domingo, 28 de agosto de 2011

Agita-se o espectro político local e regional ...


Crítica & Autocrítica - nº 79

* Agita-se o espectro político local e regional com os desdobramentos das articulações que estão em curso e que visam a definição das estratégias partidárias tendo como pano de fundo as eleições de 2012 em Santiago. No cenário imediato, a criação de dois novos partidos: o PPL (Partido Pátria Livre), de esquerda,  e o PSD (Partido Social Democrático), de centro-direita, este último ligado ao atual prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, (oriundo do DEM, ex-PFL). Pelo que se comenta, com essa investida do PSD em Santiago, o PP poderá sofrer fortes desfalques, uma vez que a maioria dos quadros que estão organizando esse partido vem das suas fileiras. Já o Partido Pátria Livre - PPL  é originário do antigo MR-8, corrente política histórica que integrava até há alguns anos  o PMDB, e que hoje participa e está na base de sustentação dos governos Tarso e Dilma. Sua presidenta estadual é a advogada Mari Perusso, Chefe da Casa Civil Adjunta do Governo Tarso.
***
* O Partido dos Trabalhadores de Santiago também está  num ritmo forte de organização visando um desempenho positivo no próximo pleito municipal. Internamente é comentado que várias lideranças (nomes de peso) estão em  tratativas e deverão  filiar-se  ao partido durante o  mês de setembro,  fortalecendo a sigla para os embates que se anunciam.
***
* O PT, a princípio,  não descarta alianças (o PPL,  uma vez confirmada sua organização também  em Santiago, deverá ser um aliado natural do partido),  mas a tendência é de que o partido deverá se apresentar com candidatura própria, aparecendo o nome do ex-vereador e sindicalista Antônio Bueno como o mais provável candidato da sigla, com o objetivo 'nada modesto' de acabar  com a hegemonia do PP e retirar Santiago da contramão  em que se encontra na política estadual e nacional, alinhando-se, assim, com os governos Tarso e Dilma e propiciando dias melhores para o conjunto dos santiaguenses.
***
* Outros setores importantes da 'oposição' local (como é o caso do PMDB, PSDB, PTB e PDT) articulam uma possível coalisão para enfrentar  o PP (situação), que deve manter o atual prefeito Julio Ruivo como seu candidato, agora à reeleição. A dificuldade maior da articulação do 'frentão' (já tentada e fracassada antes) não é só conseguir um nome, mas também a confecção de um  programa  que unifique o leque nada homogêneo constituído pelas  várias siglas que, de comum, têm apenas o desejo de desbancar o PP.
***
* O  blogueiro Júlio César de Lima Prates informou em seu blog que desistiu  de reingressar na militância política/partidária, não será candidato à vereança  e que deverá, a partir de agora, dedicar-se somente ao jornalismo, aos seus negócios  e à sua família. Há que respeitar-se.
***
* Já o  vereador Miguel Bianchini (na foto com o governador Tarso Genro, em Santiago, durante a campanha eleitoral do ano passado), convidado pelo Secretário do Planejamento e Participação Popular do Governo Tarso,  João Motta,   esteve esta semana em São Borja, participando da programação alusiva ao início da Semana da Legalidade. Como colocou em seu blog (vide post abaixo), ficou 'impressionado com  a dinâmica e a objetividade da reunião". Disse mais: "Tomara que esta sistemática siga adiante, pois só assim teremos um Estado inovador, participativo e eficiente".
***
* A propósito da decisão do vereador Bianchini sobre seu rumo político (que deverá ser tomada até o final do mês de setembro), mantenho o  que escrevi nesta mesma coluna, edição nº 73, de maio deste ano:  (...) "Recentemente o vereador Bianchini manifestou  em seu blog  (um dos mais lidos da região) que está reavaliando sua permanência no PP. Informou que está  conversando com amigos, companheiros  e apoiadores para, no momento oportuno, tomar a decisão que lhe parecer mais correta sobre seu rumo político. " (...)  Bianchini diz com todas as letras: “Enquanto estiver na politica, vou estar descontente ou desajustado, pois não concordo com muita coisa que acontece e eu não consigo me segurar. Minha vida social é muito diferente, vivo a vida com alegria e com excelentes relações.  (...) Se quisesse, dizendo amém,  seria um eterno vereador pelo PP. Mas não concordo com muitas coisas e só  não sai do partido ainda por respeito a diversos partidários que me consideram e depositaram confiança em mim. (...) Cada um tem uma missão e vivemos de desafios, eu acredito, sinceramente, que estou sendo importante para a política e que nela devo procurar permanecer. Como?  O andar do tempo me dirá o caminho a seguir. Tem tanta coisa acontecendo e o dia de  amanhã não sabemos." Questionado sobre sua definição ideológica,  Bianchini respondeu: "Em relação ao debate de esquerda/direita acredito que não exista mais espaço para a direita no mundo, o que resta, o tempo consumirá. Eu tenho um perfil de esquerda e isto eu não tenho dúvidas." - Reveja a postagem completa em http://o-boqueirao.blogspot.com/2011/05/tve-politica-blogosfera.html

***
* A propósito, deixo pública minha posição, ressaltando sempre que respeitarei a decisão que será tomada pelo vereador Miguel Bianchini, qualquer que seja ela (aliás,  não poderia ser diferente): à exemplo do PPL, que gostaria muito de trazê-lo para seus quadros, será também uma grande honra e um ganho significativo para o Partido dos Trabalhadores  e para os setores poulares tê-lo em suas fileiras, caso seja esta sua opção. E sei que é esse também o sentimento da absoluta maioria dos petistas santiaguenses.
***
* No próximo dia 2 de setembro o PT Nacional  iniciará o seu  4º Congresso Extraordinário.  O companheiro Francisco Rocha da Silva, o Rochinha, importante quadro dirigente nacional do partido, escreveu um excelente artigo saudando os delegados petistas que estarão presentes ao Congresso. Pela relevância - e por concordar integralmente com seu teor -  transcrevo à seguir as principais partes do mesmo, para conhecimento e reflexão dos companheiros petistas  e do conunto dos meus prezados leitores:
"
De todos os desafios colocados historicamente ao PT, o principal deles tem sido o de fazer avançar a democracia no país, ampliando a cidadania, a participação política e a inclusão de cada vez mais pessoas no debate sobre grandes temas locais ou nacionais.
Pesquisas de opinião mostram que a população reconhece os acertos, a força e a amplitude democrática do PT. Mas essa mesma população nos cobra em dobro quando, por razões conjunturais ou erros pontuais, filiados, instâncias ou governos petistas agem em desacordo com nossos valores e compromissos.
Nossa responsabilidade é grande. (...)
Muitos sabem que apresentei, em parceria com outros companheiros, uma série de contribuições ao debate, num total de 22 propostas de emendas para reflexão e posterior análise em plenário. Não é meu objetivo agora entrar no detalhe de cada uma delas.
O que pretendo, aqui, é ressaltar a importância de valores simbólicos para nós, petistas. Entre eles, o companheirismo, a solidariedade, a lealdade, a generosidade, o compromisso social, a consciência política, a diversidade de pensamento, a unidade na ação e, acima de tudo, a coragem para enfrentar e vencer desafios.
São questões que extrapolam as formalidades de um Estatuto, mas que devem sempre orientar a ação petista – principalmente, neste momento, a ação dos delegados, das delegadas e de todo quadro político dirigente.
Se nos guiarmos por elas, sairemos maiores, mais fortes e mais democráticos."
***
* Revista Veja (vide post abaixo), com sua arapongagem enlouquecida,  ultrapassou todos os limites -  éticos e legais -, e agora será processada pelo ex-deputado e Ministro do Governo Lula, companheiro José Dirceu. Já não era sem tempo... (Por Júlio Garcia, especial para o blog O Boqueirão e jornal Correio Regional).

Nenhum comentário:

Postar um comentário