segunda-feira, 3 de abril de 2017

Frente de juristas critica ‘parcialidade’ de Moro e pede que ele abandone processos de Lula


Sérgio Moro | Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil
Da Redação*
A Frente Brasil de Juristas pela Democracia lançou nesta segunda-feira (3) uma nota política em que manifesta “séria preocupação” com o fato de o juiz federal Sérgio Moro, da 13ª Vara de Justiça de Curitiba, prosseguir como responsável pelo julgamento do ex-presidente Lula.
Segundo o movimento, Moro tem atuação “flagrantemente parcial e ativista” e “coloca em risco não apenas o direito do acusado em questão, mas também a credibilidade do exercício da magistratura, violando o ‘justo processo'”.
“Os processos contra o ex-Presidente Lula trazem uma dimensão pouco conhecida da magistratura, a de que, por vezes, um juiz não está isento de paixões políticas a contaminar o livre convencimento, este que também é princípio inafastável da ampla defesa”, diz a nota.
O texto cita ainda fotografias de Moro ao lado de figuras de partidos de oposição ao PT como evidências da parcialidade do juiz. “O Magistrado que pretende decidir a respeito da liberdade de pessoas acusadas de crimes supostamente praticados no exercício de mandato conferido pelas urnas não pode se dar ao luxo de se deixar fotografar em conversas com inimigos políticos dos que são acusados e pensar que tais atos passarão impunes no registro da História”.
Por fim, a nota conclui pedindo que Moro abandone a condução dos processos contra Lula e outros “nos quais o convencimento estiver prejudicado por aspectos políticos”. (...)
 -Confira a seguir íntegra da nota clicando AQUI. (via Sul21)

Nenhum comentário:

Postar um comentário