sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Boas notícias para o Rio Grande!

Acordo com Petrobras, Hyundai e Samsung abre caminho para investimento bilionário no RS

Desde a posse , em janeiro de 2011, uma equipe técnica e política, coordenada pelo governador Tarso Genro, trabalha em ações conjuntas com a Petrobras para aumentar a capacidade e a participação do Rio Grande do Sul na produção de energia. Nesta sexta-feira (03), o governo gaúcho deu um passo importante para viabilizar um investimento bilionário no Estado.

Após uma série de reuniões e análises, foi assinado, na sede da estatal, no Rio de Janeiro, um protocolo de intenções para viabilizar a implantação de um terminal de regaseificação de gás natural liquefeito (GNL) e uma fábrica de fertilizantes. Além do governo do Estado e da Petrobras, Hyundai e Samsung também fazem parte do acordo. Atualmente, o Brasil tem dois terminais de regaseificação, um no Rio de Janeiro e outro no Ceará. Um terceiro está sendo construído na Bahia.

O governador Tarso Genro, após fazer um relato do novo momento econômico do Estado e da credibilidade e potencial das instituições e empresas envolvidas neste projeto, afirmou: "temos convicção que o estudo será positivo e as consequências serão excepcionais para o Rio Grande do Sul".

"Trabalhando com o Rio Grande do Sul, Samsung e Hyundai tenho certeza que teremos um excelente resultado. É um trabalho cooperativo para um projeto estruturante", ressaltou a diretora de Gás e Energia da Petrobras, Maria das Graças Foster, futura presidente da estatal. Segundo ela, a combinação de um terminal de regaseificação e uma fábrica de fertilizantes fará diferença do ponto de vista energético para o Rio Grande do Sul.

O investimento pode chegar a U$ 5 bilhões e deve triplicar o volume de gás disponível no Estado. O estudo vai definir o tamanho e a forma do projeto. A tendência é que a planta de regaseificação tenha capacidade de produção de 7 milhões de metros cúbicos ao dia. Parte será destinado a fábrica de fertilizantes e o restante será distribuído para geração de eletricidade e consumo industrial.

Além do governador Tarso Genro e da diretora da Petrobras Maria das Graças Foster, também assinaram o documento o vice-presidente de Graneleiros da Hyundai Marinha Mercante, Young Joon Lee, e o presidente da Samsung C & T do Brasil, Choong Ki Jung.

Também participaram da solenidade os secretários Mauro Knijnik (Desenvolvimento e Promoção do Investimento), Beto Albuquerque (Infraestrutura e Logística) e Vinícius Wu (Chefe de Gabinete do Governador), o presidente da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento, Marcus Coester, e o presidente do Badesul, Marcelo Lopes.

*Via Portal do Governo do RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário