Visando contribuir na preparação do 6° Congresso Nacional do Partido dos Trabalhadores, e também para auxiliar no processo de discussão em relação a renovação da direção Municipal do PT, o Deputado Estadual Valdeci Oliveira (PT/RS) esteve participando de importante reunião-almoço realizada em Santiago neste domingo, 22. O parlamentar, que integra o Movimento "O Petismo é Maior”, está realizando uma série de Assembleias Públicas por todo o Estado com a intenção de ampliar e aprofundar o debate que visa reconstruir o PT pela sua base. O objetivo destas Assembleias, explica Valdeci Oliveira, é “ouvir todos os filiados, e inclusive, intelectuais, trabalhadores, dirigentes sindicais e simpatizantes do Partido que não são filiados, mas que militam nas fileiras petista, para poder estruturar o PT pela base, que é o que nos une”.
Segundo colocou o deputado, o movimento "busca construir novos métodos e instrumentos que propiciem a construção coletiva do Partido, além de apresentar para o debate uma proposta que não se baseia simplesmente na antiga lógica das correntes internas do PT". Para isso, segundo ele, é necessário proporcionar, de forma radical, o mais amplo e plural debate interno, sem buscar o consenso, mas sim uma unidade em torno do que historicamente une o Partido dos Trabalhadores, sua base militante e eleitoral. Enfatizou que o Movimento entende que o PT precisa fazer um profundo balanço dos 37 anos de história, sobretudo das experiências na institucionalidade e nos movimentos sociais, de atualização do programa e da estratégia. Valdeci destacou, ainda, que isso só será possível a partir de novos métodos de funcionamento partidário, em que haja espaço verdadeiro para o debate aberto, para a crítica e autocrítica, para a formulação coletiva, condições que o 6º Congresso deve construir.
No registro fotográfico, alguns dos petistas que participaram da reunião-almoço |
Estiveram presentes na reunião-almoço (realizado no Salão do companheiro Kinha, no Bairro Vila Nova) vários militante petistas de Santiago e Região, dentre os quais o vice-presidente do PT de Santiago, Rômulo Vargas, o vereador petista Moacir Nazário, o Ci, de Unistalda, o ex-vereador Sérgio Marion (Santiago). Também esteve presente o advogado e fundador do PT, Júlio Garcia, que representou, na oportunidade, o mandato do Deputado Federal Marco Maia (PT/RS) e o Diálogo e Ação Petista – DAP (articulação supra-tendencial do PT Nacional que, além do combate sem tréguas ao impostor e golpista Temer e aliados, também defende bandeiras semelhantes para a reconstrução do PT, como o fim do PED, substituindo-o pelo retorno dos Encontros de Base e politizando/democratizando de verdade a tirada de delegados aos Congressos, assim como a revisão da política de alianças do partido). Propôs, ainda, que o movimento "O Petismo é Maior" e o "Diálogo e Ação Petista" busquem, onde for possível, unificar as ações e os debates bem como discutam a realização de chapas unitárias para o próximo PED municipal (que será realizado em Abril e elegerá os delegados ao 6º Congresso Nacional, programado para junho vindouro).
Encerrando a reunião, o vice-presidente do PT, Rômulo Vargas, informou que o partido estará, no próximo período, realizando uma série de encontros e debates no município visando preparar o 6º Congresso, assim como a renovação da Direção Municipal do Partido dos Trabalhadores.
(Com a Assessoria de Imprensa do Gabinete do Deputado Valdeci Oliveira)
Nenhum comentário:
Postar um comentário