sexta-feira, 26 de abril de 2013

Agricultura familiar e sustentabilidade foram debatidas na AL/RS

Fonteles apresentou trabalho da Frente Parlamentar do Congresso

Porto Alegre/RS - As frentes parlamentares de Segurança Alimentar da Assembleia Legislativa e do Congresso Nacional deverão unir forças para aperfeiçoar as políticas públicas acerca do tema e da agricultura familiar e sustentabilidade no estado. A proposta foi um dos encaminhamentos da audiência pública realizada nessa sexta-feira (26) pela Comissão de Direitos Humanos e Cidadania.

Além disso, a Frente Parlamentar da Assembleia irá, de acordo com o coordenador, deputado Altemir Tortelli (PT), reunir-se com a Federação das Associações dos Municípios do RS (Famurs) e a União dos Vereadores do RS (Uvergs) para buscar apoio nos municípios e, junto com os Conselhos de Segurança Alimentar, construir políticas municipais que valorizem a alimentação saudável.  A audiência foi coordenada por Tortelli e, também, pelo deputado Jeferson Fernandes (PT), presidente da Comissão.

Jeferson ressaltou que é prioritário garantir o direito à existência humana, diretamente ligado a alimentação. Tortelli acrescentou que acabar com a fome é um dos maiores desafios mundiais. “O Brasil, nos últimos dez anos, se colocou na vanguarda mundial de enfrentamento da questão da fome, construindo políticas públicas estruturantes capazes de superar este que é um dos maiores, senão o maior problema da humanidade. E só podemos enfrentar esse tema com produção de alimentos, com sustentabilidade e com investimentos na agricultura familiar”, assegurou o deputado.

Desperdício

Segundo o deputado federal Nazareno Fonteles (PT-PI), presidente Frente Parlamentar da Segurança Alimentar e Nutricional do Congresso Nacional, o mundo produz hoje o dobro de alimentos necessários para alimentar a população. No entanto, só no Brasil, 14 milhões de pessoas vivem em extrema pobreza, sem saber se terão comida todos os dias. Fonteles lembrou que, com apoio da Frente Parlamentar, foi aprovada a inclusão da alimentação como direito social, no artigo VI da Constituição. A Frente Parlamentar, que existe desde 2007, agrega mais de 230 deputados e senadores.

Sobrepeso

Recomendações e um alerta também foram feitas pelo deputado federal Fonteles para contribuir com a superação das dificuldades. "O Brasil enfrenta um processo de transição alimentar e nutricional. Ao mesmo tempo em que persiste a fome e a desnutrição em populações vulneráveis, ocorre o crescimento de sobrepeso e obesidade em velocidade assustadora, trazendo um acúmulo de doenças crônicas como diabetes e hipertensão, doenças cardiovasculares, acidentes vasculares cerebrais e câncer", disse o parlamentar.

Agricultura familiar

Representando a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do Estado, o agrônomo José Custódio de Oliveira destacou que o governo estadual vem avançando nas políticas públicas para garantir alimentação adequada a todos. “A alimentação do país passa pela agricultura familiar. O governo do Estado fez termos de adesão com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) para que os produtores familiares possam fazer sua comercialização. A questão passa também pela revitalização da Emater, que está dando assistência técnica aos produtores rurais para que produzam dentro de uma orientação agroecológica”, citou.

O esforço que o governo federal vem desempenhando em prol da causa também foi destacado por Tortelli. “Precisamos de medidas e incentivos que continuem estimulando a agricultura para que essa cultura não envelheça e prossiga aqui no Estado, onde cerca de 25% do PIB é gerado pelo trabalho de 400 mil famílias de agricultores. O governo Lula inovou com o Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar, o que estimulou os trabalhadores rurais, nos seus próprios municípios, a começar a produzir”, ressaltou o parlamentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário