quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Sábado é o 'Dia D': mobilização total contra focos do Aedes aegypti




Canoas/RS - Neste sábado (13), acontece em todo o País o Dia Nacional de Mobilização Contra o Aedes aegypti, e Canoas estará toda mobilizada para eliminar os focos do mosquito responsável pela transmissão da dengue, zika vírus e febre Chikungunya.
O esforço concentrado envolverá 800 militares da Aeronáutica, efetivo do V Comar;  cerca de 400 servidores da Secretaria Municipal de Saúde, incluindo agentes da Vigilância em Endemia; além das cinco subprefeituras, Guarda Municipal e as secretarias de Serviços Urbanos, Obras e de Meio Ambiente. Canoas registrou cinco casos de dengue, todos importados, além de continuar, sob investigação, quatro casos suspeitos de Chikungunya e dois de zika vírus.
A mobilização terá início a partir das 8h na Secretaria Municipal de Saúde (rua Dr. Barcelos, 1600) com o grupo saindo para a 280ª edição do Prefeitura na Rua, que será realizada na Praça Brasil (rua 22 de Abri), no bairro Nossa Senhora das Graças, no quadrante Sudeste. No local, será assinado o decreto que altera o Comitê Municipal de Combate à Dengue, designando novos membros e ações. Neste dia, todas as Unidades Básicas de Saúde estarão abertas para dar orientações a respeito das doenças relacionadas ao mosquito, bem como a prevenção. Somente a UBS Boa Saúde (rua Boa Saúde, 1664 - Rio Branco) não atenderá, e sua equipe será deslocada para a UBS Pedro Luiz da Silveira (rua Mauá, 1724 - Rio Branco). 
Dia D
O Dia D será uma grande oportunidade para se informar e tomar atitudes que podem salvar vidas. Nesta dia, o cidadão canoense deve abrir sua casa e receber as equipes que estarão devidamente identificadas e que ajudarão a esclarecer as dúvidas sobre a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Desde já, a população pode colaborar com esse esforço nacional com atitudes simples e que podem salvar vidas e evitar doenças. A Prefeitura Municipal de Canoas, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, disponibiliza um canal para informações sobre o combate ao mosquito, que podem ser obtidas pelo telefone 0800 645 3308.
A Sogal, empresa que opera o transporte coletivo no município, irá participar do Dia D disponibilizando cinco ônibus para o transporte dos militares e dos agentes de Saúde que atuaram na mobilização. 
Serviço de identificação
A Unidade de Vigilância Ambiental em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde de Canoas, oferece à população o serviço de identificação de gênero e espécie de mosquito. Para tanto, basta que o interessado leve o exemplar do inseto na rua Domingos Martins, 1091, no Centro. O mosquito do tipo Aedes aegypti está presente em todos os bairros de Canoas, exigindo um esforço coletivo de toda população no combate sua proliferação, impedindo a procriação. 
Faça a sua parte também:
  • Destine corretamente o lixo, separando o orgânico e o seco;
  • Evite o armazenamento de água parada em pneus velhos, vasos de plantas, garrafas PET e piscinas sem uso e descobertas;
  • Limpe periodicamente as caixas d'água e mantenha sempre fechada.
-Crédito da notícia: Daniel Soares - MTB 9094

Nenhum comentário:

Postar um comentário