A Comissão Executiva Estadual do PT do RS, reunida em 11 de julho de 2022, expressa sua solidariedade à familia, amigos/as e companheiros/as de jornada de Marcelo Arruda, assassinado no último sábado, quando festejava seu aniversário de 50 anos.
O assassinato de Marcelo Arruda por uma pessoa que invadiu o local aos gritos de “Bolsonaro “ e “mito”, segundo relato de testemunhas, confere ao episódio o caráter de um crime de ódio e intolerância política. Essa violência é decorrente da polítca de Bolsonaro que, em 2018, recomendou: “vamos fuzilar a petralhada aqui do Acre”*. Por isso, é essencial que as autoridades brasileiras tomem imediatas medidas no sentido de prevenir e coibir a incitação à violência, especialmente por meio do Poder Judiciário, do Tribunal Superior Eleitoral e do Supremo Tribunal Federal. Ademais, o trágico fato consumado em Foz do Iguaçu se insere em um contexto de escalada da violência política que tem se materializado por meio de ameaças a lideranças políticas, sobretudo, parlamentares, mulheres e negras/os.
O PT do Rio Grande do Sul entende que episódios como esse estão relacionados com a proliferação de outdoors ilegais e criminosos atacando o ex-presidente Lula e o PT contra o quais exige posição firme e enérgica dos agentes públicos de estado e do país.
Marcelo Arruda, PRESENTE!
Porto Alegre, 11 de julho de 2022.
Comissão Executiva Estadual
*Via https://ptrs.org.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário