quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Julgamento de Davi Canabarro

Foto:

Piquete Estrela Gaudéria realizará 'julgamento' de Davi Canabarro

Porto Alegre/RS - O Piquete Estrela Gaudéria convida para participar do julgamento do líder farroupilha Davi Canabarro, apontado como responsável pelo acordo com o Duque de Caxias, cujo resultado foi o Massacre de Porongos ocorrido em 14 de novembro de 1844. 

Segundo a história oficial, teria sido a última batalha da Guerra dos Farrapos, mas a verdade é que os negros, armados para o combate pelos líderes farroupilhas, quase todos fazendeiros, com a promessa da liberdade após a paz, foram traídos. Concentrados no Cerro dos Porongos foram quase todos desarmados por Canabarro, apenas alguns portavam lanças. O resultado é fácil de prever.

CORPO DE JURADOS:

Rodi Pedro Borghetti é advogado e tradicionalista. Foi eleito por seis vezes patrão do 35 CTG, duas vezes presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), criador e primeiro presidente da Fundação Cultural Gaúcha, diretor do IGTF por duas gestões e um dos fundadores do grupo Cavaleiros da Paz.

Maria Eunice da Silva, presidente da Sociedade Beneficente Cultural Floresta Aurora. Advogada, formada pela UFRGS. É de Porto Alegre.

Luiz Fernando Soares Centeno, inspetor de Polícia. Patrão do Piquete Lanceiros Negros.

José Antonio dos Santos da Silva, secretário Geral da UNEGRO/RS; presidente do CODENE – Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do Estado do RS – 2006/2008; membro da Comissão de Etnias do Conselho Estadual de Saúde do Estado do RS; membro da Coordenação da Marcha Estadual Zumbi dos Palmares no RS, desde 2007; coordenador do Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico Racial do RS; e membro da Coordenação Política do Congresso Nacional de Negras e Negros do Brasil – CONNEB, pelo RS.

Luiz Mendes, sociólogo, especialista em Gestão da Educação. Diretor de Comunicação do SINDJUS – Sindicato dos Servidores da Justiça do Rio Grande do Sul. Da Coordenação do Fórum Estadual de Diversidade Étnico Racial.
 
Sofia Cavedon, presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre.

Ana Honorato, coordenadora Geral do MNU – Movimento Negro Unificado. Participante da Rede Nacional de Controle Social de Saúde e da Rede Nacional Afro-brasileira de Saúde.

Valdemar de Moura Lima, presidente do Movimento Quilombista Contemporâneo. Participante do Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico-Racial e membro da Frente Parlamentar Quilombola. Criador da Rua do Perdão.

Sandra Maciel, socióloga, coordenadora de Políticas de Igualdade Racial do RS.

ADVOGADOS DE ACUSAÇÃO:

Bolívar Gomes de Almeida, Livreiro e Professor de História.
Ademir Sebastião Medeiros Rodrigues, Patrão do Piquete Estrela Gaudéria e Patrão do CTG Inhanduí.

ADVOGADOS DE DEFESA:

Cláudio Knierim – Historiador
Edson Mello – Advogado
Juíza Mara Loguércio , Advogada, Juíza do Trabalho aposentada.
O julgamento será dia 16 de setembro, às 19h, no Galpão Estrela Gaudéria, Lote 74, no Acampamento Farroupilha do Parque Harmonia em Porto Alegre.

Fonte: sítio do PT/Porto Alegre

Nenhum comentário:

Postar um comentário