quarta-feira, 15 de junho de 2016

RS: O (des)governo peemedebista et caterva segue reprimindo estudantes e professores


Brigada Militar deteve mais de 40 pessoas em ação na manhã desta quarta-feira
 Foto: Joana Berwanger/Sul21

Estudantes maiores de idade detidos devem aguardar audiência no Presídio Central e na Madre Pelletier

Por Débora Fogliatto, no Sul21*
As dez pessoas maiores de idade que foram detidas na manhã desta quarta-feira (15), em sua maioria estudantes das escolas públicas ocupadas, devem ser encaminhadas para o Presídio Central e para a Penitenciária Madre Pelletier, onde aguardarão audiência de custódia. Um deles é o repórter do Jornal JáMatheus Chaparini, que, segundo advogados, responderá pelas mesmas acusações que o restante dos detidos: corrupção de menores, organização criminosa, esbulho possessório, resistência à prisão, desacato de autoridades e dano qualificado ao patrimônio público.
Cerca de 40 pessoas no total foram detidas durante a ocupação da Secretaria da Fazenda (Sefaz) nesta manhã, mas os menores de idade foram levados ao Departamento Estadual da Criança e do Adolescente (Deca), enquanto os com mais de 18 anos foram encaminhados à 3ª Delegacia de Polícia de Porto Alegre. Agora, os dez adultos estão no Departamento Médico Legal (DML) realizando a perícia.
Ao mesmo tempo, um grupo de advogados que apoia os estudantes elabora um pedido de liberdade provisória, juntando documentos para que eles não precisem passar a noite nos presídios. “As audiências acontecem às 9h, então só vão ser amanhã. Mas pode acontecer de o juiz plantonista se solidarizar com o fato e aceitar soltar todos eles independente da audiência de custódia”, afirmou o advogado Ramiro Goulart. Segundo ele, são sete homens e três mulheres.
O Sindicato dos Jornalistas está acompanhando o caso para tentar descobrir maiores informações sobre o caso específico de Chaparini. Em nota, a entidade repudiou a prisão do jornalista “durante o exercício do seu trabalho, o que representa uma tentativa de inibir a atuação da imprensa na cobertura e esclarecimento dos fatos”.
O prédio da Secretaria da Fazenda foi ocupado no início da manhã por estudantes do Comitê das Escolas Independentes (CEI), que não aceitam o acordo firmado com o governo estadual pelo Comando dos Estudantes das Ocupações na terça-feira (14). Após poucas horas, a Brigada Militar retirou os jovens de dentro do prédio de forma truculenta, utilizando spray de pimenta e força física, e deteve mais de 40 manifestantes.
* Fonte: http://www.sul21.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário