ASSINAR PROPOSTA DE CPI



*FAPS - Fundo de Aposentadoria dos/as Trabalhadores/as Municipais de Santiago-RS

 **Segundo informações do próprio Executivo Municipal

***Via WhatsApp

segunda-feira, 7 de abril de 2025

Não seria saudável e urgente repensar os meios de comunicação?


Por Franklin Cunha*

“O capitalismo neoliberal não trata apenas da exclusiva acumulação de capitais, de poder e de liberdades, mas também utiliza e exerce essas três condições para negá-las à maioria das pessoas excluída do sistema” – Noam Chomsky

A expansão metastática da violência se constitui num dos vetores principais do processo de globalização. A guerra pela produção e pelos mercados não é paralisada pelos limites territoriais, temporais e muito menos pelos éticos. Uma vez desencadeada a luta selvagem para a obtenção do poder e dos lucros, não existem mais limites para a capacidade de destruição. O extermínio maciço, organizado e sistemático de populações indefesas, diluído numa tragédia enorme, incessante e infinda, tornam obsoletas as acadêmicas delimitações conceituais entre guerra civil, total, de guerrilhas, justas ou santas, genocídio, limpeza étnica, terrorismo ou corriqueiros latrocínios.

Só as tragédias nos comovem. E só as que nos tocam de perto. Quanto maior a ‘milhagem’, menos nos perturbam o número de mortes violentas causadas por fenômenos naturais ou por ações bélicas de quaisquer origens, aparentemente justificadas ou não. De aliviar nossos sentimentos de pena, culpa ou horror – não nos preocupemos -, disso a mídia se encarregará.

O capitalismo neoliberal não trata apenas da exclusiva acumulação de capitais, de poder e de liberdades, mas também utiliza e exerce essas três condições para negá-las à maioria das pessoas excluídas do sistema. E, nessa tarefa, a mídia exerce um papel fundamental ao ‘fabricar consensos’ manipulando fatos e publicando versões do que se passa no mundo, versões essas criadas nas redações dos editorialistas, que pensam rigorosamente como seus patrões e esses como seus poderosos anunciantes.

Há vinte e cinco anos, um livro chamado ‘Fabricando Consensos’, escrito por Noam Chomsky e Edward S. Herman, definiu o novo modelo dos meios de comunicação, o qual eles chamaram de ‘Modelo Propaganda’. Trataram de interpretar a estrutura dessas empresas comerciais cuja base de lucros são os anúncios, a propaganda que executam de qualquer produto ou ideia para quem mais lhes pagar. O livro revela a origem e a maneira de como são expostas as notícias, em geral originadas nas grandes agências noticiosas, que dominam o mercado e as redações dos jornais, revistas e TVs. Na realidade, elas ditam o pensamento de seus leitores e sua ideologia é profundamente conservadora, incentivadora de todos os regimes da direita política e da crença no mercado e na livre iniciativa. Procuram e conseguem influenciar a orientação econômica dos governos, sejam liberais ou liberticidas, fazem parte da política econômica, refletindo os desejos do grande capital nacional e transnacional, mas estão sempre disputando e arrancando generosos empréstimos, concessões e incentivos governamentais.

Zizek diz que ‘não pensamos, a mídia nos pensa’ e nos pauta. Há vários dias as manchetes de primeira página são as bombas da maratona de Boston, com três mortos e alguns feridos a lamentar. Quando os ‘drones’ americanos no Afeganistão assassinam famílias inteiras e incendeiam ônibus com crianças, tais fatos ocupam pequenas notas no interior dos jornais e apenas alguns segundos nas TVs. Essa orientação editorial da mídia revela entre outras coisas que ela está impregnada de ideias racistas, pois faz-nos parecer que vidas de cidadãos norte-americanos valem muito mais do que a vida de seres humanos dos países pobres ora invadidos e violentados pela máquina bélica e comunicacional do Império.

Enfim, os meios de comunicação fazem parte de um complexo financeiro, econômico e ideológico, verdadeira tropa de choque de interesses de grupos econômicos que dominam as finanças globalizadas, sejam elas de origem clara ou mesmo claramente obscuras.”

(*) Franklin Cunha, médico e escritor, em ‘Ensaios Contemporâneos’, Porto Alegre, AGE, 2014)

franklincunha1933@gmail.com

**Fonte: Jornal Brasil Popular

...

***Nota deste Editor: Esse artigo que reproduzimos acima data de 2014, mas continua atualíssimo. (J.G.)

quinta-feira, 3 de abril de 2025

Quaest: Lula lidera todos os cenários de segundo turno

 


Um dia após a divulgação dos números da avaliação do governo federal, a pesquisa Genial/Quaest aponta que o presidente Lula (PT) lidera todos os cenários de segundo turno para as eleições de 2026. O cenário mais apertado é na disputa contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível, em que o petista aparece com 44% contra 40%, diferença no limite máximo da margem de erro.

Além do cenário entre Lula e Bolsonaro, foram medidas as intenções de voto do presidente contra outros 7 adversários (ver quadro abaixo). A disputa mais próxima seria contra a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), com vantagem de 44% a 38% para Lula. (...)

*CLIQUE AQUI para continuar lendo (via Sul21)

quarta-feira, 2 de abril de 2025

Oposição denuncia vereadores de Porto Alegre ao MPF por apologia à ditadura militar

Mariana Lescano (PP) e Coronel Ustra (PL) defenderam o regime militar no plenário da Câmara

   Giovani Culau repudiou as falas | Foto: Fernando Antunes/CMPA

Os partidos de oposição da Câmara Municipal de Porto Alegre anunciaram que entrarão com uma representação no Ministério Público Federal (MPF) contra os vereadores Coronel Ustra (PL) e Mariana Lescano (PP) em razão de falas durante a sessão plenária desta segunda-feira (31) que consideram configurar apologia à ditadura militar. 

Ustra, que utiliza o nome de seu familiar fazendo referência ao Cel. Brilhante Ustra, o único militar da ditadura que foi reconhecido como torturador, saudou o dia 19 de março, quando ocorreu a Marcha da Família com Deus pela Liberdade, que antecedeu a intervenção militar no País. Ele defendeu o período do regime militar e a anistia aos réus do 8 de janeiro. “Se em 1964 o Brasil escolheu a liberdade, hoje temos o dever de continuar essa luta”, afirmou. 

Já Mariana Lescano afirmou que o regime militar foi uma revolução democrática. “Nós temos que lembrar que foi um pedido do povo brasileiro, que não queria que o comunismo se instaurasse no Brasil”, disse. Ela afirmou ser contra o totalitarismo e a ditadura e que, “por mim existiria a proibição de ter um partido comunista no Brasil”. E ainda pediu por anistia aos réus do 8 de janeiro, afirmando que hoje se vive um regime totalitário onde, “se tu pedir voto impresso, é ato antidemocrático. Se tu criticar a suprema corte, atentado à democracia. Se tu protestar contra o governo, é golpe de estado”. 

*Com informações da CMPA. 

Os vereadores de oposição repudiaram as falas, inclusive ainda durante a sessão, acusando os Ustra e Lescano de fazer apologia à tortura ditatorial e apoiar o ato antidemocrático do 8 de janeiro. Também apontaram que as manifestações atentam contra o regime democrático e configuram crime na legislação penal brasileira. 

“As declarações desses parlamentares não são apenas um atentado à memória dos que lutaram contra a ditadura, mas também um grave desrespeito à Constituição Federal, que condena expressamente qualquer forma de apologia ao regime militar e à tortura”, diz Natasha Ferreira, líder do PT. 

Giovani Culau (PCdoB) leu o relato de uma militante política torturada durante o regime militar no Brasil, sob comando do coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra. “Não houve revolução em 1964, houve um golpe, que matou, torturou e cassou mandatos parlamentares, inclusive nessa cidade”. Também chamou de “nojenta” e “horrorosa” a manifestação do vereador, afirmando que não pode ser concedida anistia aos réus do 8 de janeiro, por conta dos vestígios do regime militar na sociedade.

**Fonte: Sul21

terça-feira, 1 de abril de 2025

Da ditadura ao bolsonarismo: Brasil busca por justiça após Bolsonaro se tornar réu pelo STF

 


Em meio a aniversário do golpe de 1964, país celebra decisão histórica do STF que pela primeira vez vai julgar golpistas. (...)

*CLIQUE AQUI para ler na íntegra (via Brasil de Fato).

Comissão de Anistia elogia declaração de Lula sobre golpe de 1964 e pede medidas educativas sobre memória histórica

 

   Lula - 18/03/2025 (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)

247* - A presidente da Comissão de Anistia, Ana Maria Lima de Oliveira, elogiou a decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de romper o silêncio sobre o golpe militar de 1964 e pediu para o governo implementar mais medidas de educação e memória histórica. A informação é da coluna Painel do jornal Folha de S.Paulo. Desde o início de seu terceiro mandato, Lula e os comandantes das Forças Armadas evitavam fazer referências públicas ao golpe, que completou 61 anos. 

Nesta segunda-feira (31), o presidente publicou em suas redes sociais uma mensagem na qual mencionou que “ameaças autoritárias, infelizmente, ainda insistem em sobreviver”. 

Para Ana Maria Lima de Oliveira, a mudança de postura tem relação direta com os ataques golpistas de 8 de janeiro de 2023, que culminaram na invasão e depredação das sedes dos Três Poderes em Brasília. 

A procuradora federal aposentada defendeu que o governo adote mais políticas de memória, frisando a importância da educação para evitar a repetição de fatos como o golpe militar de 1964.

*Via Brasil 247

BLOG 'O BOQUEIRÃO ONLINE' ESTÁ DE VOLTA COM SUAS POSTAGENS

O Boqueirão Online

Blog de notícias, política, artigos, cultura, entrevistas, variedades, opiniões... y otras cositas más! (Santiago/RS e Região)  


Prezados/as leitores/as e amigos/as, depois de uma prolongada "pausa" (motivada por problemas de ordem técnica que este Blog enfrentou), estamos retornando com nossas postagens, esperando que os citados "problemas técnicos" não venham a repetir-se (pelo menos com tanta intensidade como tivemos nos meses de fevereiro e março, especialmente).

Desde já, fica aqui nosso agradecimento pela leitura e nossas escusas pela pausa involuntária.

Saudações,

Blog O Boqueirão Online