sábado, 27 de agosto de 2011

Veja, que vexame!

 

Veja é a CIA ou a KGB do jornalismo?

   Brizola Neto*  escreve:

Li o o que saiu na internet da matéria da Veja sobre o ex-ministro José Dirceu. Afora a o ódio político da revista, não há nenhum fato que  possa ser configurado como algum ato ilícito. E, como não é servidor público, não caberia  – mesmo que fosse verdade – saber se lhe pagaram uma diária de hotel. Conversar com deputados, senadores ou ministros é direito de qualquer um, inclusive de Dirceu.

Agora, não é direito de ninguém obter, de maneira clandestina, as imagens de um circuito privado de TV de um hotel, feito para a segurança dos hóspedes e visitantes e não para ser cedido a ninguém para bisbilhotar quem entra e sai.

Supondo-se, claro, que sejam imagens do circuito privado do hotel, não de alguma câmera secreta instalada por um “araponga” a serviço da revista.

De uma forma ou outra, espionagem e violação. Tal como fez o jornal de Murdoch com telefones na Inglaterra, a Veja  “grampeou” um corredor de hotel.

Uma empresa – a Editora Abril – que usa estes métodos, que mais pode fazer com a vida privada – e até a íntima – de pessoas conhecidas, na política ou em outras áreas?

Seja qual for a razão ou motivo, salvo uma investigação policial fundamentada e devidamente acompanhada pelo Ministério Público e pelo Judiciário, pessoas podem ser colocadas sob este nível de vigilância.

Ou a revista se acha a CIA  ou a KGB do jornalismo?

Não sei, mas que é caso de polícia, é.
...

*Brizola Neto é Deputado Federal do PDT/RJ, Editor do Blog Tijolaço - Edição final deste blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário