O filósofo e jornalista, editor do Sul21, partiu neste sábado deixando grande legado na batalha de ideias
3 de julho de 2019: "Entrevista do
Sul21 realizada na Polícia Federal de Curitiba, onde Lula estava preso.
Lembrando que é preciso perseverar no caminho das boas causas" - Foto:
Guilherme Santos/Sul21
Amigo é coisa pra se guardar
Debaixo de sete chaves
Dentro do coração
Assim falava a canção que na América ouvi
Mas quem cantava chorou
Ao ver o seu amigo partir (...)
Desde que recebi a notícia da partida do Marco Aurélio Weissheimer, na noite deste sábado (18), fiquei pensando o que escrever. Marco não merece um simples obituário ou uma matéria informativa. Não, logo ele que nos presenteou com tantos artigos, reportagens e análises aprofundadas da realidade.
Fomos contemporâneos na Unisinos, na década de 1990. Quando ele criou o Blog RS Urgente, em 2005, eu já atuava na comunicação sindical há 10 anos. Foi um dos pioneiros no estado do movimento que deu origem a uma série de blogues progressistas. E seu blog era um dos poucos espaços que tínhamos pras pautas dos movimentos populares.
Marco foi uma referência pra todas e todos nós que acreditamos num Jornalismo ético e comprometido com a verdade e a vida / Foto: Arquivo Pessoal
Mas o seu trabalho com as novas mídias começou em 2001, quando a Agência Carta Maior foi lançada na primeira edição do Fórum Social Mundial, em Porto Alegre. Neste mesmo período, foi tradutor e editor das primeiras edições em português do Le Monde Diplomatique. (...)
*CLIQUE AQUI para continuar lendo (na íntegra) a postagem/homenagem da companheira jornalista Katia Marko no BdF
Nenhum comentário:
Postar um comentário