terça-feira, 7 de agosto de 2012

Pré-estreia de "Marighella"




Hoje, em São Paulo, acontece a pré-estréia de "Marighella", um dos mais aguardados documentários do ano. O filme, dirigido por Isa Grinspum Ferraz, sobrinha do líder baiano, conta a história de um dos mais aguerridos combatentes pela liberdade e pela justiça deste país.

A pré-estréia será gratuita. As senhas começam a ser distribuídas uma hora antes da sessão que está programada para às 20h, no Espaço Itaú de Cinema - Shopping Frei Caneca, em São Paulo. Após o filme haverá um debate com Isa e a companheira de Marighella, a querida Clara Charf (leia aqui a entrevista de Clara).

Com narração do ator Lázaro Ramos, o documentário traz imagens, documentos históricos e depoimentos de familiares e amigos do líder baiano. É uma excelente oportunidade para que todos vocês - sobretudo os mais jovens - conheçam a trajetória pessoal e política de Marighella no Partido Comunista Brasileiro (PCB), na luta durante a clandestinidade e na brava resistência contra a ditadura militar. 

Quando conheci Carlos Marighella, em 1967, ele já era uma lenda entre nós. Era impressionante como ele expunha suas ideias e, sobretudo, sua avaliação da realidade brasileira. 

30 anos de luta pelo Brasil

Marighella passou a maior parte de sua vida combatendo ditaduras e defendendo nosso país. Foi preso várias vezes e barbaramente torturado durante o Estado Novo (1937-1945). Durante a ditadura militar (1964-1985), após romper com o PCB, ele fundou a Ação Libertadora Nacional (ALN). Seu assassinato, em 4 de novembro de 1969, foi uma perda inestimável para todos nós. 

Parabéns à Isa pelo documentário e por trazer aos brasileiros a história de Marighella, um dos grandes nomes da nossa história, um homem raro que tive a honra de conhecer.

Para quem não puder comparecer nesta première, lembro que a estreia será na próxima 6ª  feira (10.08), nos cinemas de São Paulo, Rio e Salvador. Assim, a partir do sábado, "Marighella" poderá ser visto em todo o país. (Do Blog do Zé Dirceu)

Nenhum comentário:

Postar um comentário