terça-feira, 27 de setembro de 2011

Vereador Miguel Bianchini


Futura decisão de Bianchini gera debates e expectativas

O tema preponderante das 'rodas políticas' , jornais  e blogues -   especialmente os que pautam os bastidores da vida política local e regional - é o rumo político que vai tomar o vereador Miguel Bianchini, atualmente ainda filiado ao PP de Santiago. É sabido sua insatisfação com os rumos do seu partido, em particular pela forma pouco democrática, excessivamente centralizadora  e politicamente conservadora, hostil ao governo estadual e federal  com que a direção do PP vem se pautando, sobretudo nos últimos tempos (a popósito disso,  as últimas declarações e entrevistas  - como foi a concedida para o blog do amigo Ruy Gessinger -  da senadora eleita pelo PP/RBS/latifúndio atestam muito bem isso). É sabido também que Bianchini nunca escondeu - pelo contrário, a foto acima atesta isso - sua simpatia pelos Governos Tarso e Dilma, para quem ousou fazer campanha aberta na última eleição, apoiando também o senador Paulo Paim (o seu segundo voto para o senado). Comenta-se que Bianchini (que amanhã viaja à Porto Alegre) já tomou sua decisão, mas que só a revelará às véperas do  prazo derradeiro (6 de outubro) para oficializar sua entrada no  novo partido e poder concorrer nas eleições de 2012.

A propósito disso, escrevi esta semana em minha coluna 'Crítica & Autocrítica' que mantenho no blog 'O Boqueirão' e jornal Correio Regional:

* (...)  À medida que aproxima-se o prazo fatal  (7 e outubro) para a realização das filiações partidárias de quem desejar concorrer nas eleições de 2012, crescem as expectativas dos rumos políticos que irão tomar  algumas  expresivas lideranças locais  e regionais (como é o caso do vereador Miguel Bianchini, um dos mais destacados parlamentares terrunhos, atualmente filiado ao PP). PT e PPL, dentre outros partidos,  já manifestaram interesse em tê-lo nos seus quadros. Seja qual for a decisão de Bianchini, há que respeitar-se. Aliás, não poderia ser de outra forma...

* O vereador Miguel Bianchini mantém um blog chamado 'Está Morto quem Não Peleia', um dos mais acessados na blogosfera regional. Tenente da Reserva da BM, Bianchini tem acompanhado com atenção e se posicionado sobre as negociações que envolvem o Governo Estadual e as Associações dos praças,  dos sargentos e tenentes da BM. Numa de suas  últimas postagens sobre esse tema, dentre outras questões, escreveu ele:  (...)  "Eu confio no Governo Tarso Genro e acredito que ele não será mais um dos enrolados pelos coronéis. Vivemos noutra realidade e as praças estão explodindo de tanta discriminação. Não dá mais para diferenciar os que estão na rua fazendo segurança pública dos que comandam a corporação dentro de gabinetes.O escalonamento vertical dos salários da Brigada Militar é uma necessidade urgente e este governo tem que trabalhar esta questão. As distorções são inconcebíveis. Um coronel não pode ganhar mais do que 5 vezes do que ganha um soldado. A saída é recuperar gradativamente os salários dos de baixo, aproximando-os dos de cima." (...)

***

- Dias atrás,  na minha coluna (também aqui no blog)  eu já havia registrado:

* (...) A propósito da decisão do vereador Bianchini sobre seu rumo político (que deverá ser tomada até o final do mês de setembro), mantenho o  que escrevi nesta mesma coluna, edição nº 73, de maio deste ano:  (...) "Recentemente o vereador Bianchini manifestou  em seu blog  (um dos mais lidos da região) que está reavaliando sua permanência no PP. Informou que está  conversando com amigos, companheiros  e apoiadores para, no momento oportuno, tomar a decisão que lhe parecer mais correta sobre seu rumo político. " (...)  Bianchini diz com todas as letras: “Enquanto estiver na politica, vou estar descontente ou desajustado, pois não concordo com muita coisa que acontece e eu não consigo me segurar. Minha vida social é muito diferente, vivo a vida com alegria e com excelentes relações.  (...) Se quisesse, dizendo amém,  seria um eterno vereador pelo PP. Mas não concordo com muitas coisas e só  não sai do partido ainda por respeito a diversos partidários que me consideram e depositaram confiança em mim. (...) Cada um tem uma missão e vivemos de desafios, eu acredito, sinceramente, que estou sendo importante para a política e que nela devo procurar permanecer. Como?  O andar do tempo me dirá o caminho a seguir. Tem tanta coisa acontecendo e o dia de  amanhã não sabemos." Questionado sobre sua definição ideológica,  Bianchini respondeu: "Em relação ao debate de esquerda/direita acredito que não exista mais espaço para a direita no mundo, o que resta, o tempo consumirá. Eu tenho um perfil de esquerda e isto eu não tenho dúvidas." - Reveja a postagem completa em http://o-boqueirao.blogspot.com/2011/05/tve-politica-blogosfera.html

***
* A propósito, deixo pública minha posição, ressaltando sempre que respeitarei a decisão que será tomada pelo vereador Miguel Bianchini, qualquer que seja ela (aliás,  não poderia ser diferente): à exemplo do PPL, que gostaria muito de trazê-lo para seus quadros, será também uma grande honra e um ganho significativo para o Partido dos Trabalhadores  e para os setores poulares tê-lo em suas fileiras, caso seja esta sua opção. E sei que é esse também o sentimento da absoluta maioria dos petistas santiaguenses. (...) - (Por Júlio Garcia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário