quarta-feira, 2 de agosto de 2023

Coluna Crítica & Autocrítica - nº 220

 


Por Júlio Garcia**

*PT SANTIAGO/RS - Recentemente esteve reunida a Comissão Executiva Municipal Provisória do Partido dos Trabalhadores – PT de Santiago/RS, do qual sou um dos fundadores (e seu atual Presidente).  Na oportunidade foram abordadas questões conjunturais, a reorganização do PT via realização do PEDEX (Processo de Eleições Diretas Extraordinárias), além de outros temas constantes na pauta. Por entender que esse é um assunto político relevante - que não se restringe somente ao interesse dos(as) filiados(as) ao partido, mas também dos(as) trabalhadores(as) e dos setores democráticos e progressistas de nossa sociedade -, a seguir, socializo aqui síntese da Nota que assinei (e que foi divulgada por nossas redes, blogues  e setores da mídia local):

“(...) A propósito da necessidade da realização do PEDEX,  cabe esclarecer que o PT de Santiago (um dos mais antigos do RS, fundado em junho de1981), devido a divergências internas que ocorreram principalmente ao final das eleições municipais de 2020 (que resultou na renúncia da maioria dos membros do seu DM e da então Executiva) sofreu posteriormente intervenção da Direção Estadual sendo que, na sequência, foi constituída consensualmente uma Direção Executiva Municipal Provisória que está - desde janeiro de 2022 -  no comando do Partido no município.

Seguindo determinação da Direção Nacional do PT, a Executiva Municipal Provisória do PT realizará uma Reunião Ampliada no próximo dia 02 de Agosto, no sentido de buscar viabilizar uma chapa de consenso para a eleição (via PEDEX) do próximo Diretório e Executiva Municipal. Se for viabilizada uma chapa consensual para a próxima direção do PT santiaguense (o que está sendo tentado pela atual Executiva), o PEDEX será realizado dia 12 de Agosto; caso não haja acordo interno que viabilize uma chapa unitária e consensual [o que espero que não ocorra!], o Encontro Extraordinário do PT de Santiago/RS será realizado dia 8 de Outubro, em local ainda a ser definido.”

...

*QUEM MANDOU MATAR MARIELLE? – Segundo informa postagem do site Brasil247 (repostado também por um dos blogues que edito), o Procurador-geral do RJ aposta na delação de Ronnie Lessa para desvendar, afinal,  quem mandou matar Marielle Franco – “O procurador-geral de Justiça do Rio de Janeiro, Luciano Mattos, expressou sua convicção de que novas delações poderão surgir no caso do assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. Seguindo o recente acordo de colaboração firmado com Élcio de Queiroz, os investigadores vislumbram a possibilidade de que Ronnie Lessa, apontado como o autor dos disparos, e outros envolvidos no crime, também optem por fornecer informações valiosas. (...) O procurador ressaltou que, além de Ronnie Lessa, espera-se que outros indivíduos, incluindo o ex-bombeiro Maxwell Simões Correa, envolvido no caso, também possam colaborar com a justiça.

O acordo com Élcio de Queiroz, que aconteceu após mais de cinco anos do crime, trouxe à tona novos detalhes sobre a noite do assassinato e revelou que a arma utilizada no crime tinha origem no batalhão especial da PM do Rio. No entanto, autoridades que acompanham o caso alertam que a delação ainda não esclarece todas as dúvidas, e suspeitas sobre a existência de um mandante persistem. A sociedade espera que as delações futuras possam lançar luz sobre esse crime que comoveu o país e que, finalmente, a justiça seja feita para Marielle e Anderson.”

...

**Júlio César Schmitt Garcia é Advogado, Pós-Graduado em Direito do Estado, Consultor, dirigente político (um dos fundadores do PT e da CUT, atualmente  Presidente do PT de Santiago/RS), 'poeta bissexto' e midioativista. - Coluna originalmente publicada no Jornal A Folha, que circula em Santiago/RS e Região (do qual é Colunista), em 28/07/2023.

Nenhum comentário:

Postar um comentário