terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Patativa do Assaré



Crítica & Autocrítica – nº 85

* O Governo do Estado do Rio Grande do Sul, com a presença do governador Tarso Genro, lançou na noite de 21/12,  o projeto Conexões Globais 2.0, no Palácio Piratini. O evento é uma promoção das Secretarias de Cultura e de Comunicação Social e Inclusão Digital.    Segundo os organizadores, 'o Conexões Globais 2.0 acontecerá durante o Fórum Social Mundial Temático 2012, de 24 a 29 de janeiro de 2012, na Casa de Cultura Mario Quintana. A proposta é transformar a CCMQ em uma referência da cultura digital a partir do evento, oferecendo uma programação diversificada, com debates, oficinas, serviços multimídia e diversas manifestações artísticas'. Fui convidado pelo Governador - na qualidade de blogueiro e twitteiro - e estive lá para conferir.
...

* Ainda a propósito do lançamento do Conexões Globais 2.0 , informa o governo gaúcho 'o primeiro Fórum Social Mundial, realizado em 2001, em Porto Alegre, estabeleceu uma nova fase de conexão entre os movimentos sociais emergentes nos cinco continentes. Estava inaugurada a era de movimentos sociais globais articulados em redes via internet. De lá pra cá, este novo fenômeno de articulação e mobilização social, tendo a internet como plataforma, se aprofundou, evoluiu e seus protagonistas não são os mesmos. Acompanhamos recentemente - especialmente via web - as revoltas árabes e as manifestações globais em todo mundo, do Chile a Wall Street e por toda a Europa, que questionam os limites da democracia representativa e o sistema econômico global.'
...

* Fiquei extremamente feliz ao receber um gratificante presente de Natal e Ano Novo do  meu amigo virtual, ‘cumpadi’ e companheiro Prof.  Diafonso,  combativo blogueiro e professor pernambucano: trata-se nada mais, nada menos do que um ótimo  DVD com  um muito bem produzido documentário sobre o poeta e repentista cearense
Antônio Gonçalves da Silva, mais conhecido como Patativa do Assaré (fotos acima).
...

* Segundo nos informa o Wikipedia, Patativa do Assaré (Assaré, Ceará, 5 de março de 19098 de julho de 2002) foi “‘uma das principais figuras da música nordestina do século XX. Segundo filho de uma família pobre que vivia da agricultura de subsistência, cedo ficou cego de um olho por causa de uma doença. Com a morte de seu pai, quando tinha oito anos de idade, passou a ajudar sua família no cultivo das terras. Aos doze anos, frequentava a escola local, em qual foi alfabetizado, por apenas alguns meses. A partir dessa época, começou a fazer repentes e a se apresentar em festas e ocasiões importantes. Por volta dos vinte anos recebeu o pseudônimo de Patativa, por ser sua poesia comparável à beleza do canto dessa ave.

Patativa do Assaré obteve popularidade a nível nacional, possuindo diversas premiações, títulos e homenagens (tendo sido nomeado por cinco vezes Doutor Honoris Causa). No entanto, afirmava nunca ter buscado a fama, bem como nunca ter tido a intenção de fazer profissão de seus versos. Patativa nunca deixou de ser agricultor e de morar na mesma região onde se criou (Cariri) no interior do Ceará. Seu trabalho se distingue pela marcante característica da oralidade. Seus poemas eram feitos e guardados na memória, para depois serem recitados. Daí o impressionante poder de memória de Patativa, capaz de recitar qualquer um de seus poemas, mesmo após os noventa anos de idade.A transcrição de sua obra para os meios gráficos perde boa parte da significação expressa por meios não-verbais (voz, entonação, pausas, ritmo, pigarro e a linguagem corporal através de expressões faciais, gestos) que realçam características expressas somente no ato performático (como ironia, veemência, hesitação, etc.). A complexidade da obra de Patativa é evidente também pela sua capacidade de criar versos tanto nos moldes camonianos (inclusive sonetos na forma clássica), como poesia de rima e métrica populares (por exemplo, a décima e a sextilha nordestina). Ele próprio diferenciava seus versos feitos em linguagem culta daqueles em linguagem do dia-a-dia (denominada por ele de poesia "matuta").”
...

*Ao ‘cumpadi’ e amigo Professor Diafonso – Editor do ótimo Blog Terra Brasilis – o meu carinho e os meus agradecimentos!
...

* Com o lançamento da Unidade e Luta Democrática - ULD, ocorrido em 17/12 (vide post abaixo), foi oficializada a mais nova tendência  interna do  Partido dos Trabalhadores do Rio Grande do Sul, resultado da fusão  entre a  corrente petista Unidade na Luta (UL) com setores oriundos da extinta Ação Democrática (AD). O evento - que teve a presença de mais de 700 militantes do PT gaúcho -  ocorreu no Ritter Hotel, centro de Porto Alegre, e contou na sua abertura com a presença do governador  Tarso Genro,  além dos  secretários João Motta e Ivar Pavan e do presidente da Assembleia Legislativa e pré-candidato do PT ao Paço Municipal de Porto Alegre, deputado  Adão Villaverde (estes três últimos também integram os quadros da nova tendência), assim como de  lideranças sindicais, comunitárias, estudantis  e  representantes das várias correntes do PT do RS.
...
* Segundo seus fundadores, a ULD  - que no PT  Nacional integra o 'campo político' Construindo um Novo Brasil -  se propõe a 'fortalecer o diálogo interno do PT, sintonizar o partido com os processos de âmbito nacional e reafirmar o compromisso com os trabalhadores, juventude e movimentos sociais.  Vivemos um novo momento no nosso partido. A população gaúcha nos conduziu ao Palácio Piratini por acreditar que somos o partido que pode dirigir a concertação política necessária para colocar o Rio Grande no caminho do desenvolvimento, assim como fizemos com o Brasil. É hora de unificar as forças, construír juntos um novo momento político, aliado à construção partidária e consolidação do nosso projeto de desenvolvimento econômico e social.'
...

* O governador Tarso Genro (que na ocasião recebeu dos organizadores um exemplar do livro A Privataria Tucana, de Amaury Ribeiro Jr), ao saudar  a criação da nova tendência, enfatizou que 'na última década passamos de um partido de lutas de classe para um partido de governo e esta transição não é nada fácil. Demonstramos que a Esquerda numa coalizão política pode governar na democracia, o que nos permite vislumbrar no horizonte a regeneração dos ideiais libertários do socialismo.Quero saudar esta nova corrente e a proposta de fortalecer a comunicação interna do partido em nome do nosso projeto maior que é o PT.'
...

* Já o  Secretário Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan, definiu o lançamento da ULD como um dia especial e ressaltou o papel da militância. “Este novo grupo já começa com uma militância histórica. Estamos construindo uma nova trajetória e nos orgulhamos de cada passo dela”.
...

* Para João Motta, Secretário Estadual de Planejamento, Gestão e Participação Cidadã,  a ULD veio para ajudar a alinhar o governo estadual ao trabalho realizado pelo ex-presidente Lula e atualmente pela presidenta Dilma. “Temos uma tarefa a fazer e é inevitável: colocar o Rio Grande do Sul no caminho do desenvolvimento”, informou Motta. 
...

* Integram ainda a nova tendência os deputados estaduais Valdeci Oliveira e Marisa Formolo,  o 1º suplente de Deputado Federal e membro da direção nacional do PT,  Paulo Ferreira, o vice-prefeito de Passo Fundo, Rene Cecconello, o presidente da CUT Estadual, Celso Woyciechowski, a vice-prefeita de Alegrete, Preta Mulazzani, pelos vereadores  Adeli Sell, Mauro Pinheiro, Engº Comassetto, Sérgio Kumpfer, Lauro Brum, Tania Ferreira  e Neucir Benetti, por Paulo Accinelli (Subprefeito da Região sudeste de Canoas),  Vilmar Galvão, Nilvia Pinto, Inácio Benincá (SDR),  Valério Lopes (FEGAM), assim como por este blogueiro, dentre outros militantes do PT gaúcho.
...

* Em Santiago, continuam  céleres as negociações visando a  construção de um programa de Governo e de uma chapa que unifique minimamente a ‘oposição’ ao PP para viabilizar uma vitória no pleito do ano vindouro. PT, PPL,  PSD, PDT e PMDB em estágio avançado de articulação.  Informações que chegam dão conta de que nes que chegam donista. PSDB o. apa que unifique minimamente a ' nada menos de ão está descartada também a participação do PTB e do apoio do PSDB à frente oposicionista.  
 ...

*O vereador e Presidente do PT da capital gaúcha, Adeli Sell, será o coordenador geral da campanha do deputado Adão Villaverde à prefeitura de Porto Alegre nas eleições 2012 pelo Partido dos Trabalhadores.
...

*Já em Canoas o PT deverá lançar o prefeito Jairo Jorge à reeleição, repetindo a  ‘dobrada’ com a vice-prefeita Beth Colombo (PP), apoiados por um amplo leque de partidos. Jairo Jorge desponta como fanco-favorito para continuar à frente do Paço Municipal (a oposição – leia-se PSDB e DEM - está em frangalhos e o governo hegemonizado pelo PT tem o apoio de mais de 70% da população, segundo última pesquisa realizada pelo Instituto Methodus).
...

*Em São Borja, o PT (que já integra o governo liderado pelo PDT) credencia-se para compor em 2012 com os trabalhistas na chapa majoritária. Cresce o nome da professora Carmem Iara (atual Secretária Turismo, Cultura e Eventos) como possível candidata à vice-prefeita. Mas o PT precisa primeiro superar as divergências internas que hoje obstaculizam seu crescimento e unidade.
...

*O livro 'A Privataria Tucana', do premiado jornalista Amaury Ribeiro Jr (um petardo que colocou a nú as privatizações realizadas durante o governo FHC, especialmente eivado de denúncias contra a lavagem de dinheiro nos paraisos fiscais e a corrupção capitaneada por José Serra e outros líderes tucanos)  vendeu 15 mil exemplares em um só dia. Sua segunda edição (mais 80 mil exemplares) já se esgotaram,  mas a obra continua sendo ignorada pela maioria da mídia tradicional - que, assim agindo, sem pudores,  finalmente demonstrou toda a sua tendenciosidade e falta de compromisso com a verdade. Mas eles não estão sozinhos:  por mais incrível que pareça, setores da própria blogosfera, inclusive a santiaguense e regional, continuam 'ignorando' o livro do jornalista paulista Amaury Jr.  Até quando?
...

*O Editor, no apagar das luzes de 2011,  deseja à tod@s @s prezad@s leitores Boas Festas e um ótimo Ano Novo!  (Por Júlio Garcia, especial para o Blog ‘O Boqueirão’ e Jornal Correio Regional).

2 comentários:

  1. Mái, vêji! rsrs

    Valeu, cumpadi!

    ps. Inclusivamente, estive pensando em povoar este Brasil com este DVD. É o seguinte: os cumpadis que arrecebêro o tá do DVD poderá copiar o dito-cujo e distribuir com os cumadis e cumadis maí chegado [claro, está, que a distribuição será para consumo, estritamente, interno]. Que acha?

    ResponderExcluir
  2. Se os 'produtor' do filme 'concordá', porque não?!! O Patativa merece se conhecido por esse mundão de deus...
    Grande abraço, cumpadi!
    Tenha um excelente Ano Novo junto à família e 'cumpadis' daí e desse Brasi enorme!!!

    Júlio Garcia

    ResponderExcluir