domingo, 14 de abril de 2013

VEREADOR SÉRGIO MARION (PT) ENTREGOU MANIFESTO AO GOVERNADOR TARSO GENRO


O vereador Sérgio Marion, Líder da Bancada do PT na Câmara de Vereadores de Santiago/RS, entregou em mãos ao   governador Tarso Genro (por ocasião da visita realizada ao município de Santiago no último dia 05 de abril) o Manifesto político que, a seguir, o Blog 'O Boqueirão Online' divulga (com exclusividade):


Prezado Companheiro Governador Tarso Genro: 

Em primeiro lugar, gostaríamos de externar que é motivo de  grande orgulho e satisfação o fato de integrarmos o partido e o governo que está mudando o Brasil e o Rio Grande do Sul, através dos mandatos, primeiro, do companheiro Lula e, após, da presidenta Dilma, dando continuidade a obra iniciada em 2003, na esfera nacional, e  agora do seu (nosso) Governo na esfera estadual.   O Brasil e, como não poderia deixar de ser, nosso Estado, estão, através das nossas administrações, tornando-se mais justos,  mais solidários e democráticos, sem falar no crescimento econômico que se dá a olhos vistos, distribuindo melhor a riqueza produzida e gerando empregos  de forma inédita. Temos, portanto,  muito sim a comemorar.

Mas, somos obrigados a informar-lhe que, para nós,  nem tudo tem sido um ‘mar de rosas’, principalmente aqui no interior onde algumas importantes ações governamentais demoram ou  mesmo, não raro, não chegam  ‘nas pontas’, como se diz. E isso tem ocorrido  freqüentemente  aqui em nossa Região, no Vale do Jaguari, em especial.  Também lamentamos informar (estamos na metade do nosso governo, entendemos que ainda é tempo de corrigirem-se alguns equívocos) que não fomos ouvidos quando se deu a formação do nosso governo, uma vez que quase todas as indicações que fizemos para os cargos regionais foram desconsideradas pelos(as) companheiros(as) que o formataram. Achamos inclusive  que isso não é do seu conhecimento, por isso o registro que estamos fazendo.

Ora, como é sabido, historicamente enfrentamos  aqui na região  setores reacionários, coronelísticos e antipetistas ao extremo, setores esses que ainda predominam e mantém certa hegemonia, apesar do combate que lhes temos feito; isso que ocorreu na montagem inicial do nosso governo em Santiago, sem dúvida,  foi  um enorme ‘gol contra’ e nos prejudicou sobremaneira.

Companheiro Governador, como se o relatado acima não bastasse, agora fomos surpreendidos com mais uma  notícia que nos atinge e impacta fortemente, de que  Companheiro Júlio Garcia,  histórico militante  de esquerda  e um dos fundadores do PT e  da CUT, natural e ainda com vínculos muito fortes com  Santiago e região,   foi exonerado da Casa Civil onde trabalhava desde abri/2011, fato ocorrido  no início do mês de  novembro do ano passado.

Senhor Governador, é importante informar-lhe que essa notícia causou-nos enorme surpresa (negativa). Pelo que ficamos sabendo, a ‘explicação’ para a exoneração da Casa Civil do companheiro Julio Garcia foi de que, devido a ‘acordos eleitorais’ recentes, tínhamos que 'abrir espaços para outras legendas', sobretudo na Governadoria.  A Chefia da Casa Civil, na oportunidade, informou-lhe contudo  que ele ‘não seria prejudicado’ e que sua manutenção no governo ‘estava garantida’, uma vez que o senhor – palavras do Chefe de Gabinete da CC  “tinha aberto quatro novos espaços na FDRH, sendo que um deles estava destinado para o companheiro Júlio Garcia”. No entanto, soubemos que após ele ter sido entrevistado na Fundação e inclusive encaminhado as documentações solicitadas pela Diretoria Administrativa da FDRH, sua exoneração na CC foi efetivada mas  sua entrada na Fundação foi 'esquecida', sem que nenhuma justificativa fosse à ele manifestada.  E,  até agora, passados já três meses de sua exoneração, o quadro negativo continua sem alteração e o companheiro continua no aguardo da solução acordada e não cumprida.

É sabido por grande parte do partido e do nosso governo, mas não é demais reiterar, que o companheiro Júlio César Schmitt Garcia tem em seu passado vários motivos para que venhamos a defender sua permanência neste Governo. É fundador do Partido dos Trabalhadores, tendo ocupado diversos cargos de relevância, inclusive como membro de nossa direção estadual; foi dirigente durante mais de trinta anos, foi candidato a Deputado Federal em 1990, quando de sua primeira candidatura ao governo do Estado;  foi também um dos fundadores da CUT Nacional; foi assessor parlamentar federal;  atuou,  com destaque, nos governos Olívio e Lula e possui um valioso currículo de qualificação profissional e política (é formado em Direito e Pós-Graduado em Direito do Estado pelo UniRitter). Nada existe  que o desabone, muito pelo contrário. Também nunca deixou de militar, continua atuando fortemente no PT, nas Redes Sociais e no Movimento Mídia Livre, dentre outras frentes de luta. Portanto, não é exagero afirmar que o companheiro Júlio Garcia  integra  uma estirpe de antigos militantes ainda dos tempos onde  ‘ser de esquerda’ e, após,  “ser do PT”   não era nada fácil, era sim quase que um 'crime', perseguidos pela direita e pela repressão, o Sr. inclusive é protagonista e testemunha disso.

Entendemos, Senhor Governador,  que nosso governo e, sobretudo, nosso partido, município  e região perdem muito com a saída do companheiro do governo liderado por Vossa Excelência e, por isso, diante do exposto, os que assinam este documento (dirigentes, militantes e vereadores do PT de Santiago, Canoas, Porto Alegre  e da Regional Vale do Jaguari, dentre outras onde o companheiro tem maior inserção)  manifestamos nossa  solidariedade ao companheiro Júlio Garcia  e pedimos a Vossa Excelência que interfira diretamente para que o companheiro retorne ao nosso governo estadual e que,  no prazo  mais  rápido possível, ele possa continuar  a contribuir com o desenvolvimento do nosso município, Estado e Região.

Por fim, enviamos nossos votos de apoio incondicional e de sucesso, manifestando nossa confiança de que nosso Governo Democrático e Popular seguirá em frente e que triunfará, superando todos os obstáculos. 

Saudações cordiais, 

Santiago (RS), 20  de março de 2013.

-Manifesto assinado pelo Vereador Sérgio Marion - Líder da Bancada  do PT/Santiago-RS, pelo Secretário Geral do PT, Ruben Finamor e por mais de duas dezenas de lideranças locais e regionais do Partido dos Trabalhadores.

*Foto: Governador Tarso Genro, Júlio Garcia, companheiro Guerra (Unistalda) e vereador Sérgio Marion durante a Plenária Regional do PT, realizada em Santiago em 05/04/2013, no Hotel São João. Créditos: Rômulo Vargas.

**Grifos deste blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário