sexta-feira, 1 de março de 2024

COLUNA C&A - nº 228 - Por Júlio Garcia



Coluna Crítica & Autocrítica - nº 228

Por Júlio Garcia**

*ATO GOLPISTA DE BOLSONARO E CIA – Em entrevista para a Revista Fórum, a presidenta do PT e deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR) fez uma análise importante sobre os atos golpistas de Bolsonaro neste domingo (25, em SP). Segundo a revista, “a petista destruiu, em três pontos, as narrativas que Bolsonaro utilizou em seu discurso e deixou claro que o futuro da extrema direita está em risco.” Segundo a deputada "Não adianta amaciar discurso nem posar de vítima, o Brasil e o mundo conhecem o prontuário antidemocrático, ditatorial e fascista de Jair Bolsonaro. Continua sendo e sempre será uma ameaça à democracia, ao estado de direito e à paz. O que Bolsonaro fez foi terceirizar para Malafaia os ataques que sempre fez à Justiça, às instituições e à verdade", disse Gleisi. (...) –A íntegra da matéria pode ser lida no site da Revista Fórum https://revistaforum.com.br/

... 

*AINDA SOBRE A TENTATIVA DE GOLPE de 8/01/2023: Polícia Federal identificou autores de carta para coagir Forças Armadas – O autor da carta é o coronel santiaguense Pasini [e não Pasiani, como inicialmente foi divulgado], segundo informou o Blog do Júlio Prates (editado pelo advogado, jornalista, sociólogo e blogueiro Júlio César de Lima Prates). Vejam: "O autor da carta, segundo a REVISTA FORUM, é o coronel santiaguense Carlos Giovani Delevati Pasini, e revisor, o coronel Alexandre Castilho Bitencourt da Silva, que foram identificados a partir de análise de dados do tenente-coronel Mauro Cid. 

O objetivo da carta redigida pelo coronel santiaguense era persuadir as forças armadas a participarem do golpe contra a democracia e o Estado democrático de Direito. “O texto tinha como principal objetivo pressionar o então comandante do Exército, general Marco Antônio Freire Gomes, a aderir ao golpe e incitar os subordinados a encamparem as fileiras do golpe”, segundo a REVISTA FORUM. Pasini é santiaguense e foi colunista de Jornal local, muito ligado aos grupos da prefeitura e do governo do Estado que fazem a cultura local." 

... 

*ELEIÇÕES MUNICIPAIS EM SANTIAGO/RS – Atendendo várias solicitações, transcrevo a seguir a íntegra do documento que encaminhei dias atrás à Comissão Executiva e ao Diretório Municipal do PT de Santiago/RS visando contribuir com a discussão interna - e para que a decisão final seja tomada com a brevidade possível - preferencialmente, de forma consensual: 

‘Companheiros(as): Pelo presente, depois de bastante avaliar a conjuntura política local/estadual/nacional, como sempre faço, e atendendo sugestão e pedidos de vários (as) companheiros(as), amigos e simpatizantes, informo que concordei em colocar meu nome – assim como já fez o companheiro Chico Matos e, quiçá, façam outrxs companheiros/as – à disposição para também ser discutido e avaliado internamente para representar nosso partido (e demais possíveis aliados) ao Executivo Municipal nas eleições deste ano. 

Entendo, por fim, que o tempo para essa decisão (tática eleitoral, Programa de Governo e definição das nossas pré-candidaturas) está prestes a esgotar-se, razão pela qual sugiro que a mesma seja tomada, no máximo, até meados de Abril.

* “Ousar Lutar, Ousar Vencer!”  -PT, Saudações!’´

...

**Júlio César Schmitt Garcia é Advogado, Pós-Graduado em Direito do Estado, Consultor, ecologista, dirigente político (um dos fundadores do PT e da CUT), 'poeta bissexto', articulista e midioativista. - Coluna originalmente publicada no Jornal A Folha (do qual é Colunista, que circula em Santiago/RS e Região) em 01/03/2024.

Nenhum comentário:

Postar um comentário