sábado, 29 de abril de 2017

O Histórico 28/04 em Santiago (GREVE GERAL)




O 28 em Santiago

Por Thaisy Finamor, especial para ‘O Boqueirão Online’*

Há exatos 100 anos se consolidou a primeira greve geral no Brasil, com aproximadamente 400 operários, em maioria mulheres, com reivindicações que resultaram nos direitos trabalhistas atuais, tais direitos que querem ser retirados, de nós trabalhadores. 

O 28 de abril neste ano se tornou um dia histórico porque os trabalhadores e estudantes brasileiros pararam grande parte dos serviços públicos e essenciais ao funcionamento do país. Devido ao contexto histórico do dia 28, a data não foi escolhida à toa, como estava sendo dita pelo senso comum e alguns órgãos de comunicação. 

Em Santiago, não foi diferente. O dia 28 foi um marco para o município, onde centenas de trabalhadores urbanos e rurais, militantes e dirigentes de esquerda (PT), estudantes secundaristas (UMES) e universitários, cientes do futuro que nos aguarda, deixaram sua comodidade e foram ocupar o centro da cidade, participando de um grande Ato Público seguido de passeata contra esse desgoverno que vem destruindo nossos direitos.

O Ato Público foi dado por fortes pronunciamentos públicos dos representantes dos sindicatos, movimentos sociais e trabalhadores presentes, expondo suas opiniões contra a reforma da previdência e trabalhista adotadas pelo governo Temer, tal reforma que diminui nossos direitos conquistados como trabalhadores e nos coloca em um futuro ameaçado. A ex-vereadora Iara Castiel representou o Partido dos Trabalhadores de Santiago. O Deputado Estadual Valdeci Oliveira (PT/RS) esteve representado por seu assessor Rômulo Vargas e o Deputado Federal Marco Maia (PT/RS) por seu assessor regional, Júlio Garcia.

O Ato foi finalizado com uma histórica caminhada pelo centro da cidade que reuniu aproximadamente mil pessoas, a maior já ocorrida no município de Santiago. Foi encerrada em frente a Prefeitura Municipal onde os manifestantes, após cantarem o Hino Nacional, bradaram em alto e bom o som o já tradicional "Fora Temer! Nenhum direito a menos!"

*Thaisy Guarda Finamor é santiaguense; é Acadêmica de Jornalismo pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa).
...















*Fotos via face

Nenhum comentário:

Postar um comentário