sábado, 18 de junho de 2016

Canoas ganha nota 10 no Ranking Nacional dos Portais de Transparência




CANOAS/RS - Canoas alcançou nota 10 e está na primeira posição estadual (junto com outros 46 municípios) no Ranking Nacional dos Portais de Transparência, elaborado pelo Ministério Público Federal (MPF). A avaliação dos 16 quesitos ocorreu de 9 a 20 de maio deste ano. Na anterior, de 8 de setembro a 9 de outubro de 2015, o Portal de Canoas havia obtido nota 9,3.

O Portal da Transparência canoense atendeu, plenamente, a todos os itens analisados, como ambiente de fácil acesso, ferramentas de pesquisa e de conteúdo, cumprimento da Lei de Acesso à Informação, informações sobre receitas e despesas, íntegra de editais de licitação e de contratos, acompanhamento posterior das solicitações - por meio do Sistema de Informações ao Cidadão (SIC) - e divulgação da remuneração individual por nome dos servidores.
De 1º de janeiro a 12 de junho deste ano, o Portal da Transparência teve 53.922 visualizações em 33.944 sessões.
Participação da sociedade
Para o Controlador Geral do Município, Anderson Fraga, o reconhecimento do MPF é resultado de um trabalho iniciado em 2009, com a criação da Controladoria e do Sistema Municipal de Transparência e Ética, com uma série de ferramentas de prevenção da corrupção. Afirma que são realizadas reuniões periódicas para avaliação e aprimoramento do site, pois é um trabalho transversal entre as secretarias. "O SIC garante acesso a todas as informações não contempladas no Portal", acrescenta.
Anderson cita a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, pela qual prevenir e erradicar a corrupção, de forma eficaz, é tarefa do Estado, mas deve ter o apoio da sociedade. Colaborando com essas medidas, Canoas também possui um sistema de participação popular que coloca o cidadão como protagonista na gestão pública", comenta o controlador.
O Município já recebeu dois certificados "Boas Práticas de Transparência na Internet", do Tribunal de Contas do Estado e está em 1º lugar no RS no ranking escala Brasil Transparente da Controladoria-Geral da União.
 *Crédito da notícia: Eloá da Rosa MTE 5090 -  http://canoas.rs.gov.br/
...
**Nota do Editor do Blog: O Município de Santiago ficou na 423ª posição, com a nota 5,30 na segunda avaliação (na primeira havia ficado com 3,1 pontos). Preocupante! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário