terça-feira, 9 de agosto de 2011

Participa RS!!!


Votação de Prioridades mobiliza o Estado nesta quarta-feira


O exercício da cidadania tem nesta quarta-feira (10) uma data significativa no Rio Grande do Sul. Todas as regiões do Estado estão mobilizadas para a Votação de Prioridades do Orçamento Estadual 2012, que tem 442 projetos disputando R$ 165 milhões em recursos. Este é o momento de decisão direta da população sobre os recursos orçamentários estaduais do próximo ano.

A votação será presencial, em 12 mil urnas espalhadas nos 497 municípios gaúchos, e virtual, pelo Portal da Participação:
www.participa.rs.gov.br. Nas urnas, o processo inicia às 8h e será finalizado às 21h, e pela internet a votação vai até às 24h. As cédulas com a listagem completa dos projetos de cada uma das 28 regiões, e os locais de votação também já estão disponíveis na internet, através do Portal.

Governador vota pela manhã

O Governador dará seu voto às prioridades regionais pela internet. Às 10h15 desta quarta-feira, Tarso Genro acessará o terminal de computador que estará disponível para votação no Palácio Piratini.

Além do Palácio, no Centro de Porto Alegre haverá um terminal de computadores aberto à votação na Assembléia Legislativa, e urnas instaladas no Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF). A Prefeitura Municipal terá duas tendas com urnas na Esquina Democrática e em frente ao Mercado Público.

A Votação de Prioridades, que substitui o antigo processo da Consulta Popular e incorpora elementos do Orçamento Participativo, está inserida no Sistema de Participação Popular e Cidadã, que já realizou o Plano Plurianual (PPA) Participativo neste ano. Na primeira fase de debates participativos do Orçamento, foram realizadas mais de 450 assembleias e audiências regionais para definição dos projetos que estão indo à votação.

...

Hora de votar onde o governo deve investir. Universidade pública deve ser a grande novidade para a região


Santiago/RS - O Diretório Municipal do PT de Santiago definiu suas indicações de voto para o Processo de Participação Cidadã do Governo do RS, marcado para 10 de agosto próximo. Portanto, o partido indica que a comunidade da região vote nas seguintes demandas: na nº 1 – Apoio a APL’s e cadeias produtivas; na nº 4 – Fortalecimento da Agricultura Familiar; na nº 8 – Ampliação e recuperação de espaços escolares; e na nº 13 – Construção de casas e lotes urbanizados.

O Partido dos Trabalhadores também esclarece que a população não precisa ficar receosa caso decida não votar em alguma outra demanda. Para a área da saúde, por exemplo, todo o valor necessário já está previsto, inclusive com um percentual mínimo do orçamento definido em lei federal. A saúde é uma política de Estado, que deve investir os valores que a lei estipula independentemente de quem está no governo.

Universidade gratuita

Por fim, todos poderão votar em um indicativo regional. E é aí que pode estar o grande avanço. É que uma das opções é a instalação da Uergs – Universidade Estadual do Rio Grande do Sul em nossa região. Ela é uma instituição pública onde, portanto, o aluno não paga nada para estudar, igual ao modelo das universidades federais.

Fontes: Portal do Estado do RS e Blog do PT/Santiago

Nenhum comentário:

Postar um comentário