sábado, 24 de setembro de 2011

Vamos em frente!


Crítica & Autocrítica - nº 81

* Transcrevo a seguir trechos da abertura do histórico discurso  da Presidenta Dilma na  Organização das Nações Unidas, proferido  na última quarta-feira, 21/09: "Pela primeira vez, na história das Nações Unidas, uma voz feminina inaugura o Debate Geral. É a voz da democracia e da igualdade se ampliando nesta tribuna que tem o compromisso de ser a mais representativa do mundo.É com humildade pessoal, mas com justificado orgulho de mulher, que vivo este momento histórico.
Divido esta emoção com mais da metade dos seres humanos deste Planeta, que, como eu, nasceram mulher, e que, com tenacidade, estão ocupando o lugar que merecem no mundo. Tenho certeza, senhoras e senhores, de que este será o século das mulheres.
Na língua portuguesa, palavras como vida, alma e esperança pertencem ao gênero feminino. E são também femininas duas outras palavras muito especiais para mim: coragem e sinceridade. Pois é com coragem e sinceridade que quero lhes falar no dia de hoje. (...)
Não é por falta de recursos financeiros que os líderes dos países desenvolvidos ainda não encontraram uma solução para a crise. É, permitam-me dizer, por falta de recursos políticos e algumas vezes, de clareza de ideias.
Uma parte do mundo não encontrou ainda o equilíbrio entre ajustes fiscais apropriados e estímulos fiscais corretos e precisos para a demanda e o crescimento. Ficam presos na armadilha que não separa interesses partidários daqueles interesses legítimos da sociedade.
O desafio colocado pela crise é substituir teorias defasadas, de um mundo velho, por novas formulações para um mundo novo. Enquanto muitos governos se encolhem, a face mais amarga da crise – a do desemprego – se amplia. Já temos 205 milhões de desempregados no mundo. 44 milhões na Europa. 14 milhões nos Estados Unidos. É vital combater essa praga e impedir que se alastre para outras regiões do Planeta.
Nós, mulheres, sabemos, mais que ninguém, que o desemprego não é apenas uma estatística. Golpeia as famílias, nossos filhos e nossos maridos. Tira a esperança e deixa a violência e a dor. (...)

***
* "Justiça na partilha do pré-sal. O petróleo é de todos os brasileiros". Esta foi a chamada do movimento  lançado dia 20 de setembro,  no Acampamento Farroupilha, em Porto Alegre, pelo governador Tarso Genro. Segundo matéria veiculada no Portal do Governo do RS 'trata-se de  uma campanha do Governo do Estado em defesa da Federação e da justiça na distribuição dos recursos de exploração do petróleo brasileiro'.  Informa ainda que 'o movimento alia diferentes forças políticas na luta por uma maior participação do Rio Grande do Sul e dos outros Estados não-produtores nos recursos do pré-sal'.
***
* Tenho notado que, especialmente nos últimos meses (certamente influenciados também pela campanha promovida pelo PiG - o Partido da Imprensa Golpista), setores empresariais vinculados à direita raivosa tem aumentado os ataques contra o ex-presidente Lula, contra a presidenta Dilma, o governo Tarso, contra o PT e a esquerda. Só que, agora,  apresentam  um 'novo ingrediente': têm atacado também,  não raro com calúnias, injúrias e difamações, os agentes políticos (especialmente os  detentores de Cargos em Comissão e Funções Gratificadas - CCs e FGs)  que integram os governos legitimamente eleitos pelo voto democrático dos cidadãos. (Claro, sempre 'esquecem-se' dos 'seus' nas prefeituras, nas Câmaras de Vereadores, na AL, nas entidades empresariais, por exemplo...).  Tentam desqualificar os mesmos com adjetivos depreciativos, insinuando que - todos! - ali estão para locupletarem-se, para 'servirem-se do estado',  sem preocupações com os rumos do governo, com o serviço público - necessário e de qualidade -,   com os compromissos oriundos da campanha eleitoral vitoriosa que os legitimou para assessorar o Governador e a Presidenta na execução dos programas de Governo, viabilizando e otimizando a condução do Estado e da Nação.  Ignorância política ou disputa ideológica e política? Ou as duas coisas juntas?
***
* Curiosamente esse tipo de ataque provém, em sua maioria, de pessoas individualistas, preocupadas somente com seu umbigo, ou despolitizadas; ou ainda, o que é mais grave, de  'empresários' e latifundiários que sonegam, que grilam terras, que corrompem, que exploram os trabalhadores. Ora, em que pese esses ataques desqualificados não merecerem resposta (como diz o ditado gaudério 'não se deve gastar pólvora em chimango'), faço questão de deixar este registro indignado aqui na blogosfera: da minha parte -  eu, que com muita honra, integro - à convite - novamente o governo gaúcho (depois de ter colaborado no Governo Olívio e no Governo Lula),  contabilizo já mais de 35 anos de militância política, contando o período da luta contra a ditadura (enquanto muitos acomodavam-se ou 'dormiam em berço esplêndido'!), passando pela redemocratização, estendendo-se  até os dias atuais; desses, 31 anos como militante do Partido dos Trabalhadores, do qual sou um dos fundadores.

***
* Orgulha-me também a participação que tive no Movimento Estudantil e de ter sido um dos fundadores da Central Única dos Trabahadores - a CUT, em 1983, tendo estado presente  no histórico Congresso realizado em São Paulo. Tenho absoluta clareza de que servi - e sirvo - ao meu partido e ao meu país - e não sirvo-me deles.  Ao todo, foram 4 anos no governo Olívio, 5 anos no governo Lula (CGTEE) e, agora, 6 meses no Governo Tarso. Nove anos e seis meses. E  mais de 35  anos de militância política  em prol da democratização (incluindo o período ditatorial - vide foto acima-, quando poucos ousaram enfrentar o arbítrio) e da busca de uma sociedade menos desigual, humanitária, democrática: socialista.  Sou formado em Direito, Pós-graduado em Direito do Estado -  e Consultor na área de Formação e Qualificação Profissional (esta é a minha profissão, para a qual retornarei após cumpridos os compromissos que assumi com o governo Tarso Genro e com o Rio Grande). Então, para aqueles que insinuam que 'vivemos da política', uma simples equação aritmética coloca por terra a argumentação mentirosa, hipócrita  e tendenciosa. Vamos em frente.
***
* Na noite de  14 de setembro, o Partido dos Trabalhadores de Canoas/RS recebeu em suas fileiras o ex-vereador, ex-presidente do PR/Canoas e atual Subprefeito da Região Sudeste da cidade, Paulo Accinelli e de mais 260 novos filiados ao partido. A entrada de Accinelli e de um forte grupo de lideranças comunitárias, populares, estudantis e sindicais que o acompanham na filiação ao PT foi marcado por  um grande Ato Político no plenário da Câmara de Vereadores, completamente lotado.
***
*  Participaram do Ato o
prefeito Jairo Jorge (PT), o Presidente do PT/Canoas, Rubens Pazzin, o Presidente da AL/RS, deputado Adão Villaverde (PT/RS), o dirigente nacional do PT e 1º suplente de deputado federal, Paulo Ferreira, o Coordenador Geral Estadual da corrente interna do PT Unidade na Luta (UL), Gerson Almeida. Eu participei representando a tendência Unidade na Luta (da qual sou Coordenador Geral em Canoas), tendência que Paulo  Accinelli e os demais companheiros passam a integrar. O  Presidente do PT de Porto Alegre, vereador Adeli Sell, por problemas de agenda, não pode comparecer, mas mandou uma mensagem aos novos filiados que foi lida durante o Ato Político.
***
* À medida que aproxima-se o prazo fatal  (6 e outubro) para a realização das filiações partidárias de quem desejar concorrer nas eleições de 2012, crescem as expectativas dos rumos políticos que irão tomar  algumas  expresivas lideranças locais  e regionais (como é o caso do vereador Miguel Bianchini, um dos mais destacados parlamentares terrunhos, atualmente filiado ao PP). PT e PPL, dentre outros partidos,  já manifestaram interesse em tê-lo nos seus quadros. Seja qual for a decisão de Bianchini, há que respeitar-se. Aliás, não poderia ser de outra forma...

* O vereador Miguel Bianchini mantém um blog chamado 'Está Morto quem Não Peleia', um dos mais acessados na blogosfera regional. Tenente da Reserva da BM, Bianchini tem acompanhado com atenção e se posicionado sobre as negociações que envolvem o Governo Estadual e as Associações dos praças,  dos sargentos e tenentes da BM. Numa de suas  últimas postagens sobre esse tema, dentre outras questões, escreveu ele:  (...)  "Eu confio no Governo Tarso Genro e acredito que ele não será mais um dos enrolados pelos coronéis. Vivemos noutra realidade e as praças estão explodindo de tanta discriminação. Não dá mais para diferenciar os que estão na rua fazendo segurança pública dos que comandam a corporação dentro de gabinetes.
O escalonamento vertical dos salários da Brigada Militar é uma necessidade urgente e este governo tem que trabalhar esta questão. As distorções são inconcebíveis. Um coronel não pode ganhar mais do que 5 vezes do que ganha um soldado. A saída é recuperar gradativamente os salários dos de baixo, aproximando-os dos de cima."
***
* Por falar na blogosfera,  ranscrevo à seguir importante passagem da entrevista concedida pelo jornalista francês Ignacio Ramonet, diretor do Le Monde Diplomatique e doutor em Semiologia e História da Cultura, concedida ao  jornal argentino Página/12: "Tem-se dito que a Internet é tão importante quanto à invenção de Gutenberg. Mas é mais importante do que a imprensa. Porque com a imprensa se tem apenas o livro, o escrito. Não o desenho ou as representações gráficas que mudaram o Ocidente quando nos séculos XIV e XV Filippo Brunelleschi inventou a perspectiva. A imprensa foi chave, sim. Não apenas mudou a maneira de fabricar textos como o número de universidades. Em 1440 havia quatro ou cinco. Com a extensão do livro se multiplicou e surgiu o humanismo, o Renascimento."  (...) "Hoje, a informação é um ato coletivo, mais democrático. O jornalista não está sozinho. Antes, se tinha dois atores, um ativo e outro passivo. O emissor e o receptor. Hoje, o receptor é tanto ativo como o emissor. Eu o chamo de webator". É isso aí... (por Júlio Garcia, especial para 'O Boqueirão' e jornal Correio Regional).

Nenhum comentário:

Postar um comentário