domingo, 24 de janeiro de 2016

CANOAS/RS - Exemplo de Participação, Democracia & Cidadania

Prefeito Jairo Jorge (PT) e a cidadã canoense Cássia Munhoz 

'Prefeitura na Rua' ultrapassa 29 mil atendimentos e recebe visita internacional
Canoas/RS - Durante a 277ª edição do “Prefeitura na Rua”, realizada neste sábado (23), na Praça Antônio Barônio, no bairro São José, foi registrado o atendimento de número 29 mil, feito à moradora Cássia Luciara da Silveira Munhoz. Ela solicitou ao prefeito Jairo Jorge (PT) uma vaga na Escola Municipal de Ensino Fundamental Governador Leonel de Moura Brizola, que tem turno integral. Esta demanda foi encaminhada à respectiva secretaria, assim como outras 29.114 que já foram contabilizadas neste projeto, iniciado em 2009, 115 somente nesta edição. “É a primeira vez que venho ao Prefeitura na Rua. Este é um canal próximo às pessoas. Elas podem trazer as suas solicitações diretamente para as áreas envolvidas. Não costumamos ver isso em muitos lugares”, afirmou. 
Foi justamente esta interação semanal do prefeito, da vice-prefeita, dos secretários e dos diretores municipais com a comunidade que chamou a atenção de um grupo de visitantes que estão no Estado para o Fórum Social Temático 2016. Uma comitiva formada pelo secretário geral do Escritório de Consulta Pública de Montreal (Canadá), Luc Doray, e pelos representantes das cidades brasileiras de Caruaru (Pernambuco), Lino Portela, e de Guarulhos (São Paulo), Fábio Casemiro Gomes, acompanhados de outros representantes de Brasília (Distrito Federal), presenciou a dinâmica do evento.
Jairo Jorge, antes de iniciar os atendimentos conversou com o grupo e explicou que esta é uma das 13 ferramentas de participação popular disponibilizadas aos canoenses. “A Àgora em Rede, o Prefeito na Estação e as Plenárias de Serviços são outros exemplos”, destacou.
O evento contou com a presença da vice-prefeita, Beth Colombo, do subprefeito da Região Nordeste, Denilson Oliveira Santos, secretários do município, além de outras autoridades e comunidade da região.
As impressões dos visitantes
Doray contou que em Montreal houve uma atividade parecida. “O prefeito ia aos bairros de ônibus, para fazer atendimentos. Mas nossa experiência não era tão organizada e sistematizada como aqui”, comparou. De acordo com ele, o Prefeitura na Rua é muito interessante porque, de um lado, oportuniza que moradores exponham seus problemas. De outro, possibilita que secretários e diretores saibam mais sobre a realidade dos cidadãos. “Isso os ajuda a desenvolverem ações mais acertadas”.  
Portela, por sua vez, também elogia o projeto e declara que voltará para Caruaru impressionado com política “tão avançada e tão radical, quando se fala em transparência e de relação com o cidadão, que Canoas tem mostrado ao longo dos últimos anos.” Ele comentou que levará informações que auxiliarão a potencializar as ações desenvolvidas na cidade pernambucana, que possui uma secretaria denominada Participação Social. “Rico demais. Importante demais. Especialmente porque são eventos que só acontecem se as pessoas participarem. É a contramão do processo digital e virtual. Só há o Prefeitura na Rua, se as pessoas aparecerem”, acrescentou, sem deixar de ressaltar que percebeu a relação cordial e o respeito estabelecido entre a comunidade e o poder público.  
Jairo Jorge lembrou que o Prefeitura Na Rua é uma atividade inovadora, premiada internacionalmente, que serve de modelo para muitas cidades brasileiras e do exterior. “Esta experiência está sendo construída também em Moçambique”, exemplificou. 
Crédito da notícia: Jornalista Rosilaine Pinheiro MTE 17242
http://www.canoas.rs.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário