quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Pacto Gaúcho pela Educação


Pacto pela Educação terá mais de 60 mil vagas para formação profissional em 2012

Porto Alegre/RS - O Pacto Gaúcho pela Educação Profissionalizante, Técnica e Tecnológica oferecerá, neste ano, 63.656 vagas em cursos de formação técnica e qualificação profissional para atender à demanda por mão de obra em diversas áreas no Rio Grande do Sul. O anúncio foi feito, nesta terça-feira (14), no Palácio Piratini, durante reunião do comitê gestor do programa da qual participaram o governador Tarso Genro, o chefe de Gabinete Vinícius Wu, secretários estaduais e representantes das entidades parceiras do Projeto.

As inscrições para as primeiras vagas serão lançadas no dia 12 de março e serão oferecidas em segmentos divididos em pelo menos quatro regiões do Estado: Fronteira Oeste, Sul, Metropolitana e Vale dos Sinos. Diagnosticadas junto à Secretaria do Desenvolvimento e Promoção do Investimento, as áreas priorizadas estão no setor eólico (Fronteira Oeste); automotivo, celulose, construção civil e petroquímico (Região Metropolitana e Delta do Rio Jacuí); petróleo e gás (Vale dos Sinos); e oceânico, químico, metalúrgico e eólico (Região Sul).

Também foi anunciada a instalação de uma gerência executiva que ficará responsável pelo acompanhamento diário das ações previstas no pacto. Alocada em uma sala da Secretaria de Ciência e Tecnologia, esta gerência irá atuar na divulgação das informações para o preenchimento total das vagas a serem ofertadas, bem como na integração entre o mercado de trabalho e a formação profissional. "É muito importante que nós ampliemos ao máximo o percentual de aproveitamento destes profissionais no mercado de trabalho e, para isso, é preciso criar estratégias específicas de parcerias para a absorção desta nova mão de obra", frisou o chefe de gabinete Vinícius Wu.

Prouni Gaúcho
O Governo do Estado também avalia a criação de um programa de universalização do acesso ao ensino superior junto ao Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung). Denominado provisoriamente de Prouni Gaúcho, o projeto será utilizado para atender às demandas diagnosticadas no Pacto pela Educação, como a formação de novos engenheiros para as áreas da construção civil e de petróleo e gás.

O governador Tarso Genro acredita que a criação do Prouni Gaúcho poderá cobrir de maneira eficiente esta lacuna apresentada pela base produtiva. "O Estado vai propor este aporte para que os jovens de baixa renda e oriundos do ensino público possam concluir sua formação", frisou.

Referindo-se a dados da Confederação Nacional de Indústria, o chefe de Gabinete, Vinícius Wu, alertou para uma demanda de pelo menos 150 mil engenheiros no mercado de trabalho brasileiro para os próximos anos, principalmente na área de petróleo e gás natural. "Isso demonstra o desafio de formarmos novos profissionais dessa área nos próximos anos" apontou Wu.

Secretarias participantes Durante a reunião, também foram fornecidos dados como o número de vagas e a abrangência do Pacto pelas Secretarias envolvidas - Educação (Seduc), Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), e Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (SCT) - que estão vinculadas ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

A secretária interina da Educação, Maria Eulalia Nascimento, ressaltou a importância do Programa para o desenvolvimento do Estado. "O Pronatec proporciona a ampliação da oferta e a qualificação dos cursos. Além de estar conectado com a reestruturação curricular do Ensino Médio desenvolvida pela Seduc", disse.

A ação proposta pelo Governo tem como objetivo expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos técnicos de nível médio (Seduc), e de cursos de formação inicial e continuada para trabalhadores (STDS).Para os cursos técnicos serão oferecidas 3.800 vagas em diferentes municípios do Estado, de acordo com os Arranjos Produtivos Locais (APL).

Inscrições
O período de inscrições será de 12 a 27 de março, podendo participar alunos do 2º e 3º ano do Ensino Médio a Rede Pública Estadual, inclusive para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). No dia 31 de março será realizado o sorteio dos inscritos, nos cursos em que o número de candidatos for maior do que o número de vagas. A pré-matrícula dos selecionados acontecerá entre os dias 2 e 20 de abril. A confirmação da matrícula em 1ª chamada acontecerá nos dias 23 a 27 de abril e a 2ª chamada será entre 30 de abril e quatro de maio. As aulas iniciam no dia sete de maio.

Os estudantes farão o curso técnico no turno inverso às aulas do Ensino Médio. Os cursos serão realizados nas unidades do Sistema S (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - Senac) e nos institutos federais de educação profissional e tecnológica.

Rede Escola de Governo
Um dos projetos que compõe o Pacto Gaúcho pela Educação Profissionalizante, Técnica e Tecnológica é o da Rede Escola de Governo que recebeu, nesta terça-feira (14), a adesão de mais duas instituições de ensino superior. O presidente da FDRH, Jorge Branco e os reitores Roberto Pontes da Fonseca e Flávio D'Almeida Reis, do Centro Universitário Metodista Ipa e Uniritter, respectivamente, assinaram a minuta do termo de adesão ao projeto.

Desta forma, a Rede Escola de Governo passa a contar com 27 instituições de ensino que, articuladas, desenvolvem programas de formação sobre diferentes temas estratégicos para o Estado por meio de oficinas, cursos de extensão e especialização. As atividades da Rede Escola iniciaram em 2011. Cinco dos cursos de extensão que começaram no ano anterior, continuam em março, formando mais 200 alunos. Até abril terão início 19 cursos de extensão, que somam 680 vagas.

Trezentos e vinte vagas serão disponibilizadas até junho em oito cursos de especialização. O programa de formação, desenvolvido em parceria com a Feevale, voltado à qualificação de gestores públicos e agentes sociais para 2014 prevê a realização de 47 atividades de formação, que incluem seminários e cursos de extensão, que tratam de diferentes temas, entre os quais a Copa Verde, Policiamento Turístico e, também, a elaboração de projetos sociais e Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal (Siconv), com o objetivo de orientar para a captação de recursos. As ações educativas da Rede Escola de Governo, previstas para o primeiro semestre de 2012, somam cerca de 6200 vagas.

"A ideia de modernização e da promoção da reforma democrática do Estado é prioridade. Agora são 27 instituições que compõem esse processo, essa rede de formação tanto dos servidores estaduais quanto municipais. Proporcionar a especialização técnica é fundamental. Queremos tornar a gestão pública mais eficiente e eficaz", disse o presidente da FDRH, Jorge Branco.

A Rede Escola de Governo consiste em um sistema integrado de formação continuada voltado aos servidores públicos e agentes sociais. Vem sendo constituída pelo Governo do Estado, por meio da Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH), em parceria com instituições de ensino superior de interesse público.

Texto: Juliano Pilau (Secom) / Ane Daniele Paulon (Seduc) / Daiane Evangelista (FDRH)
Foto: Caco Argemi Edição: Redação Secom -  http://www.estado.rs.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário