sábado, 4 de fevereiro de 2012

'MEMÓRIAS'



Crítica & Autocrítica - nº 86
* Sobre a recente - e histórica - viagem da Presidenta Dilma a Cuba, interessante o relato/avaliação realizado pelo site da Agência Carta Maior, cujo resumo publico a seguir: "Segundo líder estrangeiro a fazer uma visita oficial a Cuba em 2012, a presidenta Dilma Rousseff fugiu de “cascas de banana” políticas e diplomáticas que lhe surgiram na primeira etapa dos compromissos desta terça-feira (31). E ainda enfatizou que está na ilha por amizade e desejo de cooperar com o governo e o povo cubanos.
Ao comentar a política de direitos humanos da ilha, lembrou Guantánamo, símbolo de que o grande inimigo da ilha, os Estados Unidos, tem telhado de vidro. Ao falar sobre como o Brasil pode ajudar no desenvolvimento de Cuba, alfinetou o histórico bloqueio imposto pelos norte-americanos e ainda disse que cooperação não deve ser movida por interesse unilateral.
Na entrevista coletiva de cerca de dez minutos que deu à imprensa brasileira e estrangeira, Dilma também mandou recados políticos com significado interno, em resposta a quem quis saber como se poderia interpretar uma agenda que, em uma semana, levou-a ao Fórum Social Temático, em Porto Alegre, e a Cuba.

“Vamos falar de direitos humanos? Então nós vamos começar a falar de direitos humanos no Brasil, nos Estados Unidos, uma coisa chamada Guantánamo...”, disse Dilma, logo no primeiro tema levantado durante a coletiva.(...) Não é possível fazer da política de direitos humanos só uma arma de combate político e ideológico”, disse a presidenta, para quem o assunto deve ser abordado de forma global. “Direitos humanos não é uma pedra que você joga só de um lado para o outro”, comentando que tem quem atire e possua telhado de vidro, inclusive o Brasil, talvez numa velada referência ao caso Pinheirinho/SP."


***
* Foi coroado de êxito o Fórum Social Temático (FST) recentemente realizado, uma etapa preparatória
a Cúpula dos Povos na Rio+20.  Mais de 40 mil pessoas participaram do evento  que aconteceu do dia 24 a 29 de janeiro de 2012 e foi sediado por Porto Alegre e cidades da região Metropolitana – Gravataí, Canoas, São Leopoldo, e Novo Hamburgo. Como um espaço aberto e plural, a programação do Fórum foi fundamentalmente constituída por atividades propostas e geridas por movimentos, coletivos e organizações da sociedade civil, relacionadas ao tema “Crise Capitalista, Justiça Social e Ambiental”, como foi o caso do tema que abordou  a atual conjuntura mundial, assim como a 'Primavera Árabe'  e a  internet na construção da 'democracia 2.0'. Em contrapartida, o Fórum Econômico Mundial, realizado pelos ditos 'países ricos' em Davos, na Suiça, no mesmo período do FST, foi bastante secundarizado e esvasiado, mostrando a agudeza da crise que os atinge e que o mar - para eles - não 'está para peixe'.
***

* Do ex-ministro José Dirceu, em seu blog:
"Duas notícias que VEJA e o restante da mídia não gostam de dar: a primeira é que fui absolvido em mais um processo judicial em Brasília, parte dos vários que moveram contra mim quando de minha saída do governo e de cassação do meu mandato de deputado federal. Tenho sido absolvido em todos os julgados desde então. A segunda notícia é que a VEJA foi condenada a pagar indenização por danos morais ao deputado Carlos Augusto Abicalil (PT/MT).


No meu caso, a Justiça Federal concluiu “não haver qualquer indício de ato de improbidade” cometido por mim durante o período em que fui ministro de Estado, em que exerci a chefia da Casa Civil da Presidência da República, no primeiro governo Lula. Por isso determinou a retirada de meu nome de processo movido na 9ª Vara Federal Judiciária do Distrito Federal.

A ação por improbidade administrativa havia sido proposta pelo Ministério Público Federal – o mesmo que, sem relacionar nenhum fato concreto, nenhuma prova, acusou-me de comandar um suposto esquema de compra de votos. Esta denúncia, que a mídia chama de mensalão, jamais foi comprovada, mas deu origem ao processo em tramitação no Supremo Tribunal Federal (STF) e a mais cinco contra mim - entre estes o que agora acaba de inocentar-me."
***
* Na noite de 20/01,  sexta-feira, com a presença do Deputado Estadual Valdeci Oliveira (hoje líder do Governo Tarso na AL) e lideranças locais e regionais do PT, ocorreu  em Santiago a Plenária de fundação da Unidade e Luta  Democrática - ULD, nova tendência do Partido dos Trabalhadores do RS. Estiveram presentes  25 militantes, incluindo uma representação de militantes do PT de  Unistalda  que também aderiram à corrente petista. O Presidente do  PT de Santiago e pré-candidato à Prefeito pela sigla,  o ex-vereador e sindicalista Antônio Bueno,  esteve presente e fez uma saudação especial aos petistas que ingressam na nova corrente.  



Na oportunidade, além do debate  realizado sobre a  conjuntura, a política de organização interna do PT e da ULD e  as eleições 2012, foram escolhidos sete nomes p/ara compor a Coordenação Municipal Provisória da tendência,  que ficou constituída pelos companheiros Rômulo de Vargas, Luiz Prestes, Antônio Miranda, Ruben Finamor, Liamara Finamor, José  Nunes Garcia e Chico Matos, sendo  Vanderlei Reinoço  confirmado como  representante da juventude da ULD pela  Regional do Vale do Jaguari. Decidiu-se ainda abrir um amplo debate com outros companheiros que estão interessados em conhecer a nova tendência petista sendo que, após esse processo, será eleita a Coordenação Municipal definitiva da ULD de Santiago.
***
* Por motivos alheios à minha vontade, relacionados ao meu trabalho na Casa Civil do Governo do Estado (que acabaram alterando na última hora  minha agenda)  acabei não podendo viajar para Santiago à tempo de participar dessa importante  reunião que fundou a ULD do PT municipal: mas, com certeza, não faltará oportunidade e, muito em breve, estarei em Santiago para debater e contribuir com os companheiros da minha corrente (e do meu partido).

*** 
* Do vereador Miguel Bianchini (PPL), em seu blog:
"-Foi grande a chiadeira em relação a divulgação, por parte da Prefeitura Municipal de Santiago, da contratação de um trio elétrico para animar o carnaval nos bairros do município. O povo está ligado e quer investimentos para geração de emprego e renda e não em festas.

-Existe um jogo sujo nunca visto nos bastidores da política santiaguense. Blogs anônimos para denegrir a imagens das pessoas, intrigas, ameaças, intimidações, desafios, ofensas e até ataques encomendados.

PEÇO, especialmente as pessoas ligadas a imprensa santiaguense, à qual prezo muito, para que tenham muita cautela em relação a rede de intrigas a meu respeito e da oposição local. Não sei o porquê deste PAVOR e DESESPERO do poder dominante santiaguense.
-A alternância no poder será inevitável. A união dos partidos de oposição de Santiago está mais afinada do que nunca e grandes surpresas ocorrerão. A artilharia da situação está mais perdida que “cusco em tiroteio”.
-Por motivos alheios a minha vontade, resolvi escrever no blog  sobre as causas da minha saída do Partido Progressista de Santiago."
***
* A quem interessar possa: o blog do vereador  Miguel Bianchini, do Partido Pátria Livre (PPL),  tem o sugestivo nome de  'Está Morto quem não Peleia' e pode ser acessado no  seguinte endereço:  
http://miguelbianchini.blogspot.com/
***

* Pois não é que causou certo 'frisson'   o lançamento da série 'MEMÓRIAS DO BLOG O BOQUEIRÃO',  recentemente estreiada aqui neste espaço virtual?!  A postagem de abertura da 'série' (que recém está na sua 7ª edição) dizia o seguinte: "O glorioso  Blog 'O Boqueirão' começará - à partir desta semana - a fazer um 'giro pelo tempo',  promovendo o resgate das  principais notícias, registros  e  postagens que marcaram nossa comunidade e  sua trajetória nos últimos 4 anos, bem como alguns dos principais acontecimentos - e  seus protagonistas -  registrados aqui e na blogosfera terrunha e nacional, das mais diversas áreas e orígens... 

Os prezad@s leitores(as), com certeza,  terão aqui uma boa oportunidade para  refrescarem sua memória... sobretudo na complicada mas necessária área da POLÍTICA, especialmente neste ano em que teremos eleições municipais e poderemos confrontar posições assumidas 'ontem' e 'hoje' por personagens que ainda estão em cena, alguns inclusive novamente como candidatos ou mesmo como cronistas e analistas da área. À conferir!

Temos ciência de que  o Blog, assim agindo, colaborará para  o resgate da  Memória e mesmo da nossa História recente,  ainda que  de forma limitada e parcial, e possibilitará também aos conterrâneos buscarem entender 'o que está por detrás do pano' e mesmo reverem  certos (pre)conceitos  e 'valores'  conservadores e egoistas, alguns deles  ainda  inexplicavelmente arraigados por estas plagas...  (Pre)conceitos expúrios esses que, como uma Fênix disforme,  ainda insistem em  permanecer ressurgindo, mesmo que de forma clandestina, às vêzes anônima, covarde, disfarçada ou envergonhada... apesar das  comprovadas evidências dos seus equívocos e de sua extemporaneidade."
*** 
* Em breve,  daremos  sequência à série 'Memórias', para o gosto - e o  desgosto - de muita gente... Aguardem!
***.
* Pois não é que  'A Privataria Tucana' -  apesar do boicote do  PiG (Partido da Imprensa Golpista)   e seus satélites locais e regionais (derrotados solenemente pela blogosfera) -, o livro do jornalista Amaury Ribeiro Jr, editado pela Geração Editorial, encontra-se já há 5 semanas como o mais vendido no Brasil? Sinal  (positivo) dos tempos... (por Júlio Garcia, especial para 'O Boqueirão' e 'Correio Regional).

Nenhum comentário:

Postar um comentário