terça-feira, 21 de junho de 2016

Entrega da Medalha Pinto Bandeira abre Semana de Canoas


Gustavo Garbino
Prefeito Jairo Jorge entregou medalhas Pinto Bandeira
Prefeito Jairo Jorge (PT) entregou medalhas Pinto Bandeira


Canoas/RS - Cinco cidadãos canoenses foram agraciados com a Medalha Pinto Bandeira, honraria máxima da cidade destinada a personalidades que prestaram relevantes serviços à população canoense, do Estado ou país. As medalhas foram entregues pelo prefeito Jairo Jorge em solenidade nesta terça-feira (21), na Praça Emancipação, no Centro. A outorga da Medalha Pinto Bandeira marcou o início das atividades da Semana em que a cidade comemora seus 77 anos de emancipação política. 
Para o comandante do 5º Comando Aéreo Regional, Major-Brigadeiro-do Ar, Jeferson Domingues de Freitas, que falou em nome dos homenageados, a distinção enaltece e ratifica os laços de amizade que unem cidadãos de várias origens e atividades, com a população ''em prol da paz, solidariedade e progresso''.
Em seu discurso, Jairo Jorge destacou a evolução do município nos últimos anos. "De cidade dormitório a polos industrial, logístico, comercial, educacional e de saúde. Canoas hoje é uma cidade empreendedora, inovadora, referência para a região metropolitana, Estado e Brasil. Reconhecida no mundo pelas inovações na segurança, na mobilidade e na democracia participativa''.
Legado da cidade (nestes sete anos e meio)

Reconhecimento - 75 prêmios estaduais, nacionais e internacionais; 

Empreendedorismo - 17.735 novas empresas, 373 indústrias, 4.495 estabelecimentos comerciais, 12.867 empresas prestadoras de serviços. Hoje, Canoas conta com 38.012 empresas ativas, um crescimento de 46% nos últimos anos; 

Participação popular - Mais de 181,44 mil pessoas que participaram das 13 ferramentas de participação popular. 

Inovação - teleagendamento, câmeras de monitoramento, uniforme escolar gratuito e aeromóvel

Homenageados
Sargento bombeiro Maurício Ezequiel da Silva Silva (In Memorian)
- Prestou serviço no Corporação dos Bombeiros por 26 anos, onde participou de resgates e combate a incêndios. Faleceu em 11 de março de 2016. A viúva Irene Castilhos Soares recebeu a medalha em nome do homenageado.
Maurília Pereira Fidelix 
Advogada, graduada pela Unisinos e professora de História, com vários cursos de especialização. Aos 68 anos, ainda exerce suas atividades profissionais. Exerceu vários cargos públicos, sociais e serviços comunitários. É membro da Comissão de Ética Municipal 2015/2016

Major-Brigadeiro-do Ar Jeferson Domingues de Freitas 
Major-Brigadeiro-do Ar Freitas é militar da Força Aérea Brasileira há mais de 40 anos. Ocupou postos de relevada importância dentro da corporação em diversos estados brasileiros, sendo ainda designado como adido Aeronáutico junto à Embaixada do Brasil no Uruguai. Recebeu 11 condecorações. Dez delas nacionais e a Medalha de Mérito Aeronáutico da Força Aérea Uruguaia.

Professor Doutor Marcos Fernando Ziemer
Reitor Marcos é doutor em educação pela Universidade da Coruña, La Coruña, na Espanha, em 2005. Especialista em administração e planejamento para docentes pela Universidade Luterana do Brasil, Canoas, em 1999. Atuou como professor, coordenador e diretor em diversos centros de educação, inclusive em outros estados brasileiros. Desde abril de 2009 exerce a função de reitor da Ulbra.

Professor Doutor Paulo Fossatti
Doutor em educação pela PUCRS e pós-doutorado em ciências da educação e pesquisador associado da Universidade do Algarve (Portugal). Mestrado em psicologia social e institucional pela UFRGS. Especialista em administração escolar pelo Unilasalle Canoas. Possui graduação em filosofia e em psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Atualmente é reitor do Unilasalle Canoas, onde tem apoiado projetos de inserção social junto ao município de Canoas e região.

Encerramento 
O Grupo de Dança formado por 36 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ícaro encerrou o evento.

Presenças
Participaram do evento a vice-prefeita, Beth Colombo; a secretária municipal de Projetos Especiais, Captação e Inovação, primeira-dama Thais Penna; presidente da Câmara de Vereadores de Canoas, vereador Paulo Ritter; representando o Banrisul Canoas, Mário Cardoso; secretário especial da Coordenadoria de Integração Institucional, Luís Possebon; representando o 8º Comando Regional de Bombeiros, tenente Marco Antônio Vieira; chefe do Estado Maior do 5º Comar, coronel-aviador Omar José Sarmento dos Santos; prefeito da Aeronáutica de Canoas, tenente-coronel intendente, Luciano Bittencourt; representantes do Unilasalle e da Ulbra, familiares e amigos dos homenageados.


*Crédito da notícia: Alessandra Obem - MTB 6784



Nenhum comentário:

Postar um comentário