“Dos 10 dirigentes ouvidos (sobre a hipótese de adiamento das eleições no RS) cinco manifestaram apoio à ideia e quatro disseram não ter posição firmada até o momento. Apenas a presidente do PT, Juçara Dutra, rejeita a medida” (ZH, 16/05/24, p. 9).
Tínhamos razão: as eleições municipais de 2024 deveriam acontecer. E aconteceram! Para o PT, o saldo foi muito positivo. Elegemos prefeitos e vereadores/as para cuidar das cidades e de suas comunidades.
Destacamos o papel das mulheres, de que são exemplo a passagem para o segundo turno da candidata a prefeita de Porto Alegre, Maria do Rosário, e a eleição de Darlene, prefeita do Rio Grande, além de muitas vereadoras.
Fomos às urnas com nossa pluralidade e diversidade: negros/as, brancos/as, indígenas, Pessoas com Deficiência, LGBTs, juventudes, militantes de movimentos e lutas sociais. Compreendemos a eleição como uma escolha fundamental para incidir sobre a realidade imediata da população.
Ao mesmo tempo, sabemos da importância de relacionarmos estas eleições com o projeto nacional, representado pelo governo Lula. É uma oportunidade de combatermos as fakes news, as manifestações fascistas, o abuso do poder econômico, a criminalização da política. Sobretudo, uma oportunidade de fortalecer a democracia e a soberania do povo brasileiro.
Juçara Dutra Vieira
Presidenta PT-RS
*Via https://ptrs.org.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário