quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Sobre a proposta do Governo Tarso aos praças da BM


INJUSTIÇA SALARIAL NA BRIGADA MILITAR

*Por Miguel Bianchini

Muito positiva esta proposta do Governo do Estado de um abono de R$ 300,00 aos Praças da Brigada Militar, embora distante da valorização necessária. É um alento a uma classe massacrada nas últimas décadas por sucessivos governos estaduais. O último que valorizou as Praças foi o Governo Jair Soares. Depois dele, iniciado do Governo Pedro Simon, a injustiça salarial campeou frouxo na Brigada Militar.

A cada novo Governo as perdas se acentuavam contrapondo aumentos diferenciados aos oficiais superiores da corporação. Chegamos hoje ao cúmulo de um Coronel ganhar por mais de 15 soldados da própria Caserna. Lembrando que a missão da Brigada Militar é do policiamento ostensivo, preventivo fardado e isto quem faz é as praças. Dá para concluir que os coronéis nunca defenderam a situação desgraçada das praças, mas sim garantiram sucessivas vantagens em detrimentos aos que estão na rua cuidando do povo. As mentes eram tão maquiavélicas que no ano de 1997 conseguiram aprovar uma mudança no plano de carreira da Brigada Militar, separando a corporação em dois níveis: o nível superior, do capitão ao coronel, e o nível médio, do soldado ao 1º tenente. Na verdade, queriam garantir esta desproporção salarial conquistada em governos anteriores.

Para os governantes era muito fácil dar aos caciques para reprimirem os índios, sempre foi assim.

A Governadora Yeda chegou ao delírio de oferecer quase 20% de aumento aos oficiais superiores (retroativos), em torno de 10% aos soldados e 0% do sargento ao capitão.

Eu confio no Governo Tarso Genro e acredito que ele não será mais um dos enrolados pelos coronéis. Vivemos noutra realidade e as praças estão explodindo de tanta discriminação. Não dá mais para diferenciar os que estão na rua fazendo segurança pública dos que comandam a corporação dentro de gabinetes.

O escalonamento vertical dos salários da Brigada Militar é uma necessidade urgente e este governo tem que trabalhar esta questão. As distorções são inconcebíveis. Um coronel não pode ganhar mais do que 5 vezes do que ganha um soldado. A saída é recuperar gradativamente os salários dos de baixo, aproximando-os dos de cima.

Qual a diferença no serviço?

O soldado está na rua e o coronel está aonde?

Foi uma piada esta ameaça de operação padrão dos oficiais da Brigada Militar após o anúncio do Governo Tarso Genro do abono aos servidores de nível médio da Brigada Militar.

Querem o que os oficiais?

Barganhar mais uma vez aumentos diferenciados para si próprios?

Se eu fosse governador nos dias atuais, congelava os salários dos oficiais, mandava-os cruzarem os braços e pedia aos servidores militares de nível médio empenho na segurança do povo gaúcho.

Certamente teríamos uma segurança diferenciada positivamente

*Miguel Bianchini (foto) é Vereador em Santiago, oficial da Reserva da BM (Bombeiro), Editor do Blog 'Está morto quem não Peleia', fonte desta postagem. 

- Edição e grifos deste blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário