domingo, 11 de dezembro de 2011

A praga do anonimato & otras cositas mas...




Crítica & Autocrítica - nº  84

*'A Privataria Tucana', livro do jornalista  Amaury Ribeiro Júnior que desnuda os bastidores das maracutais do tucanato e de seu chefe-mor, o ex-candidato à presidência (derrotado por Lula e Dilma), ex-governador e ex-prefeito paulistano José Serra, saiu do prelo e já está à venda nas melhores livrarias e pela internet. À  conferir. (Leia matéria  sobre o lançamento do livro postada  neste blog).
...
*E, por falar em lançamento, o  livro 'Tempos de Planície',  de autoria do companheiro José Dirceu - ex-presidente do PT Nacional, ex-deputado federal  e ex-ministro Chefe da Casa Civil do Governo Lula - foi lançado  dia 18 p/passado em Porto Alegre. O evento foi realizado  na Livraria Saraiva do  BarraShoppingSul e reuniu dezenas de lideranças políticas, sindicais, estudantis, companheiros e amigos que  lá estiveram para prestigiar o companheiro  Zé Dirceu. O livro é uma coletânea de 73 artigos  publicados por ele  em vários jornais desde 2006. No livro ele discorre sobre a conjuntura nacional e internacional, economia, mídia... Mas é sobre a  política nacional, sua participação no governo Lula e a chamada 'crise do mensalão'  (que ele nega a existência) e a defesa da sua biografia-  e da sua honra -  que ele reservou os maiores espaços. Vale a pena conferir.
...
* Estive presente no evento (foto acima)  juntamente com os companheiros Marcelo da Rosa (Diretor Jurídico da Prefeitura de Canoas), Angelita da Rosa (Diretora Jurídica do GHC - Grupo Hospitalar  Conceição),  Paulo Accinelli (Subprefeito da Região Sudeste de Canoas),  Paulo Ferreira (membro da Direção Nacional do PT e 1º suplente da bancada federal do PT/RS), vereador Adeli Sell, secretário João Mota, prefeito Jairo Jorge (Canoas), deputado Adão  Villaverde, dentre outros..
...
*Após a sessão de autógrafos na Livraria Saraiva,  juntamente com os demais convidados, direcionei-me ao  Restaurante Copacabana, um dos mais tradicionais da capital gaúcha, onde  realizou-se o Ato Político e um concorrido e animado jantar  de confraternização com o companheiro Zé Dirceu.  (Fotos do evento podem ser vistas em postagem que fizemos recentemente neste blog).
...
*A propósito, a mesma matéria, postada por outro blog/site  terrunho (o Nova Pauta), rendeu vários 'comentários' - pró e contra - o companheiro José Dirceu e minha participação no evento. Tudo bem, é um direito democrático tanto elogiar quanto criticar, aceito sem nenhum problema. O que somente questiono e lamento é a utilização do  anonimato covarde para ataca-nos (pessoalmente e politicamente), eivados de  baixarias e provocações, o que desde já desqualifica quem o faz e o próprio blog ou site que libera esse tipo de conteúdo. Os blogs e sites sérios, comprometidos com a democracia, que respeitam e dão espaço à cidadania não permitem a veiculação de comentários desqualificados, ainda mais quando os autores não podem ser identificados. 
...
*Ainda sobre esse tema  sugiro leitura atenta  do artigo "O anorcotráfico do anonimato na internet", do jornalista Luiz Cláudio Cunha.   Está em http://jcsgarcia.blogspot.com/ Diz ele que  (...) 'Principalmente no território livre dos blogs, a grande rede é exposta à droga dos traficantes de opinião que não ousam dizer o seu nome, como diria Oscar Wilde. Como os narcotraficantes que dominam as favelas pelo terror e pela droga, ocultam o rosto pela máscara covarde do apelido, do codinome, da inicial sem qualquer identificação. Com isso, são encorajados a dizer qualquer bobagem, desencorajando o bom e aberto debate civilizado entre pessoas que não temem expor nome e sobrenome, suas cidades de origem, até mesmo sua condição profissional, detalhes que qualificam a discussão e permitem uma compreensão melhor sobre os debatedores. O manto do sigilo descamba com frequência para a troca de ofensas entre os próprios internautas, despencando numa baixaria que espanta pela virulência e que afugenta os debatedores mais pacientes.' (...)
...
* 'Mas - diz ele - esse anarcotráfico de opiniões que não se sustentam, a não ser pelo capuz do anonimato, pode estar com seus dias contados. Os grandes portais, os sites sérios e os blogs mais consequentes estão ocupando este território da irresponsabilidade, estabelecendo limites saudáveis para permitir o livre trânsito apenas a quem tem a consciência e a competência para a discussão livre, democrática e assumida.'
...
*Enfatiza ainda o ilustre  jornalista: 'Nem é preciso chamar o BOPE para retomar este espaço virtual ocupado criminosamente. Basta estabelecer regras transparentes para identificar devidamente o autor dos comentários, sem qualquer restrição ao seu conteúdo. Os que passarem dos limites sabem que estarão sujeitos à réplica legal e judicial do que se sentirem atingidos. Uma possibilidade que, de pronto, calará a grande maioria de quem terá vergonha de assumir o que não diz sem a ajuda de um apelido boboca.'
...
*Voltando ao tema Eleições 2012 em Santiago: Segundo informações oriundas de setores da oposição ao PP santiaguense, é forte a pressão de vários segmentos populares e partidários para que o vereador Miguel Bianchini (PPL) reconsidere sua candidatura à reeleição e aceite o desafio de concorrer ao Executivo Municipal em 2012.
...
*Nomes citados como possíveis candidatos para concorrer à vice de Bianchini para a Prefeitura de Santiago(se a candidatura for mesmo confirmada) pela Frente de oposição santiaguense: Antônio Bueno (PT), Mauro Burmann (PDT) e Antônio Diniz Cogo (PMDB).
...
*O PT gaúcho está  vivenciando um momento de 'reacomodações' de suas correntes internas. Dias atrás foi criada a tendência 'Socialismo 21', fruto da fusão de parte da Ação Democrática - AD -, liderada por Marco Maia, com o 'Novo Grupo ', cuja principal liderança é o prefeito de Canoas, Jairo Jorge.
...
* Mas a maior supresa foi a notícia da possível fusão das correntes  denominadas 'PT Amplo' (liderada pelo deputado Paulo Pimenta) e  'Esquerda Democrática'  (liderada pelo deputado Henrique Fontana). Até pouco tempo atrás, o "Amplo'  era tido pelos companheiros  da ED como excessivamente 'pragmático' e com uma posição 'à direita' no partido. A ED era tida como 'esquerdista',  'sectária', 'apendice da DS'.  A pegunta que os petistas (especialmente os mais antigos) fazem: 'afinal, quem mudou, mesmo?'
...
* Outra fusão que está por ocorrer no PT do RS  é entre a tendência Unidade na Luta (cujas lideranças mais conhecidas são o dirigente nacional do PT Paulo Ferreira, o coordenador estadual Gerson Almeida, os deputados Adão Villaverde, Mariza Formolo e Vadeci Oliveira, o Secretário João Mota e os vereadoes Adeli Sell e Comassetto, o subprefeito Paulo Accinelli (Canoas), detre outras lideranças,  com a outra parte da cindida Ação Democrática - AD - que tem no ex-deputado e atual Secretario Ivar Pavan sua mais expressiva liderança, integrada também por lideranças como Rene Cecconello (vice prefeito de Passo Fundo), Vilmar Galvão (Santa Maria), Inácio Benincá (chefe de gabinete da SDR), Neucir Benetti (vereador em Sananduva), dentre outros. Evento para oficializar a fusão - que resultará numa nova tendência, a ULD - Unidade na Luta Democrática - está marcado para o próximo dia 17/12, no Ritter Hotel,  em Porto Alegre. 
...
*
Agora é oficial: com a presença de centenas de militantes, parlamentares, dirigentes, Secretários de Estado, da Ministra Maria do Rosário, do ex-governador Olívio Dutra, do governador Tarso Genro, do Presidente Nacional do PT, Rui Falcão, do Presidente Estadual, Raul Pont e do Presidente Municipal, Adeli Sell, o Deputado Adão Villaverde foi lançado sábado passado como   Pré-candidato do PT à Prefeitura de Porto Alegre nas eleições do ano que vem. O Encontro do PT ocorreu no Rittter Hotel e foi encerrado com a aclamação do nome do atual presidente da Assembléia Legislativa gaúcha como o candidato que possibilitará ao PT o retorno ao Paço Municipa da capital dos gaúchos. (Por Júlio Garcia, especial para o Blog O Boqueirão e jornal Correio Regional).

Nenhum comentário:

Postar um comentário