sábado, 11 de abril de 2015

Deputado Miguel Bianchini (PPL)



Notícias oriundas da blogosfera (em particular, de alguns blogues santiaguenses) informam sobre a possível saída do Deputado Miguel Bianchini do PPL (Partido Pátria Livre), pelo qual elegeu-se vereador em 2012 e, nas últimas eleições, deputado estadual. 

Segundo essa 'fontes', o deputado Bianchini estaria propenso a mudar de partido, tendo em vista a parca estrutura partidária do PPL (não fala em divergências políticas!), sobretudo por esse fato dificultar seus 'movimentos' (?!)  em relação - principalmente - às eleições municipais de 2016.  Segundo o que foi postado, Bianchini poderia estar de malas prontas para ir para o PTB ou para o PDT, não descartando ainda um terceiro partido. Quanto ao PT, nenhuma possibilidade foi aventada, pelo menos nas postagens acima referidas.
Júlio Garcia, ver. Adeli Sell e ver. Bianchini (Porto Alegre, 2011)

Nem vamos entrar no mérito de produzir uma avaliação sobre esses primeiros meses de mandato do dep. 'Bombeiro Bianchini', sobre a discutível composição de sua assessoria política na AL, sua performance até agora, etc., pois isso não nos compete (agora, pelo menos!). Mas, se verídicas, essas informações nos causam sérias preocupações, tendo em vista a expectativa positiva que tínhamos com o mandato do companheiro e conterrâneo - que, aliás,  continuamos tendo! Preocupações que se dão, também,  em relação ao avanço político/ideológico efetivado até então pelo atual deputado que, ao romper com o direitista e conservador PP, colocou claramente que sua identificação se dava com o 'campo da esquerda e com os trabalhadores', em particular com o Partido dos Trabalhadores, somente não optando  - à época de seu rompimento com o PP - por este partido, devido ao fato de que, em o fazendo então (devido à legislação), correria o risco de perder o mandato de vereador que exercia naquele momento em Santiago.

Claro, entendemos, após esse processo adveio a última campanha eleitoral, o PPL (à nível nacional, no nosso entendimento equivocadamente) rompeu com o PT e com os nossos governos, apoiou Eduardo/Marina e 'lavou as mãos' no 2º turno presidencial (aqui no RS isso resultou inclusive na quase dissolução do PPL, cujas principais lideranças optaram pela entrada no PT, onde foram muito bem recebidas). Veio, após as baixarias produzidas pela campanha de Aécio (PSDB),  também o acirramento dos ataques e denuncismos (sem provas!) contra o PT e o Governo Dilma,  com o apoio e iniciativa descarada da grande mídia, o golpismo deslavado etc... Isso, é evidente,  pode ter tido  influência no posicionamento de muitas pessoas, parlamentares inclusos, que não detinham a suficiente informação sobre a (in)veracidade de tais denúncias (que, agora, estão sendo desmascaradas). Seguramente, isso contaminou também a avaliação e posicionamento de muitas pessoas de boa índole, e o deputado Bianchini não constitui exceção... Mas, afirmamos, nunca é tarde para rever posições equivocadas, ainda mais quando induzidas a erro pelos adversários e pela mídia golpista...

Sinceramente, acredito que é sabido e notório (inclusive pelo deputado) que o PTB é um partido populista de centro-direita. O PDT, hoje, não é muito diferente (haja vista a postura de seus deputados federais na votação do projeto da Terceirização, a participação do partido no gov. Sartori etc.). Nem falaremos do 'Solidariedade', PSD e  PMDB, precisa?! Nenhuma dessas opções estaria, portanto, de acordo com os pressupostos iniciais levantados por Bianchini por ocasião de sua saída do PP. Além disso, mudando de partido em meio ao atual mandato (sem justo motivo), conforme a atual legislação, o deputado  Bianchini correrá riscos seríssimos de perdê-lo... A não ser que o PPL pretenda expulsá-lo, ai são 'outros 500'...

Mari Perusso, ex-presidenta estadual do PPL,  que inclusive abonou a entrada de Miguel Bianchini no partido, está hoje no PT. Gostaríamos, com toda sinceridade, que o comp. Bianchini (se real sua decisão de sair do PPL) fizesse também essa opção  (por óbvio, sua possível filiação no partido seria resultante de uma séria e profunda discussão -e concordância nos pontos centrais - dele coma as instâncias partidárias sobre a conjuntura, identificações políticas/ideológicas e comprometimentos mútuos...). Isso, em se dando, poderá ser determinante para o próprio rumo que seguirá a 'oposição' (ao PP)  em Santiago no próximo período. Mas, claro, como sempre, respeitamos e respeitaremos a decisão que será tomada por Bianchini, seja ela qual for, mesmo - possivelmente - divergindo dela, e desejamos pleno êxito no seu mandato na AL, em especial no que tange à defesa dos trabalhadores (civis e/ou militares). De forma concreta, ativa e participativa, é claro.

-Para 'refrescar a memória', CLIQUE AQUI para reler postagens anteriores, que documentam a saída do então vereador  Miguel Bianchini do Partido Progressista (PP) e de nossa participação nos movimentos - corretos , então - que resultaram na sua nova opção política e, por conseguinte, em sua posterior eleição como Deputado Estadual. (por Júlio Garcia)

ET: Recente matéria do jornal Correio do Povo informa que a direção estadual do PPL está ameaçando o deputado Bianchini de expulsão, pelo fato do mesmo não estar 'seguindo determinações e lendo documentos do partido' em sua atuação na AL. Essa matéria teve grande repercussão, especialmente em Santiago e região..

A propósito disso, fiz o seguinte comentário no face: "A saída do PP do então vereador e hoje dep. Miguel Bianchini foi salutar para as forças progressistas (de verdade!) e democráticas de Santiago. Não creio que ele pense em retornar à esse ninho elitista e conservador. Terá, com certeza, várias outras opções. O PPL, através de sua direção nacional, capitulou para a direita, rompeu com Dilma e com o PT e voltou a ser o velho Mr8 stalinista/oportunista que estava no PMDB quercista dos anos 80 e 90... O PPL hoje, portanto, não tem mais nada de popular, progressista etc. O ver. Werner Rempel está sintonizado nessa linha (da direção nacional desse partido). Bianchini, coerentemente e corretamente, não se deixou enquadrar por essa política equivocada e capituladora, para dizer o mínimo. Se isso for verdade (o que contém a matéria do CP), seria bom para o deputado Bianchini ser expulso, pois não perderia o mandato e poderia optar então por um outro partido de centro-esquerda - ou ficar independente. Pelo que fui informado, na AL , mesmo assediado por Sartori, ele quer manter essa postura de 'independente' e tem boas relações com a bancada do PT." 

-Com a palavra, agora, o Deputado Bombeiro Bianchini, que ainda não pronunciou-se à respeito. 

(Atualizada em 19/04/2015)

Nenhum comentário:

Postar um comentário