domingo, 21 de fevereiro de 2016

Mais de 3 mil famílias já realizaram sonho da casa própria em Canoas/RS


A entrega de hoje contemplou mais 300 famílias canoenses
A  (última) entrega contemplou mais 300 famílias canoenses
Canoas/RS - Com entrega dos 300 apartamentos do empreendimento Macro Quarteirão 3 - Condomínio 3A, no bairro Guajuviras, Canoas totalizou 3.833 moradias destinadas às famílias contempladas com o Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV). A cerimônia de entrega das chaves ocorreu nesta sexta-feira (19), no próprio residencial, com a presença do prefeito Jairo Jorge [PT} e do Ministro do Trabalho e Previdência Social, Miguel Rossetto.
Em sua fala de saudação, o prefeito Jairo Jorge parabenizou as famílias pelo sonho conquistado. "Hoje estamos realizando este sonho de cada um de vocês, trabalhadores e trabalhadoras que viveram, muitas vezes, 20 ou 30 anos pagando aluguel e, agora, estão materializando o sonho da casa própria e ter um lugar para acolher sua família, tecendo aqui o sonho de liberdade, de prosperidade e de um futuro melhor".
O Ministro do Trabalho e Previdência Social, Miguel Rossetto, destacou que são mais de 280 mil unidades entregues do Minha Casa, Minha Vida no Rio Grande do Sul, contemplando mais de 1 milhão de gaúchos. " É momento de muita alegria, de afirmação de um direito fundamental, que é a moradia para todos os brasileiros e brasileiras".
Com transmissão simultânea da entrega de 4.904 unidades nos estados do Rio Grande do Sul, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais e Pernambuco, a presidenta da República Dilma Rousseff, fez o seu pronunciamento direto de Petrolina (PE): " No Brasil, são mais de 2,5 milhões de famílias beneficiadas com o programa habitacional do Governo Federal, e 1,6 milhão em construção. A presidenta anunciou ainda que o Minha Casa, Minha Vida 3 será lançado em março.


Sonho realizado
A diarista Carla Cristina Bião Pereira, 33 anos, mãe de cinco filhos, relatou que sempre morou em casa alugada, mas nunca perdeu a esperança de adquirir sua moradia. "Graças a eus chegou o dia de receber a chave do meu lar e da minha família. É um sonho realizado que mudará para muito melhor as nossa vidas e nossa autoestima, pois além de ganhar a moradia, com o dinheiro gasto em aluguel, vou poder investir em educação para meus filhos e planejar um futuro melhor para eles". afirmou. Carla é também beneficiária do Bolsa Família.

Contrapartida
O empreendimento MQ3A foi construído em uma área pública de 14.574 metros quadrados doado pela Prefeitura. Além disso, o Município investiu com a execução de pavimentação e urbanização do entorno do Condomínio, tais como a construção de equipamentos públicos de lazer (Praça da Juventude e escolas de ensino fundamenta e infantil), revitalização de área degradada, iluminação pública e regularização das vilas da região.
Balanço
Desde de 2009, já foram beneficiadas 3.833 famílias com a moradia própria e até o final de 2016 serão entregues mais 1.866 unidades. Tem ainda 1.824 em fase de elaboração do projeto.
Estrutura
O condomínio é uma obra do MCMV, com 300 apartamentos, medindo 43 metros quadrados cada e contando com 166 vagas de estacionamento; três salões de festas; três quiosques com churrasqueiras; quadra esportiva; dois playground e portaria. As famílias beneficiadas com este empreendimento foram sorteadas em 2013.

Presença


Participaram do evento também, o superintendente da Caixa Econômica Federal, Jairo Manfro; os deputados federal Marco Maia, e estadual Tarcísio Zimmermann; o diretor de habitação da Secretaria de Obras do Rio Grande do Sul, Eduardo Forin; o vereador Ivo Fiorotti; o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Guilherme Ortiz; a primeira-dama de Canoas, Thais Pena; o representante da construtura do empreendimento, Kaefe Engenharia, Davis Rafael da Silva; e os beneficiados com o programa habitacional. 

*Crédito da notícia: jornalista Alessandra Obem MTB 6784
http://www.canoas.rs.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário