sábado, 25 de novembro de 2023

Sem bandeiras: palestinos soltos em Israel são proibidos de festejarem a liberdade

 

   Marah Bakeer, 24, está entre os 39 libertados. Foto: Reprodução


Por Daniele Amorim*

O grupo de 39 palestinos que foram libertados por Israel na noite de sexta-feira (24) da prisão de Ofer, na Cisjordânia como acordo de cessar-fogo com o Hamas diz ter sido proibido de comemorar a saída da prisão. Marah Bakeer, de 24 anos, contou a Al Jaazera que as autoridades israelenses ameaçou prendê-los novamente caso houvesse alguma reação.

“Estou nervosa e sem palavras. Não acredito que estou livre”, disse ela, que foi detida em 2015 por esfaquear um agente da polícia fronteiriça e sentenciada a oito anos e meio de prisão.

A informação foi confirmada pelo pai de Marah, que acrescentou que foi convocado à delegacia de polícia e ameaçado de não realizar nenhum evento comemorativo ou demonstrar quaisquer sinais de alegria após a libertação de sua filha. Entre eles, também houve a proibição do hasteamento da bandeira da Palestina.

    Palestinos comemoram liberação. AHMAD GHARABLI/AFP

Quem são as pessoas que estão presas em Israel?

Das pessoas que foram presas, a maioria delas estavam em cadeias israelenses acusados de jogar pedras em soldados, entrarem em contato com o Hamas e outras ofensas, segundo o canal britânico Sky News. No entanto, Nenhuma dessas pessoas foi a julgamento.

Deste primeiro grupo de 38 liberto, 24 são mulheres e 15 menores de idade. Israel, por sua vez, publicou uma lista com 300 prisioneiros, e prometeu a soltura de metade deles. Do total de nomes listados, 124 têm menos de 18 anos. O mais jovem tem 14 anos.

*Fonte: DCM


Nenhum comentário:

Postar um comentário