terça-feira, 14 de agosto de 2012

Hora de por ordem no picadeiro do PIG


Por Francisco Rocha da Silva - Rochinha*

A grande imprensa passou anos preparando o show. Quando a data se confirmou, ela mais que depressa armou a lona e anunciou aos quatro cantos a chegada do Grande Circo do Julgamento do Mensalão. Uma produção hollywoodiana. Recrutados entre as fileiras do PIG**, subiram ao palco os leões, os malabaristas, os palhaços, os ilusionistas, os miquinhos adestrados... Mas o público não apareceu.

O brasileiro é mais inteligente do que os barões da mídia imaginam. E hoje, graças à internet, está mais bem informado. Já viu esse filme uma, duas, três, inúmeras vezes nos últimos sete anos. Já acompanhou os debates de parte a parte, já formou seu próprio juízo, já separou o joio do trigo, já deu o troco que tinha que dar nas últimas três eleições e segue vivendo, enquanto os governos do PT, primeiro com Lula, agora com Dilma, batem sucessivos recordes de aprovação.

Desesperado, o PIG vai jogando seu jogo. E abre espaços todos os dias, em toda sua grade de programação, até em narração de jogos de futebol, para que alguém fale do “mensalão”. Essa verdadeira lavagem cerebral vai desembocar em pesquisa divulgada na última semana, segundo a qual 82% teriam ligado o “mensalão” à corrupção e 73% teriam defendido a condenação dos réus. Se manipular a vontade do povo está cada dia mais difícil, inventar uma pesquisa com perguntas genéricas e manipular seus resultados ainda é fácil.

A questão é: quantos dos entrevistados conhecem a íntegra do processo e a defesa dos acusados? Provavelmente nenhum, já que a própria imprensa esconde e distorce tudo aquilo que contraria suas teses e seus interesses nesse caso. Como esconde e distorce histórias bem mais cabeludas do que essa, vide escândalo da privataria tucana e vide as relações do bicheiro Cachoeira com DEM, PSDB, PPS e com ela própria, imprensa.

A imprensa tem acobertado, tem sido cúmplice e tem sido conivente com um mundo de crimes Brasil afora – mas, ainda assim, se julga no direito de exigir em praça pública a condenação de pessoas acusadas sem provas, principalmente se essas pessoas forem do PT e estiverem diretamente ligadas ao governo Lula.

E as coisas vão piorar a partir de amanhã (15), quando os juízes do STF começam finalmente a externar seus votos. Não tenho dúvidas de que assistiremos a um furioso espetáculo de chantagem e intimidação contra os magistrados da Corte Suprema assim que o relator da Ação Penal 470 iniciar a leitura de seu relatório final. A mídia fez de tudo para que a opinião pública exercesse esse papel. Como não conseguiu, irá ela mesma, mais uma vez, levar a faca ao pescoço do STF, como já o fez no recebimento da denúncia.

Seus objetivos são claros: carimbar a palavra “corrupção” sobre o governo Lula, que ela nunca engoliu e jamais engolirá; e prejudicar o PT e os partidos aliados nas eleições municipais desse ano.

De quebra, o Acadêmico Mor do PIG e seus pares ainda aproveitam o episódio para alimentar a teoria fantasiosa de uma suposta divisão entre nós. De um lado, dizem eles, estariam o ex-presidente Lula e o PT. De outro, a presidenta Dilma e seus auxiliares. Mas aqui também irão fracassar, pois Dilma está com Lula, Lula está com Dilma e a militância petista está com os três: Lula, Dilma e o PT. Todos temos o PT no sangue, temos lado. Sabemos o que isso significa.

De toda maneira, o que tem acontecido nas últimas semanas reforça minha convicção de que o governo precisa urgentemente mandar para o Congresso o projeto do Marco Regulatório das Comunicações, criando uma agência reguladora, acabando com os monopólios, pondo fim à escandalosa propriedade cruzada de meios, incentivando a comunicação popular e deixando de engodar a pança da grande mídia com anúncios patrocinados pelo governo e de empresas estatais.

Em nome da Justiça, da Liberdade e da Democracia, em nome dos direitos individuais e coletivos conquistados arduamente ao longo da História do Brasil, já passou da hora de botar ordem nesse picadeiro do PIG e da grande mídia.

*Editor do blog Mandacaru http://mandacaru13.blogspot.com.br/ 

**PiG- Partido da Imprensa Golpista - (nota deste blog)

Um comentário: