segunda-feira, 30 de maio de 2011

TVE, Política, Blogosfera...





 


Crítica & Autocrítica - nº 73 

* Outro dia, soube  que o sinal da tv Record, rede comercial privada, começou a chegar à Santiago, inclusive com o apoio do poder Executivo municipal, o que foi bastante festejado na mídia.
Acho bom para Santiago ter mais uma opção além da Rede Globo, mas preocupa-me a falta de divulgação, à nível local,  da programação da nossa TVE. Sobretudo, por ser uma emissora pública, cuja prioridade é difundir a cultura, a educação e a boa informação.
A propósito, para quem não sabe, foi durante o Governo Olívio Dutra (Frente Popular) que  viabilizamos o sinal da TVE para Santiago; inclusive, para minha honra e satisfação, fui encarregado pelo secretário Chefe da Casa Civil (à época,  o companheiro Flávio Koutzii),  de representar nosso governo  por ocasião  da  solenidade da oficialização do sinal para Santiago e região O evento ocorreu no antigo Cine Teatro Neno (depois Casa de Cultura), com as dependências lotadas.

* Sabemos que nos dois últimos governos estaduais a TVE e a Rádio Cultura FM (ambas vinculadas à Fundação Piratini) foram bastante  abandonadas, sucateadas. Era a lógica de uma visão neoliberal, nenhuma estranheza, portanto. Felizmente agora o novo governo  gaúcho volta a dar às mesmas a prioridade devida.  A qualidade  da recepção do sinal da TVE é ótima na região metropolitana de Porto Alegre e na maioria dos municípios onde chega o sinal.  Onde o mesmo é deficiente, providências estão sendo tomadas para otimizá-lo.

* Outra boa notícia é que a TVE  está agora também retransmitindo o sinal da TV Brasil, com quem fez parceria. Mais um atrativo, portanto, para alavancar a audiência dessa emissora pública, educativa e cultural, faço questão de ressaltar. E a programação,  sou testemunha disso, melhora dia-a-dia. É só conferir!
...


* O movimento 15-M ou a “revolução espanhola”, iniciada em 15/05, integrada sobretudo pela juventude espanhola, está  reunindo  multidões em  todo o país. Iniciou através das redes sociais e tomou vulto, crescendo dia-a-dia. Seu foco é contra a corrupção em todas as esferads de poder e por mais espaços para a juventude. Clique em   http://jcsgarcia.blogspot.com/2011/05/revolucao-espanhola.htmlpara ler mais. 
...


* Chamou-me a atenção o debate que  trava-se na política local, com bastante destaque nos blogs,   envolvendo o  PP (Partido Popular)  e  Miguel Bianchini, um dos mais destacados vereadores da região.  Bianchini   tem uma história peculiar: oficial bombeiro (agora da reserva),  pedreiro/carpinteiro/pescador/agricultor e outros tantos mais  de 'mão cheia', ecologista, motociclista, vereador... Conheço-o  e admiro-o há mais de 30 anos (foi  meu colega no segundo grau, segunda metada da década de 70, em Santiago)... Pois o Bianchini,  depois de 25 anos servindo à gloriosa BM, foi convidado por amigos a concorrer a vereador pelo PP (falha nossa, o convite poderia ter sido feito pelo PT, mas...);  concorreu com dignidade, garra e com muito entusiasmo  e, - isso foi fundamental - devido ao grande apoio expontâneo de amigos e admiradores,  elegeu-se  bem e, reeleito com uma votação consagradora,   tornou-se Presidente da Câmara de Vereadores de  Santiago. Convenhamos, isso não é pouca coisa!
*  Pois o Miguel Bianchini tem surpreendido nos últimos meses  seus pares e setores de sua atual agremiação partidária, o PP, mostrando, além de um profundo compromisso com o mandato confiado pelo povo santiaguense,  um elevado grau de independência, fazendo, não raras vezes,  fortes questionamentos à forma autoritária, coronelista  e assistencialista com que é exercido o comando partidário hegemonista em Santiago (há décadas, com breves interregnos, no poder -   via  PSD, UDN, ARENA e, depois, PDS -  agora chamado de 'Partido Progressista' (sic), o  atual PP). 


* Pois, para espanto de alguns, satisfação de muitos,  nas últimas eleições o vereador Bianchini abriu voto e fez campanha aberta para o candidato  (agora governador) Tarso Genro, para Dilma Roussef  (agora nossa Presidenta) e Paulo Paim (nosso senador reeleito).  Quer mais?!

* Recentemente o vereador Bianchini manifestou  em seu blog  (um dos mais lidos da região) que está reavaliando sua permanência no PP. Informou que está  conversando com amigos, companheiros  e apoiadores para, no momento oportuno, tomar a decisão que lhe parecer mais correta sobre seu rumo político. E  está fazendo tudo de forma cristalina, transparente, democrática. Não se esconde nos bastidores,  não faz jogo duplo, não manda ninguém dizer por ele, não planta nada na mídia: vai lá e faz. Ele é assim, essa é sua marca. Mais pontos para ele!


* Bianchini diz com todas as letras: “Enquanto estiver na politica, vou estar descontente ou desajustado, pois não concordo com muita coisa que acontece e eu não consigo me segurar. Minha vida social é muito diferente, vivo a vida com alegria e com excelentes relações.  (...) Se quisesse, dizendo amém,  seria um eterno vereador pelo PP. Mas não concordo com muitas coisas e só  não sai do partido ainda por respeito a diversos partidários que me consideram e depositaram confiança em mim. (...) Cada um tem uma missão e vivemos de desafios, eu acredito, sinceramente, que estou sendo importante para a política e que nela devo procurar permanecer. Como?  O andar do tempo me dirá o caminho a seguir. Tem tanta coisa acontecendo e o dia de  amanhã não sabemos." Questionado sobre sua definição ideológica,  Bianchini respondeu: "Em relação ao debate de esquerda/direita acredito que não exista mais espaço para a direita no mundo, o que resta, o tempo consumirá. Eu tenho um perfil de esquerda e isto eu não tenho dúvidas."
...


* Tide Lima, integrante do PT local, foi nomeado esta semana coordenador   de Participação Popular da 8ª Região-Vale do Jaguari, da qual faz parte  Santiago (vide postagem abaixo). Desejamos sucesso nessa importante empreitada!
...

* Voltando à blogosfera, um 'aviso aos navegantes': Estão abertas as inscrições para o Saiba mais') }" href="javascript:void(0);">I Encontro de Blogueir@s e Tuiteir@s do Rio Grande do Sul, que será realizado nos dias 27, 28 e 29 de maio, na Câmara Municipal de Vereadores de Porto Alegre. Mais de 200 editores de blogs e ativistas de redes sociais são esperados no encontro que debaterá políticas públicas para os meios digitais, a internet como instrumento para a democratização da comunicação, viabilização profissional do trabalho na rede, oficinas de tecnologia, além de apresentação de experiências e atividades de rua. Ao final do encontro será elaborada uma carta dos participantes para apresentar propostas que serão levadas para o II Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas (nada a ver com o PP, ressaltamos!!), que ocorrerá em junho, em Brasília. Para fazer a inscrição clique em:   http://blogprogrs.com.br/  (Por Júlio Garcia, especial para 'O Boqueirão' e Correio Regional).

Nenhum comentário:

Postar um comentário