domingo, 12 de fevereiro de 2017

SOBRE OS 37 ANOS DO PT: "Precisamos nos esforçar mais e recuperar nossa autoestima para que ninguém roube nossos sonhos"





PT 37 anos: A trajetória, os erros e a reorganização

Por Adeli Sell*
Em meio a Ditadura Militar, em momentos de intensas dificuldades, um partido político foi fundado. O Partido dos Trabalhadores (PT) nasceu no dia 10 de fevereiro de 1980, pela necessidade de a sociedade lutar contra injustiças e buscar mudanças sociais e econômicas para trabalhadores e trabalhadoras. A consolidação dessa representatividade se deu com os mandatos de Lula e Dilma nos anos 2002, 2006, 2010 e 2014.
Nesse período, inúmeras políticas públicas foram pensadas e estruturadas para combater a miséria e oportunizar ao povo brasileiro, em especial os mais pobres, melhores condições de vida.
Tenho convicção que os últimos anos foram muito melhores para mais de 40 milhões de pessoas que foram diretamente beneficiadas por programas como ProUni, Fies, Bolsa Família, Luz para Todos, Minha Casa Minha Vida e tantos outros que tinham como objetivo uma Nação inclusiva, de respeito aos direitos fundamentais e de participação cidadã.
No entanto, é preciso reconhecer que em muitos momentos erramos. Quem não erra na vida? Mas alguns desses erros colocaram em xeque nosso projeto, afinal não tratamos de organizar as bases populares e não demos o devido valor aos meios de comunicação que nos apoiavam, não democratizamos a mídia, demos margem e contribuímos para o Golpe parlamentar e midiático que nos derrubou.
Agora, os atuais gestores da Nação ali estão, por imposição do capital rentista internacional, dos oligopólios, em especial do petróleo, já que o pré-sal é a tentação das tentações do capitalismo selvagem.
Além disso, o atual governo ataca direitos e congela investimentos para áreas primordiais como saúde, educação, projetos sociais e tantos outros que sempre receberam investimentos pesados. A “desculpa” é equilibrar receitas. Mas, em momento algum se vê algo que objetive o aumento da arrecadação.
O atual estágio socioeconômico e político que vivemos é global. Tudo o que foi construído a tão duras pelo humanismo, depois da II Grande Guerra, hoje é atacado. É a volta da roda da História, estamos andando para trás, onde o que move nosso país é a perda dos direitos fundamentais, da dignidade da pessoa humana, onde impera a truculência não apenas verbal, mas física contra pobres, imigrantes, negros, mulheres, homossexuais, portadores de deficiência e muitos outros públicos excluídos.
O PT também se perdeu por limitações próprias. Como diz Lula, ele foi feito para ficar 24 horas por dia ajudando a organizar a luta do povo brasileiro, mas nós cochilamos e cochilando, não se ganha nada. Temos grandes virtudes e é em nome delas que devemos discutir, trocar ideias, reconhecer erros, nos reorganizar e voltar para nossa essência, aquela que sempre lutou contra as  injustiças e pelos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras. Precisamos nos esforçar mais e recuperar nossa autoestima para que ninguém roube nossos sonhos.
.oOo.
*Adeli Sell é Professor, Acadêmico de Direito, fundador e dirigente do PT/RS. É vereador em Porto Alegre.
**Via Sul21 - http://www.sul21.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário