segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Unidade e Luta Democrática - ULD

Fundada a  ULD - Unidade e Luta Democrática do PT/RS

Porto Alegre/RS - Com o lançamento da Unidade e Luta Democrática - ULD, ocorrido  sábado, 17/12, foi oficializada a mais nova tendência  interna do  Partido dos Trabalhadores do Rio Grande do Sul, resultado da fusão  entre a  corrente petista Unidade na Luta (UL) com setores oriundos da extinta Ação Democrática (AD).

O evento - que teve a presença de mais de 700 militantes do PT gaúcho -  ocorreu no Ritter Hotel, centro de Porto Alegre, e contou na sua abertura com a presença do governador  Tarso Genro,  além dos  secretários João Motta e Ivar Pavan e do presidente da Assembleia Legislativa e pré-candidato do PT ao Paço Municipal de Porto Alegre, deputado  Adão Villaverde (estes três últimos também integram os quadros da nova tendência), assim como de  lideranças sindicais, comunitárias, estudantis  e  representantes das várias correntes do PT do RS.

Segundo seus fundadores, a ULD  - que no PT  Nacional integra o 'campo político' Construindo um Novo Brasil -  se propõe a 'fortalecer o diálogo interno do PT, sintonizar o partido com os processos de âmbito nacional e reafirmar o compromisso com os trabalhadores, juventude e movimentos sociais'.

O governador Tarso Genro (que na ocasião recebeu dos organizadores um exemplar do livro A Privataria Tucana, de Amaury Ribeiro Jr), ao saudar  a criação da nova tendência, enfatizou que 'na última década passamos de um partido de lutas de classe para um partido de governo e esta transição não é nada fácil. Demonstramos que a Esquerda numa coalizão política pode governar na democracia, o que nos permite vislumbrar no horizonte a regeneração dos ideiais libertários do socialismo.Quero saudar esta nova corrente e a proposta de fortalecer a comunicação interna do partido em nome do nosso projeto maior que é o PT.'

Já o  Secretário Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan, definiu o lançamento da ULD como um dia especial e ressaltou o papel da militância. “Este novo grupo já começa com uma militância histórica. Estamos construindo uma nova trajetória e nos orgulhamos de cada passo dela”.

Para João Motta, Secretário Estadual de Planejamento, Gestão e Participação Cidadã,  a ULD veio para ajudar a alinhar o governo estadual ao trabalho realizado pelo ex-presidente Lula e atualmente pela presidenta Dilma. “Temos uma tarefa a fazer e é inevitável: colocar o Rio Grande do Sul no caminho do desenvolvimento”, informou Motta. 

Integram ainda a nova tendência os deputados estaduais Valdeci Oliveira e Marisa Formolo,  o 1º suplente de Deputado Federal e membro da direção nacional do PT,  Paulo Ferreira, o vice-prefeito de Passo Fundo, Rene Cecconello, o presidente da CUT Estadual, Celso Woyciechowski, a vice-prefeita de Alegrete, Preta Mulazzani, pelos vereadores  Adeli Sell, Mauro Pinheiro, Engº Comassetto, Sérgio Kumpfer, Lauro Brum, Tania Ferreira  e Neucir Benetti, por Paulo Accinelli (Subprefeito da Região sudeste de Canoas),  Vilmar Galvão, Nilvia Pinto, Inácio Benincá (SDR),  Valério Lopes (FEGAM), assim como por este blogueiro, dentre outros militantes do PT gaúcho.
...
*Foto: Eduardo Quadros, do sítio Sul 21 
**Com informações oriundas da Revista Voto, Sul21  e do PT/RS 
***Via Blog do Júlio Garcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário