sexta-feira, 5 de maio de 2017

"Perder o medo de se aproximar das pessoas e oferecer ajuda é fundamental, já que a pessoa que está numa crise suicida se percebe sozinha e isolada. "



Precisamos falar sobre suicídio

Por Laís de Mattos Garcia, Psicóloga*

Vocês sabiam que falar abertamente sobre o tema é uma das primeiras formas de prevenção? É muito importante deixar de lado o medo de falar sobre o assunto, derrubar tabus e compartilhar informações relacionadas a isso.

A ideação suicida pode ter diversas origens e causas. A necessidade de aliviar pressões externas como cobranças sociais, culpa, remorso, depressão, ansiedade, medo, fracasso e humilhação podem ser alguns dos motivos que levam uma pessoa a ter pensamentos que expressam como "desejo de sumir", "dormir e não acordar mais", "desaparecer, fugir, ir para uma situação melhor". Quase sempre o que se deseja é alcançar paz, descanso ou um final imediato aos tormentos que parecem não terminar.

Perder o medo de se aproximar das pessoas e oferecer ajuda é fundamental, já que a pessoa que está numa crise suicida se percebe sozinha e isolada. 

Perguntas como: “tem algo que eu possa fazer para te ajudar?” podem auxiliar a pessoa a sentir abertura para desabafar e, nessa hora, ter alguém para ouvi-la pode fazer toda a diferença. A escuta solidária, acolhedora e sem julgamentos pode ser o ponto chave para a decisão pela vida de alguém que encontra-se fragilizado.

E, para encerrar por agora, deixo aqui duas dicas do bem:



*Laís de Mattos Garcia (foto) é Psicóloga formada pela Unisinos (São Leopoldo/RS). 

Nenhum texto alternativo automático disponível.

(Consultório em Canoas/RS. Atendimento exclusivamente com hora marcada).

Nenhum comentário:

Postar um comentário