quarta-feira, 4 de outubro de 2023

Coluna Crítica & Autocrítica - nº 222

 


Por Júlio Garcia**

*SOBRE A PLENÁRIA DO PT SANTIAGUENSE [realizada em 30/09], emiti Nota Política cuja síntese divulgo a seguir:   (...) “Temos trabalhado, desde que assumimos a Direção Municipal do PT em março do ano passado, no sentido de reorganizá-lo, reunificá-lo e prepará-lo para os próximos embates (políticos e eleitorais). Agradeço as manifestações de apoio que tenho recebido para continuar na Presidência do Partido, mas tenho consciência de que já dei minha contribuição ao longo destes anos todos; além disso, a alternância é muito importante e salutar.

Espero agora que consigamos resgatar a unidade partidária e fazermos uma chapa minimamente consensual para que nossos objetivos - tanto táticos quanto estratégicos - sejam alcançados o mais rápido possível”.

...

*VANDALISMO NO CEMITÉRIO MUNICIPAL - Trecho de correspondência enviada ao Executivo Municipal de Santiago pelo Sr. Yamil e Sousa Dutra, filho do santiaguense e ex-Deputado Federal Milton Garcia Dutra (PTB), cassado pelo Regime Militar em 1964, cujo mausoléu, no Cemitério Municipal de Santiago,  foi vandalizado recentemente:

“Esta manhã, fui informado e por meio de fotografias, de que a capela de minha família no cemitério municipal, em Santiago, foi vandalizada por meio de pichações. Estou extremamente indignado, especialmente depois de ter feito o esforço com a renovação, pintura e manutenção do local seguindo os regulamentos e no sentido de apoiar o desenvolvimento estético do cemitério. Estou solicitando que a Prefeitura tome as medidas de segurança necessárias, investigue e penalize os vândalos e cubra as despesas de limpeza e nova pintura das estruturas afetadas. Segundo fui informado, outras sepulturas foram afetadas pelos criminosos. Agradeço sua atenção e ação em relação a este assunto. Atenciosamente, Yamil e Sousa Dutra”

...

*PEPE MUJICA falou ... e disse:  “Que seria deste mundo sem militantes? Como seria a condição humana se não houvesse militantes? Não porque os militantes sejam perfeitos, porque tenham sempre a razão, porque sejam super homens e não se equivoquem.

Não é isso. É que os militantes não vem para buscar o seu, vem entregar a alma por um punhado de sonhos. Ao fim e ao cabo, o progresso da condição humana depende fundamentalmente que exista gente que se sinta feliz em gastar sua vida ao serviço do progresso humano. Ser militante não é carregar uma cruz de sacrifício. É viver a glória interior de lutar pela liberdade em seu sentido transcendente”.  (José Pepe Mujica, guerrilheiro e preso político durante o regime ditatorial, ex-Senador e ex-Presidente do Uruguai – via face).

...

**Júlio César Schmitt Garcia é Advogado, Pós-Graduado em Direito do Estado, Consultor, dirigente político (um dos fundadores do PT e da CUT, atualmente  Presidente do PT de Santiago/RS), 'poeta bissexto', articulista e midioativista. - Coluna originalmente publicada no Jornal A Folha (do qual é Colunista, que circula em Santiago/RS e Região) em 29/09/2023.

Nenhum comentário:

Postar um comentário