segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

JORNAL 'A RAZÃO' DEIXOU DE CIRCULAR



EXTRA! Amanhã, última edição do jornal A Razão



A edição desta sexta, 24 de fevereiro, acaba por se transformar na penúltima de uma história que se confunde com a de Santa Maria
Do face do jornalista Claudemir Pereira: "Confirma-se, enfim, a boataria que tomava conta dos meios midiáticos e jornalísticos. Circula amanhã a edição número 114, do ano 83. E será a última do jornal A Razão. Setores do jornal foram comunicados aos pouquinhos, nesta sexta-feira. Mas o anúncio oficial aconteceu há instantes, em reunião com os funcionários, na redação. Foi  feito pelos atuais dirigentes máximos, os irmãos Alexandre e Renata de Grandi, com o advogado Daniel Tonetto.
Não se sabe exatamente como será a liquidação da empresa, a ser feita judicialmente. Mas o fato é que dezenas de empregos serão ceifados e uma parte importante da história de Santa Maria e do jornalismo local e regional se perderão.
A Razão começou a circular, e o fez ininterruptamente até agora, em 9 de outubro de 1934, fundado por Clarimundo Flores. Mais adiante passou a fazer parte do condomínio dos Diários Associados, que o vendeu aos irmãos Luizinho e Celito de Grandi e à esposa do primeiro, Zaira.
Com a morte de Luizinho e o afastamento de Celito, Zaira assumiu o comando da empresa em 1988. Falecida no ano passado, aparentemente, o jornal, que já vinha cambaleante, não encontrou mais forças para resistir. Nos últimos tempos, seu dirigente máximo era o jornalista Alexandre de Grandi, filho de Zaira.
PS. Taí uma notícia que este editor não gostaria de dar. Afinal, dos seus 34 anos de vida profissional, 30 se passaram, de alguma maneira, dentro ou nas proximidades da redação de A Razão. E, como todos os seus amigos, está triste. O jornalismo está de luto, pode estar certo, caro leitor."

***
-Leia 'comunicado' da direção do jornal A Razão clicando AQUI.
***
Nota do Editor do Blog 'O Boqueirão Online': Lamentamos profundamente o fechamento de um jornal regional sério e democrático (como foi 'A Razão'), que era uma alternativa regional ao Prbs (Partido da RBS) e seus "pequenos satélites" terrunhos. Lamentamos pelos trabalhadores que ficarão desempregados (ainda mais neste momento de recessão e desemprego crescente verificados no país, que agravou-se muitíssimo após o golpe que destituiu a Presidenta Dilma); lamentamos por estreitar-se mais ainda o espaço midiático que não é manipulado pelo PiG - o Partido da Imprensa Golpista, como era o caso desse jornal - santa-mariense, mas de abrangência regional, com boa circulação aqui em Santiago - que está encerrando suas atividades depois de tantos anos circulando. 
Lamentamos por tudo que acima colocamos e somos solidários com os seus funcionários , cuja maioria agora ficarão desempregados; lamentamos, por fim, especialmente pelo amigo César Martins, dedicado e competente representante de A Razão aqui em Santiago e que tantas vezes nos concedeu espaço nesse veículo, assim como aos partidos e setores progressistas, movimentos sociais, estudantis e sindicais, o que muitos jornais e blogues ditos 'democráticos' não o fazem. (por Júlio Garcia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário