sábado, 27 de abril de 2013

Nota enviada ao jornal Expresso Ilustrado (Santiago/RS)



A seguir, a íntegra da Nota encaminhada por este Editor ao jornal Expresso Ilustrado, em reposta a supostas declarações do presidente local do PV, matéria veiculada nesse jornal, na coluna do 'Araponga' (?),  datada de 19/04 que dizia, dentre outras 'pérolas':  (...) "Não é por falta de um mandato que o Partido Verde vai deixar de se manifestar. O presidente Vanderlei Almeida ficou indignado com uma declaração do vereador Sérgio Marion (PT) que junto com os companheiros pediram que o governador Tarso recolocasse o santiaguense Júlio Garcia na Casa Civil." (...) 

Senhor diretor:

(...) "É sabido por grande parte do partido e do nosso governo, mas não é demais reiterar, que o companheiro Júlio César Schmitt Garcia tem em seu passado vários motivos para que venhamos a defender sua permanência neste Governo. É fundador do Partido dos Trabalhadores, tendo ocupado diversos cargos de relevância, inclusive como membro de nossa direção estadual; foi dirigente durante mais de trinta anos, foi candidato a Deputado Federal em 1990, quando de sua primeira candidatura ao governo do Estado;  foi também um dos fundadores da CUT Nacional; foi assessor parlamentar federal;  atuou,  com destaque, nos governos Olívio e Lula e possui um valioso currículo de qualificação profissional e política (é formado em Direito e Pós-Graduado em Direito do Estado pelo UniRitter). Nada existe  que o desabone, muito pelo contrário. Também nunca deixou de militar, continua atuando fortemente no PT, nas Redes Sociais e no Movimento Mídia Livre, dentre outras frentes de luta. Portanto, não é exagero afirmar que o companheiro Júlio Garcia  integra  uma estirpe de antigos militantes ainda dos tempos onde  ‘ser de esquerda’ e, após,  “ser do PT”   não era nada fácil, era sim quase que um 'crime', perseguidos pela direita e pela repressão, o Sr. inclusive é protagonista e testemunha disso." (...)

Causou-me enorme surpresa - negativa - a recente manifestação no vosso jornal do Sr. Almeida, ex-petista e atual presidente do PV de Santiago (aliás, o mesmo PV que integra o governo estadual e federal, tendo muitos 'cargos' em ambos) e que busca agora, pelo que sabemos pela mídia, espaços também no governo do PP local.

Senhor diretor: Quem conhece minha história (gostando ou não de mim e de minhas atividades políticas, mas sempre respeitando, o que é bom...) sabe de cor que 'carguista' não combina com minha biografia:  em 33 anos de PT, do qual orgulho-me de ter sido um dos seus fundadores, os 'cargos' que ocupei até hoje (sempre indicado por companheiros insuspeitos e apoiado pelas  instâncias do Partido) foram: 4 anos no saudoso Governo Olívio; 5 anos no Governo Lula e, agora, menos de  02 (dois anos) no governo Tarso. Portanto, ao todo, foram menos de 11 (anos) na esfera pública! Ou seja, 33 menos 11 dá ... 22 anos sem ocupar cargos públicos, atuando sempre na linha de frente, como militante ou dirigente partidário. Isso, creio, está muito longe de ser caracterizado como ...'carguista'.

Então, se não der para esse 'jovem companheiro' entender pela política (ou seja, é importante ou não é, para  Santiago e Região, ter um espaço de relevância no governo Estadual?), quem sabe pela matemática seja mais fácil de ser entendido...

Por fim, quero dizer que fico muito honrado e agradecido com a pública manifestação de apoio e solidariedade encaminhada  pelos valorosos companheiros de Santiago e Região, liderados pelo vereador Sérgio Marion e por Ruben Finamor, nosso Secretário Geral,  da qual acima transcrevo um parágrafo (entregue em mãos pelo vereador Sérgio Marion ao governador Tarso Genro), mas informo que não está nos meus planos imediatos o retorno à esfera pública, uma vez que assumi responsabilidades outras  (especialmente na área jurídica, Consultoria e Educação) que também me são  extremamente prazerosas, desafiadoras  e gratificantes.

Att;

Júlio Garcia
Bel. em Direito,  Consultor e Blogueiro
..

*Foto: vereador Sérgio Marion (PT), Guerra (Unistalda), governador Tarso Genro e Júlio Garcia - em Santiago/RS, março de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário