terça-feira, 13 de setembro de 2011

Programa Irrigando a Agricultura Familiar

  Comunidade de Santiago conhece o Programa Irrigando a Agricultura Familiar
 
Santiago/RS - A comunidade de Santiago, no Vale do Jaguari, conheceu, nesta segunda-feira (12) o Programa Irrigando a Agricultura Familiar, que destaca a importância da pequena propriedade rural. O evento foi realizado na Câmara de Vereadores do Município.
 
O agricultor do Assentamento Nova Esperança (Capão do Cipó), Henrique Camargo, espera aumentar a produção agrícola do seu lote com o projeto de irrigação que vai encaminhar por intermédio da Emater/RS-Ascar. "Captar, armazenar e usar bem a água é fundamental para o processo de produção de alimento", disse.
 
Lançado no final de agosto pelo Governo do Estado, o Programa vai beneficiar exclusivamente agricultores e pecuaristas familiares, pescadores artesanais, aquicultores. Também atenderá assentados, quilombolas e indígenas na construção de estruturas de armazenagem de água (microaçudes e cisternas), implantação de sistemas de irrigação, perfuração e instalação de poços artesianos comunitários, instalação de redes de distribuição de água e qualificação dos beneficiários em uso racional de recursos hídricos.

Projetos técnicos
O Programa Irrigando a Agricultura Familiar é conduzido pela Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) e executado pela Emater/RS-Ascar, através da elaboração de projetos técnicos. "O objetivo é construir estruturas de captação e armazenamento de água que serão utilizados das mais variadas formas, desde a alimentação dos animais, produção de peixes e também na irrigação da horticultura, do leite, das pastagens e outras atividades relacionadas", afirma o Diretor de Departamento de Infraestrutura Rural, Irrigação e Usos Múltiplos da Água da SDR, Vilmar Galvão.
 
O Programa, para Vilmar Galvão, "se encaixa nas necessidades e nas políticas defendidas pela Secretaria de Desenvolvimento Rural e pelo Governo do Estado para a permanência dos agricultores na propriedade produzindo e gerando renda, criando dessa forma a condição de soberania alimentar para a nossa população".
 
Durante o evento, os agricultores também relataram as deficiências hídricas da região e esclareceram dúvidas com relação aos critérios de participação no Programa. Os próximos encontros para a apresentação do Programa ocorrem nesta terça-feira (13), em Faxinal do Soturno e, no dia 14, em Cruz Alta.  (por Helena Boucinha, do Portal do Governo do RS).

http://www.estado.rs.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário