sexta-feira, 1 de abril de 2022

Coluna Crítica & Autocrítica - nº 209

 


EU CANTO         

       Júlio Garcia**


Eu canto 

com profundo prazer, com emoção 

o povo que optou por ser livre 

e que por isso sangrou.

 

Os heróis e os anônimos. 

A América Latina 

(vulcão em atividade permanente).

 

O fogo descendo pelas encostas das neves andinas, 

Eternas, desafiadoras, majestosa... 

E madrastas.

 

Guevara eternizando seu exemplo 

nos vales e montanhas bolivianas.

 

Eu canto o feito épico 

de Lamarca lutando contra a fome 

e as injustiças no Vale da Ribeira.

 

As crianças da Nicarágua 

entoando suas canções sandinistas 

(que falam em um porvir 

com rios de leite e mel).

 

Eu canto a epopeia vivenciada 

pelos povos, todos, de nosso imenso 

e explorado continente 

(do Altiplano, das savanas, dos pampas sem fronteiras, 

da Amazônia infinita, das selvas colombianas...).

 

Eu canto 

os camponeses, os índios 

despojados de suas terras. 

Os combatentes mortos no Peru 

nas selvas do Araguaia 

nas ruas de Santiago...

 

Toda a resistência conhecida 

(ou anônima) 

que houve, ou que haverá (?!) em nossa 

Pátria Grande 

Eu canto.

 

A coragem da mulher salvadorenha, 

chilena, brasileira, uruguaya... 

A saga das loucas 

da Plaza de mayo. 


De todas as esposas/mães/irmãs/amigas 

de todas as fortes, calejadas, saudosas, resistentes 

companheiras dos desaparecidos latino-americanos...

 

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

 

Por todo o sangue derramado 

pelos povos. 

Por tudo isso dito, e pelo que ficou 

Ainda guardado, esperando o seu momento, 

E c o a n d o : 

     -Eu canto! 

... 

*O poema acima integra meu livro ‘Cara & Coragem – Poemas’; recebeu a ‘Menção Honrosa’ no XXI Concurso Literário Felippe D’Oliveira, em Santa Maria/RS – 1997.

...

**Júlio César Schmitt Garcia é Advogado, Pós-Graduado em Direito do Estado, Consultor, dirigente político (PT), poeta  e midioativista. Foi um dos fundadores do PT e da CUT. - Publicado no Jornal A Folha (do qual é Colunista), edição 832,  em 01/04/2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário