quinta-feira, 30 de junho de 2016

Ação de juiz contra o PT dá resultado: sede nacional do Partido é atacada na madrugada


Sede do PT vandalizada 1) Pela PF 2) Por desconhecidos

A sede nacional do Partido dos Trabalhadores em São Paulo foi vandalizada durante esta madrugada. 

Esta ação é complemento de outra, a determinada por um juiz que enviou tropa da Polícia Federal à sede do partido, ordem duramente criticada pelo ministro do STF Dias Toffoli, conforme publiquei aqui.

A exposição da imagem do Partido com policiais fortemente armados, como se esperassem reação armada de uma facção criminosa, foi o sinal para que desconhecidos tenham atacado a sede nesta madrugada. (Antonio Mello)

...
Clique Aqui para ler a Nota de Repúdio do PT/RS

quarta-feira, 29 de junho de 2016

RS: Por 5 votos, governo Sartori consegue aprovar congelamento de reajustes e investimentos


Por 25 votos a favor e 20 contrários, LDO foi aprovada, no começo da noite de
terça-feira, pela Assembleia Legislativa|Foto: Maia Rubim/Sul21

Sul21- Em uma votação apertada, o governo José Ivo Sartori (PMDB) conseguiu aprovar, no início da noite desta terça-feira, o congelamento da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) pela Assembleia Legislativa. O placar (confira abaixo) foi 25 votos a favor e 20 contrários. Além de toda a bancada de oposição, deputados do PDT, partido que faz parte da base aliada, votaram contra a proposta. A exemplo de 2016, a gestão de Sartori congelou a LDO, de R$ 52 bilhões, inviabilizando reajuste dos servidores e investimentos em áreas essenciais, como saúde, educação e segurança. Das 96 emendas apresentadas, cinco foram aprovadas e 13 foram incluídas na LDO como indicativas.
Base do orçamento para o ano que vem, a LDO foi alvo de muitas críticas pela bancada de oposição quanto à precarização dos serviços públicos, já que nem a reposição da inflação foi concedida. Foi aplicado apenas 3%, o chamado crescimento vegetativo da folha de pessoal para Executivo, Legislativo e Judiciário, além do Ministério Público e da Defensoria Pública. Chefes de Poderes, como o presidente do Tribunal de Justiça do Estado, Luiz Felipe Difini, estiveram na Assembleia Legislativa na tentativa de buscar um acordo para aplicar, pelo menos, a reposição da inflação. Receberam como resposta apenas a possibilidade de uma suplementação de recursos para o ano que vem. Servidores públicos de diferentes categorias, a maioria da educação, também acompanharam a votação e chegaram a vaiar os poucos deputados do governo que se manifestaram. (...)
CLIQUE AQUI para ler na íntegra (e conferir como votaram os deputados gaúchos). 

terça-feira, 28 de junho de 2016

O alerta da Maria Frô, via face:


*A tal da 'escola sem partido', assim como o governo golpista, querem mesmo é matar a Constituição! (Conceição Oliveira - 'Maria Frô',  no face)

Destilando ódio ...




*Charge do Atroz  e os efeitos da (des)informação que produz a  'velha mídia' ... e seus 'satélites' regionais...

segunda-feira, 27 de junho de 2016

Paulo Ferreira: "Quem é inocente nada tem a temer"


Ex-Deputado Federal Paulo Ferreira (PT/RS)

Crítica & Autocrítica - nº 108

"Essa postura jornalística rebaixada, partidarizada e tendenciosa é, além de lamentável, um desserviço à boa informação e  à Democracia"

*Pois não que, com alguns dias de atraso, o Sr. João Loredi Lemes, jornalista (?!) e diretor/proprietário do jornal mercenário, digo, semanário Expresso Ilustrado e do sítio Nova Pauta, conhecido também por, dentre outras coisas, além de vender, digo, conceder prêmios anualmente aos 'destaques' locais e regionais, especialmente empresários, latifundiários  e políticos de direita, atacar sistematicamente, não raro com termos chulos, depreciativos, irônicos (a vereadora Iara Castiel que o diga!) o Presidente Lula, a Presidenta Dilma, o PT e suas lideranças - e ignorar as acusações de malfeitos e corrupção quando os denunciados não são seus desafetos, notadamente lideranças da maioria dos partidos conservadores (com quem, não raro,  se alinha), 'descobriu' hoje o que este modesto Blog já tinha informado no último dia 23 de junho (vide Aqui), ou seja, sobre mais uma operação/armação midiática/jurídica/policial - seletiva e desnecessária - contra lideranças do Partido dos Trabalhadores, ex-ministros e deputados.

*Nessa operação espalhafatosa da PF (vide Aqui II), chamada 'Custo Brasil',  da absurda invasão da sede nacional do PT, além do ex-ministro Paulo Bernardo, um dos denunciados pela PF e MP paulista foi o ex-tesoureiro petista e ex-Deputado Federal Paulo Ferreira (PT/RS). A PF tentou comprir um mandato de prisão contra Ferreira, mas não o teria encontrado. Ao jornal O Globo, Ferreira disse que estava em sua residência em Brasília, e que já tinha conversado com advogados sobre a situação. "Qualquer solicitação (da polícia) vou comparecer. Estou na minha casa em Brasília. Estou tranquilo", afirmou. Após, Ferreira apresentou-se espontaneamente, na tarde de sexta-feira (dia 24), à justiça.

*"Quem é inocente nada tem a temer", disse o companheiro Paulo Ferreira, que constituiu advogado e espera agora, com o aprofundamento das investigações e exercendo seu sagrado direito à defesa, provar definitivamente sua inocência.

*Aliás, a afoiteza de certa mídia em julgar e condenar aqueles que não rezam suas cartilhas (desconsiderando/desconhecendo todas as etapas do devido processo legal), como temos visto nacionalmente, notadamente nos últimos 11 anos, promovendo um nojento massacre midiático sem tréguas contra o PT e os Movimentos Sociais, parece que já fez escola em Santiago e Região. Para eles, quando o alvo é petista, militante de esquerda  ou membro de um governo alinhado ao partido, não existe Constituição, Estado Democrático de Direito, Direitos Fundamentais, os princípios "presunção de inocência" e "in dubio pro reu"

*Sendo petista e estando "denunciado" (mesmo seletivamente, ilegalmente e sem provas), a pessoa já está, por eles (velha mídia conservadora e golpista e seus satélites regionais), julgado e condenado. Esse é o teor da (lamentável) postagem do Sr. João Loreci Lemes, realizada hoje, no sítio NP, onde o mesmo - parece, pelo que escreveu - já 'investigou, julgou e condenou' o ex-Deputado Federal santiaguense por "corrupção", além de dizer que "quase ninguém" (do PT, é claro!), "escapa".

*Seguindo o modelito da Rede Globo, FSP, RBS, Veja et caverna,   para o 'jornalista' João Lemes e alguns dos seus 'redatores', o santiaguense Paulo Ferreira já está "condenado". Notem: sem ter tido direito ao contraditório, à ampla defesa, à presunção de inocência - e ainda sem ter sido julgado!

*Essa postura jornalística rebaixada, partidarizada e tendenciosa é, além de lamentável, um desserviço à boa informação e  à Democracia. É, em suma, um escândalo. (por Júlio Garcia, especial para 'O Boqueirão Online').

Advogados Associados




*AOS CLIENTES E AMIGOS: Informamos à todos(as) que transferimos - em caráter provisório -  nosso Escritório de Advocacia para a Rua Marçal Rodrigues Fortes, 651, Bairro Alto da Boa Vista - Santiago/RS

-Temos parcerias com conceituadas bancas advocatícias de Canoas, Porto Alegre e Brasília/DF. 

*Contatos e agendamentos devem ser realizados somente através dos e-mails e/ou telefones celulares constantes no banner acima.

(Clique no banner para ampliar)

domingo, 26 de junho de 2016

Canoas já respira literatura: Feira do Livro está aberta

Prefeito Jairo Jorge (PT)  ressaltou a importância do livro e da leitura
Canoas/RS - O coração de Canoas voltou a bater no ritmo das histórias e personagens da literatura. Foi oficialmente aberta, no final de tarde deste sábado (25), a 32ª edição da Feira do Livro de Canoas, em cerimônia que tomou a área central da Praça da Bandeira.
O ato foi aberto com a apresentação do Coral de Canoas e contou com as presenças do prefeito municipal Jairo Jorge; da vice-prefeita Beth Colombo; do secretário municipal da Cultura, Luciano Alabarse; da secretária-adjunta de Projetos Pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação, Érida do Amaral; o vereador Ivo Fiorotti, representando a Câmara Municipal de Vereadores de Canoas; da patrona, escritora Maria Santos Rigo; da escritora homenageada, Martha Medeiros; e do xerife da Feira, o ator Jairo Klein, personificando o dramaturgo William Shakespeare, pelos 400 anos da sua morte.
O secretário Luciano Alabarse comentou que a Feira é um momento marcante da cidadania, porque é pensada nos mínimos detalhes, com atrações para todas as idades e gostos. A homenageada, Martha Medeiros comentou que vivemos numa época fragmentada, de informações que chegam pela metade. “Para se conseguir construir uma identidade consistente, a gente precisa de arte. Precisamos equilibrar a potência da tecnologia com a palavra escrita, com a palavra cantada para não nos rendermos à palavra abreviada”, disse a escritora que se disse muito emocionada por ter sido escolhida como homenageada e ainda mais surpresa quando soube que o Auditório da Feira leva o seu nome. “Não tem quem não se emocione com o desenvolvimento e crescimento da nossa Feira”, comentou a vice-prefeita, professora Beth Colombo, que lembrou que a Praça da Bandeira é um espaço de acolhimento e que todos os canoenses devem festejar esse momento.
A importância dos livros
O prefeito Jairo Jorge iniciou sua fala citando o escritor argentino Jorge Luis Borges, que imaginou o paraíso como uma grande biblioteca. “É dever da nossa geração preservar o livro. O contato com os escritores é fundamental para buscar a nossa universalidade”. O prefeito também ressaltou que uma feira, como a de Canoas, não é apenas de suas bancas, da comercialização de livros, que também é importante, mas um momento de encontrar a Cultura. “Me sinto realizado pela revitalização da nossa Feira do Livro e por termos trazido para o coração da cidade”, completou o prefeito.
Logo depois, foram entregues placas as homenageadas, Maria Rigo e Martha Medeiros, e o xerife Jairo Klein tocou o sino para uma caminhada nas alamedas da Praça da Bandeira, abrindo, oficialmente, a 32ª Feira do Livro de Canoas. A programação completa está disponível no www.canoas.rs.gov.br.

Ainda só preto, pobre, prostituta e petista



Por Eduardo Guimarães*
Se você colocar a frase “Preto, pobre, prostituta e petista” entre aspas e a jogar no Google, este link será o primeiro resultado. É de matéria publicada nesta página em 2013, por ocasião da prisão do ex-deputado pelo PT de SP José Genoino.
O petista em questão fora condenado “por corrupção”. Diante disso, naquela matéria reproduzi uma foto da mansão que ele auferiu com seus “atos corruptos” e que, graciosamente, reproduzi de novo no alto desta página.
Genoino quase morreu do coração na cadeia, tal foi seu sofrimento. Um homem de vida impecavelmente limpa que amargou a humilhação das humilhações para quem é honesto. Depois dele, vários outros petistas foram presos. E alguns até já cumpriram pena e foram soltos.
Desde 2013, quando começaram a prender petistas a torto e a direito, com certeza prenderam algum culpado, mas certamente prenderam inocentes, entre os quais o próprio Genoino.
Porém, de lá para cá nada mudou. Daquele post de três anos atrás para este, ainda só quem vai para cadeia no Brasil é preto, pobre, prostituta e petista (simpatizantes incluídos). Não se tem notícia de políticos de outros partidos que tenham passado por semelhante castigo nem quando provas muito mais sólidas pesam contra si – mais sólidas do que as que condenaram petistas.
À frente de todos os escândalos e de todas as provas de que não há democracia no Brasil está a situação de Eduardo Cunha, presidente afastado da Câmara dos Deputados. Para que se possa mensurar quão bandido ele é, sua mulher lavou um milhão de dólares comprando roupas e sapatos de grife na Europa, sem falar nos milhões em propinas encontrados em suas contas bancárias etc., etc.
Sem prender Eduardo Cunha, não deveria ser permitido prender mais ninguém no Brasil.
Recentemente, áudio de conversa entre Sergio Machado, o corrupto que dirigia a Transpetro, e o ex-ministro do Planejamento Romero Jucá revelou que eles planejavam interferir nas investigações da Lava Jato – e esse é o crime que mais tem levado gente para os cárceres de Curitiba.
Mais do que tentativa de obstruir a Justiça, aquela conversa mostrou que grande parte dos deputados e senadores que votou pela abertura do processo de impeachment contra Dilma Rousseff agiu assim para parar a Lava Jato, já que foi ela quem garantiu que a investigação continuaria, até que foi afastada.
Das conversas perigosas de Machado surgiram denúncias gravíssimas contra vários políticos tucanos e peemedebistas.
Pelos motivos que levaram petistas à cadeia, há vários tucanos e peemedebistas que poderiam estar presos, mas já se tornou senso comum que só político petista vai preso. E se a premissa que sustenta essa realidade fosse verdadeira, o Brasil estaria bem na foto.
Pense comigo, leitor: se só político petista vai preso é porque os outros são todos inocentes ou porque nenhum outro fez nada tão grave que mereça cadeia antes mesmo do julgamento, de modo que intuímos que extinguindo o PT extinguiremos toda a corrupção no Brasil, o que, aliás, é dito por certos comentaristas deste site.
Mesmo o antipetista mais virulento não terá coragem de proferir semelhante sentença sem cair na gargalhada pelo absurdo da tese. É óbvio que corrupção não tem partido, não tem região, não tem ideologia, não tem etnia. Corrupção é ato praticado por seres humanos – nesse quesito, os animais são superiores a nós.
Ora, mas se qualquer um pode praticar corrupção, por que, até hoje, só políticos petistas foram presos? Por que não prendem Cunha ou Jucá? No caso do segundo, por exemplo, poderia ter sido preso pelo mesmo motivo que levou Delcidio do Amaral à cadeia. Já Eduardo Cunha, este tem tentado incessantemente interferir na Lava Jato e nada acontece.
E Aécio Neves? Poucos políticos foram citados tantas vezes quanto ele na Lava Jato. Há indícios, inclusive, de que tenta atrapalhar a investigação.
Aliás, estamos em um país em que um deputado, dono de um helicóptero flagrado com meia tonelada de cocaína, nem foi inquerido sobre o episódio, enquanto que pessoas acusadas sem provas por bandidos estão trancafiadas cumprindo pena sem sequer terem sido julgadas.
De 2013 para cá, ainda só quem vai para cadeia, neste país, é preto, pobre, prostituta e petista, os quatro pês da desigualdade de direitos e oportunidades que, ao lado da desigualdade econômica, faz deste país um dos países mais injustos do mundo.
*Eduardo Guimarães é Representante Comercial e Blogueiro (Editor do Blog da Cidadania)

sábado, 25 de junho de 2016

Convocado Encontro Extraordinário do PT



Acordão na Executiva sobre os critérios de delegação
A Executiva Nacional do PT (CEN) reunida em 31 de maio, por mandato do Diretório, decidiu realizar o Encontro Nacional Extraordinário em 9,10 e 11 de dezembro.
O mandato do Diretório Nacional (DN) respondeu à necessidade de fazer o balanço dos erros do PT no governo – para o que publicou um texto (veja o jornal OT nº 786) – que levaram à derrota, à perplexidade da militância e a certa hostilidade na base histórica, a fim de redefinir uma orientação de luta.
Mas, infelizmente, a CEN decidiu pela eleição dos delegados ao Encontro não agora, pela base nos Encontros Municipais, como chegou a se discutir no DN, mas pelo velho sistema de urnas do PED, em 27 de novembro. Teremos, então, um PED extemporâneo que, bizarro! Não vai eleger direções.
A CEN também reduziu a 600 o total de delegados ao Encontro (no último foram 800, aonde deviam ser 1600 delegados), com o mesmo argumento financeiro. Haverá ainda 10% de convidados dos movimentos.
Assim, a tensão com os dirigentes que queriam reconvocar os eleitos do PED 2013 – congelando a relação de forças – foi resolvida num acordão: elege-se novos delegados, mas pelos velhos métodos… um dos fatores da crise atual!
O acordão na CEN se desenhou quando o porta-voz da “Mensagem ao Partido” apresentou uma proposta muito parecida. No debate, Markus Sokol (de O Trabalho, observador) declarou-se contra e, ao final, Maristela Matos (membro da Militância Socialista) e Bruno Elias (membro, Articulação de Esquerda) declararam discordância da proposta trazida pelo “Construindo um Novo Brasil” e apoiada por Rui Falcão, presidente do PT. Ela nem foi a voto, devido ao consenso essencial dos demais. Outras questões – debates e prazos para inscrição de chapas e teses, fundo eleitoral etc. – serão discutidos num DN “ampliado” em julho.
A reconstrução do PT
O Encontro Nacional Extraordinário é um produto forçado e contraditório da derrota sofrida pela direção do PT, verdadeiro abalo histórico. Mas estaria a direção disposta a fazer o balanço dos 13 anos de conciliação de classe?
O “campo majoritário” foi até o limite do texto de Rui Falcão no DN: “priorizamos o pacto pluriclassista”, admite, critica o “ajuste” de Dilma, mas sem afirmar a alternativa de ruptura (Constituinte desde o mandato de Lula, reformas populares).
A esquerda oficial, o “Muda PT” (Mensagem ao Partido/Democracia Socialista, Articulação de Esquerda, Mitância Socialista, etc.), por sua vez, no mérito não avança. Numa nota depois da CEN esses dizem: “Saudamos a decisão da CEN pela realização do ENPT com eleição de novos delegados. No dia 27 de novembro as chapas nacionais de delegadas serão eleitas por voto direto nos municípios. Destacamos o esgotamento de uma estratégia de conciliação com o capital à qual sempre nos opusemos. Defendemos que a eleição de delegados seja realizada na base, em encontros municipais. No entanto, prevaleceu na CEN a decisão de realizar um processo similar ao PED”.
É uma empulhação! Porque a saudação inicial ao voto direto (PED) confirma o acordão, onde não “prevaleceu” nada, pois não houve voto, foi virtual consenso. Pretender que“sempre nos opusemos” à estratégia do PT é faltar a verdade: votaram juntos o essencial até outro dia, a começar pelo “acordo nacional com o PMDB” em 2009, com diferenças táticas.
Podemos respeitar quem, nesse bloco, mudou de opinião no meio do caminho sobre“acordo nacional com o PMDB”, como fez a Articulação de Esquerda e até os que, honestamente, perceberam o desastre depois. O que não dá é pretenderem ter tido outra posição para escapar do balanço!
O Diálogo e Ação Petista (DAP) vem se agrupando a partir dos elementos do balanço acima citados (Constituinte, PMDB, Temer). O balanço agora se impõe a todo o partido. Sem pretender ser o dono da verdade, o DAP tem um papel chave para clarificar o caminho da reconstrução do PT.
Por João Alfredo Luna
*Fonte:http://otrabalho.org.br/

Professores decidem manter greve e rejeitam última proposta do governo Sartori





Por Marco Weissheimer, no Sul21*
A assembleia geral do Centro de Professores do Estado do Rio Grande do Sul (Cpers/Sindicato) decidiu, na tarde desta sexta-feira (24), manter a greve da categoria que já dura 40 dias. A votação foi apertada. A proposta de continuidade da greve venceu por 39 votos de diferença (730 a 691). Além de aprovar a manutenção da paralisação, os professores rejeitaram a última proposta apresentada pelo governo José Ivo Sartori (PMDB) na quinta-feira, que não trouxe maiores novidades em relação a propostas anteriores. O governo disse que não há nenhuma possibilidade de reajuste salarial, dispondo-se apenas a revogar a Portaria n° 116/2016, que trata da questão do difícil acesso, e a não criminalizar o movimento dos estudantes e dos educadores, entre outras questões.
Na abertura da assembleia, que reuniu cerca de 1.400 professores no Gigantinho, a presidente do Cpers, Helenir Aguiar Schürer, fez um balanço da mobilização da categoria e criticou a intransigência e falta de diálogo do governo Sartori. “Esse governo só foi apresentar uma proposta após mais de 30 dias de greve e depois de termos ocupado o CAFF. Isso mostra bem o que estamos enfrentando: um governo autoritário, intransigente e que não dialoga”. Em seguida, foi apresentado o balanço por núcleos feito na noite de quinta-feira, durante a reunião do Conselho Geral da entidade. Do total de 42 núcleos, 16 manifestaram apoio à proposta de continuidade da greve, 20 pela suspensão da paralisação e outros cinco decidiram acatar o que fosse decidido na assembleia desta sexta. (...)
CLIQUE AQUI para continuar lendo*.

sexta-feira, 24 de junho de 2016

"Depois de ler Maiakowski"




*Brecht, depois de ler Maiakowski


Primeiro levaram os negros
Mas não me importei com isso
Eu não era negro

Em seguida levaram alguns operários
Mas não me importei com isso
Eu também não era operário

Depois prenderam os miseráveis
Mas não me importei com isso
Porque eu não sou miserável

Depois agarraram uns desempregados
Mas como tenho meu emprego
Também não me importei

Agora estão me levando
Mas já é tarde.
Como eu não me importei com ninguém
Ninguém se importa comigo.
                      Bertolt Brecht



quinta-feira, 23 de junho de 2016

Nota do Partido dos Trabalhadores sobre a Operação Custo Brasil





“Nota Oficial do PT
O Partido dos Trabalhadores condena a desnecessária, midiática, busca e apreensão realizada na sede nacional de São Paulo.

Em meio à sucessão de fatos e denúncias envolvendo políticos e empresários acusados de corrupção, monta-se uma operação diversionista na tentativa renovada de criminalizar o PT.

A respeito das acusações assacadas contra filiados do partido, é preciso que lhes sejam assegurados o amplo direito de defesa e o princípio da presunção de inocência.

O PT, que nada tem a esconder, sempre esteve e está à disposição das autoridades para quaisquer esclarecimentos.

São Paulo, 23 de junho de 2016.

Comissão Executiva Nacional do PT”
*Via http://www.pt.org.br/
...
**Nota do Editor do Blog:  O ex-tesoureiro e atual suplente de Deputado Federal petista, companheiro Paulo Ferreira, também denunciado na citada operação, através de seu advogado afirmou que vai se apresentar ao juiz. Disse ainda  que 'quem é inocente nada tem a temer'. 

-Leia mais sobre mais essa operação seletiva, política e midiática contra o PT clicando AQUI

quarta-feira, 22 de junho de 2016

Jatinho e laranjal dos pneus implodem o legado de Eduardo Campos; danos na política atingem base de Temer e a “terceira via”


Captura de Tela 2016-06-22 às 11.17.19
Da Redação do Viomundo*
Depois do PT, do PMDB e do PSDB, agora quem vai ocupar as manchetes dos jornais é a autodenominada “terceira via”: Eduardo Campos (PSB) e Marina Silva (Rede) se apresentaram assim nas eleições presidenciais de 2014.
Porém, a Operação Turbulência poderá demonstrar que a campanha de ambos foi financiada por um grupo de empresários metido num esquema de propinas  levantadas em obras locais — um deles, associado ao que policiais definiram como a “máfia dos pneus”.
A história vem de longe.
Em 18 de janeiro de 2005 autoridades brasileiras pediram formalmente a um tribunal federal dos Estados Unidos que o FBI investigasse um grupo de pessoas e indivíduos suspeitos de fraude e lavagem de dinheiro.
Da lista faziam parte Apolo Santana Vieira, Matteo Bologna, Marco Arce, Rodrigo Arce (Rodrigo Tavares ou Rodrigo Tavares Arce), Eduardo Manoel Priori Ferreira da Silva, Maria das Graças Queiroz Gomes, Antônio Henrique Vieira Nunes, Carlos Rafael de Santana, Maria Silza Ferreira de Lavor, Joselma Gonçalves da Silva, Eudes Queiroz Gomes, Walter da Silva Vieira, Robson Magno Conceição Fonsêca, Gil Tavares de Freitas (Gil Tavares Freitas) e Evandro Antônio do Nascimento.
No pedido eram mencionadas as empresas Alpha Pneus, Alpha Trading Comércio Importação e Exportação Ltda. e a RAM Trading International Inc.
Os brasileiros só tomaram conhecimento da existência do grupo, ainda que superficialmente, depois que o empresário Apolo Santana Vieira foi identificado como um dos donos do Cessna Citation 560 XLS que espatifou com o candidato ao Planalto Eduardo Campos (PSB-PE) a bordo durante a campanha eleitoral, em 2014. Apolo era um dos donos da aeronave, em parceria com João Carlos Lyra.
Quando investigou a propriedade do avião acidentado, a PF chegou ao laranjal que deu origem à Operação Turbulência, deflagrada nesta terça-feira 21.
Nela, além de Apolo, foram presos os empresários João Carlos Lyra Pessoa de Mello Filho, Eduardo Freire Bezerra Leite e Arthur Roberto Lapa Rosal. Paulo César de Barros Morato está foragido. (...)
*CLIQUE AQUI para continuar lendo.

terça-feira, 21 de junho de 2016

Entrega da Medalha Pinto Bandeira abre Semana de Canoas


Gustavo Garbino
Prefeito Jairo Jorge entregou medalhas Pinto Bandeira
Prefeito Jairo Jorge (PT) entregou medalhas Pinto Bandeira


Canoas/RS - Cinco cidadãos canoenses foram agraciados com a Medalha Pinto Bandeira, honraria máxima da cidade destinada a personalidades que prestaram relevantes serviços à população canoense, do Estado ou país. As medalhas foram entregues pelo prefeito Jairo Jorge em solenidade nesta terça-feira (21), na Praça Emancipação, no Centro. A outorga da Medalha Pinto Bandeira marcou o início das atividades da Semana em que a cidade comemora seus 77 anos de emancipação política. 
Para o comandante do 5º Comando Aéreo Regional, Major-Brigadeiro-do Ar, Jeferson Domingues de Freitas, que falou em nome dos homenageados, a distinção enaltece e ratifica os laços de amizade que unem cidadãos de várias origens e atividades, com a população ''em prol da paz, solidariedade e progresso''.
Em seu discurso, Jairo Jorge destacou a evolução do município nos últimos anos. "De cidade dormitório a polos industrial, logístico, comercial, educacional e de saúde. Canoas hoje é uma cidade empreendedora, inovadora, referência para a região metropolitana, Estado e Brasil. Reconhecida no mundo pelas inovações na segurança, na mobilidade e na democracia participativa''.
Legado da cidade (nestes sete anos e meio)

Reconhecimento - 75 prêmios estaduais, nacionais e internacionais; 

Empreendedorismo - 17.735 novas empresas, 373 indústrias, 4.495 estabelecimentos comerciais, 12.867 empresas prestadoras de serviços. Hoje, Canoas conta com 38.012 empresas ativas, um crescimento de 46% nos últimos anos; 

Participação popular - Mais de 181,44 mil pessoas que participaram das 13 ferramentas de participação popular. 

Inovação - teleagendamento, câmeras de monitoramento, uniforme escolar gratuito e aeromóvel

Homenageados
Sargento bombeiro Maurício Ezequiel da Silva Silva (In Memorian)
- Prestou serviço no Corporação dos Bombeiros por 26 anos, onde participou de resgates e combate a incêndios. Faleceu em 11 de março de 2016. A viúva Irene Castilhos Soares recebeu a medalha em nome do homenageado.
Maurília Pereira Fidelix 
Advogada, graduada pela Unisinos e professora de História, com vários cursos de especialização. Aos 68 anos, ainda exerce suas atividades profissionais. Exerceu vários cargos públicos, sociais e serviços comunitários. É membro da Comissão de Ética Municipal 2015/2016

Major-Brigadeiro-do Ar Jeferson Domingues de Freitas 
Major-Brigadeiro-do Ar Freitas é militar da Força Aérea Brasileira há mais de 40 anos. Ocupou postos de relevada importância dentro da corporação em diversos estados brasileiros, sendo ainda designado como adido Aeronáutico junto à Embaixada do Brasil no Uruguai. Recebeu 11 condecorações. Dez delas nacionais e a Medalha de Mérito Aeronáutico da Força Aérea Uruguaia.

Professor Doutor Marcos Fernando Ziemer
Reitor Marcos é doutor em educação pela Universidade da Coruña, La Coruña, na Espanha, em 2005. Especialista em administração e planejamento para docentes pela Universidade Luterana do Brasil, Canoas, em 1999. Atuou como professor, coordenador e diretor em diversos centros de educação, inclusive em outros estados brasileiros. Desde abril de 2009 exerce a função de reitor da Ulbra.

Professor Doutor Paulo Fossatti
Doutor em educação pela PUCRS e pós-doutorado em ciências da educação e pesquisador associado da Universidade do Algarve (Portugal). Mestrado em psicologia social e institucional pela UFRGS. Especialista em administração escolar pelo Unilasalle Canoas. Possui graduação em filosofia e em psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Atualmente é reitor do Unilasalle Canoas, onde tem apoiado projetos de inserção social junto ao município de Canoas e região.

Encerramento 
O Grupo de Dança formado por 36 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ícaro encerrou o evento.

Presenças
Participaram do evento a vice-prefeita, Beth Colombo; a secretária municipal de Projetos Especiais, Captação e Inovação, primeira-dama Thais Penna; presidente da Câmara de Vereadores de Canoas, vereador Paulo Ritter; representando o Banrisul Canoas, Mário Cardoso; secretário especial da Coordenadoria de Integração Institucional, Luís Possebon; representando o 8º Comando Regional de Bombeiros, tenente Marco Antônio Vieira; chefe do Estado Maior do 5º Comar, coronel-aviador Omar José Sarmento dos Santos; prefeito da Aeronáutica de Canoas, tenente-coronel intendente, Luciano Bittencourt; representantes do Unilasalle e da Ulbra, familiares e amigos dos homenageados.


*Crédito da notícia: Alessandra Obem - MTB 6784



domingo, 19 de junho de 2016

PT Santiaguense realizou Encontro e lançou seus pré-candidatos ao Executivo e vereança


Militantes e filiados do PT lotaram o Plenário da Câmara Municipal de Vereadores

Coordenando a Mesa dos trabalhos, os membros da Direção do PT Santiago: Chico Matos (Presidente),
Adriana Castiel (Sec. Geral) e Rômulo Vargas (vice-presidente)
Encontro Municipal do PT 'Tide Lima'

Professora Liamara Finamor entre os pré-candidatos  Bueno e Cláudio

Vereador Sérgio Marion discursa no Encontro (ao lado, a vereadora Iara Castiel)

Deputado Estadual Luiz F. Mainardi (ao centro) também se fez presente no Encontro


ENCONTRO MUNICIPAL 'TIDE LIMA', do Partido dos Trabalhadores de Santiago
Em um Encontro histórico e muito animado {ontem realizado na Câmara de Vereadores}, o PT de Santiago homenageou seu ex-Presidente e grande companheiro Tide Lima, falecido em 2015. No Encontro o Partido dos Trabalhadores de Santiago realizou ato de filiação de novos companheiros e companheiras, com destaque para o grande número de jovens que decidiram cerrar fileiras na defesa da Democracia e de um mundo mais igualitário abraçados no Projeto que tirou mais de 40 milhões de brasileiros e brasileiras da extrema pobreza. As fichas foram abonadas pelo companheiro Luiz Fernando Mainardi, Deputado Estadual.

Foram referendadas as pré-candidaturas à majoritária e proporcional, pelo Partido. Os Companheiros Antônio Bueno e Claudio Lopes representarão a verdadeira oposição em Santiago, contra 2 projetos que tem a mesma origem e os mesmos propósitos. 

Foram referendados, também, os nomes de Sergio Marion, Iara Castiell, Sergio Tusi, Toti Bueno, Marina Bastos, José Airton Clerice e Luciano Garcia da Luz como nossos pré-candidatos ao Legislativo Municipal, nominata que ainda está em aberto até a Convenção Municipal, que será realizada em agosto.

(Texto e fotos oriundas do face do comp. Ruben Bitencourt Finamor e do face do PT/Santiago. Edição final deste Blog)

sábado, 18 de junho de 2016

Canoas ganha nota 10 no Ranking Nacional dos Portais de Transparência




CANOAS/RS - Canoas alcançou nota 10 e está na primeira posição estadual (junto com outros 46 municípios) no Ranking Nacional dos Portais de Transparência, elaborado pelo Ministério Público Federal (MPF). A avaliação dos 16 quesitos ocorreu de 9 a 20 de maio deste ano. Na anterior, de 8 de setembro a 9 de outubro de 2015, o Portal de Canoas havia obtido nota 9,3.

O Portal da Transparência canoense atendeu, plenamente, a todos os itens analisados, como ambiente de fácil acesso, ferramentas de pesquisa e de conteúdo, cumprimento da Lei de Acesso à Informação, informações sobre receitas e despesas, íntegra de editais de licitação e de contratos, acompanhamento posterior das solicitações - por meio do Sistema de Informações ao Cidadão (SIC) - e divulgação da remuneração individual por nome dos servidores.
De 1º de janeiro a 12 de junho deste ano, o Portal da Transparência teve 53.922 visualizações em 33.944 sessões.
Participação da sociedade
Para o Controlador Geral do Município, Anderson Fraga, o reconhecimento do MPF é resultado de um trabalho iniciado em 2009, com a criação da Controladoria e do Sistema Municipal de Transparência e Ética, com uma série de ferramentas de prevenção da corrupção. Afirma que são realizadas reuniões periódicas para avaliação e aprimoramento do site, pois é um trabalho transversal entre as secretarias. "O SIC garante acesso a todas as informações não contempladas no Portal", acrescenta.
Anderson cita a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, pela qual prevenir e erradicar a corrupção, de forma eficaz, é tarefa do Estado, mas deve ter o apoio da sociedade. Colaborando com essas medidas, Canoas também possui um sistema de participação popular que coloca o cidadão como protagonista na gestão pública", comenta o controlador.
O Município já recebeu dois certificados "Boas Práticas de Transparência na Internet", do Tribunal de Contas do Estado e está em 1º lugar no RS no ranking escala Brasil Transparente da Controladoria-Geral da União.
 *Crédito da notícia: Eloá da Rosa MTE 5090 -  http://canoas.rs.gov.br/
...
**Nota do Editor do Blog: O Município de Santiago ficou na 423ª posição, com a nota 5,30 na segunda avaliação (na primeira havia ficado com 3,1 pontos). Preocupante!